Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Mirena, pilula, laqueação ou vasectomia??

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Mirena, pilula, laqueação ou vasectomia??

    Olá!

    Estou casada há 6 anos, tenho uma filha com 4 e um bebé de 8 meses. NAsceram ambos de cesariana. Na ultima gravidez tive complicações: uma ruptura uterina e da bexiga. Estive mal, com direito a 3 dias entre os cuidados intensivos e os intermédios. Na consulta do puerpério, perguntei à GO se poderia encarar nova gravidez no futuro. Ela respondeu nim, ou seja, diz que não é aconselhável, mas não gosta de dizer nunca! Pois bem, acontece que eu receio pela minha saude e pela minha vida e decidi que não valerá a pena arriscar (de futuro) uma nova gravidez, pois tenho um casal de filhos que precisam da mamã e que me fazem muito feliz!

    De momento estou com a cerazette, mas ando a pensar nas alternativas. Já usei o Mirena e dei-me bem, mas além de ficar muto caro, tenho medo que o utero não o aceite bem agora e eu possa engravidar... Já pensei na laqueação, mas é uma operação e neste momento, está fora de questão, pois o meu bebé precisa muito da mamã. No outro dia, lembrei-me que o meu marido podia fazer a vasectomia... Ele nunca aspirou ter 2 filhos... Por ele, 1 bastava, mas quis a vida ( e eu que o convenci) que fossem 2, portanto, ele diz que não faz mal eu não poder engravidar, porque também não quer mais filhos! Falei-lhe na vasectomia e ele disse logo que sim!! Ele aceitou, sem saber ao certo como é o procedimento! Eu apenas lhe disse que "a máquina" ficava a funcionar igual e que era uma intervenção simples e ele aceitou logo de boa vontade!

    A questão é: se ele aceitou tão bem e quer fazer a vasectomia, porque é que me sinto uma egoista em lhe pedir isso?? Quem tem o problema de saude que condiciona uma futura gravidez, sou eu, por isso me sinto mal em lhe pedir que seja ele a fazer uma intervenção para ficar estéril (que palavra horrorosa!). Embora o ame muito e (acho que) ele a mim, nunca saberemos o dia de amanha e não sei seu um dia terá outra mulher e quererá ter filhos com ela... Isto dá-me a volta ao miolo... Por um lado, é o melhor a fazer, visto ser simples para ele e assim eu não teria de tomar pilula, ou meter o DIU, ou fazer laqueação, mas por outro lado, faz-me sentir tão mal...

    Será que estou mesmo a ser egoista ao pedir/aceitar que faça um processo irreversível como é a vasectomia??
    Será que há idade minima para a fazer? Ele tem 31 anos...




    Realizando os meus sonhos...

  • #2
    Ola!

    A vasectomia é sem duvida uma boa opçao para voces... Mas deixa-me dizer-te que ja se fazem laqueaçoes em ambulatorio! As mulheres sao internadas num dia à noite ou logo de manha. Fazem a cirurgia por laparoscopia e nao havendo complicaçoes teem alta ao fim do dia. Nem todoso os hospitais funcionam assim mas ha! E estou a falar em maternidades publicas!

    E se te das bem com a cerrazete tambem pode equacionar o por agora um implante. É a mesma hormona, dura 3 anos, e da-te tempo para pensar no que fazer.

    Beijinhos
    RUte

    O meu parto de 14 dias
    Bebes e Mamas marcianas de 2008
    Foram 25 meses, 2 semanas e 4 dias de maminha com muito amor (mamou a ultima vez a 22 de Abril 2010). CIA congénita, encerrada por cateterismo aos 4 anos e 5 meses.
    CIA congénita... Um operado, outro à espera que feche...

    Comentar


    • #3
      Eu queria mesmo deixar os métodos hormonais... Temos de falar bem cá em casa e equacionar os pros e contras...




      Realizando os meus sonhos...

      Comentar


      • #4
        Inserido Inicialmente por toletixa Ver Mensagem
        Eu queria mesmo deixar os métodos hormonais... Temos de falar bem cá em casa e equacionar os pros e contras...
        Podes colocar um diu (sem componente hormonal) e depois quando o D. for maior optar pela laqueação.

        Acho que se tivesse na tua situação também não tinha coragem de pedir ao meu marido para fazer vasectomia, e eu gosto de ser responsável pelo meu corpo por isso faria eu a laqueação.

        Uma ressalva: ambos os métodos são reversíveis cirurgicamente. E conheço uma situação de uma mulher que engravidou mesmo estando laqueada. Isto aconteceu porque quando cortam as trompas estas ficam abertas e há uma probalidade minima de o óvulo conseguir chegar ao útero. Na altura tentou fazer um aborto legal, mas o hospital mandou o relatório de alta com o método usado e com a ressalva que a paciente tinha sido informada acerca de métodos contraceptivos.

        Boa sorte!

        Comentar


        • #5
          Olá!
          O meu marido fez uma vasectomia logo após o nosso 3º filho nascer.
          Em 1º lugar decidimos os dois que não queríamos mesmo ter mais filhos. Somos um casal que nos damos muito bem, mas mesmo assim, eu perguntei-lhe: e se tu arranjares outra "gaja"? E se ela (e tu) depois quiserem ter filhos? O meu marido tem a certeza que não quer ter mais filhos.
          A laqueação para mim estava fora de questão. Já tinha estado internada 3 vezes para ter filhos. Era só o que faltava ter que me sujeitar a mais uma intervenção. Não quero tomar a pílula e o DIU comigo não resultou (engravidei do 3º filho).
          A vasectomia foi uma boa solução. Foi feita em ambulatório. Na altura custou-lhe um bocado a recuperação, mas em duas semanas estava tudo a funcionar normalmente.
          Se o teu marido tem a certeza que não quer ter mais filhos, é uma boa solução. E não é egoísmo da tua parte. Vocês são um casal e têm ambos que se preocupar com a contracepção. Na altura fiquei com a ideia que era o método mais eficaz!
          Boa sorte na decisão!
          Cláudia

          Comentar


          • #6
            Bom dia!

            Obrigada pelas opiniões! É sempre bom "ouvirmos" várias opiniões, pois ajudam-nos a ver pontos de vista diferentes... Eu já me dei bem com o DIU, mas mesmo assim morro de medo de engravidar, pois como o meu utero rasgou e está todo cozido, tenho medo de o rejeite ou que ele se desloque...

            ClaudiaFerreira, quanto tempo após a vasectomia puderam ter relações sem precauções? Pelo que uma enfermeira me disse, tem de se ter precauções durante algum tempo após a intervenção...




            Realizando os meus sonhos...

            Comentar


            • #7
              Já nem me lembrava desse "período de carência"... há de facto um período de tempo em que ainda tem que se ter cuidado. Não me lembro se são 3 ou 6 meses, findo o qual teve que fazer um espermograma para confirmar que não saía nada vivo dali...
              Na altura para mim não foi "complicado" porque o meu bebé era recem nascido, eu estava a amamentar e a tomar a pilula da amamentação.

              Comentar


              • #8
                Tens sempre o preservativo... Eu dei-me tão mal com os métodos hormonais que até o meu marido diz que prefere mil vezes usar preservativos. As opções definitivas para nós estão fora de questão porque queremos mais filhos.
                2 filhotes lindos

                Comentar


                • #9
                  Eu tenho muita relutância em relação a métodos definitivos, talvez por ter passado pela infertilidade e saber qual é a dor de querer um filho e não o conseguir.
                  Sinceramente, com 31 anos, parece-me mt precipitado o teu marido optar pela vasectomia. O meu marido, quando me conheceu, tinha a certeza que não queria mais filhos, e no entanto ainda teve mais dois. Passou por um divórcio, mas podia ter sido viuvez. Não sabemos o dia de amanhã. A mesma coisa comigo, e se a vida me pregasse uma partida? Não querendo agoirar...longe disso... mas a minha esteticista e o irmão nasceram depois de os pais dela terem perdido os 2 filhos num acidente...
                  Se a tua vida ficasse em risco com uma nova gravidez, era diferente. mas neste caso acho que são ambos demasiado novos para tomarem uma decisão tão definitiva (qq um dos 2). Só o médico pode ajudar, mas o Mirena tem uma eficácia superior ao DIU por causa da carga hormonal, que mesmo assim é mais baixa que um pílula oral.
                  Pensem nisso...

                  Comentar


                  • #10
                    Guialmi, a minha vida corre mesmo risco se houver uma proxima gravidez, pois poderia haver uma ruptura uterina e eu não chegar viva ao hospital. A minha obstetra fala nos avanços da medicina e blá blá blá, mas a obtetra que me fez a cirurgia de emergência disse para eu não engravidar mais! Mas é como dizes, da parte do meu marido, eu não sei o que ele quererá no futuro e daí sentir-me egoista... E se ele um dia arranja outra e quer ter filhos? Não pode porque eu lhe pedi...
                    Actualmente tenho um utero frágil, que já tem uma cicatriz horizontal (da 1ª filha) e uma vertical (esta bem grande, da ruptura)...
                    Tenho sentimentos controversos... Por um lado, queria ir já amanha com o marido fazer a vasectomia para depois não me preocupar mais com contracepção, mas ao mesmo tempo entristece-me porque embora sempre desejasse ter 2 filhos, se daqui a uns anos se proporcionasse, talvez tentasse o 3º... Com este problema do utero, infelizmente já está descartado o 3º filho! E tenho imenso medo de engravidar, só pela ideia de ter de fazer uma IVG, pois há 6 anos tive um aborto espontâneo e sofri muito! Se tivesse de fazer uma IVG (por motivos de saude) acho que nunca me perdoaria...

                    Micaela, quanto à camisinha, ambos usamos apenas em SOS... Tive de tomar um antibiótico há pouco tempo e em vez de usarmos preservativo, preferimos a abstenção.

                    Vou deixar passar mais algum tempo para pensarmos bem e não tomarmos nenhuma decisão precipitada...




                    Realizando os meus sonhos...

                    Comentar


                    • #11
                      Toletixa, não me leves a mal, mas também vos acho novos para tomarem uma decisão tão radical.
                      Compreendo que para ti exista um risco de saúde muito grande, mas espera mais um tempinho para ver o que acontece.
                      Eu fiz laqueação na cesariana das gémeas, era a 3.ª e a minha vida este em risco. Apesar de ser porreiro não me preocupar com a contracepção, às vezes sinto uma pequena tristeza por saber que não posso ter mais filhos. Mas ao mesmo tempo sei que era a melhor solução para mim e que se, por algum azar ou milagre (depende do ponto de vista) voltar a engravidar terei de fazer IVG...

                      Beijinhos


                      Afilhada mais linda: 2&stitch - É uma menina!!!
                      Madrilhada: Sara Carvalho

                      Comentar


                      • #12
                        Inserido Inicialmente por rae-n Ver Mensagem
                        Toletixa, não me leves a mal, mas também vos acho novos para tomarem uma decisão tão radical.
                        Compreendo que para ti exista um risco de saúde muito grande, mas espera mais um tempinho para ver o que acontece.
                        Eu fiz laqueação na cesariana das gémeas, era a 3.ª e a minha vida este em risco. Apesar de ser porreiro não me preocupar com a contracepção, às vezes sinto uma pequena tristeza por saber que não posso ter mais filhos. Mas ao mesmo tempo sei que era a melhor solução para mim e que se, por algum azar ou milagre (depende do ponto de vista) voltar a engravidar terei de fazer IVG...

                        Beijinhos
                        É exactamente assim que me sinto...




                        Realizando os meus sonhos...

                        Comentar


                        • #13
                          Toletixa, só agora reparei que somos conterrâneas! (mas eu não moro aí)
                          Há médicos que arriscam e outros que não...daí a diversidade de opiniões. Se te queres sentir mais segura, daqui a um tempinho avança para a laqueação, porque afinal mt mais impt que um 3º filho é estares cá para cuidar dos dois que já existem.
                          Mas em relação ao teu marido...não façam isso, é a minha opinião. E se um dia lhe faltas?...não podemos prever o futuro...
                          Entretanto, falem com o médico e arranjem um bom método contracetivo, se necessário combinando 2 (pílula e preservativo, por ex.).

                          Comentar


                          • #14
                            Inserido Inicialmente por guialmi Ver Mensagem
                            Toletixa, só agora reparei que somos conterrâneas! (mas eu não moro aí)Nasceste aqui? Onde?
                            Há médicos que arriscam e outros que não...daí a diversidade de opiniões. Se te queres sentir mais segura, daqui a um tempinho avança para a laqueação, porque afinal mt mais impt que um 3º filho é estares cá para cuidar dos dois que já existem.Ora aí está...
                            Mas em relação ao teu marido...não façam isso, é a minha opinião. E se um dia lhe faltas?...não podemos prever o futuro... Exacto... Nunca sabemos o dia de amanha
                            Entretanto, falem com o médico e arranjem um bom método contracetivo, se necessário combinando 2 (pílula e preservativo, por ex.).

                            respondi em cima.

                            Bjinhus!




                            Realizando os meus sonhos...

                            Comentar


                            • #15
                              Sou da terra do melhor pão do mundo LOL! Ainda este fim de semana aí estive!
                              Boa sorte para a tua vida e os teus meninos!!!

                              Comentar

                              slot_bottomleaderboard_post

                              Collapse
                              Working...
                              X