Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Pré-mamãs - o que devemos saber

Collapse
Este é um tópico fixo.
X
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Pré-mamãs - o que devemos saber

    Para as meninas que se sentem perdidas com a chegada de um bebé e não têm possibilidade de frequentar as aulas de PREPARAÇÃO PARA O PARTO, aqui ficam as indicações trazidas por quem lá esteve e pela experiência de muitas mamãs.

    À medida que forem dando dicas, vou actualizando aqui, na primeira página.

    O meu muito obrigada a todas!!


    **********ACTUALIZADO DIA 15/03*************


    GRAVIDEZ

    Bem estar da grávida:

    1- Vestuário: prático e confortável e de preferência de algodão. Usar soutiens que apoiem bem o peito de alças largas e sem aros (eu não consigo usar sem aro mas também ainda não tive um aumento de peito que justificasse mudar o nº de soutien). Usar cinta quando recomendado. Sapatos confortáveis e com uma boa base de apoio para não escorregarmos e mantermos a postura correcta.

    2- Higiene: banho frequente e preferencialmente de chuveiro. Limpar os genitais em movimentos únicos da frente para trás. Depois do banho, secar bem a pele e hidratar bem a pele, sobretudo na barriga, abdomen e coxas.

    3- Sono e repouso: fazer períodos de repouso durante o dia de 10 a 15 minutos, evitar tarefas extenuantes, manter uma postura correcta e mudar de posição com frequência. O tempo de sono que cada grávida precisa é variável mas está aumentado em cerca de 2 horas.

    4- Sexualidade: normalmente, não há razões clínicas que contra-indiquem as relações sexuais numa gravidez normal. Não são aconselháveis em caso de risco de aborto, risco de parto prematuro ou quando o médico assim o disser. Para evitar o desconforto provocado pela barriga, há outras posições: a mulher por cima, de lado, de joelhos ou sentada. O bebé não se magoa porque está protegido pelas membranas e pelo líquido. Se se sentirem contracções ou hemorragias durante as relações sexuais deve-se falar com o médico.

    Alimentação: temos de ter cuidado com a ingestão de calorias e devemos evitar gorduras e doces por serem os mais calóricos. Falaram de tudo aquilo que penso que a maioria já sabe, atenção às saladas, lavar e desinfectar muito bem, carnes bem cozinhadas, não comer queijos frescos/requeijões, os riscos da listeriose, toxoplasmose, etc. Depois falaram da alimentação durante a amamentação. Não há alimentos proibidos durante a amamentação: a maioria de nós pensava que não se devia comer, por exemplo, tomate, laranjas, comidas picantes, porque azedava ou dava outro sabor ao leite. Não interessa nada disso, devemos comer exactamente o que comemos durante a gravidez, os cuidados são os mesmos. Os únicos proibidos são álcool, tabaco, drogas e alguns medicamentos. Para todas as que possam, aconselham andar bastante para queimar calorias.

    Sexualidade: Aqui falou-se da importância do diálogo entre os casais, sobre as alterações hormonais que sofremos e ou deixamos de ter vontade ou ficamos com muita vontade, sobre os receios que os homens têm nesta altura e que levam a evitar o contacto sexual com a parceira, etc. Concluindo, quem tem apetite sexual e o parceiro estiver em sintonia óptimo, quem não tiver em tanta sintonia deve falar abertamente com o parceiro, até porque há outras formas de terem prazer. A partir da 37ª/38ª semana aconselham mesmo a terem relações sexuais com o parceiro por causa do movimento e das propriedades que o esperma tem em contribuir para a indução do parto.

    Ir imediatamente para a maternidade seja a que horas for porque elas estão lá mesmo para nos aturar em caso de:
    - perda do rolhão
    - perda de sangue
    - perda de líquido amniótico. Se for verde ou amarelado, o bebé pode estar stressado e convém ir imediatamente para elas verem o que se passa. Até pode não ser nada, mas é para ficarmos descansadas. Em qualquer caso, deve apontar-se a hora em que aconteceu a perda
    - contracções rítmicas (as contracções devem ser de 10 em 10 minutos mas devemos aguentar o máximo de tempo possível antes de dar entrada... a partir do momento em que dermos entrada, ficarmos deitadas e ligadas ao CTG e sem qualquer mobilidade, o que faz com que o trabalho de parto demore mais... quanto mais a pé andarmos, nem que seja às voltas no hospital, caso nos sintamos inseguras, mais depressa o trabalho de parto avança...)
    - se os movimentos do bebé diminuírem. Neste caso, devemos comer uma coisa bem doce e deitar-nos de lado. Se o bebé não estiver naquilo que nós consideramos o normal dele, porque já o conhecemos, vamos logo para as urgências. Não é para esperar para o dia seguinte a ver como está. A urgência existe para nos acalmar e ajudar.
    - febre
    - dores abdominais fortes
    - ruptura da bolsa amniótica: ver as horas e a cor do líquido. Normalmente é transparente. As horas são importante porque não podemos estar mais de 72 horas com a bolsa rota. Devemos ir logo para o hospital (com calma, dá para tomar um banho) porque é preciso controlar as infecções. Se a ruptura acontecer com contracções rítmicas em simultâneo, o trabalho de parto deve ser rápido.

    Sinais de alerta - 3º trimestre
    Situações que obrigam a ir imediatamente para a urgência: (isto não são os sinais de trabalho de parto)
    - sangramento vaginal (pode significar descolamento de placenta)
    - perda de líquido amniótico pela vagina (ruptura das membranas)
    - dores de cabeça intensas e contínuas
    - dor abdominal forte ou prolongada
    - perturbações da visão
    - dor de estômago intensa
    - inchaço das mãos e da face (pode significar hipertensão)
    - vómitos persistentes (podem conduzir à desidratação)
    - febre, diarreia, ardor ao urinar, corrimento vaginal com comichão, ardor ou cheiro anormal (podem significar infecção)
    - contracções rítmicas que aumentam de intensidade
    - diminuição dos movimentos fetais

    CTG
    - normalmente a partir da 37º semana faz-se semanalmente
    - pretende avaliar as contracções da mãe e se o bebé está em sofrimento ou não
    - é desejável que após uma contracção o coração do bebé dispare, pois se após uma contracção o coração do bebé abranda é sinal que o bebé está em sofrimento, talvez com uma circular e tem de se actuar rapidamente.

    Primeiros sinais de parto: estes podem surgir todos ou não, mas são o rolhão mucoso (que pode começar a sair semanas/dias antes do parto e por si só não é sinal para ir para o hospital), as contracções repetidas (não há tempo específico, mas por exemplo, não é uma contracção de manhã e depois outra ao almoço que nos leva ao hospital, terá de ser num período mais curto) e a ruptura da bolsa de água (que também não é para ir a correr para a maternidade, quem quiser pode tomar um duche rápido, vestir-se e ir para o hospital). Não vale a pena ir a correr para os hospitais, pois o que pode acontecer é chegar lá, serem avaliadas e aconselhadas a ir andar um bom bocado a pé e/ou ir para casa fazer o amorrrrrr...

    Parto
    - Existem 3 períodos: a dilatação, a expulsão e o outro período que não me lembro o nome mas é quando a placenta é expulsa, só aqui termina o parto.
    - há dois tipos de parto, etópico ou distópicos; os primeiros são os partos vaginais sem o auxílio de qualquer instrumento; os segundos são os partos vaginais com auxílio de ventosas ou forceps. As ventosas já são diferentes do que eram antigamente, agora são uma esponjinha e não aquele instrumento que nos faz lembrar o que usavamos para desentupir os canos de casa e chamam-se KIWI, por isso se ouvirem durante o parto alguém pedir fruta ou kiwi, já sabem o que é!

    Epidural: a enfermeira mostrou um kit de epidural, explicou a técnica, as vantagens/desvantagens. Atenção a quem tenha tatuagens, só no momento será avaliada se há perigo ou não da epidural, se o local tiver tinta eles não espetam nada. Dizem que não doi e que as vantagens beneficiam tudo o resto. Basicamente, consiste em espetar com a ajuda de uma agulha o cateterzito entre a L4 e L5 e depois prendem ao nosso ombro e o anestesista vai dando a anestesia. No Hospital do Barreiro já tem um anestesista a tempo inteiro apenas para o bloco de partos, o que é excelente, pois sempre que for necessário rapidamente dão um reforço de anestesia. Eu ainda não sei onde vou ter...
    ------

    RESPIRAÇÕES/ EXERCÍCIOS/ POSTURAS

    Posturas em geral:
    - quando estamos muito tempo de pé (tipo a passar a ferro) convém usar uma altura, tipo uma caixa ou assim, para apoiarmos um pé. Se repararem, é o que fazemos inconscientemente quando estamos muito tempo de pé: apoiamos o pé na parede, mudamos o peso de um pé para o outro...
    - levantar pesos é sempre dobrando as pernas e pegando no peso o mais perto possível de nós
    - os aspiradores têm tubos compridos precisamente para aspirarmos direitas . Ele diz que aspira com uma mão no bolso para não se inclinar.
    - descascar batatas e arranjar legumes e afins pode perfeitamente ser sentadinhas à mesa da cozinha. Se tivermos mesmo de estar de pé na banca, podemos abrir a porta do armário e apoiar o pé no armário
    - podemos esparramar-nos no sofá à vontade desde que usemos almofadas para apoiar a coluna
    - para as mulheres, ele deu um ralhete por causa das carteiras pesadas sempre do mesmo lado
    - quando vamos às compras não devemos trazer os pacotes de um lado e o pão do outro. É para distribuir o peso
    - o que provoca os problemas de coluna não é pegar uma vez numa bilha de gás cheia ou andar torto uma vez. É fazer isto sistematicamente. Por isso é tão importante irmos corrigindo estas pequenas coisas.
    - não devemos andar de saltos altos nem muito rasos porque implica com o nosso eixo do equilíbrio que devido à gravidez (barriga) fica diferente e podemos desequilibrar-nos facilmente, não devemos subir escadotes, bancos, etc exactamente pelos mesmos motivos. Salientaram que nesta altura andamos todas a pensar no quartinho e com muitas ideias, pois bem, podemos ter as ideias mas o melhor mesmo é arranjar alguém que as execute por nós. Não devemos passar a ferro em pé e cuidado a estender a roupa. Quem tem estendal de rua, daqueles que dá para ir puxando e vai levando a roupa para um cantinho, deve começar por estender a roupa menos pesada, porque depois quando puxamos a corda esta não pesar e não darmos cabo das nossas costas. Atenção ao colocar a roupa na máquina de lavar. Devemos fazê-lo à altura do óculo/porta, por isso ou sentada ou de joelhos (ou pedir a alguém que o faça!), o mesmo para as máquinas de secar. Fazer tudo para proteger as nossas costas que vão ser muito massacradas a partir de agora e durante a amamentação!

    Posturas / Prevenção de dores nas costas / Circulação sangue - formas que temos para prevenir as dores nas costas. Por exemplo ao preparar um molho de espinafres é melhor fazê-lo sentadas. Os movimentos que antes fazíamos de pé agora poderão dar-nos alguns problemas, porque dantes encostávamo-nos ao balcão e agora a barriga não o permite o que faz com que a amplitude dos braços seja maior forçando as costas. Nesta altura temos um acréscimo de 40% de sangue a circular o que faz com que o nosso coração tenha um trabalho enorme e por tal é natural estarmos mais cansadas. Para as que continuam a trabalhar, num final do dia poderão ter as pernas/pés mais inchados. A fisioterapeuta recomenda que nos deitemos no chão (em algo confortável e direito) e colocamos as pernas no sofá por exemplo, tendo em atenção que as pernas deverão estar o mais para dentro do sofá de forma a que o joelho faça um ângulo de mais ou menos 90º e assim não forçamos os joelhos. Será que conseguem visualizar? Imaginem as pernas subidas, a fazer um ângulo de 90º e a apoiá-las (desde a dobra do joelho) está o sofá. Podemos permanecer nesta posição +- 10minutos. Rodar os pés nesta posição é muito eficaz na circulação do sangue.

    Massagens - As massagens nos pés são bem-vindas, sempre no sentido dedos dos pés - calcanhar e nunca no oposto, facilitando a circulação do sangue. No final podemos massajar cada dedinho.
    As massagens nas costas, devem ser feitas com as grávidas sentadas em cadeiras ao contrário, com uma almofada a apoiar nas costas da cadeira e o mais confortáveis possíveis. Não devem ser feitas massagens na coluna, mas sim nas zonas adjacentes à coluna, onde estão as áreas musculares. Devem ser feitas com alguma pressão e com a zona palmar da mão, podem fechar as mãos (tipo punho) e apoiar a parte do lado do mindinho e toda a área palmar nas costas começando em baixo e subindo até ao pescoço lentamente. Podem pôr um creme hidratante mas não um que deslize facilmente pois assim a massagem não tem atrito e termina rapidamente, é mais uma massagem a deslizar do que uma massagem.

    Foi explicado que uma vez no chão a melhor forma de nos levantar-nos será colocando-nos de gatas e depois de joelhos, por partes.

    Treino de relaxamento - Fizemos um treino de relaxamento breve, que deverá ser feito diariamente para que possamos relaxar quando estivermos na box. De barriga para cima, começamos por afastar o mais possível os ombros das orelhas de forma a esticar muito o pescoço e o braços na direcção dos pés e depois retomamos à posição que nos for mais confortável colocando os braços / cotovelos na posição que nos dê mais conforto; depois esticamos as mãos o mais possível e voltamos à posição que nos for mais confortável, fazemos o mesmo às pernas, esticamos muito as pernas e depois relaxamos, esticamos os pés para cima e para baixo e depois relaxamos e finalizamos a fechar muito os olhos e depois relaxamos toda a face.

    Exercícios de kegel
    São os exercícios para a musculatura pélvica e reforçam os músculos que envolvem os órgãos reprodutores e desenvolvem o tónus muscular. Praticados com regularidade, previnem o aparecimento de prolapso uterino e incontinência de stress em fases mais avançadas da vida. São para ser praticados por toda a vida e não só na gravidez.
    Podem ser realizados durante a micção o que ajuda a perceber se se estão a realizar de forma correcta. Se se conseguir interromper a emissão de urina, o tónus muscular é bom.

    formas de realizar os exercícios:
    1- lentamente: contrair os músculos, manter a contracção contando até 3 e relaxar
    2- rapidamente: contrair e relaxar os músculos o mais rapidamente possível
    3- empurrar para fora puxar para dentro: contrair os músculos da pelve como se estivesse a sugar água para dentro da vagina. depois fazer força como se estivesse a deitar fora a água. este exercício também trabalha os abdominais.

    Devem ser praticados várias vezes ao dia durante toda a vida em séries de 10 pelo menos 3 vezes por dia. Uma boa altura é durante as idas à casa de banho mas até se podem fazer enquanto estamos numa fila à espera

    Treino do períneo - devemos fazê-lo várias vezes ao dia. Inicialmente fazê-lo deitadas para que a gravidade e peso da barriga não interfiram com os músculos a exercitar, depois com a prática podemos fazê-lo em pé. Consiste em contrair os músculos da vagina sem contrair as nádegas e a barriga. Para as que tenham mais dificuldade em perceber se estão a contrair ou não, sugerem ou fazê-lo durante a relação sexual porque tem feedback ou no bidé colocando um dedo na vagina e fazendo e contraindo o musculo perceber se estão mesmo a fazê-lo ou não

    Respiração profunda:deitar de lado, o mais confortável possível, colocar a mão (que fica para cima) por debaixo da mama de forma a sentir as costelas e inspirar e expirar profundamente, de forma a sentir o movimento das costelas, para cima e para baixo.

    Respiração e exercícios: (Quem não pode fazer os exercícios não faz mesmo.)
    (Se fizermos muitas vezes podemos ficar com formigueiro nas mãos por excesso de oxigénio. De qualquer das formas, podes fazer durante o tempo de uma contracção, 55 segundos)

    Durante as contracções devemos fazer 3 coisas:
    - respiração
    - relaxamento de todos os músculos ( e por isso é importante estarmos com tudo (cabeça, braços, pernas, barriga...) bem apoiado na cama, deitadas de lado para o bebé estar confortável.
    - concentração

    Concentração: a enfermeira sugeriu estarmos 5 minutos por dia de olhos fechados a fazer um percurso. Pode ser a visualização do nosso corpo ou por exemplo a nossa sala. Temos é de visualizar todos os pormenores: os puxadores das gavetas, o que está em cada uma... Outra técnica boa que nos ajuda a concentrar é pôr um cd de boa música e concentrarmo-nos só num instrumento. Experimentem fazer isto com a Primavera, de Vivaldi. Fabuloso!

    - falaram que a posição horizontal não é a melhor para parir mas é a que temos!

    - Em pé, com as mãos encontrar os ossos da anca, aqueles mais altos que ficam de lado após as costelas e barriga. E depois de encontrá-los fazer o movimento de girar a anca (com a ajuda das mãos) para a frente encolhendo as nádegas e para trás arrebitando o rabo. Podem fazê-lo diariamente.

    - no chão, de gatas com braços esticados enrolar tronco com queixo no peito e o tal movimento da anca para dentro (encolhendo o rabo) e depois esticar o tronco, cabeça para cima e esticar o rabo para cima, o mesmo movimento da anca. Eu achei que este exercício pode ser comparado aquele de fazer de gato, enrolando a coluna como eles fazem e depois desenrolar e esticar o rabo.

    - de barriga para cima, sentadas "à chinês" e de gatas (posição da gata assanhada...)

    - exercício para o pavimento pélvico. Esse é fundamental para prevenir a incontinência urinária: quando vão fazer xixi, parem e façam, parem e façam... e no final façam mais uma vez como se ainda tivessem xixi e parem. Também podem encolher e relaxar os músculos como se estivessem aflitinhas para ir à casa de banho enquanto estão sentadas, numa fila à espera, etc. (perguntar ao médico, se quem tem contracções pode fazer isto)

    Respiração durante contracções:
    - fazer inspirações o mais profundas possível e expirações muito lentas (mesmo nas contracções antes do trabalho de parto). Podem treinar de vez em quando simulando uma contracção (55 segundos)
    - se durante uma contracção nos disserem que não podemos fazer força mas apetece, devemos soprar com as bochechas cheias (como se vê a fazerem nos filmes) mas não é para fazer sempre, é só se nos disserem para não fazer força e apetecer fazer
    - no fim da contracção, devemos respirar normalmente. Podemos ficar com os dedos com formigueiro se respirarmos profundamente muitas vezes mas neste casos devemos avisar um enfermeiro do formigueiro e respirar com as mãos em concha à frente do nariz e da boca para diminuir o nível de oxigénio
    - esta respiração é para oxigenarmos bem o sangue que chega ao bebé
    - dica: se a sala de partos estiver com o ar muito seco, o que complica a respiração para quem tem sinusite, podemos colocar água no lavatório. Ajuda a humidificar o ar e respiramos melhor.
    - a respiração nas contracções é para manter mesmo com epidural, porque como o útero contrai e leva menos sangue ao bebé temos de manter o sangue bem oxigenado. Se entrar alguém na sala de partos para nos examinar ou assim, eles sabem o que estamos a fazer e esperam que a contracção pare para falar conosco por isso devemos ignorá-los.
    - exemplo dado por uma mamã no seu próprio parto: “quando vinha a contracção imaginava-me a subir uma montanha cheia de neve... e a cada passo inspirava/expirava até chegar ao cume da montanha (fim da contracção) para rematar imaginava-me depois a escorregar pelo outro lado toda contente eheheh e fazia umainspiração/expiração longa, profunda e relaxava os musculos todos dos corpo... e sempre assim”

    Durante as contracções:
    - deve
    mos ter todos os músculos relaxados para todo o oxigénio ir para o útero e para o bebé
    - se não conseguirmos, não faz mal, tentamos na próxima fazer melhor
    - devemos concentrar-nos noutro sítio para ser mais fácil
    - não esquecer: durante uma contracção é importante RELAXAR, RESPIRAR, CONCENTRAR

    Período expulsivo (atenção, não treinem isto em casa. nas aulas só a mamã com 38 semanas é que anda a treinar isto)
    - durante a contracção, enchemos bem o peito de ar para os pulmões ajudarem a fazer força e contemos a respiração fazendo força no sítio onde fazemos xixi (daí ser importante treinar estes músculos)
    - se ficarmos sem ar, expiramos e voltamos a inspirar bem até acabar a contracção
    - devemos fazer força durante o máximo de tempo possível para o bebé progredir bem
    - devemos mentalizarmo-nos que conseguimos. todas vamos conseguir
    - a enfermeira disse que esta é a parte mais fácil porque temos mais energia e temos o bebé e o útero a ajudar e demora pouco tempo
    ----------

    MATERNIDADE

    Levar para a maternidade:
    - pouca coisa excepto cuecas para nós (convêm ser largas porque com a humidade de nos limparem se forem muito justas custam a vestir), fraldas para o bebé e pensos higiénicos. Estas são as 3 coisas que se querem em quantidade
    - chinelos para usar na sala de parto. Aqui não nos deixam as coisas na sala por isso convém irem separados para se poderem tirar antes de levarem a mala.
    - chinelos de plástico para o duche
    - não devemos levar para a sala de partos brincos, anéis (porque depois podem inchar as mãos e não saem) e verniz nas unhas das mãos ou dos pés (acho que é para verem bem a cor da pele)
    - as cuecas devem ser descartáveis
    - discos de amamentação
    - água (deve estar sempre à mão)
    - camisas e pijamas de verão: depende do gosto de cada um, as camisas são mais práticas por causa dos médicos e os pijamas podem fazer com que a pessoa se sinta mais confortável, sobretudo quando estão presentes visitas
    - levar umas toalhas de bidé só para nos limparmos de forma a manter a vagina o mais seca possível após o duche e assim não sujamos o toalhão de banho.


    Cuidados com as mamãs:
    - depois do parto, logo que possível, deitar de barriga para baixo (é óbvio que nas cesarianas não dá
    - soutien de aleitamento, aconselhou a comprar um ou dois dos baratos do nosso tamanho normal. Depois vê-se como estamos mas diz que normalmente é o tamanho normal.
    - cinta ou faixa pós-parto, é melhor comprar só depois do parto.
    - depois do parto, nunca nos devemos levantar a primeira vez sozinhas. Chamar sempre alguém, sentar primeiro e se não estivermos tontas, então é que nos levantamos. Quem fizer cesariana, deve levantar-se de lado para não fazer força na barriga e apoiar-se num braço para se levantar e com o outro segurar o sítio dos pontos para não doer tanto
    - após o parto vamos perder muito sangue! Dura entre 4 a 6 semanas, sempre a reduzir. Ter em atenção se a perda de sangue parece sempre igual e nesse caso poderão dirigir-se ou ao bloco de partos ou ao centro de saúde. Podemos ter em casa para a higiene intima Betadine dermico (amarelo) e o outro betadine vermelho (não me lembro do nome técnico), se nos fizerem o corte. Parece que até há um ano e tal faziam habitualmente este corte a todas, mas actualmente neste Hospital avaliam o musculo do períneo e só quando há risco de rasgar por falta de elasticidade é que procedem ao corte.

    -------------

    BÉBE

    Banho:
    - limpar o rabinho do bebé antes de dar banho;
    - deve-se pegar o bebé por baixo do braço dele, e o nosso braço deve apoiar a cabecinha dele por trás;
    - deve-se começar a lavá-lo das partes menos sujas para as mais sujas, a cabeça é a primeira coisa a ser lavada, depois a cara, tronco e por ai fora
    - a cara deve ser lavada com uma compressa com água morna
    - a limpeza do cordão umbilical deve ser diária, se possível mais que uma vez ao dia (podemos aproveitar a muda da fralda) Devemos usar para o efeito álcool 70º e compressas esterilizadas.
    - não devemos usar cotonetes para limpar os ouvidos, podemos limpar com uma toalha.
    - devemos ter tudo preparadíssimo antes de despir o bebé para nunca o deixarmos sozinho ou despido à espera.
    - basta pouca água na banheira e não é preciso usar champô e gel. Bastam 3 ou 4 gotas de oleoban ou banhóleo na água. Fica logo branca.
    - Antes de deitar o óleo, devem lavar-se os olhos do bebé com água limpa. Também de podem limpar fora do banho. Limpam-se sempre de fora para dentro: Molhamos a mão e passamos o polegar e o dedo médio pelos olhos.
    - A fralda é sempre a última coisa a despir e a primeira a vestir (por razões óbvias)
    - Para pegar no bebé, vamos ver se consigo explicar. Eu vou explicar como eu fiz porque sou destra. Às canhotas deve dar mais jeito ao contrário. Passamos o braço esquerdo por detrás do bebé e fazemos uma pinça com o polegar e o indicador. Esta pinça agarra no braço do bebé mesmo junto ao ombro esquerdo. Ao fazermos isto, o nosso braço e pulso fica automaticamente a apoiar a cabeça dele e os outros dedos da mão ficam junto ao tronco dele. Quando colocamos o bebé na banheira, ele fica sentado no fundo, nem é preciso banheiras com aquele assento. Lavamos a cara, a cabeça e vamos descendo. Se estiver com a mãozita fechada, devemos abrir porque às vezes fica lixo nas mãos. Também devemos ter em atenção as dobrinhas do pescoço nos bebés mais rechonchudos
    - Para lavar as costas, podemos fazer de várias maneiras. Ou deixamos estar na mesma posição e rodamos ligeiramente o bebé para nós, que é a maneira mais fácil. Ou pomos a outra mão no peito do bebé e viramo-lo. Nunca largamos a pinça que temos feita com a mão esquerda até fazer outra com a mão direita, neste caso prendendo também o braço esquerdo do bebé (porque ele fica de barriga para baixo). Ele fica com o pescoço e cara apoiados no nosso braço. Lavamos o bebé e voltamos a virá-lo para o deitar na toalha. è preciso muito cuidado para não encostar a cara do bebé à água, como é óbvio.
    - Depois do banho, seca-se logo a cabeça e o cabelo porque é onde o bebé tem mais frio e coloca-se logo a fralda, nem que não se aperte logo.
    - o bebé seca-se sem esfregar a toalha.
    - Se quisermos, depois de pôr a fralda, podemos fazer uma massagem com creme hidratante. No princípio os bebés choram porque não gostam de estar despidos mas depois gostam muito.
    - Para vestir, começar sempre pela camisola e a enfermeira sugeriu que se vista primeiro tudo à frente e depois vira-se e aperta-se tudo atrás. Outra dica boa é quanto aos bodies que têm aquelas aberturas na cabeça, acho que se chama cava americana. Como os bebés não gostam que se passem coisas pela cabeça, podemos vesti-los e despi-los por baixo.

    Quanto ao umbigo:
    - Há já muitas maternidades que aconselham a dar banho normalmente, secar o bebé e não colocar nada. Algumas aconselham o álcool e a compressa. Depois de colocar a fralda com uma dobrinha para não embarrar, pega-se numa compressa sem tocar no meio para não contaminar e coloca-se álcool. Não é preciso empapar porque depois podemos sem querer tocar na pele do bebé e queimar. Põe-se álcool em todo o coto umbilical sem nunca embarrar na pele do bebé. Para ajudar, agarramos na mola que vem presa ao umbigo. Isto não magoa nada o bebé, é como se fosse um sinal mais saliente. Deitamos esta compressa fora.
    - Depois pegamos numa compressa limpa, abrimo-la de modo a ficar só dobrada em duas e dobramos para fazer uma tira comprida. Se quisermos, colocamos 3 gotinhas de álcool no meio na zona que vai encostar ao cordão e dobramos à volta do cordão. Não é preciso por álcool, é só se quisermos.
    - O cordão deve ficar para cima, por baixo da roupa, para não corrermos o risco de ir para a fralda ou de se sujar com algum xixi.
    - No princípio, o bebé não precisa de creme para a fralda. Só se ficar com a pele vermelha é que é preciso e só uma camadinha.

    Higiene do bebé
    - O creme hidratante deve ser para o corpo todo assim como o gel banho, o creme para o rabinho deve ser à base de pasta água (Uriage ou Lutsine). Inicialmente é preferível utilizar cremes para peles sensíveis e sem perfume por causa de possíveis alergias ou peles atópicas. Devemos mudar frequentemente as fraldas. Quando estamos em casa devemos limpar os rabinho com água e sabão neutros e deixar os toalhetes para quando estivermos fora de casa. Produtos a ter em casa: álcool 70º, soro fisiológico (para o nariz), compressas esterilizadas (para os olhos).

    Dormir:
    - para prevenir o risco de morte súbita somos aconselhadas a deitar o bebé de barriga para cima, com a cabeça de lado. Se quisermos, podemos enrolar uma toalha e colocá-la de lado para ele ficar ligeiramente inclinado para o lado. Convém ir trocando os lado para que ele inclina a cabeça para não ficar com a cabeça marcada
    - a cama/berço/alcofa não deverá ter bonecos lá dentro, e o quarto não deverá estar mt quente ( a temperatura ideal são 20º )
    - os lençóis e cobertores/edredons deverão ficar ao nível dos ombros.

    Cuidados com o bebé:
    - retirar todas as etiquetas da roupa interior
    - lavar a roupa toda com detergente próprio ou com sabão azul, nunca misturar a nossa roupa com a deles, lavar tudo o que é dos bebés e não usar amaciador, de preferência secar ao sol e do avesso e passar a ferro (excepto fraldas reutilizáveis).
    - se quiserem lavar na máquina com sabão azul, peguem num ralador e ralem o sabão para o sítio do detergente. O sabão azul é o ideal.
    - para o banho, por exemplo, para bebés com pele atópica. A enfermeira recomendou Oleoban ou outro óleo de banho. Deitam-se 3 pingas na água, a água fica branca e lava-se tudo. Diz que é óptimo para todos os bebés. Se tiverem pele muito seca ou atópica, depois no fim usa-se o creme. Disse que era um desperdício de dinheiro comprar aqueles produtos todos que nos querem impingir na farmácia.
    - para tirar a crosta láctea, frequente nos bebés branquinhos ou com pele atópica, disse para pedirmos na farmácia vaselina saliciada (acho que é assim) para a crosta dos bebés. É um produto manipulado que eles fazem na hora. É vaselina com ácido acetisalicílico (não sei como se escreve) e sai caro mas normalmente sai tudo com uma utilização. Meia hora ou uma hora antes do banho, põe-se uma boa camada nos sítios onde tem e depois lava-se.
    - não comprar muitas fraldas da mesma marca. O bebé pode fazer alergia, por muito boas que sejam, e depois é dinheiro deitado fora
    - ao ter o bebé no ovinho, ele deve estar sempre preso, mesmo que esteja em casa. Nunca se sabe quando podemos tropeçar no ovo ou esbarrar sem querer.
    - o bebé não deverá estar no ovinho mais de 2 horas seguidas e deverá ser utilizado apenas nas viagens de carro. Para passear aconselham outro tipo de transporte, marsupios, slings, panos, alcofas, etc.
    - é preciso muito cuidado com o bebé na nossa cama, principalmente na maternidade. Estamos muito cansadas e podemos adormecer sem querer.
    - a roupa do bebé para a sala de partos deve ser o mais simples de vestir possível. o bebé tem de ser vestido rapidamente para não arrefecer, por isso nada de fitinhas ou botões complicados.
    - a roupa do bebé deve ser enxaguada novamente no fim da lavagem à máquina para ficar com menos detergente e seca ao sol porque o sol faz uma desinfecção biológica e a máquina de secar deixa a roupa mais áspera
    - nunca usar nos bebés betadine por causa do iodo
    - os bébés tem 4 posições possiveis: lado direito, lado esquerdo, barriga para cima e barriga para baixo (isto quando já aguentam a cabecinha). Como ao inicio não mudam de posição sozinhos, a nossa função é move-los de modo a não ficarem com desvios da coluna, e quem é que gosta de ficar o dia todo na mesma posição?

    Possíveis problemas como o bebé:
    - se o bebé se engasgar e não respirar, devemos pegar nele de barriga para baixo e bater-lhe nas costas. Se não chorar, pega-se nos pés e dá-se uma palmada para ele chorar. É importante fazer isto depressa. É mais importante fazer isto logo do que pegar no bebé e andar à procura das enfermeiras.
    - para o bebé arrotar, se ele não conseguir sozinho, carrega-se nas costas dele com a mão em concha
    - para quem vai ter meninos: por causa da pilinha é muito fácil o xixi chegar ao pé do umbigo, por isso é aconselhável limpar sempre o umbigo quando se muda a fralda. As fraldas para meninos RN não podem ter o recorte nas fraldas para o umbigo porque o xixi sai por aí.

    Levar para a maternidade:
    - lima de cartão, para limar as unhas do bebé
    - as roupinhas para o hospital devem ir já organizadas num saco individual para cada muda de roupa. Por exemplo o conjunto para o 1º dia, tudo num saquinho para não termos as enfermeiras ou os pais a procura no saco sem acharem nada, depois vem o bebé com a roupa toda trocada e nós que não queríamos nada disso!

    Higiene Oral
    Desde o nascimento que devemos limpar as gengivas com uma dedeira, compressa ou um pano húmido. Quando surgir o primeiro dente devemos iniciar a escovagem já com uma escova mas de tamanho pequeno e macia. A pasta de dentes a utilizar pode ser de adulto desde que seja num sabor que a criança goste. A quantidade indicada deve ser do tamanho da unha do dedo mindinho da criança (muito pouca). É na pasta que se encontra a principal fonte de flúor que torna os dentes mais resistentes, protegendo-os da cárie. O flúor em comprimidos / gotas já não é aconselhado, mas em casos excepcionais e segundo recomendação médica poderá ser um complemento.
    Em relação à frequência da lavagem da boca/dentes deve ser pelo menos 2x dia e sempre antes de ir dormir. Por exemplo, quando são bebés podemos fazê-lo 1x na altura do banho e outra antes de dormir.
    A primeira dentição é chamada de dentes de leite e os primeiros dentes costumam aparecer entre os 6-12 meses.
    É a partir dos 6 anos que surgem os 1º molares - que já são dentes permanentes. Pela sua localização/forma são dentes facilmente atingidos pela cárie. Por ser um dente de risco pode nele ser efectuado um tratamento preventivo: o selante que é um verniz aplicado na zona do dente que mastiga e serve como barreira física.

    Alimentação
    Uma alimentação equilibrada ajuda a manter uma boca saudável. Não devemos oferecer snacks (sugos, kinders, etc) entre refeições e se conseguirem só devem ser dados à criança a partir dos 3 anos para que o seu paladar não se habitue aos sabores tão fortes e bons dos doces e assim fazer uma boa adaptação aos vários legumes e comida. Não se devem adicionar produtos açucarados aos alimentos nem em chuchas e biberão. Evitar atribuir guloseimas como recompensa, porque comer doces é apenas um hábito adquirido. Evitar que a criança coma alimentos açucarados entre as refeições.

    Chupeta e Biberão
    As chupetas de silicone são desanconselhadas a partir do momento que os bebés começam a morder porque podem libertar substâncias que fazem mal. Mais vale chuchas que durem menos tempo (látex, borracha) e de tamanho reduzido (no máximo tamanho até 6 meses). O uso de chucha / biberão / hábito de chuchar no dedo não deverá ser continuado a partir dos 3 anos de idade. O mau posicionamento dos dentes devido ao uso prolongado de chupeta/dedo/biberão poderá reflectir-se durante toda a vida.
    Não deixar que os bebés adormeçam a "chuchar" no biberão. Ela até aconselha o uso de copo a partir dos 6 meses, quando começa a comer pela colher!

    Prevenção de Acidentes
    - podemos andar de gatas pela casa e ver os perigos, como as tomadas de electricidades, esquinas, armários, etc. A enf. aconselhou a não permitirmos que os bebés abram as portas dos armários e tirem as panelas/tachos porque mais tarde poderão abrir outros armários e encontrar outros produtos que possam ser perigosos para eles. Convém manter as regras e ir dizendo vezes sem conta que não devem mexer, não é para brincar, até eles perceberem.
    - não colocar ovinhos, espreguiçadeiras em cima de mesas.
    - utilizar o ovinho apenas como meio de transporte do automóvel, se formos ao supermercado quando são pequenos deverão ir ao colo, ou num sling/pano ou num marsupio, quando forem maiores podem ir no carrinho.
    - deixar de dar colo às crianças porque se começou a falar que depois eles só querem colo. O colo é bastante importante e o contacto bebé/mãe bebé/pai próximo é fundamental para ambos. Mas se queremos que os bebés adormeçam na cama sozinhos não devemos andar com eles ao colo até adormecerem e depois colocarmos na cama.
    - Para qualquer lado que vamos ou qualquer deslocação que seja feita de carro, mesmo por 500 metros devemos sempre colocá-los nas cadeiras próprias e com cinto de segurança, mesmo quando estão doentes!! É uma prevenção muito importante de acidentes! Por vezes os avós podem dizer que não há problema nenhum porque os levam ao colo e é só até ali, mas pode fazer a diferença. Não podemos esquecer-nos que no tempo deles não se usava cinto de segurança dentro das localidades.
    - o estabelecimento de regras é importante que seja aferido entre o casal e a família, para que sejam sempre as mesmas.

    ----

    AMAMENTAÇÃO

    Relativamente à mamada:
    - devemos dar uma mama de cada vez e até ao fim, nunca devemos dar 10 min de uma mama e mais 10 min de outra mama (pode ser relativo e mudar de pessoa para pessoa, devemos fazê-lo até sentirmos a mama vazia e só depois passar para a outra se o bebé necessitar).As enfermeiras explicaram que o primeiro leite que sai da mama é só açúcar, o leite que é retirado mais para o fim da mamada é que contém nutrientes, gordura e afins.
    - no fim da mamada, espalhar uma gota do nosso leite em volta do mamilo ajuda a cicatrizar as gretas
    - que a criança deve esvaziar a mama até ao fim, se virmos que continua com fome passar para a outra mama. Na mamada seguinte iniciar na mama onde acabou de dar de mamar a ultima vez, permitindo assim ao bebé alimentar-se até ao fim de modo a chegar ás gorduras e nutrientes. Portanto rotatividade é a palavra de ordem.
    - Devemos dar mama sempre que o bebe pede, nos primeiros dias de vida até à subida do leite devemos beber poucos líquidos (água) porque só vão aumentar o leite e depois na subida do leite é pior, esvaziar a mama toda, dar mama com o bebé barriga com barriga, atenção às nossas costas, colocar almofadas e ter apoio para não fazermos forças nos braços/costas.

    Para informações mais completas e correctas consultar o blog: www.mamaraopeito.blogspot.com


    ----

    DICAS

    Não comprar:
    - discos com plástico do outro lado porque não deixam respirar a pele
    - cremes para gretas - só se for necessário é que nos mandam comprar. O ideal é mesmo umas gotas do nosso leite e deixar secar ao ar (há quem considere que se deve levar logo, mas se sentirmos necessidade, podemos pedir a alguma visita que passe pela farmácia enquanto estamos na maternidade)
    - a fisioterapeuta não aconselha o uso de cintas pós parto porque diz que vão relaxar os músculos abdominais, quando o que se pretende é que eles voltem ao normal. Após o parto devemos iniciar os exercício do períneo no dia seguinte ao parto.
    - não devemos comprar aqueles rolos que impedem os bebés de se virarem, uma vez que não existe um apoio na cabeça, ou seja, o bebé pode chegar a cabeça para trás forçando a coluna (se tiver de lado), devemos sim ter um apoio em todo o comprimento do bébé de modo a garantir que o bébé esteja sempre com a coluna apoiada. Foi sugerido uma toalha ou um cobertor é o suficiente!

    Acessórios
    - para quem vai para um hospital público: a luz individual que há para cada cama é uma luz branca fortíssima que não é nada interessante a meio da noite quando se que dar de mamar sem incomodar o nosso bebé nem as outras mamãs do quarto... eu recomendo a quem vai para um publico que leve uma lanterninha ou uma luz de presença porque se querem verificar a pega ou mudar fralda convém ver alguma coisa
    - as vezes que a enfermeira vai verificar os pontos não justificam o andar sempre de camisa: apeteceu-me ter umas calças de ginástica e uma sweat-shirt quando estive no hospital
    - os slings são óptimos para transportar os bebés. Acalmam-nos se forem a ouvir o coração e a posição em que eles vão com as pernas afastadas é muito boa para prevenir problemas de anca.
    - o ovo é óptimo para o bebé. Para as mamãs é bom se for usado com o carrinho, claro.
    - para transportar o bebé, o melhor mesmo são slings e marsúpios porque o peso do bebé está muito mais perto de nós
    - o bebé deve dormir sempre de várias maneiras. Se o habituarmos à mesma maneira, pode ficar com um ligeiro desvio na coluna que se vai agravar quando começar a andar
    - a banheira deve estar num sítio alto e estável. o melhor mesmo é a mesa da cozinha (isto para quem não tem banheira com suporte). O mesmo vale para trocar as fraldas. Nada de dar banho ou mudar a fralda em cima da cama porque muito provavelmente vamos ficar todas torcidas.

    Outras
    - retomem aquilo que antigamente fazíamos... quando se levantarem de manhã espreguicem-se!!!



    ----

    FOLHETOS PARA IMPRIMIR

    Folhetos sobre cuidados de conforto e outro sobre cuidados de higiene, fornecidos à mamã micaela24 no curso de PP.

    Cuidados de conforto

    Unlimited space to host images, easy to use image uploader, albums, photo hosting, sharing, dynamic image resizing on web and mobile.


    Cuidados de higiene
    Unlimited space to host images, easy to use image uploader, albums, photo hosting, sharing, dynamic image resizing on web and mobile.

    Unlimited space to host images, easy to use image uploader, albums, photo hosting, sharing, dynamic image resizing on web and mobile.

    O meu blog de vendas: http://casaycoisas.blogspot.com/

    Os meus tesouros...

  • #2
    RE:

    Olá,

    Já frequentei o curso de preparação para o parto posso deixar-te algumas das dicas que aprendi, mas acho que não te deves preocupar mt pois na maternidade as enfermeiras também te irão ajudar.

    Então cá vai:

    Banho:
    deves pegar o bebé por baixo do braço dele, e o teu braço deve apoiar a cabeçinha dele por trás (confuso?)
    deves começar a lavá-lo das partes menos sujas para as mais sujas, a cabeça é a primeira coisa a ser lavada, depois a cara, tronco e por ai fora. A cara deve ser lavada com uma compressa com água morna.

    Dormir:
    Para prevenir o risco de morte súbita somos aconselhadas a deitar o bebé de barriga para cima. A cama/berço/alcofa não deverá ter bonecos lá dentro, e o quarto não deverá estar mt quente ( a temperatura ideal, se não me falha a memória são 20º). Os lençois e cobertores/edredons deverão ficar ao nível dos ombros.

    Por agora não me lembro de mais nada. Mas assim que possível dou-te mais dicas.

    Bjs




    Comentar


    • #3
      RE:

      Olá.
      Eu vou começar as aulas de PPP na 2a e posso ir tomando nota das dicas.
      Entretanto, uma coisa que me acalmou imenso neste aspecto foi o livro que comprei sobre a gravidez. É o "Concepção, Gravidez e Parto" da Miriam Stoppard. No final, tem uma secção sobre como dar banho, mudar fraldas, preparar o quartinho, tudo. Pelo que tenho lido aqui no fórum, está actualizado. É que deram-me um livro "101 conselhos sobre o seu bebé" ou qualquer coisa assim e vem super desactualizado no que toca à amamentação: diz para cronometrar as mamadas, para dar a horas certas, para desmamar aos 4 meses... tudo ao contrário das recomendações da OMS:
      2 filhotes lindos

      Comentar


      • #4
        RE:

        Inserido Inicialmente por nuskinha
        Olá mamãs e pré-mamãs.

        Vou ser mãe pela primeira vez e infelizmente não poderei frequentar as aulas de preparação para o parto.
        Apesar de achar que na maternidade as mães acabam por agir muito por instinto, gostaria que as meninas que têm possibilidade de frequentar estes cursos, que postem aqui regras básicas que vão aprendendo, tais como:
        * como limpar o bebé;
        * como segurá-lo no banho e o que lavar primeiro;
        * como o devemos deitar e o que devemos utilizar;
        * (tudinho o que puderem facultar).

        À medida que forem dando dicas, vou actualizando aqui, na primeira página.

        O meu muito obrigada a todas as mamãs!!
        POrque não podes frequentar essas aulas???






















        O meu Lourenço já chegou....no dia 23 de Janeiro e é a coisa \'mai linda!!!!

        Comentar


        • #5
          RE:

          Inserido Inicialmente por Prof_M
          Inserido Inicialmente por nuskinha
          Olá mamãs e pré-mamãs.

          Vou ser mãe pela primeira vez e infelizmente não poderei frequentar as aulas de preparação para o parto.
          Apesar de achar que na maternidade as mães acabam por agir muito por instinto, gostaria que as meninas que têm possibilidade de frequentar estes cursos, que postem aqui regras básicas que vão aprendendo, tais como:
          * como limpar o bebé;
          * como segurá-lo no banho e o que lavar primeiro;
          * como o devemos deitar e o que devemos utilizar;
          * (tudinho o que puderem facultar).

          À medida que forem dando dicas, vou actualizando aqui, na primeira página.

          O meu muito obrigada a todas as mamãs!!
          POrque não podes frequentar essas aulas???
          Estou de baixa e a médica não me deixa arriscar. Tenho placenta baixa, já tive várias hemorragias e a placenta já esteve descolada. Felizmente colou, mas não há meio de subir...

          O meu blog de vendas: http://casaycoisas.blogspot.com/

          Os meus tesouros...

          Comentar


          • #6
            RE:

            Inserido Inicialmente por nuskinha
            Inserido Inicialmente por Prof_M
            Inserido Inicialmente por nuskinha
            Olá mamãs e pré-mamãs.

            Vou ser mãe pela primeira vez e infelizmente não poderei frequentar as aulas de preparação para o parto.
            Apesar de achar que na maternidade as mães acabam por agir muito por instinto, gostaria que as meninas que têm possibilidade de frequentar estes cursos, que postem aqui regras básicas que vão aprendendo, tais como:
            * como limpar o bebé;
            * como segurá-lo no banho e o que lavar primeiro;
            * como o devemos deitar e o que devemos utilizar;
            * (tudinho o que puderem facultar).

            À medida que forem dando dicas, vou actualizando aqui, na primeira página.

            O meu muito obrigada a todas as mamãs!!
            POrque não podes frequentar essas aulas???
            Estou de baixa e a médica não me deixa arriscar. Tenho placenta baixa, já tive várias hemorragias e a placenta já esteve descolada. Felizmente colou, mas não há meio de subir...
            Eu sugeria-te que contactasses uma Doula... ela poderá ser uma excelente ajuda... e olha que não é assim tão caro... e acredita que vale a pena!

            Aqui no forum (que eu conheça) tens a Sara_Doula e a SofiaGC... mas tb podes ver nos site das doulas www.doulasdeportugal.org

            Bjinhos
            BABS

            Comentar


            • #7
              RE:

              Comecei hoje as aulas de PPP. Hoje foi uma aula principalmente de exercícios que não sei se podes fazer mas já tenho umas dicas boas:

              Não comprar:
              - discos com plástico do outro lado porque não deixam respirar a pele
              - cremes para gretas - só se for necessário é que nos mandam comprar. se não, o ideal é mesmo umas gotas do nosso leite e deixar secar ao ar

              Levar para a maternidade:
              - pouca coisa excepto cuecas para nós (convêm ser largas porque com a humidade de nos limparem se forem muito justas custam a vestir), fraldas para o bebé e pensos higiénicos. estas são as 3 coisas que se querem em quantidade
              - chinelos para usar na sala de parto. aqui não nos deixam as coisas na sala por isso convém irem separados para se poderem tirar antes de levarem a mala

              Ir imediatamente para a maternidade seja a que horas for porque elas estão lá mesmo para nos aturar em caso de:
              - perda do rolhão
              - perda de sangue
              - perda de líquido amniótico. se for verde ou amarelado, o bebé pode estar stressado e convém ir imediatamente para elas verem o que se passa. até pode não ser nada, mas é para ficarmos descansadas. em qualquer caso, deve apontar-se a hora em que aconteceu a perda
              - contracções ritmicas
              - se os movimentos do bebé diminuirem. Neste caso, devemos comer uma coisa bem doce e deitar-nos de lado. Se o bebé não estiver naquilo que nós consideramos o normal dele, porque já o conhecemos, vamos logo para as urgências. Não é para esperar para o dia seguinte a ver como está. A urgência existe para nos acalmar e ajudar.

              Pronto, acho que não me lembro de mais nada.
              2 filhotes lindos

              Comentar


              • #8
                RE:

                Olá mamãs,

                A criação deste tópico foi uma grande ideia, estou na mesma situação de não poder fazer as aulas de preparação para o parto e tb gostaria muito que nos pudessem ajudar, dando algumas dicas que são preciosas e muito úteis!

                Obrigada a todas:flowrs4y:

                Beijinhos
                -------------------------------------------------------------------------------




                Juntas somos mais fortes!!!
                "Tudo por um filho"

                Comentar


                • #9
                  RE:

                  Inserido Inicialmente por micaela24

                  Ir imediatamente para a maternidade seja a que horas for porque elas estão lá mesmo para nos aturar em caso de:
                  - perda do rolhão
                  - perda de sangue
                  - perda de líquido amniótico. se for verde ou amarelado, o bebé pode estar stressado e convém ir imediatamente para elas verem o que se passa. até pode não ser nada, mas é para ficarmos descansadas. em qualquer caso, deve apontar-se a hora em que aconteceu a perda
                  - contracções ritmicas
                  - se os movimentos do bebé diminuirem. Neste caso, devemos comer uma coisa bem doce e deitar-nos de lado. Se o bebé não estiver naquilo que nós consideramos o normal dele, porque já o conhecemos, vamos logo para as urgências. Não é para esperar para o dia seguinte a ver como está. A urgência existe para nos acalmar e ajudar.
                  .
                  Olá...

                  A perda do rolhão mucoso não é motivo para ir para a materninade imediatamente... é apenas o 1º sinal de parto, mas que pode acontecer até 1 mês antes do parto...

                  As contracções devem ser de 10 em 10 minutos mas devem aguentar o máximo de tempo possivel antes de dar entrada... é que a partir do momento em que dão entrada, vão ficar deitadas e ligadas ao CTG e sem qualquer mobilidade, o que faz com que o trabalho de parto demore mais...
                  Quanto mais a pé andarem (nem que seja às voltas no hospital, caso se sintam inseguras) mais depressa o trabalho de parto avança...

                  Bjinhos
                  BABS

                  PS - Continuo a sugerir um Doula!!! Nem que seja para uma ou outra sessão... e até há a possibilidade de ela ir a casa fazer essas sessões... para além de que, se precisarem ela pode estar presente no parto...

                  Comentar


                  • #10
                    RE:

                    Desculpem a intromissão mas o creme para as gretas é fundamental...qdo fui ter o meu bebe levei mas havia mtas maes aflitas que andavam a pedir emprestado às enfermeiras.
                    Aconselho o purelan. O creme é sempre necessário nos primeiros dias, no meu caso ao fim de duas semanas deixou de ser necessário.
                    bjos e horas pequeninas para todas

                    Comentar


                    • #11
                      RE:

                      Inserido Inicialmente por nuskinha
                      Inserido Inicialmente por Prof_M
                      Inserido Inicialmente por nuskinha
                      Olá mamãs e pré-mamãs.

                      Vou ser mãe pela primeira vez e infelizmente não poderei frequentar as aulas de preparação para o parto.
                      Apesar de achar que na maternidade as mães acabam por agir muito por instinto, gostaria que as meninas que têm possibilidade de frequentar estes cursos, que postem aqui regras básicas que vão aprendendo, tais como:
                      * como limpar o bebé;
                      * como segurá-lo no banho e o que lavar primeiro;
                      * como o devemos deitar e o que devemos utilizar;
                      * (tudinho o que puderem facultar).

                      À medida que forem dando dicas, vou actualizando aqui, na primeira página.

                      O meu muito obrigada a todas as mamãs!!
                      POrque não podes frequentar essas aulas???
                      Estou de baixa e a médica não me deixa arriscar. Tenho placenta baixa, já tive várias hemorragias e a placenta já esteve descolada. Felizmente colou, mas não há meio de subir...
                      E não podes ir só assistir??? Mesmo que não faças os exercícios sempre vês e aprendes coisas novas.


                      Comentar


                      • #12
                        RE:

                        Inserido Inicialmente por Maria T
                        Desculpem a intromissão mas o creme para as gretas é fundamental...qdo fui ter o meu bebe levei mas havia mtas maes aflitas que andavam a pedir emprestado às enfermeiras.
                        Aconselho o purelan. O creme é sempre necessário nos primeiros dias, no meu caso ao fim de duas semanas deixou de ser necessário.
                        bjos e horas pequeninas para todas
                        Desculpa contrariar-te, mas isso não é verdade. Eu nunca usei creme para as gretas e amamentei durante 2 anos. Desde que haja uma boa pega, o nosso leite é mais que suficiente para hidratar. Claro que a haver problemas pode ser necessário o creme, agora dizer sempre...

                        Claudia , Rafael e Filipa

                        Comentar


                        • #13
                          RE:

                          Inserido Inicialmente por BABS
                          Inserido Inicialmente por micaela24

                          Ir imediatamente para a maternidade seja a que horas for porque elas estão lá mesmo para nos aturar em caso de:
                          - perda do rolhão
                          - perda de sangue
                          - perda de líquido amniótico. se for verde ou amarelado, o bebé pode estar stressado e convém ir imediatamente para elas verem o que se passa. até pode não ser nada, mas é para ficarmos descansadas. em qualquer caso, deve apontar-se a hora em que aconteceu a perda
                          - contracções ritmicas
                          - se os movimentos do bebé diminuirem. Neste caso, devemos comer uma coisa bem doce e deitar-nos de lado. Se o bebé não estiver naquilo que nós consideramos o normal dele, porque já o conhecemos, vamos logo para as urgências. Não é para esperar para o dia seguinte a ver como está. A urgência existe para nos acalmar e ajudar.
                          .
                          Olá...

                          A perda do rolhão mucoso não é motivo para ir para a materninade imediatamente... é apenas o 1º sinal de parto, mas que pode acontecer até 1 mês antes do parto...

                          As contracções devem ser de 10 em 10 minutos mas devem aguentar o máximo de tempo possivel antes de dar entrada... é que a partir do momento em que dão entrada, vão ficar deitadas e ligadas ao CTG e sem qualquer mobilidade, o que faz com que o trabalho de parto demore mais...
                          Quanto mais a pé andarem (nem que seja às voltas no hospital, caso se sintam inseguras) mais depressa o trabalho de parto avança...

                          Bjinhos
                          BABS

                          PS - Continuo a sugerir um Doula!!! Nem que seja para uma ou outra sessão... e até há a possibilidade de ela ir a casa fazer essas sessões... para além de que, se precisarem ela pode estar presente no parto...
                          A enfermeira explicou que a maioria das mulheres nem sequer dá conta da perda do rolhão e que não é nada de mais. Ela aconselhou-nos a ir à maternidade porque éramos todas mamãs de 1ª viagem e se quiseremos ir, é para irmos à vontade para ficarmos mais descansadas. Não é que seja uma urgência.

                          Quando ao creme para as gretas, ela disse que a melhor coisa é colocar do nosso próprio leite e evitar ao máximo os discos. Estava lá uma mamã que teve gémeas na incubadora muito tempo e ficou com gretas por causa da máquina e ela disse que o leite funcionou às mil maravilhas. De qualquer das formas, a uma das mamãs tinha sido aconselhado um creme que a enfermeira desaconselhou logo, acho que é o gretalvit mas já não me lembro bem :? Vou começar a levar um caderno
                          2 filhotes lindos

                          Comentar


                          • #14
                            RE:

                            Olá (outra vez):

                            Lembrei-me de mais coisinhas

                            Relativamente ao banho:
                            .Como te tinha dito primeiro deves lavar a cabeçinha e carinha do bebé.
                            .A cara deve ser lavada somente com água morna e uma compressa ou algodão.
                            .Antes de dares banho ao teu bebé deves limpar o seu rabinho.
                            No meu curso aconselharam-nos a não dar banho todos os dias ao bebé para que ele possa ganhar defesas. É claro que se o bebé fizer um cocó muito grande e ficar mt sujo aí se calhar é melhor dar-lhe um banhinho .
                            .A limpeza do cordão umbilical deve ser diária, se possível mais que uma vez ao dia (podes aproveitar a muda da fralda). Deves usar para o efeito alcool 70º e compressas estrelizadas.
                            .Não deves usar cotonetes para limpar os ouvidos, limpa com uma toalha.

                            Relativamente à mamada:
                            . Deves dar uma mama de cada vez e até ao fim, nunca deves dar 10 min de uma mama e mais 10 min de outra mama. As enfermeiras que nos deram o curso explicaram que o primeiro leite que sai da mama é só açúcar, o leite que é retirado mais para o fim da mamada é que contém nutrientes, gordura e afins.

                            Mais uma vez, se me lembrar de mais alguma coisa volto para dizer.

                            Beijinhos e bons :cloud9: meses

                            Inserido Inicialmente por nuskinha
                            Olá mamãs e pré-mamãs.

                            Vou ser mãe pela primeira vez e infelizmente não poderei frequentar as aulas de preparação para o parto.

                            Apesar de achar que na maternidade as mães acabam por agir muito por instinto, gostaria que as meninas que têm possibilidade de frequentar estes cursos, que postem aqui regras básicas que vão aprendendo, tais como:
                            * como limpar o bebé;
                            * como segurá-lo no banho e o que lavar primeiro;
                            * como o devemos deitar e o que devemos utilizar;
                            * (tudinho o que puderem facultar).

                            À medida que forem dando dicas, vou actualizando aqui, na primeira página.

                            O meu muito obrigada a todas as mamãs!!




                            Comentar


                            • #15
                              RE:

                              Inserido Inicialmente por acores
                              Olá (outra vez):

                              Lembrei-me de mais coisinhas

                              Relativamente ao banho:
                              .Como te tinha dito primeiro deves lavar a cabeçinha e carinha do bebé.
                              .A cara deve ser lavada somente com água morna e uma compressa ou algodão.
                              .Antes de dares banho ao teu bebé deves limpar o seu rabinho.
                              No meu curso aconselharam-nos a não dar banho todos os dias ao bebé para que ele possa ganhar defesas. É claro que se o bebé fizer um cocó muito grande e ficar mt sujo aí se calhar é melhor dar-lhe um banhinho .
                              .A limpeza do cordão umbilical deve ser diária, se possível mais que uma vez ao dia (podes aproveitar a muda da fralda). Deves usar para o efeito alcool 70º e compressas estrelizadas.
                              .Não deves usar cotonetes para limpar os ouvidos, limpa com uma toalha.

                              Relativamente à mamada:
                              . Deves dar uma mama de cada vez e até ao fim, nunca deves dar 10 min de uma mama e mais 10 min de outra mama. As enfermeiras que nos deram o curso explicaram que o primeiro leite que sai da mama é só açúcar, o leite que é retirado mais para o fim da mamada é que contém nutrientes, gordura e afins.


                              Mais uma vez, se me lembrar de mais alguma coisa volto para dizer.

                              Beijinhos e bons :cloud9: meses

                              Inserido Inicialmente por nuskinha
                              Olá mamãs e pré-mamãs.

                              Vou ser mãe pela primeira vez e infelizmente não poderei frequentar as aulas de preparação para o parto.

                              Apesar de achar que na maternidade as mães acabam por agir muito por instinto, gostaria que as meninas que têm possibilidade de frequentar estes cursos, que postem aqui regras básicas que vão aprendendo, tais como:
                              * como limpar o bebé;
                              * como segurá-lo no banho e o que lavar primeiro;
                              * como o devemos deitar e o que devemos utilizar;
                              * (tudinho o que puderem facultar).

                              À medida que forem dando dicas, vou actualizando aqui, na primeira página.

                              O meu muito obrigada a todas as mamãs!!
                              Olá
                              um conselho: quanto ao tempo da toma ser de 10m em cada mama isso é relativo. Depende de muitos factores nuns casos pode ser pouco, noutros casos muito. Na minha opinião e experiencia devem fazê-lo até sentirem a mama vazia e só depois passar para a outra se o bebé necessitar...




                              Tenho duas Madrinhas







                              Carlabisnaga: André nasceu a 20 de Abril



                              e



                              Missnini: Gabriela nasceu a 18 de Março











                              E duas afilhadas:







                              CCCP: Carolina nasceu a 28 de Abril



                              e



                              XG: Gabriel nasceu a 13 de Abril

                              Comentar

                              slot_bottomleaderboard_post

                              Collapse
                              Working...
                              X