Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Incompatibilidade do factor Rh

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Incompatibilidade do factor Rh

    Meninas, não sei se estão a par desta questão, mas o meu sangue é negativo (RH-), e o do pai é positivo (RH+) e, como tal, surgiu uma incompatibilidade de RH, ou seja os nossos sangues não são compatíveis. Fui informada pela OB que às 28 semanas tenho de levar uma vacina para prevenir problemas ao meu bebé (caso tenha um tipo de sangue diferente do meu).

    Entretanto, às 6/8 semanas tive uma henorragia e por esse motivo levei logo a tal injecção, para prevenir a misrura do meu sangue com o do bebé. Alguém já passou por isto? Será que já tendo levado a injecção, tenho de levá-la na mesma às 28 semanas? E como procederam? Requisitaram no Centro de Saúde?

    Obrigada


  • #2
    Olá,

    bem em relação a teres que levar novamente, não te posso ajudar. Não passei por essa situação mas, eu levei às 28 semanas e depois até 72h após o parto. Esta última dão-te no hospital e a das 28 semanas podes ir ao centro de saúde sim, com a requisição do teu obstetra (mesmo que seja particular). A única coisa é que não podes chegar lá e pedir para levar (pelo menos o meu centro), eu tive que telefonar para o centro com antecedência pois eles não têm a vacina para toda a gente, têm que requisitar e já vem especificamente para ti.

    Comentar


    • #3
      Inserido Inicialmente por margarida1 Ver Mensagem
      Olá,

      bem em relação a teres que levar novamente, não te posso ajudar. Não passei por essa situação mas, eu levei às 28 semanas e depois até 72h após o parto. Esta última dão-te no hospital e a das 28 semanas podes ir ao centro de saúde sim, com a requisição do teu obstetra (mesmo que seja particular). A única coisa é que não podes chegar lá e pedir para levar (pelo menos o meu centro), eu tive que telefonar para o centro com antecedência pois eles não têm a vacina para toda a gente, têm que requisitar e já vem especificamente para ti.
      É? Basta ligar para o centro de Saúde a requisitar?
      Eu não tenho a prescrição da OB ainda, mas será que a médica de família não pode prescrever, para ser mais depressa?

      Comentar


      • #4
        Ola!

        Mais que problemas para este bebe a incompatibilidade de Rh pode impedir um segundo filho. Por isso é muito importante fazeres factores (essas injecçoes) para teres a certeza que nao teras problemas futuros.

        O que acontece é que sendo o pai Rh+ o teu bebe pode ser tambem Rh+. o sangue Rh+ chama-se assim porque contem uns elementros "extra" que os Rh- nao teem. E pior, os R- reagem ao tal factor extra dos Rh+ como se um virus se tratasse, ou seja o teu corpo vai produzir uma subtancia cuja funçao é destruir os Rh+, e como tal vai atacar o sangue do bebe. Essas injecçoes servem para impedir que isso aconteça. Se as tomares nao tens problemas. E nao ha problema em tomnares demais, ou seja, mesmo que o teu filho por coincidencia seja Rh- e ate nao havia problema nenhum o medicamento que te dao nao prejudica nenhum dos dois.

        Beijinhos e boa gravidez!

        Rute

        O meu parto de 14 dias
        Bebes e Mamas marcianas de 2008
        Foram 25 meses, 2 semanas e 4 dias de maminha com muito amor (mamou a ultima vez a 22 de Abril 2010). CIA congénita, encerrada por cateterismo aos 4 anos e 5 meses.
        CIA congénita... Um operado, outro à espera que feche...

        Comentar


        • #5
          Inserido Inicialmente por rbalmeid Ver Mensagem
          Ola!

          Mais que problemas para este bebe a incompatibilidade de Rh pode impedir um segundo filho. Por isso é muito importante fazeres factores (essas injecçoes) para teres a certeza que nao teras problemas futuros.

          O que acontece é que sendo o pai Rh+ o teu bebe pode ser tambem Rh+. o sangue Rh+ chama-se assim porque contem uns elementros "extra" que os Rh- nao teem. E pior, os R- reagem ao tal factor extra dos Rh+ como se um virus se tratasse, ou seja o teu corpo vai produzir uma subtancia cuja funçao é destruir os Rh+, e como tal vai atacar o sangue do bebe. Essas injecçoes servem para impedir que isso aconteça. Se as tomares nao tens problemas. E nao ha problema em tomnares demais, ou seja, mesmo que o teu filho por coincidencia seja Rh- e ate nao havia problema nenhum o medicamento que te dao nao prejudica nenhum dos dois.

          Beijinhos e boa gravidez!

          Rute
          Sim Rute, eu sei disso tudo A minha OB explicou-me logo na 1ª consulta!
          O que eu queria saber mesmo é como é que requisito no centro de Saúde.....

          Comentar


          • #6
            Inserido Inicialmente por Martsy Ver Mensagem
            É? Basta ligar para o centro de Saúde a requisitar?
            Eu não tenho a prescrição da OB ainda, mas será que a médica de família não pode prescrever, para ser mais depressa?


            Olá,

            penso que pode ser qualquer um dos médicos, desde que leves a requisição.

            Comentar


            • #7
              Olá, Martsy
              Sobre teres que levar outra vez, não te posso ajudar.

              No meu caso, sim... terei que levar essa injecção ás 28 semanas. A minha OB falou-me logo nisso, mas como tenho sempre consulta no centro de saúde uns dias após a consulta com ela, tratei disso com o médico que me acompanha lá. Ele disse-me que tinha que ser feita a requisição com alguma antecedência, se não me engano, com 23 semanas para dar tempo a vir a vacina na altura de a levar. Como tive consulta por volta da semana 21, tratei logo disso nessa altura. Eles depois ligam-me quando estiver tudo pronto para ir lá.

              Estás a ser seguida tb pelo centro de saúde? Se não, se calhar podes levar a requisição do teu OB, como já disseram aqui. Se for preciso levar outra vez, ainda estás a tempo de tratar......

              Comentar


              • #8
                Inserido Inicialmente por baby love Ver Mensagem
                Olá, Martsy
                Sobre teres que levar outra vez, não te posso ajudar.

                No meu caso, sim... terei que levar essa injecção ás 28 semanas. A minha OB falou-me logo nisso, mas como tenho sempre consulta no centro de saúde uns dias após a consulta com ela, tratei disso com o médico que me acompanha lá. Ele disse-me que tinha que ser feita a requisição com alguma antecedência, se não me engano, com 23 semanas para dar tempo a vir a vacina na altura de a levar. Como tive consulta por volta da semana 21, tratei logo disso nessa altura. Eles depois ligam-me quando estiver tudo pronto para ir lá.

                Estás a ser seguida tb pelo centro de saúde? Se não, se calhar podes levar a requisição do teu OB, como já disseram aqui. Se for preciso levar outra vez, ainda estás a tempo de tratar......
                Baby, tou a ser seguida nos dois sítios. Vou ao Centro de Saúde basicamente por causa das credenciais... E como já não vou á consulta da OB desde 17 de Fevereiro (e só devo lá voltar depois da morfológica dia 1 de Abril), queria tratar já disto. Liguei para o Centro de Saúde e estou à espera que me digam alguma coisa (tenho lá uns conhecimentos familiares).....

                Comentar

                slot_bottomleaderboard_post

                Collapse
                Working...
                X