Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Bebés de Novembro de 2008....e os marotitos

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • RE: Bebés de Novembro de 2008....e os marotitos

    olá a todas.



    Parabéns á Beatriz que faz hoje 9 mesinhos e aos bébés que fizeram no dia 8 :balloons: :bdgreetn:



    Quanto á gripe A,nem sei se me deva preocupar,pois pelas informações que tenho tido é mais ou menos como uma gripe normal mas muito mais contagiosa,apenas isso,e as pessoas que já a apanharam já são imunes ao virús,por isso até axo que quanto mais depressa se apanhar mais depressa nos livramos do maldito virús,mas também tenho essa preocupação em relação á Lara por ser pequenina,será que tem um sistema imunitario suficientemente desenvolvido para o virús?Mas já ouvi que um bebé de 4 meses apanhou e que já está em casa a recuperar,acho que foi no tvi24. Alguém com mais conhecimento sobre o assunto?Acham que realmente nos devemos preocupar?



    Sónia18 (Mama Andorinha :P) Então mulher,que tal de concerto?



    bjinhos



    Afilhadas Mip:A Joana nasceu a 16/11/2009 & tabita:O Éric nasceu a 14/11/2009 Muitas felicidades


    VISITEM O NOSSO BLOG DE VENDAS: http://omundodaprincesalara.blogspot.com/

    Comentar


    • RE: Bebés de Novembro de 2008....e os marotitos

      Aqui fica a cópia de email que me mandaram com perguntas e respostas sobre a Gripe A



      42 PERGUNTAS ACERCA DO VÍRUS H1N1 "GRIPE HUMANA A" e a resposta que foi dada pelos médicos do Centro Epidemiológico.



      Director Geral do Centro Epidemiológico: Dr. Alejandro Macías

      Director de Nutrição: Dr. Zubirán





      PERGUNTAS E RESPOSTAS:



      1.- P: Quanto tempo dura vivo o vírus suíno numa maçaneta de porta ou numa superfície lisa?

      R: Até 10 horas.



      2. -P: Que utilidade tem o gel de álcool para limpar as mãos?

      R: Torna inactivo o vírus e mata-o.



      3.- P: Qual é o meio de contágio mais eficiente deste vírus?

      R: A via aérea não é a mais efectiva para a transmissão do vírus, o factor mais importante para a fixação do vírus é a humidade (mucosa do nariz, boca e olhos), o vírus não voa (a não ser que a pessoa portadora do vírus espirre a menos de um metro de distância de nós).



      4.- P: É fácil o contágio em aviões?

      R: Não, é um meio pouco propício para o contágio.



      5.- P: Como posso evitar o contágio?

      R: Não levar as mãos à cara, olhos, nariz e boca. Não estar próximo de uma pessoa possuidora da doença. Lavar as mãos mais de 10 vezes por dia.



      6.- P: Qual é o período de incubação do vírus?

      R: Em média de 5 a 7 dias e os sintomas aparecem quase de imediato.



      7.- P: Quando se deve começar a tomar medicamentos?

      R: Dentro das 72 horas do aparecimento dos sintomas os resultados são muito bons, a cura é de

      100%.



      8.- P: Qual é a forma como se aloja o vírus no corpo?

      R: Por contacto (ao dar-se um aperto de mão ou beijar, através da mão numa maçaneta,

      ou através do nariz, boca ou olhos (vidé a resposta à pergunta 3)



      9.- P: O vírus é letal?

      R: Não, o que ocasiona a morte é a complicação da enfermidade causada pelo vírus, a pneumonia.



      10.- P: Que riscos têm os familiares que viviam com a pessoa que faleceu?

      R: Podem ser portadores e formar uma cadeia de transmissão.



      11.- P: A água das piscinas transmite o vírus?

      R: Não porque contem químicos e possui cloro.



      12.- P: Que faz o vírus quando provoca a morte?

      R: Uma cascata de reações como deficiência respiratória, pneumonia severa, é o que ocasiona

      a morte.



      13.- P: Quando se inicia o contágio, antes dos sintomas ou até que se apresentem?

      R: Desde que se possua o vírus, antes dos sintomas.



      14.- P: Qual é a probabilidade de uma recaída com a mesma enfermidade?

      R: De 0%, porque se fica imune a este tipo de vírus.



      15.- P: Onde se encontra o vírus no ambiente?

      R: Quando um portador espirra ou tosse (se este portador quando espirra ou tosse colocar a/s

      mão/s na frente do rosto, deve ir lavá-las de imediato e bem, porque a seguir pode ir

      cumprimentar alguém, ou abrir uma porta, ou pegar num papel ou documento para entregar

      a outrem, ou pegar em dinheiro para efectuar um pagamento, e o vírus pode ficar em qualquer

      destas superfícies), quando haja humidade. Já que não se pode estirilizar o ambiente

      recomenda-se uma higiene extrema, a higiene das mãos.



      16.- P: O vírus ataca mais as pessoas asmáticas?

      R: Sim, são pacientes mais susceptíveis, mas por se tratar de um novo germe todos

      somos igualmente susceptíveis.



      17.- P: Qual é a população que é mais atacada por este vírus?

      R: Dos 20 aos 50 anos de idade.



      18.- P: É útil o uso de máscaras?

      R: Há algumas de melhor qualidade que outras, mas se você está são é contraproducente, porque

      os vírus pelo seu tamanho atravessam-no como se não existisse a máscara, porque com o uso

      contínuo desta, cria-se na zona do nariz e boca um microclima húmido propício ao

      desenvolvimento viral: mas se estiver infectado, deve usá-la para NÃO infectar os demais,

      ainda que seja relativamente eficaz.



      19.- P: Pode-se fazer exercício ao ar livre?

      R: Sim, o vírus não tem asas.



      20.- P: A toma deVitamina C não evita o contágio?

      R: Não serve de nada para prevenir o contágio deste vírus, mas ajuda a resistir ao seu ataque.



      21.- P: Quem está a salvo desta enfermidade ou quem é menos susceptível?

      R: Ninguém está a salvo, o que ajuda é a higiene dentro de casa, escritórios, utensílios

      e não frequentar lugares públicos.



      22.- P: O vírus move-se?

      R: Não, o vírus não tem patas nem asas,algo o empurra a entrar dentro do organismo.



      23.- P: Os animais domésticos podem ser transmissores do vírus?

      R: Este vírus NÃO, provávelmente podem contagiar-nos com outros tipos tipo de vírus.



      24.- P: Se for a um velório de alguém que morreu devido a este vírus, posso contagiar-me?

      R: NÃO.



      25.- P: Qual é o risco deste vírus em mulheres grávidas?

      R: As mulheres grávidas têm o mesmo risco mas em dobro, podendo tomar os antivirais em caso de

      contágio mas estritamente com controlo médico.



      26.- P: O feto pode ficar com lesões se uma mulher grávida fôr contagiada com este vírus?

      R: Não sabemos que estragos possam criar no processo, já que é um novo vírus.



      27.- P: Posso tomar ácido acetilsalicílico (aspirina)?

      R: Não é recomendável, pode ocasionar outras doenças, salvo se tiver sido prescrito por problemas

      coronários, nesse caso continue tomando.



      28.- P: Serve de algo tomar antivirais antes dos sintomas?

      R: Não serve de nada.



      29.- P: As pessoas con HIV, diabetes, sida, cancro etc., podem ter maiores complicações que uma

      pessoa sã se fôr contagiada pelo vírus?

      R: SIM.



      30.- P: Uma gripe convencional forte pode converter-se nesta enfermidade?

      R: NÃO.



      31.- P: O que mata o vírus?

      R: O sol, mais de 5 dias no meio ambiente, o sabão, os antivirais, gel de álcool.



      32.- P: Que fazem os hospitais para evitar contágios a outros enfermos que não tenham o vírus?

      R: O isolamento.



      33.- P: O gel de álcool é efectivo?

      R: SIM, muito efectivo.



      34.- P: Se estiver vacinado com a gripe sazonal sou inócuo a este vírus?

      R: Não serve de nada, ainda não há vacina para este vírus.



      35.- P: Este vírus está sob controle?

      R: Não totalmente, mas já se estão tomando medidas agressivas de contenção.



      36.- P: Que significa passar de alerta 4 a alerta 5 e alerta 6?

      R: A fase 4 não faz as coisas diferentes da fase 5, significa que o vírus propagou-se de pessoa a

      pessoa em mais de 2 países; e a fase 6 é porque se propagou a mais de 3 países.



      37.- P: Quem foi contagiado com este vírus e se cura, fica imune?

      R: SIM.



      38.- P: A crianças com tosse e gripe possuem este vírus?

      R: É pouco provável, as crianças são pouco afectadas, no entanto devem consultar o médico.



      39.- P: Medidas que quem trabalha deve tomar?

      R: Lavar as mãos muitas vezes ao dia.



      40.- P: Posso contagiar-me ao ar livre?

      R: Se houver gente infectada que tussa e/ou espirre, pode acontecer, ainda que a via aérea

      seja de pouco contágio.



      41.- P: Pode-se comer carne de porco?

      R: SIM, não há qualquer risco de contágio.



      42.- P: Qual é o factor determinante para se saber que o vírus já foi controlado?

      R: Ainda que agora já seja controlado, o inverno boreal (hemisfério norte) pode regressar sem que todavia ainda não exista vacina.





      bjinhos



      Afilhadas Mip:A Joana nasceu a 16/11/2009 & tabita:O Éric nasceu a 14/11/2009 Muitas felicidades


      VISITEM O NOSSO BLOG DE VENDAS: http://omundodaprincesalara.blogspot.com/

      Comentar


      • RE: Bebés de Novembro de 2008....e os marotitos

        Olá mamãs,



        Está quase toda a gente de férias, não é?



        Antes de mais parabéns para minha princesa e para todos os outros bebés que já fizeram 9 mesinhos.

        Por aqui a mais recente novidade foi: ma-ma-ma-ma... Ontem... Como fiquei feliz!!!

        E finalmente temos Verão no Porto.... já não era sem tempo!



        Quanto à Gripe A, falei sobre o tema com o pediatra da Maria na última consulta. Disse-me que não há para já nada a fazer. Lavar-lhe muitas vezes as mãos e pouco mais. Diz que é inevitável. Que vem em força. Mas que há um grade alarido nos media, quando a realidade é que a gripe comum mata consideravelmente mais. Diz que este virus é menos resistente. Assim que haja vacina, aconselha a vacinar a Maria, mas diz-nos que ela só deve estar disponível perto do final do ano, e que nessa altura já estaremos em cenário de pandemia, crê a comunidade médica, com mais de 25% da população infectada. Mas tranquilizou-nos bastante e diz que não há motivos para este alarmismo. Estávamos a planear férias para Palma de Maiorca, em Setembro e isso ele disse que não aconselha, porque seria metermo-nos na boca do lobo (tal como UK ou EUA). De resto, diz para sairmos com ela, fazer vida normal.

        A empresa onde trabalho tem já um plano muito bem delineado em caso de pandemia, para que possamos trabalhar em casa e ficar mais protegidos.



        Ana_doe, podes dar-nos mais uma luzes sobre o tema?



        Bjs,

        Pat & Maria
        A Maria nasceu no dia 8 de Novembro (38 semanas e 2 dias) às 19.55h, com 2.630Kgs e 48 cm.

        http://aprincesamaria.blogspot.com/

        Comentar


        • RE: Bebés de Novembro de 2008....e os marotitos

          Olá mamãs...



          Pois eu trabalho em microbiologia... não com virus mas acaba por ser uma área parecida... e não podia concordar mais com o que a pcsantos escreveu (que o pediatra da Maria disse). De facto esta gripe não é mais mortal que a gripe normal.. está a receber muita atenção porque no fundo é um surto de gripe fora do período em que normalmente se esperava (os meses de inverno).



          Na maioria das pessoas incluindo crianças a gripe A passa como uma gripe normal, sem grandes diferenças...

          Conselhos: lavarmos as mãos frequentemente (a nós e aos bebés)

          para os bebés nos berçários, perguntar qual o "sistema" que eles têm no caso de aparecimento de casos de gripe A

          e aos primeiros sintomas de constipação/gripe não levar o bebé para o berçário

          vacinar bebé e pais (nós vamos vacinar-nos com a velhinha vacina da gripe o Broncovaxon), que segundo o meu pai (que é médico) pode não ser especifica para o virus H1N1, mas ajuda o nosso corpo a preparar-se para as "gripes" e assim estar mais bem preparado para uma potencial infecção.



          Esta ultima aconteceu-nos ontem: o Gil ficou em casa, pois no domingo começou a ter uns sintomas de constipação e a temperatura um pouco mais alta sem ser gripe, ficou ontem em casa e agora já passou...era mesmo só uma constipação e hoje já está de volta todo contente ao berçário...



          Na minha opinião acho que é importante não entrarmos em alarmismos, se bem que nos temos de manter atentas... com calma...



          Espero ter ajudado.



          Beijokas



          Ana
          O Gil nasceu dia:
          19 de Novembro de 2008

          A próxima aventura:



          blog: http://ananopaisdosdragoes.blogspot.com

          Comentar


          • RE: Bebés de Novembro de 2008....e os marotitos

            Olá queridas mamãs,

            Com o maridão de férias aproveitámos para passear e por isso tenho vindo pouco ao computador. Temos ido à praia, ao Parque da Paz e aos jardins da Gulbenkian e dá gosto ver o Gonçalo a gatinhar na areia e na relva. Já se põe em pé sozinho, o que é um perigo pois às vezes cai para trás, temos de estar sempre de olho nele... Hoje de manhã fez uma gracinha nova: bateu palminhas!!!

            O Gonçalo tem uma verdadeira adoração pelos nossos gatos e quando os vê fica doido de alegria, os seus melhores sorrisos são para eles... O gato deixa ele dar-lhe festinhas, a gata ainda foge dele.

            As noite é que têm sido complicadas, chego a levantar-me 20 vezes porque a chucha cai e ele desata num pranto. Espero que seja só uma fase porque as minhas olheiras já chegam ao queixo...........................

            Gostava de escrever mais mas o bebé está a reclamar pelo seu lanchinho matinal.

            Beijinhos e um abracinho de parabéns aos bebecas que completaram recentemente 9 meses.

            Comentar


            • RE: Bebés de Novembro de 2008....e os marotitos

              Olá mamãs!

              Bem com a "brincadeira" de mudar o meu nick tava a ver q não conseguia entrar aqui!

              Só pra dizer muito rápido q o concerto foi um espectáculo!

              E esta semana estamos, eu e o marido de férias mas a nossa lindinha tem nos feito a vida "negra" parece q connosco em casa não quer dormir, é uma luta....eu e o pai estamos a ficar :w00t:....e ela agora está a fazer uma birra terrível, chora se a colocamos na cama, assim q a levantamos tá tudo bem e se saímos do quarto melhor mas assim q a levamos para o quarto outra vez lá começa a chorar, está a cair de sono e não quer dormir....tou a ver q devia trazer o carrinho de passeio para dentro de casa pra dar umas voltas :hehe:



              Depois logo tento vir com mais tempo, isto foi só um desabafo.

              Obrigada.



              Beijinhos*
              Sónia & Sofia







              14 de Novembro de 2008 às 4h45 com 3.060kg e 49,5cm







              Conheça aqui os slings da Andorinha!



              Madrinha: Yanna / Sandra 75

              Afilhadas: Yanna (Alexia 11.11.2008 às 23h22 com 3.330kg)

              Sandra 75 (Gabriel 22.10.2008 às 12h30m com 2830kg)

              Comentar


              • RE: Bebés de Novembro de 2008....e os marotitos

                Olá novamente!

                Pois é a minha bonequinha tem andado muito rabujenta! Começou ontem a gatinhar oficialmente, antes era só para trás mas assim q a coloquei no chão duro começou logo a andar pra frente. Faz-me um bocado de impressão colocá-la no chão mas vesti-lhe umas calcinhas e lá anda ela feliz da vida, agora só quer estar no chão e como tem liberdade é uma alegria. Talvez por isso as noites ultimamente têm sido más, só quer brincadeira!



                Yanna hoje vou a Portimão depois mando-te uma sms mas se calhar já é tarde para combinarmos alguma coisa, só agora é q decidimos ir.

                Em relação à comida (eu ainda não tive de sair de casa por muitos dias) eu dou aqueles boiões da bledina ou nestlé, são bons e o pediatra diz q são para isso mesmo para as viajens. E a Sofia até come à temperatura ambiente nem é preciso aquecer e com a fruta a mesma coisa, aliás ela até acho q gosta mais desse pq têm mais sabor.



                Em relação à gripe tb estou um pouco apreensiva e tento ter os cuidados q descreverem nos posts a Dyane, Pc santos e Ana_doe (obrigada pela informação) ainda mais sobre os casos q estão a aparecer aqui no Algarve.



                Parabéns aos bebés q completaram meses e às respectivas mamãs claro!



                A Sofia está a chamar....



                Beijinhos*
                Sónia & Sofia







                14 de Novembro de 2008 às 4h45 com 3.060kg e 49,5cm







                Conheça aqui os slings da Andorinha!



                Madrinha: Yanna / Sandra 75

                Afilhadas: Yanna (Alexia 11.11.2008 às 23h22 com 3.330kg)

                Sandra 75 (Gabriel 22.10.2008 às 12h30m com 2830kg)

                Comentar


                • RE: Bebés de Novembro de 2008....e os marotitos

                  Olá mamãs,

                  Cheguei agora da pediatra, da consulta dos 9 meses, e está tudo bem com o Gonçalo. Pesa 7,840kg (está entre os percentis 5 e 10) e mede 71 cm (percentil 50).

                  Vai começar hoje a comer gema de ovo (mistura-se a gema cozida na sopa de carne ou peixe) e também já pode comer arroz.

                  Tem um ligeiro eczema nas axilas, atrás das orelhas, entre os deditos dos pés e no umbigo, mas como é muito ligeiro a médica diz que deve passar com a aplicação de um creme hidratante da farmácia.

                  Quanto aos problemas para dormir (Mamã Andorinha, deve ser também o caso da tua Sofia), a pediatra explicou que nesta fase em que os bebés estão a começar a desenvolver muito as capacidades motoras - gatinhar, pôr-se em pé, etc. - a dificuldade em adormecer e o sono agitado são muito comuns. É que o cérebro está em grande actividade e eles têm dificuldade em abrandar o ritmo.

                  Muitas beijocas para todas as mamãs e aproveitem da melhor maneira este dia tão quente:sunny:

                  Comentar


                  • RE: Bebés de Novembro de 2008....e os marotitos

                    Olá



                    Ontem foi dia da consulta dos 9 meses, a Beatriz tem 7710 e mede 69cm e está muito bem Já se senta sem apoio e começou a juntar as mãozinhas para bater palmas. Quanto ao facto de ainda não gatinhar nem rebolar a pediatra diz que ainda está dentro do tempo e para termos em atenção ao factor genético: pai andou aos 18 meses e mana aos 17!!!!!



                    Quanto à comida também já pode começar com a gema de ovo, agora ao contrário do teu pediatra Camila_G, a minha disse para quando pôr a gema não juntar nem carne nem peixe senão era muita proteína numa sopa só?! Cada cabeça sua sentença...



                    Em relação à Gripe, a pediatra disse que o Algarve é uma zona de alto risco neste momento, então para evitarmos zonas fechadas com muita gente, caso dos centros comerciais e ter paciência, pois não se pode fazer muito mais...



                    Por agora chega de novidades

                    Até logo

                    Beijinhos

                    Bela e Beatriz




















                    Madrinhas: pcsantos



                    Ana_doe81







                    Afilhada: Davidsgon DPP: 20/11/2009

                    Comentar


                    • RE: Bebés de Novembro de 2008....e os marotitos

                      Antes de mais venho desejar osPARABÉNS atrasados á mclc,estava mesmo convencida que era hoje,agora fui ver é que vi que afinal foi ontem,desculpa.



                      :balloons: :bdgreetn: :balloons: :bdgreetn: PARABÉNS MCLC :balloons: :bdgreetn: :balloons: :bdgreetn:



                      Que tenhas tido um óptimo dia,junto da tua fofinha,do teu marido e restante familia



                      bjinhos



                      Afilhadas Mip:A Joana nasceu a 16/11/2009 & tabita:O Éric nasceu a 14/11/2009 Muitas felicidades


                      VISITEM O NOSSO BLOG DE VENDAS: http://omundodaprincesalara.blogspot.com/

                      Comentar


                      • RE: Bebés de Novembro de 2008....e os marotitos

                        Mais uma vez a nossa lista de aniversários...



                        JANEIRO



                        -Sandra75-24/01/1975



                        -TinhinhaC-15/01/1975



                        FEVEREIRO



                        -wanderingstar-07/02/1972



                        MARÇO



                        LadyMamy-13/03/1970



                        bela_v-16/03/1981



                        shell-29/03/1980



                        ABRIL



                        didia 81-22/04/1981



                        MAIO



                        nesara-23/05/1983



                        Jordana-28/05/1984



                        CamilaG-30/05/1973



                        JUNHO



                        Yanna-11/06/1980



                        pcsantos-23/06/1977



                        JULHO



                        ana_doe81-10/07/1981



                        Dyane-15/07/1982



                        AGOSTO



                        mclc-11/08/1978



                        SETEMBRO



                        reb-11/09/1973



                        jokinha-11/09/1978



                        Susana&Leonor-11/09/1984



                        martinha_s-18/09/1983



                        OUTUBRO



                        Ildar-12/10/1976



                        Ryttah-15/10/1983



                        NOVEMBRO



                        ------------ OS NOSSOS BÉBES--------



                        DEZEMBRO



                        18sónia-27/12/1979



                        Afilhadas Mip:A Joana nasceu a 16/11/2009 & tabita:O Éric nasceu a 14/11/2009 Muitas felicidades


                        VISITEM O NOSSO BLOG DE VENDAS: http://omundodaprincesalara.blogspot.com/

                        Comentar


                        • RE: Bebés de Novembro de 2008....e os marotitos

                          Meninas do Porto:



                          Sabem me dizer em que dias é este ano o Red Bull Air Race?



                          Fui lá o 1º ano e aquilo é espectacular,e foi a 1ª vez que fui ao Porto ,fomos logo de madrugada,chegamos ao Porto ás 09h e é claro que a essa hora ainda não tinha muita gente,ficamos logo á frente,mas depois o tempo de espera é que foi tremendo e estava um calor desgraçado,ficamos ao pé de um edificio grande(não sei o que é,acho que era um museu,mas não reparei)junto da torre da red bull,foi mesmo lindo.O ano passado era para ter ido mas a colega que trocou as folgas comigo,foi despedida e a que foi para o lugar dela recusou-se a trocar as folgas(escusado será dizer que nunca nos demos bem :doze: )e então a dois dias de irmos tivemos que desmarcar tudo.



                          bjinhos



                          Afilhadas Mip:A Joana nasceu a 16/11/2009 & tabita:O Éric nasceu a 14/11/2009 Muitas felicidades


                          VISITEM O NOSSO BLOG DE VENDAS: http://omundodaprincesalara.blogspot.com/

                          Comentar


                          • RE: Bebés de Novembro de 2008....e os marotitos

                            Olá bela v,

                            Isto de misturar a gema na sopa com carne ou peixe é só durante um mês. Aos 10 meses passa-se a pôr o ovo inteiro e já não se põe nem carne nem peixe. Tal como dizes, cada médico tem o seu método.

                            Quanto à Beatriz não gatinhar, a minha médica mencionou que o que se espera nesta fase é que eles se sentem sem qualquer apoio (o que a tua menina já faz), que tudo o resto são extras.



                            Bjinhos

                            Comentar


                            • RE: Bebés de Novembro de 2008....e os marotitos

                              Olá Diana,



                              Acho que a red bull air race este ano vai ser primeiro fim de semana de setembro... se não me engano 5 e 6 de setembro... o ano passado foi muito giro... eu vivo e trabalho mesmo perto do rio por isso durante a semana fui assistindo aos treinos e no dia da corrida estava muito bom tempo, e eu já com a barriga um bocadito para o grande e com recomendações da médica para descansar lá me fui por no meio da confusão... um momento engraçado... vens ao porto este ano?



                              Beijokas



                              Ana
                              O Gil nasceu dia:
                              19 de Novembro de 2008

                              A próxima aventura:



                              blog: http://ananopaisdosdragoes.blogspot.com

                              Comentar


                              • RE: Bebés de Novembro de 2008....e os marotitos

                                Diana,



                                Fui verificar... afinal o red bull air race é 12 e 13 de setembro...



                                Beijokas



                                Ana
                                O Gil nasceu dia:
                                19 de Novembro de 2008

                                A próxima aventura:



                                blog: http://ananopaisdosdragoes.blogspot.com

                                Comentar

                                slot_bottomleaderboard_post

                                Collapse
                                Working...
                                X