Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Baixa de risco, sem autorização para sair

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Baixa de risco, sem autorização para sair

    Olá a todas,
    Estou de 34 semanas quase 35 semanas e estou baixa de gravidez de risco devido ao facto de sempre que ia trabalhar sentia muitas contracções e dores por causa da ciática.
    Na minha baixa não tenho autorização para sair porque a médica disse que nas baixas de alto risco não era possível dar autorização. No entanto, e uma vez que tenho tido menos contracções, e para não dar em louca por vezes saio, nem que seja só ir a casa da minha mãe almoçar. Claro que vou sempre apreensiva pois tenho medo que a inspecção venha cá a casa e me suspendam a baixa por não estar cá.
    A minha primeira questão é: alguma de vocês já teve visita da inspecção? Como é que sabemos se eles foram a nossa casa quando não estávamos? Deixam alguma informação na caixa do correio, mandam uma carta depois a dizer que estiveram lá? E se não estiver em casa na hora que eles foram lá como posso eu argumentar? Se é que posso….
    E como é que vocês são chamadas para a junta médica? Eles enviam uma carta?
    Obrigada

  • #2
    Há 3 anos estive 45 dias de baixa por gravidez de risco, logo no inicio da gravidez, e no final mais 15 antes do parto, das 2 vezes não apreceu qualquer inspecção e só fui chamada para junta médica ao fim de mais 30 dias da primeira baixa qd já ia trabalhar, pelo que nem cheguei a ir, pois coincidia com o 2º dia de trabalho.

    Desta gravidez tb estive quase 4 semanas de molho e tal como da 1ª gravidez não apareceu ninguem e novamente só chamaram para junta médica qd já estava a trabalhar, pelo que como já tinha informado que ia entrar ao serviço antes da baixa acabar, nem me dei ao trabalho de ir (foi o que a Sr.ª da SS me mandou fazer; - Não ir, pois eles já tinham a informação de que eu já estava a trabalhar.

    Acho, que no caso de inspecções deixam uma nota na caixa do correio para tu justificares a tua ausência! No caso da junta médica é por carta que fazem a convocatória! Eu desta vez tive de me ausentar algumas vezes, caso me tivessem visitado teria de arranjar uma justificação de comparecimento no médico (que tive de ir várias vezes) ou então alegava que estava a descansar (repouso absoluto) e não tinha ouvido a campainha (a casa é grande) .

    Comentar


    • #3
      Inserido Inicialmente por joana_P Ver Mensagem
      Olá a todas,

      A minha primeira questão é: alguma de vocês já teve visita da inspecção? Como é que sabemos se eles foram a nossa casa quando não estávamos? Deixam uma carta a informar que se deslocaram ao domicilio e nao estava ninguém
      Deixam alguma informação na caixa do correio, mandam uma carta depois a dizer que estiveram lá? E se não estiver em casa na hora que eles foram lá como posso eu argumentar? Se é que posso…. Tens 10 dias para justificar a ausência, apenas aceitem motivos validos: consultas, funerais, etc

      E como é que vocês são chamadas para a junta médica? Eles enviam uma carta? Sim enviam uma carta a dizer o local e a hora da junta médica e o que tens de levar
      Obrigada
      bem desta gravidez estive de baixa de risco exactamente 36 semanas...e tal como tu nao podia sair de casa. Custou imenso mas custaria muito mais sair e ser apanhada! Pq afinal se estamos de baixa de risco foi por algum motivo!


      Comentar


      • #4
        Inserido Inicialmente por praline Ver Mensagem
        bem desta gravidez estive de baixa de risco exactamente 36 semanas...e tal como tu nao podia sair de casa. Custou imenso mas custaria muito mais sair e ser apanhada! Pq afinal se estamos de baixa de risco foi por algum motivo!

        Exacto!
        Eu estou de baixa porque quando estava a trabalhar, devido ao stress e à agitação do meu trabalho ficava com muitas contracção arriscando-me assim a parto prematuro (havia risco). Neste momento, e como resultado do descanso não tenho nem metade das contracções que tinha e o risco de parto prematuro reduziu imenso. Assim, e tal como a minha obstetra me disse (ao contrário médica do centro de saúde) ir almoçar com a minha mãe que vive a 1km da minha casa ou até mesmo ir a casa de uma amiga ou apanhar um pouco de sol (na Rua) não faz mal a ninguém, pelo contrário. A minha saúde mental também conta.
        Ou seja, não saio da baixa de risco porque se fosse agora trabalhar (as 35s) voltava a ter contracções e dores. Mas ficar 24horas por dia em casa, também não faz grande sentido pelo menos para mim
        No inicio da minha gravidez tive um descolamento da placenta, e ai sim, não podia sair de casa porque precisava de repouso absoluto e havia risco para a minha bebé. E como só pensava no bem da minha bébe não sai. Agora é diferente.
        Cada caso é um caso!

        Comentar


        • #5
          Eu estive com baixa de risco na minha 2ª gravidez

          Por volta das 28 semanas comecei a ter contracções que eram detectadas no CTG e vim para casa. como tinha o colo do útero fechado não precisei de repouso absoluto mas tinha que estar mais descansada. No meu caso chamaram-me a uma baixa médica passado muito pouco tempo mas nunca tive nenhuma inspecção.
          Também era uma coisa que me deixava sempre preocupada porque eu tinha que ir levar a minha filha mais velha à creche e tinha que a ir buscar ao fim do dia. Pelo que me disseram as inspecções são feitas normalmente a quem mete baixas com muita frequência e quando lá vão deixam informação no correio.

          Comentar


          • #6
            Olá. O que não é verdade é não ser possível não dar autorização para sair. Já tive várias vezes de baixa de risco e a médica sempre me autorizou a sair dentro dos horários estabelecidos. Fora deles o melhor é não arriscar.
            Conheço mamãs que foram inspeccionadas, mas estavam em casa.
            Quando não estão deixam um aviso; depois desculpas... não sei!
            Boa sorte para o restante tempo de gravidez e parto.


            12/2009 - aborto retido 9s ... 05/2010 - aborto espontâneo 7s

            Comentar

            slot_bottomleaderboard_post

            Collapse
            Working...
            X