Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

E finalmente começou a andar!

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • #16
    RE:

    [/quote]
    Olá Mónica....

    Dizes que ele não percebe o não porque se ri? O meu raul não é permaturo mas teve alguns problemas apartir dos 2 meses e fez fisioterapia e Hidroterapia. Inicialmente quando eu dizia não ele ria-se e eu smp pensei que ele n percebia o não. Com o crscimento está com 18 meses compreendi que ele é um traquina e percebe perfeitamente o não. O Raul foi muito protegido devido aos problemas que teve. Imagina que aos 6 meses me disseram que era parelisia cerebral e mioclonias. Clro que o fantasma não desapareceu e hoje apesar dos evidentes progressos existe sempre o fantasma do passado até, pq o que ele tem não está muito estudado por ser raro. Com o meu filho mais velho viviamos um dia de cada vez e curtiamos ao máximo o desenvolvimento dele. Com o Raul não foi assim. Hoje olho para trás e vejo que n curti o meu bébé. Penso que o que se deve fazer é estimular ao máximo sem entrar em exageros aproveitar ao máximo que o bébé deixa de ser bébé.
    Qto às birras penso ser normal. O Raul tb as faz. atira-se para o chão mas se o ouve um som que lhe atrai pára a birra imediatamente... Ih Ih malandreco. A tua também pára a birra nessas circunstancias.
    Bem a falta de apetita tb é uma constante.... Embora tenha melhorado surpreendentemente de à uns dias para cá. Está smp a pedir papa até chega a ser exagerado. Ih Ih.... Note-se que papa não inclui sopa.

    Ela percebe ordens? Tipo sentar, levantar, papa, essas coisas?

    Beijinhos
    Maguy[/quote]

    Olá Maguy,

    Sim acho que ela não percebe o não muito bem, embora desde a data deste meu post até hoje (há quase 1 semana), não tem piorado mostrando às vezes pequenas melhoras mas se calhar serão avanços e recuos.
    Ela também pára as birras se vir algo mais interessante e às vezes até pego nela e faço-lhe cócegas e ela ri-se às gargalhadas (para descomprimirmos - eu e ela).
    Ela ainda não percebe ordens (penso eu), pois se eu disse para sentar ou levantar ela não associa.
    Será que não estou a estimular da melhor forma?
    Há dias vi um bebé que nasceu de termo e tem agora 19 meses. Anda, fala (constrói frases) se lhe perguntarmos o nome de muitas coisas incluindo partes do corpo ele aponta logo e anda sempre a pedir colinho e miminho à mamã. Bem sei que os bebés são todos diferentes mas fiquei boquiaberta a perguntar para mim mesma quando tempo demorará a Leonor a comportar-se assim.

    Bjs grandes,

    Comentar


    • #17
      RE:

      Inserido Inicialmente por aritac
      Oi
      Parabéns pela conquista da tua menina! É tão bom vê-los começar a caminhar sozinhos!

      Quanto às birras (a nossa Inês é uma bébé de termo e está prestes a fazer 1 ano e meio) são quase constantes e diárias! É mesmo assim nesta fase, quando eles começam a ter mobilidade própria seja andar ou gatinhar, fica ao alcance deles um mundo cheio de coisas giras (na perspectiva deles) e perigosas (na nossa nós). Isto faz com que passemos os dias a dizer NÃO, não podes fazer isso, não podes mexer aqui, assim magoas-te, isso não, etc. Ora à que convir que para os pirralhos é no minimo frustrante! E é isso mesmo que são as birras, a forma deles reagirem às frustrações porque não conhecem outras. É o equivalente aos palavrões nos adultos
      Eu sei que é dificil e cansativo, penso muitas vezes nisso, passamos o dia todo separados e quando chegamos a casa em vez de diversão pura temos kilos de nãos e de choraminguices. Mas é preciso paciência, saber que é uma fase importante para eles porque é assim que aprendem as regras de que precisam, para viverem em sociedade e até para se sentirem seguros, conhecerem limites deles e dos outros. Nós tentamos ser equilibrados e firmes no sentido de se achamos que ela nao pode efectivamente fazer alguma coisa, temos de levar o nosso não até ao fim, pq se desistimos a meio ela fica confusa e acha que pode ser sempre assim, tipo: Ah, se eu espernear, acabo por conseguir. Se pedir nao me ligam, mas se berrar eles olham", o equilibrio vem de sabermos que há batalhas que são mais importantes que outras e algumas nao podemos vencer. Se as escolhermos bem, reduzimos o numero que vezes que nos precisamos de aborrecer com ela e temos mais firmeza nas outras.
      Esta firmeza que falo quer dizer consistência e não violência.
      Cá em casa não usamos sequer a tão difundida "palmada na hora certa", isto porque acho desleal batermos nos miudos. Na verdade so o fazemos pq somos pais e maiores que eles. Entre nós adultos, condenamos ferozmente alguem que resolva qualquer assunto à pancada. Aliás fazemos o mesmo com brigas entre os miudos. E com que direito lhes dizemos nós que não podem bater aos pais, ao irmao ou ao amiguinho do infantário se somos os primeiros a levantar-lhe a mão? É na verdade um descontrolo da nossa parte, o caminho mais fácil.
      É dificil não ceder à palmada, mas para nós tem sido compensador.
      Olá Rita,

      Eu até sou bastante permissiva não estou sempre a dizer não. Deixo-a andar à vontade, e já para evitar sistematicamente dizer aqui não ali não, etc. Não tenho assim nada ao alcance dela que não possa mexer. Mas talvez ela pense que tudo lhe é permitido, precisamente por ouvir poucos nãos e quando ouve um ou a tiro de um sítio onde não deve estar, como pendurada no sofá ou no parque pelo lado de fora, ela não aceita e depois vai intensificando, penso que às vezes já nem sabe porque está a fazer birra. Também não faço batalha campal com a comida porque é uma guerra de nervos perdida.
      Tenho apostado muito na firmeza, mas por vezes custa muito não ceder.

      Obrigada & Bjs grds

      Comentar

      slot_bottomleaderboard_post

      Collapse
      Working...
      X