Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Preservação das células estaminais

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Preservação das células estaminais

    Ola meninas..

    Eu e o meu marido queremos fazer a preservaçao das celulas estaminais do cordao umbilical mas não conseguimos decidir por qual qual laboratorio optar...
    Alguem ja fez ou ta a pensar fazer??
    Por qual optaram e porquê?
    Estou de 29 semanas, ainda estou a tempo?

    Obrigada e Bjs


  • #2
    Olá!

    Ainda estás perfeitamente a tempo

    Eu fiz na Criostaminal mas na altura não havia o banco público (a Lusocord).
    Se fosse hoje fazia na Lusocord. Não porque não esteja satisfeita (fiquei muito satisfeita com o serviço deles) mas porque parece-me um gastar de dinheiro egoista ir para um banco privado só porque existe uma possibilidade num milhão (ou será em mais milhões???) de alguém precisar e usar aquelas células...

    Sei que é um assunto delicado e difícil... pensamos sempre " e se outra criança usa as células do meus filho? E se o meu filho precisa e já não tem?" A probabilidade de isso acontecer é tão reduzida (infelizmente porque senão poderiam-se salvar muitas vidas...). Além disso, se um dia o sangue do cordão do teu filhote salvar a vida a outra criança é um abenção! Tomara eu que a encontrasse alguém compatível a quem pudesse doar a minha medula...

    A vantagem em relação aos privados é que é totalmente gratuito... poupas mil e tal euros...

    De resto... é uma decisão pessoal. Informa-te cuidadosamente e toma a tua decisão de forma a que fiques bem contigo própria!

    felicidades!


    \"Bom mesmo é ir à luta, com determinação, abraçar a vida e viver com paixão, perder com classe e viver com ousadia, pois o triunfo pertence a quem mais se atreve.\"

    \"Ter problemas na vida é inevitável; ser derrotado por eles é opcional\"

    Comentar


    • #3
      Ora aqui está um assunto delicado.....
      Quando o meu primeiro filho nasceu, guardei-as na Criostaminal. Ainda não existia o banco publico.
      Agora, vou voltar a guardá-las. Não decidi onde, mas provavelmente num banco privado... a ver vamos!
      Uma informação que talvez interesse saber: No banco público, nem todas as amostras são guardadas... só aquelas que se preveêm ser mais comuns, de interesse publico alargado. Ou seja, e sem entrar em promenores muito complicados que desconheço, confesso.... se o teu filho tiver caracteristicas genéticas raras, muito especificas, pouco comuns... não serão armazenadas, não é fisicamente possível guardar todas as amostras.
      Outra questão importante são os autotransplantes, num banco publico, este serviço nunca estará assegurado...
      Uam decisão difícil....



      Comentar


      • #4
        Inserido Inicialmente por scazevedo Ver Mensagem
        No banco público, nem todas as amostras são guardadas... só aquelas que se preveêm ser mais comuns, de interesse publico alargado. Ou seja, e sem entrar em promenores muito complicados que desconheço, confesso.... se o teu filho tiver caracteristicas genéticas raras, muito especificas, pouco comuns... não serão armazenadas, não é fisicamente possível guardar todas as amostras.
        Outra questão importante são os autotransplantes, num banco publico, este serviço nunca estará assegurado...
        Sem dúvida informações importantes e que não são de conhecimento geral... lamentavelmente...


        \"Bom mesmo é ir à luta, com determinação, abraçar a vida e viver com paixão, perder com classe e viver com ousadia, pois o triunfo pertence a quem mais se atreve.\"

        \"Ter problemas na vida é inevitável; ser derrotado por eles é opcional\"

        Comentar


        • #5
          Estivemos ontem a pesquisar na Internet os vários laboratórios e acabámos por nos decidir pela Bebé Vida (http://www.bebevida.com). Pela variedade, pelo esclarecimento e por questões económics (facilidade de pagamento). Vou mandar vir o Kit ainda este mês

          Alguém já tem experiência com este laboratório?

          Comentar


          • #6

            Comentar


            • #7
              OLÁ!

              Eu fiz em 2009 criopreservação na Bebé Vida e correu td sem problemas. Fi-lo por descargo de consciência, sabendo das imensas limitações do uso de células estaminais (ao contrário do que estas empresas apregoam, os usos são ainda altamente limitados!! Por exemplo, raras são as situações em que são para uso do próprio, pq mts vezes as mutações que originam as ditas patologias estão já nas células estaminais! As células são mais úteis para transplantes entre irmãos ainda que, mesmo nessa situação, a probabilidade de compatibilidade é de 25%. Ou seja, na maioria das vezes as células estaminais empregues têm origem em bancos públicos internacionais, como ocorre com os transplantes de medula óssea - o mecanismo é idêntico. Também apregoam que podem ser usados por pais etc...oq eu ainda não é verdade pois o uso das células está limitado pelo peso do receptor, pelo que não dariam para um adulto. De qq modo admito que a ciência está sempre em evolução, pelo que sou totalmente a favor da criopreservação...só acho que não necessariamente num Banco Privado.)

              Estou novamente grávida e não tenho dúvidas que o farei no BANCO PÚBLICO. Não o fiz do meu 1º filho pq o banco ainda não estava operacional.

              Quanto à questão de rejeitarem certas amostras, também acontece nos bancos Privados!! Por isso nos obrigam a enviar resultados analíticos da mãe previamente, por isso fazem análises ao sangue do cordão qd o recebem e por isso avisam que se a amostra não tiver células suficientes não a preservam!! (tal como no banco público!)

              Há que ponderar e fazer balanço do risco-benefício.

              Boas escolhas!

              Comentar


              • #8
                Da minha filha mais velha (em 2009) fiz na Bebévida pq era a única empresa que oferecia um seguro juntamente com a criopreservação. A minha filha mais nova nasce daqui a 1 mês e vou fazer novamente na Bebévida. Agora, além de preservarem o sangue, preservam também o tecido do cordão e ainda ofereceram o seguro (opção a 25 anos).

                Chegámos a ponderar fazer no público, mas as razões para a decisão do privado foram:
                - igualdade entre as irmãs, se a mais velha tem no privado a mais nova também vai ter
                - garantia de disponibilidade das células

                A segunda razão foi decisiva, porque a minha filha mais velha tem um problema congénito que neste momento embora tenha tratamento não tem cura, mas que pode eventualmente vir a ter. Se a cura passar pelas células estaminais nunca será com as dela, mas sim com as da irmã.

                Como a minha Mãe me disse na altura da minha filha mais velha: considera isto como um seguro contra todos os riscos; não estás à espera de usar, mas se for necessário vais ficar contente de o teres..... Prefiro gastar dinheiro nisto e as miudas andarem com o carrinho, roupas e afins dos primos.

                Comentar


                • #9
                  Inserido Inicialmente por sc30 Ver Mensagem
                  Prefiro gastar dinheiro nisto e as miudas andarem com o carrinho, roupas e afins dos primos.
                  Concordo em grau, género e número

                  Comentar


                  • #10
                    Mas penso que, não tendo certezas, no banco privado não as rejeitam por características genéticas especificas/invulgares.... é uma escolha difícil!

                    Inserido Inicialmente por jane21 Ver Mensagem
                    Quanto à questão de rejeitarem certas amostras, também acontece nos bancos Privados!! Por isso nos obrigam a enviar resultados analíticos da mãe previamente, por isso fazem análises ao sangue do cordão qd o recebem e por isso avisam que se a amostra não tiver células suficientes não a preservam!! (tal como no banco público!)



                    Comentar


                    • #11
                      Pronto, já está!
                      Vou receber o Kit na próxima 4ª feira!
                      Enviei um mail para a Bebé Vida e uns 30 minutos depois, estavam a ligar-me para tratar de tudo!

                      Comentar


                      • #12
                        Posso nao estar a perceber bem , mas o fato de uma criança nascer com caracteristicas diferentes a nivel celular não seria mais importante de guardar mais este tipo de células do que as mais comuns??? Que são como o proprio nome diz mais fáceis de encontrar???!??! Posso estar a dizer uma grande asneira... :/


                        Comentar


                        • #13
                          Participem neste evento
                          Para esclarecimento de dúvidas não há melhor

                          Log in to Facebook to start sharing and connecting with your friends, family and people you know.

                          Comentar


                          • #14
                            Deu nas notícias que o banco público vai fechar.
                            Fiz na bebevida e n tenho queixa nenhuma.
                            Fiz não pelo que se sabe hoje, mas pelos avanços que tenho a certeza ocorrerão nesta matéria. E espero sinceramente que tenha sido dinheiro deitado fora e que nunca precise daquilo ;-)


                            Comentar

                            slot_bottomleaderboard_post

                            Collapse
                            Working...
                            X