Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

2º filho e despesas..

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • 2º filho e despesas..

    ola a todas,

    tenho menino k fez 3 anos em setembro e começo a achar k o relogio esta outra vez a dar horas!!!
    o do meu namorido começou á uns 2 anos, mas o meu começa a dar sinal agora.

    Sou uma pessoa k penso muito nas coisas antes de me meter nelas, porque tenho medo que o futuro não seja tão risonho como queremos, e como as coisas estão pelo nosso país..

    Adiante, queria que as mamas com 2 filhotes me dessem uma ideia das despesas que passram a ter a mais.
    Já sei k se tivesse menino teria metade da festa feita, aproveitava td, roupa,sapatos.
    Já tenho outras coisas carrinho, ovo, cama, esterilizador, fraldas de pano (teria de comprar muitas mais!)..
    Ja sei k so no medico, vacinas e leite em pó(nunca consegui amamentar em exclusivo!) é outro balurdio

    Para o meu marido é td muito simples, ele ker é ter outro!
    tb teria a sorte da minha mae ficar com o bebe..

    Sinto algum receio de avancar, isto nao me sai da cabeça!

    beijocas

  • #2
    Passei a ter a mais a despesa de um novo membro da familia: alimentação, vestuário, saude e peso na conta da luz, água e gás.
    Não podes contabilizar a despesa naquilo que irás poupar porque reaproveitas do mais velho (eu aproveitei pouca coisa, já que tive uma menina, e agora um menino; e mesmo assim para reaproveitares tens de acertar com a estação:P); entra o mesmo rendimento e terás de dividir por 4.
    No caso do meu filhote ainda amamento, logo o dinheiro do LA é redirrecionado para outras coisas, no caso dele: produtos de higiene especificos, já que fez alergia aos primeiros que comprei para levar para a maternidade, e o que o pediatra aconselhou, deu-se bem e não arrisco mudar. Mas para ele, já comprei trio, cama, parque que os que eram da mana, eram herdados do meu sobrinho e o desgaste muito.

    No fundo, a despesa aumenta, e ponto final; onde cortas? não sei, só sei que entre um par de sapatos para eles e um para mim, escolho para eles primeiro. Não há soluções milagrosas, apenas mais ginástica orçamental!
    Bj

    Comentar


    • #3
      olha, eu tenho 2 meninas e aprovei tudinho da mais velha, uma vez que ambas nasceram na mesma estação do ano! é que mesmo tudo! tanto na puericultura, cm em brinquedos, roupas. enfim. gastos claro ans fraldas, saúde, e agora na creche. se fossem de sexos diferentes, aí o gasto seria mt maior.
      beijos


      Comentar


      • #4
        Eu tive o meu segundo filho agora em agosto....despesas a mais, tal como já te disseram é mais um membro da familia, água, luz, roupa, calçado, produtos de higiene, fraldas, roupa além de ter dois rapazes aproveitei muito pouca, o mais velho nasceu em Dezembro por isso roupas pequenas é tudo de Inverno, carro, cama, muda fraldas, espreguiçadeira, tive que comprar tudo porque quando o mais velho nasceu eu vivia aí no continente e agora por motivos profissionais vivo na Ilha da Madeira e além de ainda ter tudo do mais velho não me compensava trazer as coisas daí para cá, mas se tens já é uma ajuda....
        Depois temos as consultas no Pediatra, as vacinas que não são nada baratas, leites de lata se não amamentares e depois começam as papas, as frutinhas e tudo o que já sabes.

        Acho que é sempre uma decisão que não é fácil de tomar, porque o dinheiro que entra em casa é sempre o mesmo e depois é mais uma pessoa a gastar....e não vejo mesmo onde se possa cortar sinceramente.

        Bjs e boa sorte.


        Comentar


        • #5
          os meus tem 3 anos de diferença certa: menino e menina.

          berço, carro, banheira, cadeira da papa, muda fraldas, espreguiçadeira foi tudo herdado do mano. Eles nasceram no mesmo mês, muita roupa aproveitei sobretudo a de recém-nascidos, pijamas, interiores, camisolas, etc...

          Despesas temos sempre mais pq é mais 1. tirando a creche não notei grandes aumentos na conta da electricidade,etc...
          Cremes e afins, ambos tem boa pele, nunca precisei e como ela ainda é amamentada imaginas o que se poupa em LA.


          Comentar


          • #6
            obrigado a todas, pelo testemunho..

            Pois que sorte sorte era que viesse menino e em Setembro! é que tinha tudo mesmo..
            Mas como ainda não somos donas dessa decisão, lá tenho a menina a pairar que até é o que o namorido quer.
            A questão prende-se mesmo com o facto de ser sempre o mesmo dinheiro a entrar, e pra mim essa historia de onde comem 1 comem 2 as vezes não é bem assim.
            mas é como a Sdias diz entre os filhos sempre em primeiro.

            Acho que vou pensar mais um bocadinho nesta questão.
            Obrigado a todas, felicidades e beijocas

            Comentar


            • #7
              Ai..como te entendo...estou grávida de 27 semanas e antes de tirar o diu pensei e repensei...honestamente quanto mais pensava menos me apetecia arriscar..mas depois pensava que a nossa vontade foi sempre a de ter 2 filhos,que a vida correr como queremos nunca corre(trabalho por minha conta ,isto não esta nada facil),a única coisa que mudava era a minha idade ,que avançava...olha um dia fui ter com a minha obstreta e pimba..acho que tinha de ser porque eu penso que no proprio dia que tirei o diu engravidei..ou seja quem vem aí,a minha Daniela ,não quis deixar margem de dúvida que tinha de nascer e que não ia ter tempo para arrependimentos nem de pensar mais...digo o mesmo que outra mãe,eu tiro a nós para dar a elas..a bebé ainda não nasceu,muita coisa aproveito,mas outra nem por isso,espero dar de mamar se não paciencia,ajudas não tenho,nem monetárias nem fisicas..a minha bebé vem comigo para o trabalho e queira Deus que seja sossegada e me permita te la comigo até a mais velha ir para a primária...não existem contas certas linda,isso eu aprendi com a vida...devemos ponderar e ver realmente se adiar um projeto pessoal tão bonito e gratificante como uma família deve ser prioritário ...eu aprendi com a minha mais velha que gastamos muitas vezes dinheiro mal gasto..nesta já não repito isso,a única coisa que sei que nao lhe vou faltar é com amor e cuidados ,isso vai ter igual,o resto se não puder ter tudo o essencial terá ,mas é bem vinda e é a minha escolha e a do pai!!

              Comentar


              • #8
                Inserido Inicialmente por rodriel Ver Mensagem
                ola a todas,

                tenho menino k fez 3 anos em setembro e começo a achar k o relogio esta outra vez a dar horas!!!
                o do meu namorido começou á uns 2 anos, mas o meu começa a dar sinal agora.

                Sou uma pessoa k penso muito nas coisas antes de me meter nelas, porque tenho medo que o futuro não seja tão risonho como queremos, e como as coisas estão pelo nosso país..

                Adiante, queria que as mamas com 2 filhotes me dessem uma ideia das despesas que passram a ter a mais.
                Já sei k se tivesse menino teria metade da festa feita, aproveitava td, roupa,sapatos.
                Já tenho outras coisas carrinho, ovo, cama, esterilizador, fraldas de pano (teria de comprar muitas mais!)..
                Ja sei k so no medico, vacinas e leite em pó(nunca consegui amamentar em exclusivo!) é outro balurdio

                Para o meu marido é td muito simples, ele ker é ter outro!
                tb teria a sorte da minha mae ficar com o bebe..

                Sinto algum receio de avancar, isto nao me sai da cabeça!

                beijocas

                Em termos de roupa, eu pensava que o 2º iria herdar a roupa do 1º, mas neste momento vestem o mesmo tamanho pois o mais novo é calmeirão. Saiu-me o tiro pela culatra neste aspecto. De resto, quando os dois estão doentes ao mesmo tempo é um loucura, há uns meses saí da farmácia com um saco de supermercado...

                Nós ainda queremos ir ao terceiro filho, mas nos próximos anos não será. Actualmente nada é seguro, o que é verdade hoje, amanhã já não é. Em termos de impostos vai ser bonito nos próximos anos!

                Comentar


                • #9
                  Respondo exactamente o que respondi no outro topico:

                  Eu engravidei do 1º filho quando sabia que ia ficar desempregada... e fiquei gravida do 2º filho mesmo sabendo que o meu marido ia ficar desempregado dali a uns meses..

                  Se fui louca? Nada disso... Fizemos muuuuitas contas... muitas mesmo...

                  Não pago infantários... sou mãe a tempo inteiro...
                  A profissão do meu marido é bastante solicitada, por isso sabiamos que as coisas se iam resolver...

                  Pela experiencia que estamos a ter (1º filho com quase 5 anos e mais nova com quase 2 anos), podemos dizer que 1 ou 2 são quase os mesmos gastos... gastamos mais, claro, mas não muito...

                  Roupa: Muita roupa (e apesar de serem de sexos diferentes), passa do mano para a mana (principalmente pijamas e fatos de treino, bodies, meias, tenis, etc...)... compramos sempre alguma roupa, mas a Primark é muito nossa amiga... e não gasto dinheiro em roupa de ocasião...

                  Fraldas: Usamos de pano... investi inicialmente, mas agora não pago nada... e não gastamos muito mais electricidade, agua e detergente... faço mais 2 maquinas por semana, num programa relativamente curto e com temperatura a 40º (perfeitamente normal)...

                  Puericultura: tudo o que era do irmão passou para a irmã... Banheira, cama, espreguiçadeira, cadeira da papa, brinquedos, etc... não comprámos praticamente nada... nos aniversários oferecem sempre coisas e até acho que se tem coisas a mais...

                  Comida: Para nós os primeiros 6 meses são totalmente gratuitos... amamentação em exclusivo... Depois disso, comem a mesma comida que nós... não ha cá boiões, comidas industrializadas... e sim, continuo a fazer a mesma quantidade de comida que fazia antes, e dá para todos... e Às vezes ainda sobra...
                  Sou capaz de comprar mais iogurtes e mais fruta que antes, porque esses alimentos são previligiados aos lanches... nada de bolicaos e porcarias que so estragam a saude e nos deixam depenadas...

                  Vacinas: Limitamo-nos ao Plano Nacional de Vacinação... No 1º filho demos as outras vacinas fora do PNV, mas com a minha filha mais nova, não cometemos esse erro (na nossa opinião)... porque como os miudos passaram a 1ª infancia mais resguardados (não foram ao infantario), não fazia sentido estar a proteger de algo que se apanha mais lá... e como são os dois amamentados (Rodrigo até aos 2 anos e meio e a Rita ainda continua a ser amamentada) não ha melhor vacina que esta...

                  Brinquedos: para além do que se herdou do 1º filho, nós gostamos mesmo é de construir coisas a partir dos desperdicios (jornais, revistas, garrafas, etc)...

                  Posto isto...
                  Acho importante que pelo menos 1 dos progenitores estejam em condições estaveis de emprego... bem sabemos que nada é estavel, porque a qualquer momento estamos no desemprego... mas ter ordenados em atraso é um risco, pois pode ser meio caminho andado para o desemprego...

                  Podes ponderar ficar em casa... Arranjar alguma coisa para fazer que possa render algum dinheiro...

                  Se queres de facto ter mais um filho, arranja um plano... um plano para conseguires não só sobreviver à crise, mas também para dar condições aceitáveis à criança...

                  Boa Sorte!!!
                  BABS

                  Quanto à questão de amamentação... se precisares de ajuda... apita!

                  Comentar


                  • #10
                    berocascosta muitos parabens e tudo a correr bem, no meu caso tb a idade não pára..estou com 34 vá quase com um pe nos 35! não quero adiar muito!
                    Eu sempre tenho a minha mae que me vai desenrascando e fica com ele quando estou a trabalhar, tirando isso tb nãoposso contar com mais ninguem e o preço dos infantarios é um atentado !
                    Vai tudo correr bem, vais ver ..

                    newbie - isso assim não dá.. arrasa logo com os planos de reaproveitar!! tenho 2 sobrinho nessa situação. um tem 5 feitos em Abril e o outro faz 7 em Dezembro..
                    Vestem o mesmo numero!!!
                    A roupa nunca dá de um para o outro!! o mais velho é mta lingrinhas mas o mais novo é todo ele maciço.. já pra não dizer que tem uma diferença mais que minima de altura!!!


                    Que me perdoem as outras mães, às quais agradeço todos os testemunho, dicas e ajudas, mas o testemunho da BABS bateu-me muito forte!!!
                    è que tb eu quando engravidei do meu filho, ao final de umas semanas de estar grávida, fui despedida! Isto em 2009!!
                    Tenho trabalhado aos "bocejos", mas o meu marido tem emprego estavel e ainda trabalha por conta propria!
                    Praticamente considero-me mãe a tempo inteiro. Até confesso que as vezes tenho um pouco de "vergonha"..fico sempre com a sensação que ficam a olhar do genero" olha pra esta com aquele belo corpinho em casa a tomar conta do puto!!!"
                    Nunca fui de ligar a comentários, mas tb nunca fui de ficar "dependente" do meu namorido para o que fosse, dai sentir-me mais indecisa sobre uma nova gravidez!Alem disso estudei tantos anos e não me sinto realizada profissionalmente (eu e mais uns milhoes eu sei!!)
                    Ja tive esta conversa com o meu namorido milhares de vezes, sei bem qual é a opinião dele, por isso a bola esta mesmo do meu lado!

                    O segundo filho não me sai da cabeça, e confesso que já andei a fazer contas, e ate confesso que talvez não esteja assim tao fora dos limites.
                    teria de investir em mais fraldas, pois tenho poukissimas, mas tudo o resto iria certamente utilizar.
                    Tenho um menino, e 5 sobrinhos rapazes..por isso imaginam a quantidade de roupa que anda sempre a circular!!!
                    Mesmo que viesse menina, tb poderia ter ajuda nesse sentido, é o que faz ter uma familia grande
                    Ainda que tivesse de comprar uma ou outra coisa, acho que é controlado.

                    Essa situação das vacinas, confesso que nunca me tinha ocorrido!!
                    Nunca consegui amamentar em exclusivo por muita pena minha, mas o meu filho não é esquisito com a comida e por isso cá em casa tb não se faz 2 pratos diferentes! Doces tb pouco entram e normalmente é a avó a estragar o esquema!!!

                    Fazer qualquer coisa em casa que renda uns trocos era mesmo o que precisava mas o que vejo são sempre coisas com pinta meio duvidosas! se souberem de alguma coisa partilhem ..

                    Já agora gostaria de ver o outro topico que falas..podes colocar o link?
                    No fundo, até estou com uma ligeira esperança que este mês seja um grande mês!! com noticias para daqui a 9 meses

                    Tenho pensado muito neste assunto, acho que vou ponderar mais umas coisas e se este mês não pegou, vou começar a treinar com calma e sem strees.
                    Quanto á questão da amamentação em exclusivo..pois claro que vou aceitar ajuda, foi um "trauma" pra mim não ter podido amamentar mais que 7 meses e sempre com suplemento, mas talvez não faça tantas asneiras do segundo...

                    beijocas

                    Comentar


                    • #11
                      Eu acho que estas coisas só mesmo os próprios podem avaliar com propriedade mas a minha experiência não tem muito a ver com a da babs. Tenho um filho e uma filha, ela aos 15 meses pouco ou nada aproveita do irmão porque as estações são trocadas ou por isto ou por aquilo. A parte da alimentação noto diferença, também. Gasta se tudo mais depressa, não cozinho o mesmo agora que cozinhava qdo tinha só um filho, nem pensar. Na questão das vacias, acho que no 2º é diferente porque mesmo que fique em casa, o irmão não fica e acaba por trazer todo o tipo de bicheza para partilhar. E se de facto há vacinas que eu posso concordar que são dispensáveis, a prevenar não é uma delas. E por sinal.. é a mais cara.

                      Sinceramente eu tenho um "dilema" parecido com o teu mas para ter mais um filho. O que me assusta não tem nada a ver com fraldas ou espreguiçadeiras, essa é a parte fácil porque a duração dessas necessidades é muito curta atendendo à vida das crianças. Assustador são as despesas a sério que chegam qdo eles são mais velhos. Sapatos de rapaz de 9 anos não dão para a irmã de 6, calças de rapaz de 12 não dão para a irmã de 10. Depois temos a saúde. Quanto maior é o agregado familiar, maior são as hipóteses de precisarem de óculos, aparelhos nos dentes, consultas várias de médicos ou especialidades afins, pequenas cirurgias. E isso paga-se e bem, como todas sabemos. É aí que moram os meus receios, sinceramente. Mesmo na parte da educação. O meu filho anda num colégio privado, pago bastante, espero pôr lá a minha filha. Mas e se tivesse outro filho? Será que os podia ter lá aos 3? E fiz estes raciocinios antes de ter a minha filha, também. Acho que essa parte é mais importante do que propriamente pensar nas roupas e berços para o imediato.

                      Em todo o caso eu sei que isso do relógio biológico é tramado (o meu também é) e que muitas vezes é mais forte do que todo o resto. Espero que consigas o que desejas!

                      Comentar


                      • #12
                        Inserido Inicialmente por trcosta Ver Mensagem
                        Eu acho que estas coisas só mesmo os próprios podem avaliar com propriedade mas a minha experiência não tem muito a ver com a da babs. Tenho um filho e uma filha, ela aos 15 meses pouco ou nada aproveita do irmão porque as estações são trocadas ou por isto ou por aquilo. A parte da alimentação noto diferença, também. Gasta se tudo mais depressa, não cozinho o mesmo agora que cozinhava qdo tinha só um filho, nem pensar. Na questão das vacias, acho que no 2º é diferente porque mesmo que fique em casa, o irmão não fica e acaba por trazer todo o tipo de bicheza para partilhar. E se de facto há vacinas que eu posso concordar que são dispensáveis, a prevenar não é uma delas. E por sinal.. é a mais cara.

                        Sinceramente eu tenho um "dilema" parecido com o teu mas para ter mais um filho. O que me assusta não tem nada a ver com fraldas ou espreguiçadeiras, essa é a parte fácil porque a duração dessas necessidades é muito curta atendendo à vida das crianças. Assustador são as despesas a sério que chegam qdo eles são mais velhos. Sapatos de rapaz de 9 anos não dão para a irmã de 6, calças de rapaz de 12 não dão para a irmã de 10. Depois temos a saúde. Quanto maior é o agregado familiar, maior são as hipóteses de precisarem de óculos, aparelhos nos dentes, consultas várias de médicos ou especialidades afins, pequenas cirurgias. E isso paga-se e bem, como todas sabemos. É aí que moram os meus receios, sinceramente. Mesmo na parte da educação. O meu filho anda num colégio privado, pago bastante, espero pôr lá a minha filha. Mas e se tivesse outro filho? Será que os podia ter lá aos 3? E fiz estes raciocinios antes de ter a minha filha, também. Acho que essa parte é mais importante do que propriamente pensar nas roupas e berços para o imediato.

                        Em todo o caso eu sei que isso do relógio biológico é tramado (o meu também é) e que muitas vezes é mais forte do que todo o resto. Espero que consigas o que desejas!

                        olá trcosta

                        O testemunho da Babs "bateu-me forte", mas tambem concordo plenamente com o que disses-te. Alias eu revejo-me em todos os testumunhos que as outras maes deram.
                        Os medos do futuro tb me bloqueiam, considero-me uma pessoa muito terra a terra nesse sentido e não penso so no amanha mas como tu no daqui a 5/10 anos!
                        Acima de tudo somos todas maes e pelos vistos os medo sque sentimos são os mesmo.
                        Tem -me feito bem falar com voçês e conhecer outras realidades, ver que afinal não sou a unica a ter estes receios como as vezes julgo.
                        So sei que tenha outro ou não e como voçês o meu (s) filhos acima de tudo..

                        Vou-me manter calma e e este mes não pegou, vou esperar que 2013 me traga boas noticias.
                        tenho arrastado sempre porque tenho medo de arranjar emprego e engravidar de repente ja se sabe no que dá infelizmente.
                        Acho que psicologicamente me sentiria melhor, mas senão olha tenho o meu emprego como mãe!

                        e sim o relogio é muiiiito tramado... acho que mais agora do que da primeira vez!!!
                        desejo-te tb tudo de bom...


                        Obrigado e beijocas

                        Comentar


                        • #13
                          E como as opiniões nem sempre são unânimes, aqui vai mais uma, mas de uma mamã a caminho do 3.º!

                          Todas as dúvidas que tens para o segundo eu tive para o terceiro.

                          O segundo filho não causou qualquer dúvida pois eu sempre soube que queria mais do que um e isso era uma ideia tão fixa que nada a demoveria! Aliás, engravidei já sabendo que as empresas onde eu e o meu marido trabalhávamos iriam entrar em insolvência, o que, de cato, aconteceu ainda durante a gravidez.
                          Mas eu sempre achei que irámos encontrar soluções...

                          Reaproveitei toda a puericultura pesada, carrinho, espreguiçadeira e afins.
                          Amamentei até aos 23 meses, e deles quase 9 em exclusivo, ( e só desisti depois de 3 mastites terríveis) por isso a alimentação só começou a ser contabilizada quando o pequeno já estava perto de 1 ano.
                          E agora, quase três anos depois, não sinto que tenha uma diferença muito grande na factura do supermercado. Ou então, talvez de uma forma quase inconsciente, tenha feito algumas adaptações alimentares no regime familiar que, além de mais saudáveis, tornam a conta mais leve. Por ex. cortei nos doces e bolachas, normalmente só há maria e uma alguma guloseima, não há refrigerantes, etc.

                          Onde de facto, sinto diferença é na mensalidade da creche, que duplicou e na roupa, calçado e afins. Nestes últimos não reaproveitei, nem reaproveito nada, pois além da mais velha ser menina e o mais pequeno é menino ( o que torna o reaproveitamento muito difícil pois tudo o que é de menina é ultra-feminino) nasceram em estações do ano completamente opostas.

                          Agora para o terceiro, de facto, tive imensas dúvidas.
                          Em primeiro lugar teremos que trocar de carro e adquirir um monovolume onde caibam três cadeirinhas, pois no meu carro, apesar de não ser um carro pequeno, já tentamos e não dá.
                          Depois a mensalidade de creche irá crescer novamente. Apesar da mais velha começar o 1.º ciclo no próximo ano letivo, vou necessitar sempre de ATL, pois não temos qualquer apoio familiar.

                          Mas mesmo assim, apesar de todos os receios e de ter sido uma surpresa, cá vem o 3.º filhote a caminho!
                          Desta vez irei reaproveitar, novamente, a puericultura pesada (com excepção do carrinho) e, penso, alguma roupinha, pois já tenho de ambos os sexos.

                          Quanto à mensalidade da creche, com o aumento do agregado familiar deixarei de ser "rica" aos olhos da S.S. e passarei a receber abono de família, pelo que, pelo menos nos primeiros tempos não sentirei muita diferença.
                          Na alimentação, atendendo a que pretendo amamentar, também não sentirei aumento imediato.

                          Quanto a vacinas, não irei prescindir de nenhuma, tal como fiz com os irmãos. Mas, apesar de ser uma despesa grande, está concentrada em 3 meses e depois cessa.
                          A minha filha, aos 13 meses, teve uma virose cujos sintomas se assemelhavam a meningite, e a primeira coisa que me perguntaram no hospital foi se ela tinha levado a Prevenar.

                          O que me preocupa mesmo é o futuro a médio/longo prazo. Aí concordo em pleno com o que foi dito pela trcosta.
                          Mas quanto a isso tento ser optimista pois o futuro é sempre uma incógnita. Espero que estejamos numa situação financeira mais estável daqui a uns anos.

                          No fundo, para mim, a opção foi entre arriscar e realizar um sonho enquanto ainda o podia fazer (já tenho 37) ou desistir desse mesmo sonho por medo da situação financeira do nosso país e das dificuldades que poderão acontecer.

                          Ponderadas a vontade e o medo, o desejo de ter outro filho venceu!!!! Acho que tive mais medo de, daqui a uns anos, olhar para trás e arrepender-me de não ter tido mais um filho, do que das dificuldades que o futuro do nosso país nos possa trazer.

                          Bjs e espero que consigas o que desejas!


                          Comentar


                          • #14
                            A mim isso saiu-me tudo furado, achava que pelo menos não precisava de comprar nada de puericultura pesada (carrinho, ovo, cama, espreguiçadeira, etc) e guess what? Vou ter que comprar tudinho outra vez.
                            Um dos bebés dá para aproveitar muita da roupa do mano, mas como são dois terei sempre que comprar imensa coisa. Em relação à alimentação, do Edu poupei imenso com a amamentação, desta vez não sei como será. As despesas vão ser tantas que resolvi aderir às fraldas reutilizáveis e seja o que Deus quiser.
                            Planos comigo? Sai tudo furadinho.

                            Comentar


                            • #15
                              ola pachita e mae pimpolha, antes de mais parabéns..

                              Obrigado tb pela vossas opiniões..
                              Eu ate estava com esperança no meu de tudo de este mês a coisa ter dado certo, mas não deu!

                              Só ainda vou para o segundo e se ja tenho estas duvidas todas não sei se irei para o terceiro, ate porque isso tb iria implicar troca de carro.
                              Claro que se tiver a sorte de estar a trabalhar ate pode ser que a coisa se faça..

                              Melhor, so se fosse como a mãe pimpolha, que tenta 1 e tras brinde. Felicidade a dobrar, mas td o resto tb..

                              ainda assim acho que estou determinada a seguir para ter outro filho!

                              Já agora como é que se conta os ciclos?? ando toda descontrolada e confesso que já não me lembro muito bem, é contar os dias de intervalo entre as menstruações??
                              porque o perido fertil ocorre +- ao 14º dia apos o 1º dia da menstruação correcto?
                              Vêm...! já estou toda baralhada..é da idade na certa!

                              Comentar

                              slot_bottomleaderboard_post

                              Collapse
                              Working...
                              X