Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Grávida de 4 semaninhas e com dúvidas em relação ao centro de saúde

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • #16
    Olá,

    Eu nas gravidezes todas fui seguida numa médica particular e no CS. No meu caso, como não tinha médico de família, tinha que ir lá um dia qualquer, à hora que me apetecesse e o médico que estivesse no reforço atendia-me. Em termos práticos não sei como poderia funcionar se não tivesse uma médica particular para realmente me seguir mas ir ao CS dava-me imenso jeito por causa dos papéis para as análises que o Estado paga e para as ecos principais (1 por trimestre). Na 3ª gravidez(o ano passado), quando fui à 1ª consulta a médica que me atendeu disse que o protocolo tinha passado a ser mandar as grávidas todas para serem atendidas na Maternidade, onde faziam o rastreio bioquímico, ecos e análises e onde podiam ter consultas com obstetras (e não médicos de medicina geral e familiar, como no CS). Francamente odiei o atendimento na Maternidade e regressei ao sistema anterior, de ir ao CS quando precisava de requisições. Como a gravidez foi considerada de alto risco precisei de fazer muitas análises mas no CS não fizeram qualquer problema.
    Nas 3 gravidezes tive sempre 1 só boletim, onde eram registadas todas as informações e acho que isso facilita, porque fica toda a informação registada no mesmo sítio. No CS quando fui à 1ª consulta da 1ª gravidez disseram-me que era só 1 boletim porque a gravidez também era só uma (piada, claro..).
    Em relação aos prazos e a teres consulta no fim do mês, vai muito a tempo . Nessa altura dão-te as requisições para todos os exames do 1º trimestre.

    Beijinhos e tudo a correr bem!

    Comentar


    • #17
      Inserido Inicialmente por micaela24 Ver Mensagem
      Eu tive dois boletins, um da GO e outro do CS.
      Já agora, a menos que o médico de família seja uma besta descomunal, como era o meu 1º, acho má ideia falhar as consultas do CS. As pessoas não põem os pés no CS e o médico de família nem as conhece e depois queixam-se que não lhes passam exames quando precisam, etc. Eu fui seguida nos dois lados e a minha filha só foi ao pediatra aos 6 meses e continua a ser seguida regularmente nos dois lados e nota-se perfeitamente que o excelente atendimento no CS também se deve ao facto de nos verem lá regularmente e de sentirem que confio no trabalho deles. Por isso, já me passaram exames por telefone, o médico já me viu a miúda no corredor só para tirar umas teimas, etc.
      Pois, para o caso de se ter um médico de família que já nos conheça bem, é bom.
      No meu caso não tenho médico de família e a médica que me calhou era uma besta de todo o tamanho. Foi devido a não ter gostado dela (nem sequer me falou e não tinha paciência), o facto de não ser obstetra, o facto das instalações serem velhas, o facto de ter que me deslocar a outros sítios para fazer as ecos e exames, que me levou a optar pelo hospital. O CS acabaria por não fazer nada por mim. Apenas me passaria os exames. Mas isso o hospital faz.

      Comentar


      • #18
        Inserido Inicialmente por DianaD Ver Mensagem
        Pois, para o caso de se ter um médico de família que já nos conheça bem, é bom.
        No meu caso não tenho médico de família e a médica que me calhou era uma besta de todo o tamanho. Foi devido a não ter gostado dela (nem sequer me falou e não tinha paciência), o facto de não ser obstetra, o facto das instalações serem velhas, o facto de ter que me deslocar a outros sítios para fazer as ecos e exames, que me levou a optar pelo hospital. O CS acabaria por não fazer nada por mim. Apenas me passaria os exames. Mas isso o hospital faz.
        Eu não tinha um médico de famílio que me conhecesse. Só tive médico de família aos 5 meses de gravidez e não o conhecia. Agora conheço-o bem porque nunca falhei consultas lá. Seja como for, é um facto que ele não é obstetra mas foi muito bom conhecê-lo antes da miúda nascer. O atendimento é outro, tenho a certeza. Conhece-a desde que nasceu e isso vale muito.
        2 filhotes lindos

        Comentar


        • #19
          No meu CS quem não tem médico de família é atendido, tal como disse, em qualquer dia dentro do horário de funcionamento do CS pelo médico que estiver nas consultas de reforço. Os bebés filhos de pais sem médico de família não são atendidos pelos mesmos médicos, vão à pediatra que está sempre no CS até terem 3 anos, só aí fazem a inscrição no sítio do restante pessoal.

          Comentar


          • #20
            Inserido Inicialmente por micaela24 Ver Mensagem
            Eu não tinha um médico de famílio que me conhecesse. Só tive médico de família aos 5 meses de gravidez e não o conhecia. Agora conheço-o bem porque nunca falhei consultas lá. Seja como for, é um facto que ele não é obstetra mas foi muito bom conhecê-lo antes da miúda nascer. O atendimento é outro, tenho a certeza. Conhece-a desde que nasceu e isso vale muito.
            Bem, ali no meu CS não há previsão de eu vir a ter médico de família, o que é triste. E a médica que me atribuiram para a gravidez não valia nada. No hospital sou seguida por uma médica muito simpática e competente e por acaso é sempre a mesma. Claro que ela deve ter mais doentes que num CS e nem se deve lembrar de mim, mas é Obstetra de alto risco, o que é sempre um plus mesmo eu não precisando desse plus, mas nunca se sabe
            Claro que depois de ter o meu filho, nunca mais a vou ver. Acaba-se a relação nesse momento. Mas vou continuar a não ter médico de família. Só tive médico de família quando era pequena e quando fui viver para uma Vila, onde havia médicos para toda a gente. Aqui de volta à cidade, é o que se vê, tudo cheio.
            Claro que é bom ter um médico de família que nos conheça mas eu estou muito contente com o atendimento da minha médica no hospital, apesar das esperas de 2h sempre que vou a uma consulta. E depois para a pediatria vou inscrever o meu baby na mesma fundação onde andou o meu outro filho. Continuam a faltar os cuidados para mim, mas isso é o menos.

            Comentar

            slot_bottomleaderboard_post

            Collapse
            Working...
            X