Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Aspartame e outros adoçantes

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Aspartame e outros adoçantes

    Olá, bom dia,

    Estou grávida pela 2.º vez e, desde que o meu 1.º filho nasceu habituei-me a beber bebidas light e até utilizar adoçante no café. Na verdade, no café já nem gosto de açúcar, utilizo uma única bolinha de adoçante (daquelas saquetas que trazem duas).

    Entretanto, como isso não era um hábito na primeira gravidez, fui pesquisar na net, e a informação disponível é extremamente contraditória. Lê-se de tudo, desde que não faz mal nenhum e até é aconselhado a mamãs com risco de diabetes gestacional, até ao ser proibido por ser extremamente tóxico para o feto.

    Como não falei nisto ao médico na primeira consulta, e ainda não tive a segunda, gostava de saber se alguma das mamãs abordou este assunto com os seus GOs?

    Preocupa-me estar quase de 10 semanas e não ter tido cuidado nesta primeira fase, tão frágil, de desenvolvimento do sistema nervoso... Entretanto, suspendi (hoje) o uso até ter informações mais concretas, porque o google é um desespero...

    Alguém tem informação concreta sobre isto (que não seja retirada da net, essa eu já consultei). Obrigada.



  • #2
    Eu não sei o que se diz por aí, mas na minha modesta opinião, entre açúcar que vem de uma planta ou um químico, eu optaria por açúcar, sem dúvida nenhuma.
    2 filhotes lindos

    Comentar


    • #3
      Claro que teoricamente isso é o que faz sentido. Resta saber se é indiferente e este é mais um daqueles mitos sobre o que não se pode comer na gravidez.

      Teoricamente isso também faria sentido fora da gravidez, no entanto, por causa do colesterol, eu tinha indicações expressas da minha médica assistente para optar por produtos magros e light, até que me habituei a eles e, neste momento, já são os que me sabem melhor.

      Hei-de abordar esse assunto na próxima consulta, uma vez que o assusto do colesterol fica suspenso durante este período.

      Só perguntei para o caso de alguma das mamãs ter falado especificamente neste assunto com o obstetra, nomeadamente as que têm tendência para a diabetes gestacional, que, à partida, terão indicações expressas para substituir o açúcar.

      Obrigada.
      Ultima edição por SCGSLC; 02-11-2011, 16:18.


      Comentar


      • #4
        No fim-de-semana passado (Domingo, salvo erro) passou na 2 uma reportagem sobre os perigos associados à alimentação, vi por alto mas sei que o aspartame era um dos químicos visados.

        O documentário está no youtube http://www.youtube.com/watch?v=Gpp7b0oCjI4 (a questão do aspartame aparece mais para o final). Fiquei com a ideia que o mais seguro é evitar o consumo exagerado de aspartame...

        Já agora, na questão do colesterol (de que também sofro) não é o consumo de produtos lights que vai ajudar a baixar, mas sim a redução de gorduras, em especial as provenientes do consumo de produtos de origem animal. (Fiz recentemente uma experiência, andei uns meses com uma dieta maioritariamente vegetariana (como carne/peixe ao fim-de-semana, leite diáriamente e ovos uma vez por semana - que também são ricos em colesterol) e reduzi de 220 para 184 o colesterol "mau". ). A substituição de açúcar por aspartame/adoçante não me parece que vá ter grande influência nos níveis de colesterol.
        tenho dois príncipes no meu reino: a princesa Beatriz e o príncipe José Maria


        Vendas em 1ª e 2ª mão;

        Comentar


        • #5
          Ola.

          Manha primeira gravidez enjoei o café. Como tinha tensao baixa o GO mandou-me tomar coca-cola light. A questao é que ha estudo s feitso em ratinhas que demonstram que alguns adoçantes podem induzir mal-formaçoes. Só que a quantidade dada às bichas era enorme, bem superior ao que seria uma consumo moderado humano... Nao se sabe que quantidade é segura mas tambem nao ha evidencias que o consumo moderado seja prejudicial porqeu apesar do seu consumo frequente nao ha casos regsitados de problemas que lhe possam ser atribuidos.

          Beijinhos e boa gravidez

          Rute

          O meu parto de 14 dias
          Bebes e Mamas marcianas de 2008
          Foram 25 meses, 2 semanas e 4 dias de maminha com muito amor (mamou a ultima vez a 22 de Abril 2010). CIA congénita, encerrada por cateterismo aos 4 anos e 5 meses.
          CIA congénita... Um operado, outro à espera que feche...

          Comentar


          • #6
            Obrigada a ambas.

            Filomenav, obrigada vou ver o vídeo.

            Quanto ao colesterol, é verdade, daí que eu tenha referido os produtos magros e light. Os magros (por exemplo, iogurtes, leites, queijos, etc por causa do colesterol), e os light (sem açúcar) por causa dos triglicéridos. Isso, juntamente com os outros cuidados (mais carnes magras e peixe, vegetais, etc).

            Também consegui baixar imenso o meu colestrol total: de 240 para 202 em apenas 2 meses. Os triglicéridos ficaram normais. E tudo sem qualquer medicação (eu insisti que conseguia lá chegar sem medicamentos, a médica ficou surpreendida com os resultados e disse-me para continuar, mas entretanto engravidei e tive que moderar a "dieta").

            Rbalmeid, obrigada também pelo testemunho. Eu também acho que o segredo está na moderação. No meu caso, estamos a falar, no máximo de um café por dia (com uma bolinha de adoçante) e uma coca-cola light (que aliás me está a fazer maravilhas ao mau estar de estômago, por causa do gás).

            Tenho quase a certeza que o meu médico vai dizer que não faz mal nenhum, ele é super-descontraído, mas ainda assim vou falar com ele, só para ter a certeza. Se houver novidades, depois digo.


            Comentar


            • #7
              Inserido Inicialmente por micaela24 Ver Mensagem
              Eu não sei o que se diz por aí, mas na minha modesta opinião, entre açúcar que vem de uma planta ou um químico, eu optaria por açúcar, sem dúvida nenhuma.
              Sou da mesma opinião. Todos os químicos que puder evitar, evito. Já por várias vezes li que os adoçantes são prejudiciais ao sistema nervoso central. Se é mito ou não, não sei, mas prefiro não arriscar.

              Comentar


              • #8
                Para mim, não faz sentido substituir o pacote de açúcar que uso no café por adoçante. Não são aqueles 7 gramas de açúcar que me vão fazer mal. Só faz sentido trocar para adoçante se comer muito açúcar, mas se como muito açúcar é porque ando a abusar e mais vale cortar é nos doces. Tenho um primo que é diabético e nem ele abusa do adoçante. Tem um limite de x gramas de açúcar e trocou os snacks doces por coisas como castanhas secas e coisas do género.
                2 filhotes lindos

                Comentar


                • #9
                  Num mundo ideal, todas nós adoraríamos apenas as comidas que nos fazem bem e nem sequer gostaríamos de açúcar, quanto mais adoçante. O problema é que não vivemos nesse mundo ideal, e na primeira gravidez cumpri com todos os mitos e mais alguns sobre o que comer ou não comer, regras que mais tarde vim a perceber serem completamente desprovidas de fundamento e algumas até contraditórias.

                  Não estamos a falar, como eu já referi, de comer um Kg de açúcar ou de adoçante por dia.

                  Tenho pena que, aparentemente, nenhuma das mamãs com diabetes tenha visto o tópico, para me poder elucidar. No entanto, para quem estiver interessado (e tenha a mente suficientemente aberta para se libertar dos mitos), informo que perguntei ao meu Go e, tal como esperado, só poderia fazer algum mal se eu ingerisse cerca de 10 vezes mais adoçante por dia do que na realidade acontece. E, mesmo assim, a probabilidade de causar algum mal era baixíssima.

                  Obrigada.


                  Comentar


                  • #10
                    Inserido Inicialmente por SCGSLC Ver Mensagem
                    No entanto, para quem estiver interessado (e tenha a mente suficientemente aberta para se libertar dos mitos), informo que perguntei ao meu Go e, tal como esperado, só poderia fazer algum mal se eu ingerisse cerca de 10 vezes mais adoçante por dia do que na realidade acontece. E, mesmo assim, a probabilidade de causar algum mal era baixíssima.

                    Obrigada.
                    Se calhar também deverias abrir mais a tua mente às opiniões dos outros... E se a tua mensagem era exclusivamente dirigida às mães diabéticas, deverias tê-lo referido no título do tópico.

                    Comentar


                    • #11
                      Mito ou não, mente aberta ou fechada, durante a gravidez (diabetes gestacional) preferi eliminar ao máximo os açúcares e limitava-me a usar um pouquinho no café em detrimento de um produto sintético.

                      São opções

                      Comentar


                      • #12
                        Olá!

                        Parece-me que a quantidade de adoçante que possas pôr no café é de tal forma diminuta que não deve ter grandes contra indicações
                        Eu pessoalmente não sou grande defensora dos produtos light, penso que é mais preferível uma alimentação cuidada e exercício físico. Tenho diabéticos na família e não tocam em adoçantes.
                        E atenção que o colestrol em excesso não tem nada a ver com diabetes

                        Bjks

                        Comentar


                        • #13
                          Inserido Inicialmente por SCGSLC Ver Mensagem
                          Num mundo ideal, todas nós adoraríamos apenas as comidas que nos fazem bem e nem sequer gostaríamos de açúcar, quanto mais adoçante. O problema é que não vivemos nesse mundo ideal, e na primeira gravidez cumpri com todos os mitos e mais alguns sobre o que comer ou não comer, regras que mais tarde vim a perceber serem completamente desprovidas de fundamento e algumas até contraditórias.

                          Não estamos a falar, como eu já referi, de comer um Kg de açúcar ou de adoçante por dia.

                          Tenho pena que, aparentemente, nenhuma das mamãs com diabetes tenha visto o tópico, para me poder elucidar. No entanto, para quem estiver interessado (e tenha a mente suficientemente aberta para se libertar dos mitos), informo que perguntei ao meu Go e, tal como esperado, só poderia fazer algum mal se eu ingerisse cerca de 10 vezes mais adoçante por dia do que na realidade acontece. E, mesmo assim, a probabilidade de causar algum mal era baixíssima.

                          Obrigada.
                          Só um alerta, caso o queiras considerar. A polémica do aspartame, segundo o que vi na tal reportagem e o que já li, deve-se também ao facto de os estudos que deram origem à sua aceitação nos EUA terem sido patrocinados pela empresa que o queria introduzir no mercado. Depois, alguns estudos alegam que este produto (tais como outros, é certo) podem causar diversas patologias, em especial quando utilizados juntamente com outros quimicos (como os intensificadores de sabor). Claro que estas noticias podem ser somente alarmistas, mas pelo sim pelo não, convém não abusar (tem atenção aos vários alimentos que contêm aspartame...). O facto é que as doses diárias para o aspartame são menores na Europa do que nos EUA, em parte porque a Europa ainda mantém o "principio da precaução" ao passo que nos EUA o principio é mais do "até prova em contrário", ou seja, até que surjam estudos que os produtos fazem mal, estes são autorizados.

                          Por outro lado, se o teu médico diz que não faz mal, certamente que outros terão mais reservas, tudo depende dos estudos que lêem, daquilo em que acreditam, etc.

                          Ter a mente aberta também significa colher as informações de diversas fontes e pensar pela própria cabeça... sem criticar quem tenha opiniões diferentes!
                          tenho dois príncipes no meu reino: a princesa Beatriz e o príncipe José Maria


                          Vendas em 1ª e 2ª mão;

                          Comentar


                          • #14
                            Inserido Inicialmente por SCGSLC Ver Mensagem
                            Num mundo ideal, todas nós adoraríamos apenas as comidas que nos fazem bem e nem sequer gostaríamos de açúcar, quanto mais adoçante. O problema é que não vivemos nesse mundo ideal, e na primeira gravidez cumpri com todos os mitos e mais alguns sobre o que comer ou não comer, regras que mais tarde vim a perceber serem completamente desprovidas de fundamento e algumas até contraditórias.

                            Não estamos a falar, como eu já referi, de comer um Kg de açúcar ou de adoçante por dia.

                            Tenho pena que, aparentemente, nenhuma das mamãs com diabetes tenha visto o tópico, para me poder elucidar. No entanto, para quem estiver interessado (e tenha a mente suficientemente aberta para se libertar dos mitos), informo que perguntei ao meu Go e, tal como esperado, só poderia fazer algum mal se eu ingerisse cerca de 10 vezes mais adoçante por dia do que na realidade acontece. E, mesmo assim, a probabilidade de causar algum mal era baixíssima.

                            Obrigada.
                            Há coisas que são mesmo mitos e há outras que são precauções. Lembro-me de ler aqui uma mãe a dizer que ficou com medo de ter tomado já não sei o quê quando ainda não sabia que estava grávida e o GO garantir que não fazia mal porque o bebé ainda não estava formado, ao passo que a minha GO diz que faz mal no 1º trimestre precisamente por o bebé ainda estar em formação.
                            Cada um sabe de si: se confias no teu GO, é bom sinal e deves fazer o que ele diz.
                            Se pediste uma opinião, não deves ficar chateada por as pessoas que deram a opinião não te darem a resposta que querias. É claro que tal como a dose de açúcar no café é mínima, também a de adoçante é, por isso presumo que não faça grande mal. Eu continuo a não comprar produtos light, para mim ou para a minha filha, precisamente por causa do adoçante. Tenho a mente aberta a muita coisa mas prefiro optar por coisas menos químicas. Já bem basta o que não controlamos.
                            2 filhotes lindos

                            Comentar


                            • #15
                              :-) Eu não fiquei chateada. E todos os vossos contributos são benvindos, apenas ler que "não faz sentido substituir o meu pacote de açúcar por adoçante" denota ou iliteracia ou falta de atenção, porque o que perguntei foi precisamente o oposto. A minha resposta dirige-se exclusivamente para a intervenção imediatamente anterior, e não às restantes.

                              Em jeito de conclusão, sim, confio o suficiente no meu Go para acreditar que posso continuar, principalmente porque, como já aqui disseram, o meu consumo de produtos light ou adoçante é diminuto, e concordo que o segredo está na moderação.

                              Entretanto, eu não tenho diabetes, o que cheguei a ter foi colesterol (que não tem nada a ver com isto) e triglicéridos (que está relacionado também com açúcares, embora estejam perfeitamente controlados actualmente).

                              Obrigada, mesmo.
                              Ultima edição por SCGSLC; 19-11-2011, 17:50.


                              Comentar

                              slot_bottomleaderboard_post

                              Collapse
                              Working...
                              X