Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Amniocentese

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Amniocentese

    Bom dia Mamys,

    Descobri a pouco tempo que vou a 2ª volta, e como já tenho 36 anos, disseram-me que já tenho de fazer a amniocentese, embora nao seja obrigatório.
    Podem dizer-me se fizeram? há de facto riscos?

    Obrigada



  • #2
    Olha, eu acho que a amniocentese deve ser feita quando o médico aconselha, e quando há um conjunto de fatores que indiquem essa mesma necessidade.
    Eu fiz uma amniocentese da minha gravidez do meio e correu tudo bem, não doeu nada...e no fim perdi a minha princesa com 35 semanas..( claro que não teve nada a ver com a amnio), a seguir fiquei novamente grávida, e fui seguida por outra médica que achou que não era preciso, e eu já tinha 36 anos, e daí nasceu a minha Mariana.
    Quando a eco das 12 semanas não está normal, quando o rastrei bioquimico está alterado, aí pode ser aconselhado realmente a amnio, agora claro que os papás tb podem querer fazer para ficarem descansados.

    Agora relaxa e fala co o teu médico

    pat
    http://lilypie.com/pic/080730/KodX.jpg[/img][/url]




    Beijinhos

    Comentar


    • #3
      Olá Vanduska,

      A amniocentese não é nem nunca foi obrigatória (pelo contrário, a mãe tem até de assinar um termo de responsabilidade para a poder fazer). Pode é ser fortemente recomendada e é claro que nestes casos a maioria das grávidas fá-la.

      Até há uns tempos (sobretudo até ao aparecimento do rastreio combinado do 1.º trimestre), recomendava-se a amniocentese a TODAS as grávidas com mais de 35 anos. Isto tinha vários inconvenientes, porque por um lado a amnio é um procedimento invasivo, chato e com risco de aborto (de cerca de 1%) e, se puder ser evitada, melhor. Por outro, porque se verificou que a maioria dos bebés com deficiências cromossomáticas nasciam filhos de mulheres com menos de 35 anos, que não faziam qualquer rastreio, a menos que tivessem grandes antecedentes familiares de malformações congénitas.

      Isto alterou-se, como eu dizia, com o aparecimento do chamado rastreio combinado do 1.º trimestre, pelo qual a mãe faz umas análises ao sangue nas quais se obtêm certos dados, que são depois combinados com informação obtida na ecografia das 12 semanas (por exemplo, com a medição da translucência da nuca, presença ou não de ossos nasais, etc) e outros dados (como a idade materna, utilização ou não de técnicas de reprodução medicamente assistida, etc.). Toda esta informação é inserida num programa específico, por um médico credenciado pela Fetal Medicine Foundation para a realização destes rastreios e obtêm-se uma probabilidade de o bebé ser ou não portador de várias trissomias. Se a probabilidade for superior a 1:300 (para a trissomia 21, a mais comum), o rastreio é considerado positivo e recomenda-se a realização (então sim) de uma amniocentese. Se for inferior, o resultado é considerado negativo e já não se aconselha a amniocentese, embora a mãe possa SEMPRE optar por fazê-la.

      Este rastreio combinado do 1.º trimestre não dá um diagnóstico de malformações, isto é, ao contrário da amniocentese nunca indica se o bebé é ou não portador de trissomias. Apenas apresenta a probabilidade estatística de que tal aconteç,a com aqueles dados. Mas permite detectar cerca de 96% das trissomias, sem quaisquer riscos. É considerado o exame mais avançado neste campo, mas não é comparticipado pelo Serviço Nacional de Saúde (por certos seguros sim).

      Por esta razão, tende a ser ignorado pelos médicos de clínica geral do SNS, que não estão famiiarizados com ele e não lhe ligam nenhuma, optando por seguir o procedimento tradicional de encaminhar para a amniocentese todas as grávidas maiores de 35 anos e (praticamente) só estas. Para te dar um exemplo, eu fiz o rastreio combinado do 1.º trimestre, com resultado de 1:1830 (negativíssimo, portanto) e a médica do centro de saúde (estou a ser seguida aqui e num GO particular) nem olhou para os resultados e insistiu muito para que eu fizesse a amniocentese (tenho 39 anos).

      Eu fi-la, porque a pressão (da médica e da família) foi enorme e sentir-me-ia culpada se não a fizesse, mas o médico que me fez a amniocentese "ralhou" comigo depois do exame, dizendo que eu tinha corrido um risco desnecessário porque a probabilidade de o bebé ter malformações cromossomáticas era baixíssima e que, se era para fazer a amnio de qualquer forma, não valia a pena ter feito o rastreio. Se fosse agora, não sei se a faria, mas é verdade que recebi ontem os resultados e, de facto, o bebé é completamente normal e só a amniocentese pode dar este grau de certeza.

      Em suma: tu é que sabes. Muita gente te pode aconselhar e opinar, mas a decisão é e só pode ser tua. Mas pensa que não és obrigada a nada, a medicina evoluiu muito nesta área, tens várias opções ao teu dispor e deves aproveitá-las.

      Só mais uma coisa: se optares pela amnio, o procedimento médico não custa nada, para mim foi menos penoso que tirar sangue. O que custa é descansar a seguir e esperar pelos resultados.

      Bjs e um bebé muito saudável
      KellyPT
      Nov 2010: exames pré-natais (polipose do endométrio); 15Fev2011: histeroscopia cirúrgica; 26Jul2011: miomectomia + histeroscopia cirúrgica; Agosto a 30Dez2011: pausa nos treinos (pílula); 9Mar2012: POSITIVO

      O meu príncipe, Miguel, chegou a 29 de Outubro de 2012




      Orgulhosa madrinha das minhas queridas S. e TelmaGD
      Madrilhada da muito especial Angie

      Comentar


      • #4
        Olá Vanduska e parabéns pela gravidez!

        Como a Kelly explicou e muito bem, a amniocentese não é obrigatória e fazê-la será sempre uma decisão tua.
        Gostaria apenas de alertar que o rastreio que se faz "apenas" indica a probabilidade da mulher poder ter ou não um bebé com anomalias cromossomáticas. Com excepção dos indicadores da ecografia, todos os testes sanguíneos são da mãe e não do bebé.
        Eu fiz na minha 2ª gravidez a conselho do meu obstetra e nem cheguei a fazer o rastreio. A minha primeira bebé morreu in utero às 39 semanas e embora não tivesse nada a ver com anomalias do bebé, de acordo com o médico este factor aliado à idade, 35 anos, seriam o suficiente para o rastreio vir positivo e com indicação para a amniocentese. Assim, fiz o exame e felizmente correu muito bem. O exame em si não é muito difícil, no meu caso não custou mais do que uma recolha de sangue. O difícil é a espera pelos resultados! A minha princesa tem 2 anos e é uma criança saudável e feliz
        Antes de tomares qualquer decisão fala com o médico e pede para ele te explicar detalhadamente quais as opções e quais os riscos da amniocentese porque os há!
        Beijocas e tudo de bom!



        Comentar


        • #5
          Obrigada pelos vossos testemunhos
          Ainda ontem liguei para o centro de saude á perguntar porque a médica não me tinha mandado fazer o teste bioquimico, ao que ela respondeu: Voce vai fazer a amniocentese por isso nao precisa de rastreio bioquimico, para além disso temos tido muitos falsos positivos e não damos credibilidade nenhuma a esse teste :S

          Ou seja, ela praticamente me obriga a fazer a amniocentese, eu tenho 36 anos (só) e estou mesmo indecisa...tenho medo que corra alguma coisa mal...


          Comentar


          • #6
            Inserido Inicialmente por Vanduska Ver Mensagem
            Obrigada pelos vossos testemunhos
            Ainda ontem liguei para o centro de saude á perguntar porque a médica não me tinha mandado fazer o teste bioquimico, ao que ela respondeu: Voce vai fazer a amniocentese por isso nao precisa de rastreio bioquimico, para além disso temos tido muitos falsos positivos e não damos credibilidade nenhuma a esse teste :S

            Ou seja, ela praticamente me obriga a fazer a amniocentese, eu tenho 36 anos (só) e estou mesmo indecisa...tenho medo que corra alguma coisa mal...
            Compreendo-te...de quanto tempo estás? É que, em princípio, antes de fazer a amniocentese, farás uma consulta de diagnóstico pré-natal no hospital ou maternidade onde a deverás fazer (como és de Lisboa, provavelmente na MAC). Nesta consulta, julgo que podes pedir ao médico (que será bastante mais sabedor destas questões do que qualquer médico de qualquer centro de saúde) que te mande primeiro fazer o rastreio antes de tomares a decisão sobre se queres ou não fazer a amniocentese. O rastreio é mais rápido, mais seguro e mais barato, por isso os especialistas preferem-no. É verdade que a taxa de falsos positivos é alta, mas a de falsos negativos é baixa. Ou seja, se o rastreio vier negativo, como vem na maioria das vezes, é muito pouco provável que o bebé tenha problemas. Se vier positivo é que por vezes as grávidas são encaminhadas para amniocentese, para depois descobrirem que o bebé afinal é normal. Mas como a opção é seguir para amnio imediatamente sem fazer rastreio, o risco não é maior.

            De qualquer forma, não stresses demasiado com isso: é de longe mais provável que o bebé seja saudável e, mesmo que optes pela amniocentese, não é nenhum bicho de 7 cabeças: o exame dura 2 minutos, depois descansas 2 dias e já está. O risco de aborto existe, mas oscila entre 0,5 e 1%. Ou seja, tens pelo menos 99% de hipótese de que corra tudo bem, o que é menos do que o risco que corres ao atravessar a estrada todos os dias. E tu atravessas, verdade? Sossega, explora as possibilidades que tens, mas não te preocupes desnecessariamente, que não é caso para isso
            KellyPT
            Nov 2010: exames pré-natais (polipose do endométrio); 15Fev2011: histeroscopia cirúrgica; 26Jul2011: miomectomia + histeroscopia cirúrgica; Agosto a 30Dez2011: pausa nos treinos (pílula); 9Mar2012: POSITIVO

            O meu príncipe, Miguel, chegou a 29 de Outubro de 2012




            Orgulhosa madrinha das minhas queridas S. e TelmaGD
            Madrilhada da muito especial Angie

            Comentar


            • #7
              Olá meninas

              Decidi não fazer a amniocintese, optei pelo rastreio bioquimico. Estou à espera de resultados e parece que vou ter um pilas!!!


              Comentar

              slot_bottomleaderboard_post

              Collapse
              Working...
              X