Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Informações sobre Amamentação para Futuras Mamãs!

Collapse
Este é um tópico fixo.
X
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • #76
    RE: Informações sobre Amamentação para Futuras Mamãs!

    Inserido Inicialmente por Flor de Liz 21
    Olá! Antes de mais queria felicitar a iniciativa de esclarecer as duvidas a todas nós.
    Amamento á cerca de 1 mês e meio. Desde q engravidei sempre quiz amamentar. No inicio as dificuldades foram muitas. A minha Leonor não pegava na mama e na primeira semana perdeu imenso peso. Valeu-me a médica do centro de saude, que é autora do site leitematerno.org. Foram duas semanas muito dificeis, por um lado a ansiedade de ser mãe pela 1º vez com muitas duvidas e receios, por outro lado a perda de peso da minha bebé que eu tinha q resolver rapidamente. Chegou a perder quese 500gr. Ía todos os dias ao centro de saúde para a médica e enfermeira me ajudarem a corrigir a pega. Dava mama de hora e meia em hora e meia para q a bebé recuperasse peso rapidamente. Agora já está tudo bem. A minha pequenita é muito mamona e eu faço questão de lhe oferecer mama sempre q ela pede. Graças a ajuda q tive aínda hoje amamento, e espero amamentar por muito tempo!!

    olha que bem que ela está aí no pano aconchegadinha a mamar!!!que linda!!!parabéns!!!

    Comentar


    • #77
      RE: Informações sobre Amamentação para Futuras Mamãs!

      Inserido Inicialmente por lsousa
      APPM,

      não poderia ter encontrado este tópico em melhor altura, vim aqui mesmo de propósito procurar coisas sobre amamentação porque o meu baby tem uma semanita e o leite ainda não subiu (pelo menos é o que eu penso) e ele está a ficar com fome.

      Vou ler tudo atentamente e caso tenha duvidas vou recorrer aqui ao fórum, porque quero ver o meu amor a mamar muito e a crescer saudável.

      muito obrigada por toda a informação que aqui está (embora ainda não a tenha lido).

      bjs

      Olá, eu vou aqui meter a minha colherada para dizer que estive a ler o relato desta mamã e do seu parto noutra secção...e só tenho a dizer que acho normalissimo que o leite ainda não tenha subido pela situação toda do internamento antes do parto e o parto em si. Mas isso vai já passar!!beijocas

      Comentar


      • #78
        RE: Informações sobre Amamentação para Futuras Mamãs!

        Inserido Inicialmente por mãede3
        Olá, eu vou aqui meter a minha colherada para dizer que estive a ler o relato desta mamã e do seu parto noutra secção...e só tenho a dizer que acho normalissimo que o leite ainda não tenha subido pela situação toda do internamento antes do parto e o parto em si. Mas isso vai já passar!!beijocas
        Obrigado, mãede3! Sempre atenta!

        Por acaso não me lembrei de ir ler a experiência de parto, mas pela tardia subida de leite calculei que tivesse havido alguma situação fora do normal, e agora depois de ler o relato do parto, posso indicar-te que é normal exactamente pelo facto das induções que foram feitas e do tempo que demorou... Por isso pode demorar um pouco mais! Sabes dizer-me quando é que te colocaram o bebé ao peito? Espero que a esta altura já tenhas tido a subida de leite, mas se ainda não tiver acontecido não há qualquer problema! Se precisares de mais alguma coisa, já sabes - envia PM!

        Jocas e FELICIDADES para ti, para o papá e para o Francisco!
        Patrícia Paiva
        - Educadora Perinatal
        - Conselheira em Aleitamento Materno
        - Professora Ginástica para Bebés

        BLOG Perfeito, Perfeito é MAMAR AO PEITO! ; BLOG Amigo dos Bebés ; SITE Mamar ao Peito; Preparação para o Parto - Margem Sul

        Comentar


        • #79
          RE: Informações sobre Amamentação para Futuras Mamãs!

          Inserido Inicialmente por APPM
          Inserido Inicialmente por mãede3
          Olá, eu vou aqui meter a minha colherada para dizer que estive a ler o relato desta mamã e do seu parto noutra secção...e só tenho a dizer que acho normalissimo que o leite ainda não tenha subido pela situação toda do internamento antes do parto e o parto em si. Mas isso vai já passar!!beijocas
          Obrigado, mãede3! Sempre atenta!

          Por acaso não me lembrei de ir ler a experiência de parto, mas pela tardia subida de leite calculei que tivesse havido alguma situação fora do normal, e agora depois de ler o relato do parto, posso indicar-te que é normal exactamente pelo facto das induções que foram feitas e do tempo que demorou... Por isso pode demorar um pouco mais! Sabes dizer-me quando é que te colocaram o bebé ao peito? Espero que a esta altura já tenhas tido a subida de leite, mas se ainda não tiver acontecido não há qualquer problema! Se precisares de mais alguma coisa, já sabes - envia PM!

          Jocas e FELICIDADES para ti, para o papá e para o Francisco!
          olá APPM!!Realmente depois de se ler aquele relato, esta mãe tem uma força descomunal, acredito que será uma mamã que terá sucesso na amamentação com a sua persistência e força. Beijocas

          Comentar


          • #80
            RE: Informações sobre Amamentação para Futuras Mamãs!

            Inserido Inicialmente por Flor de Liz 21
            Olá! Antes de mais queria felicitar a iniciativa de esclarecer as duvidas a todas nós.
            Amamento á cerca de 1 mês e meio. Desde q engravidei sempre quiz amamentar. No inicio as dificuldades foram muitas. A minha Leonor não pegava na mama e na primeira semana perdeu imenso peso. Valeu-me a médica do centro de saude, que é autora do site leitematerno.org. Foram duas semanas muito dificeis, por um lado a ansiedade de ser mãe pela 1º vez com muitas duvidas e receios, por outro lado a perda de peso da minha bebé que eu tinha q resolver rapidamente. Chegou a perder quese 500gr. Ía todos os dias ao centro de saúde para a médica e enfermeira me ajudarem a corrigir a pega. Dava mama de hora e meia em hora e meia para q a bebé recuperasse peso rapidamente. Agora já está tudo bem. A minha pequenita é muito mamona e eu faço questão de lhe oferecer mama sempre q ela pede. Graças a ajuda q tive aínda hoje amamento, e espero amamentar por muito tempo!!
            Flor de Liz, realmente tiveste muita sorte com a médica que encontraste (esse site tem informação muito útil), acho que a maioria dos pediatras nem se tinha preocupado tanto e teria passado logo para o leite artificial! É normal os bebés perderem algum peso à nascença, mas 500gr é realmente motivo para verificar o que se passa! Ainda bem que agora já está tudo bem e vais ver que o stress dessas primeiras semanas vai ser recompensado com o prazer de amamentar!

            Como já te disse, adoro a foto da assinatura, está demais!

            Jocas
            Patrícia Paiva
            - Educadora Perinatal
            - Conselheira em Aleitamento Materno
            - Professora Ginástica para Bebés

            BLOG Perfeito, Perfeito é MAMAR AO PEITO! ; BLOG Amigo dos Bebés ; SITE Mamar ao Peito; Preparação para o Parto - Margem Sul

            Comentar


            • #81
              RE: Informações sobre Amamentação para Futuras Mamãs!

              Olá mamãs!!!

              A propósito da questão levantada por uma mamã sobre as maternidades terem ou não bombas, quando a minha filhota mais velha nasceu em 2006, na MAC, tinhamos uma bomba electrica para tirar o leite no quarto. Não sei se têm em todos os quartos porque tenho ideia de ver algumas mamãs de outros quartos lá irem, mas no meu tinha.

              Beijinhos e, mais uma vez, obrigada APPM pela iniciativa!
              Filipa&Mariana&Maria

              Comentar


              • #82
                RE: Informações sobre Amamentação para Futuras Mamãs!

                Inserido Inicialmente por Golfinho
                Olá mamãs!!!

                A propósito da questão levantada por uma mamã sobre as maternidades terem ou não bombas, quando a minha filhota mais velha nasceu em 2006, na MAC, tinhamos uma bomba electrica para tirar o leite no quarto. Não sei se têm em todos os quartos porque tenho ideia de ver algumas mamãs de outros quartos lá irem, mas no meu tinha.

                Beijinhos e, mais uma vez, obrigada APPM pela iniciativa!
                olá Golfinho, eu tive o Pedro em 2003 na MAC e pelos vistos as coisas eram bem diferentes. Estava uma mamá que teve uma menina prematura e davam-lhe uns copinhos para ela por leite para a menina que estava noutro piso e noutro serviço e ela que fosse para a casa de banho espremer...enfim...

                beijocas

                Comentar


                • #83
                  RE: Informações sobre Amamentação para Futuras Mamãs!

                  Inserido Inicialmente por mãede3
                  Inserido Inicialmente por Golfinho
                  Olá mamãs!!!

                  A propósito da questão levantada por uma mamã sobre as maternidades terem ou não bombas, quando a minha filhota mais velha nasceu em 2006, na MAC, tinhamos uma bomba electrica para tirar o leite no quarto. Não sei se têm em todos os quartos porque tenho ideia de ver algumas mamãs de outros quartos lá irem, mas no meu tinha.

                  Beijinhos e, mais uma vez, obrigada APPM pela iniciativa!
                  olá Golfinho, eu tive o Pedro em 2003 na MAC e pelos vistos as coisas eram bem diferentes. Estava uma mamá que teve uma menina prematura e davam-lhe uns copinhos para ela por leite para a menina que estava noutro piso e noutro serviço e ela que fosse para a casa de banho espremer...enfim...

                  beijocas
                  Felizmente, aos poucos as coisas vão melhorando! Há que ter esperança!!!

                  Jocas a todas
                  Patrícia Paiva
                  - Educadora Perinatal
                  - Conselheira em Aleitamento Materno
                  - Professora Ginástica para Bebés

                  BLOG Perfeito, Perfeito é MAMAR AO PEITO! ; BLOG Amigo dos Bebés ; SITE Mamar ao Peito; Preparação para o Parto - Margem Sul

                  Comentar


                  • #84
                    RE: Informações sobre Amamentação para Futuras Mamãs!

                    Meninas, hoje dirijo-me aos papás, imprimam isto e dêem aos futuros papás, para que eles saibam como podem ajudar!

                    "O PAPEL DO PAI NA AMAMENTAÇÃO

                    Actualmente falamos muito em Aleitamento Materno mas sempre na perspectiva da Mãe. No entanto, penso que é importantíssimo incluír o pai neste processo.
                    Em Portugal sabemos que apenas 40% das mães atinge 6 meses de aleitamento materno (ainda que cada vez mais as recomendações da Organização Mundial de Saúde sejam divulgadas: 6 meses de amamentação em exclusivo e complementar até aos 2 anos ou mais) .

                    As causas que levam a esmagadora maioria das mães a desistir da amamentação prendem-se com a insegurança, a falta de informação e a crença de que o seu leite não é suficiente em quantidade ou qualidade para alimentar o bebé.

                    Posto isto, o pai desempenha aqui um papel fundamental na transmissão de segurança à sua companheira. Se o próprio pai do bebé não for o primeiro a incentivar a amamentação e a conhecer os seus benefícios, a mãe sentir-se-à muito menos confiante.

                    Deixo-vos, então, um belíssimo texto do pediatra Marcus Renato[1] sobre a participação do pai neste período tão importante na vida do bebé e da sua mãe:


                    Dez Passos para a participação efectiva e afectiva do PAI no apoio ao Aleitamento Materno

                    1. Encoraje e incentive a sua mulher a amamentar: Por vezes ela pode estar insegura da sua capacidade de aleitar. O seu apoio será fundamental nessas alturas.

                    2. Divida e partilhe as mamas da sua mulher com o bebé: Mesmo que seja difícil aceitar, lembre-se que a amamentação é um período passageiro. Dê prioridade ao seu filho(a).

                    3. Sempre que possível, participe do momento da amamentação: A sua presença, carícia e toque durante o acto de amamentar são factores importantes para a manutenção do vínculo afectivo do trinómio mãe+filho(a)+pai.

                    4. Seja paciente e compreensivo: No período de amamentação é pouco provável que a sua mulher possa manter a casa, as refeições e o seu próprio aspecto de formas impecáveis. As necessidades do recém nascido são prioridades nesta fase.

                    5. Sinta-se útil durante o período de amamentação: Coopere nas tarefas do bebé na medida do possível: trocar fraldas, ajudar no banho, vestir, embalar, etc. Quando a mãe estiver a amamentar, ofereça-lhe um copo de sumo de frutas ou de água, ela vai adorar!

                    6. Mantenha-se sereno: Embora o aleitamento traga muitas alegrias, também traz muitas dificuldades e cansaço. Por vezes a sua mulher pode ficar impaciente. Mostre carinho e compreensão neste momento. Evite discussões desnecessárias para não prejudicar psicologicamente a descida do leite.

                    7. Procure ocupar-se mais dos outros filhos (se os tiverem): Para que não se sintam rejeitados com a chegada do nov(a)o irmã(o). Isto permitirá à sua mulher dedicar-se mais ao recém-nascido.

                    8. Mantenha o hábito de acariciar as mamas da sua mulher: Se costumava fazê-lo. Estudos demonstram que quanto mais uma mulher é sensível às carícias do companheiro, mais reagirá à estimulação rítmica de seu bebé.

                    9. Fique atento às variações do apetite sexual da sua mulher: Algumas mulheres reagem com um aumento da libido, outras com uma diminuição, são alterações normais. Esta é a ocasião para o casal vivências novas experiências e hábitos sexuais, adaptando-se ao momento.

                    10. Não traga para casa latas de leite, biberões ou chuchas: O sucesso deste período, em grande parte depende, da sua atitude. O Aleitamento Materno exclusivo até aos seis meses e o seu carinho são tudo o que o bebé necessita para crescer inteligente e saudável."

                    O Pai na Amamentação, por Dr. Marcus Renato
                    Patrícia Paiva
                    - Educadora Perinatal
                    - Conselheira em Aleitamento Materno
                    - Professora Ginástica para Bebés

                    BLOG Perfeito, Perfeito é MAMAR AO PEITO! ; BLOG Amigo dos Bebés ; SITE Mamar ao Peito; Preparação para o Parto - Margem Sul

                    Comentar


                    • #85
                      RE: Informações sobre Amamentação para Futuras Mamãs!

                      Não há dúvidas? Espero que seja um bom sinal!!!

                      Jocas às barriguitas
                      Patrícia Paiva
                      - Educadora Perinatal
                      - Conselheira em Aleitamento Materno
                      - Professora Ginástica para Bebés

                      BLOG Perfeito, Perfeito é MAMAR AO PEITO! ; BLOG Amigo dos Bebés ; SITE Mamar ao Peito; Preparação para o Parto - Margem Sul

                      Comentar


                      • #86
                        RE: Informações sobre Amamentação para Futuras Mamãs!

                        APPM,

                        Subscrevo aquilo que disseste sobre o papel do pai: o meu marido já é aquilo que aqui no fórum algumas mães chamam de "fundamentalistas da amamentação"




                        Comentar


                        • #87
                          RE: Informações sobre Amamentação para Futuras Mamãs!

                          Inserido Inicialmente por Mãeaos30
                          APPM,

                          Subscrevo aquilo que disseste sobre o papel do pai: o meu marido já é aquilo que aqui no fórum algumas mães chamam de "fundamentalistas da amamentação"
                          LOL ainda bem, vai apoiar-te a 200%

                          Jocas
                          Patrícia Paiva
                          - Educadora Perinatal
                          - Conselheira em Aleitamento Materno
                          - Professora Ginástica para Bebés

                          BLOG Perfeito, Perfeito é MAMAR AO PEITO! ; BLOG Amigo dos Bebés ; SITE Mamar ao Peito; Preparação para o Parto - Margem Sul

                          Comentar


                          • #88
                            RE: Informações sobre Amamentação para Futuras Mamãs!

                            Amamento também em exclusivo com acho que já disse aqui....agora o meu bebé parece que não fica saciado só com uma mama e eu decidi dar-lhe tb da outra!! Depois na proxima mamada o que faço é começar na mama em que ele terminou!! Faço bem? Ou devia voltar à 1ª???
                            Sabes é que parece que ele n pega dp tão bem na 2ª......se lhe der a 1ª inicialmente chupa logo com mais vigor...será??? mas assim estou a fazer mal???
                            Andei preocupada e por querer as duas pensei que andasse faminto e não estivesse a dar conta do recado por isso fui a correr pesá-lo nemesperei os 15 dias...e assim em 10 dias tinha aumentado 360gr....o que é normalissimo
                            [hr]



                            Madrinha: ALL 77 Afilhada: Calipso, Flor de Liz, Sasa



                            http://www.fertilityfriend.com/home/1b89a1





                            Nasceu o Manel: 20 de julho 2008, 3570kg, 51cm...

                            Comentar


                            • #89
                              RE: Informações sobre Amamentação para Futuras Mamãs!

                              Inserido Inicialmente por catibe
                              Amamento também em exclusivo com acho que já disse aqui....agora o meu bebé parece que não fica saciado só com uma mama e eu decidi dar-lhe tb da outra!! Depois na proxima mamada o que faço é começar na mama em que ele terminou!! Faço bem? Ou devia voltar à 1ª???
                              Sabes é que parece que ele n pega dp tão bem na 2ª......se lhe der a 1ª inicialmente chupa logo com mais vigor...será??? mas assim estou a fazer mal???
                              Andei preocupada e por querer as duas pensei que andasse faminto e não estivesse a dar conta do recado por isso fui a correr pesá-lo nemesperei os 15 dias...e assim em 10 dias tinha aumentado 360gr....o que é normalissimo
                              pela lógica, se começares na mama direita e ele acabar na esquerda, depois se quando for mamar a seguir pega na direita outra vez, estás sempre a esvaziar a direita...bem, mas quem sou eu????:-# :-# :-# eu diria que estás a fazer lindamente. Parabéns pela tua amamentação. Beijocas, deixa ver o que as mamãs mais experientes na amamentação dizem.

                              Comentar


                              • #90
                                RE: Informações sobre Amamentação para Futuras Mamãs!

                                Inserido Inicialmente por catibe
                                Amamento também em exclusivo com acho que já disse aqui....agora o meu bebé parece que não fica saciado só com uma mama e eu decidi dar-lhe tb da outra!! Depois na proxima mamada o que faço é começar na mama em que ele terminou!! Faço bem? Ou devia voltar à 1ª???
                                Sabes é que parece que ele n pega dp tão bem na 2ª......se lhe der a 1ª inicialmente chupa logo com mais vigor...será??? mas assim estou a fazer mal???
                                Andei preocupada e por querer as duas pensei que andasse faminto e não estivesse a dar conta do recado por isso fui a correr pesá-lo nemesperei os 15 dias...e assim em 10 dias tinha aumentado 360gr....o que é normalissimo
                                Catibe, estás a fazer bem! Vou exemplificar para ser mais fácil perceber:

                                - se o bebé mama da mama direita primeiro, e depois aceita a mama esquerda, na mamada seguinte deves oferecer primeiro a esquerda, porque o mais provável é o bebé ter esvaziado a direita mas a esquerda estar mais cheinha!

                                - se o bebé apenas mama de uma mama, na mamada seguinte oferece-se a outra!

                                Para que não se esqueçam qual a mama a oferecer na próxima mamada (cabeça de mãe nem sempre funciona a 100%) há alguns truques que podem usar: colocarem um elástico na mão da mama que devem oferecer na próxima; ou colocarem um anel; ou virarem a alça do soutien de amamentação ao contrário; ou podem simplesmente apalpar as mamas e ver qual está mais cheinha, isto normalmente resulta nos primeiros tempos... Depois a produção regulariza e, apesar das mamocas parecerem estar vazias, têm lá leite mas já não produzem em demasia, mas sim o suficiente!

                                O teu bebé deve estar num pico de crescimento, e aproveito para explicar o que é...

                                Normalmente por volta das 3 semanas e depois de 2 em 2 meses a partir do segundo mês os bebés têm aquilo a que se chama pico de crescimento, o que acontece é que começam a pedir mais maminha porque vão dar um pulo no peso ou altura, ou apenas porque aprenderam uma coisa nova e gastam mais calorias a processar a informação, o que costuma acontecer nestas alturas é a mãe desconfiar do seu leite e pensar que já não produz o suficiente (tal como te aconteceu, catibe) mas o que se passa é que o nosso corpo estava a produzir o suficiente tendo em conta o que o bebé precisava e de repente o bebé precisa de mais e o corpo ainda não produz esse leite em quantidade suficiente. O nosso corpo demora 4/5 dias a perceber a mensagem de que tem de produzir mais, e realmente esses 4/5 dias podem ser cansativos e o normal é andarmos sempre com a mamoca de fora e voltar a dar mama a cada 2 horas ou menos... Mas é mesmo isto que devem fazer, oferecer o peito sempre que o bebé queira, pois assim o vosso corpo rapidamente vai perceber a mensagem e vai começar a produzir mais!

                                Jocas a todas
                                Patrícia Paiva
                                - Educadora Perinatal
                                - Conselheira em Aleitamento Materno
                                - Professora Ginástica para Bebés

                                BLOG Perfeito, Perfeito é MAMAR AO PEITO! ; BLOG Amigo dos Bebés ; SITE Mamar ao Peito; Preparação para o Parto - Margem Sul

                                Comentar

                                slot_bottomleaderboard_post

                                Collapse
                                Working...
                                X