Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Mamãs de Fevereiro 2012

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Olá sou Mamã de Fevereiro de 2011, e venho aqui desejar-vos umas excelentes entradas em 2012, e dizer-vos que o próximo ano vai mudar as vossas vidas! (Claro para quem é Mamã de 1ª viagem..., e não só, ser Mamã pela 2ª ou 3ª, é sempre uma felicidade! )

    Espero que corra tudo bem convosco, como correu comigo, e uma horinha pequenina a todas é o meu desejo para vocês!

    Beijocas e feliz 2012, principalmente depois de Fevereiro já com os vossos rebentos nos braços! eheheh


    Sou Madrinha da PipocaeCompanhia, e ela é a minha Madrinha Linda!

    A caminho das 600 receitas! - MANJAR das DEUSAS

    Comentar


    • Bom dia,

      Espero que o natal tenha corrido bem. O meu correu tão bem que engordei pelo menos 1kilo e meio!!!!!!!!!!!!!! Já cheguei ao meu limite. Agora tem de ser dieta, peixinho cozinho Abusei muito no fim-de-semana e estava a comer e a pensar "isto depois vai doer".

      O meu pimpolho de 3 anos fartou-se de receber prendas mas o que ainda não nasceu já recebeu algumas

      Já tenho tudo quase pronto. Falta-me separar as roupas por conjuntos, ou seja, cada conjunto tem de ter um bodie, um fatinho e umas calcinhas interiores. O primeiro, o mais importante acrescento ainda um gorro e a fraldinha.

      As 33 semanas já foram...o tempo passa rápido. Domingo já é Janeiro!!!! Mais um mês e pimba. Ou até pode nascer em Janeiro. No meu caso espero que não. Queria que ele nascesse o mais tarde possível. Apesar que me sinto cada vez mais pesada e as costas não ajudam. De noite é terrível. Ontem nem conseguia respirar direito, de noite na cama. Tive de arranjar um boa posição. Mas já falta pouco.

      Dia 12 temos nova consulta e ecografia. Entretanto tenho de tirar análises do 3º trimestre.

      Beijinhos a todas e apareçam....isto está muito parado. Eu acho que algumas mamãs nunca mais vieram



      Comentar


      • Boas

        Já vi que as mamãs sumiram Quando tiverem a criança, acreditem, não aparecem mesmo É uma pena estar tão paradito, é tão bom partilhar experiências e dúvidas. Nem que seja para dizer um olá..estou cá.

        Segunda vou tirar sangue, e na semana seguinte tenho ecografia e consulta. A ver se ele está a evoluir bem.

        E contracções? Já alguma meninas sentiram? Quando foi da primeira gravidez não me lembro, acho que não, mas agora tenho sentido e bastante. Quando for à consulta vou falar com a médica. Na segunda-feira foi o pior dia, tinha quase de hora a hora. São as famosas contracções de Braxton Hicks, normais para este tempo de gestação, mas temos de ver se não são demasiadas.

        De resto, é esperar pelo novo ano. Estamos em contagem decrescente. Para mim é mais 1 mês e meio, esperemos que menos não. Passa muito rápido

        Beijinhos a todas.

        Vou tentar vir cá antes do fim-de-ano!!!



        Comentar


        • Mamãs!!!!

          Um beijinho muito grande e votos de um óptimo 2012 a todas!

          Que 2012 seja o ano das "horas pequeninas" para todas

          Comentar


          • olá mamas....desaparecidas... :-)
            Pois o cansaço apesar de estar de férias ja se vai sentindo e bem....tb porque tenho trabalhado muito em casa, já tratamos do quarto...ja lavei as roupas, e passeias a ferro hoje…fogo não é fácil passar roupas tão pequeninas….e ainda só passei as interiores….aiiii…lol…
            Na Sexta-feira fomos conhecer a Casa de Saúde da Boavista....e a enf. Parteira Antónia...digo-vos ainda bem que fui...fiquei muito mais descansada e sinceramente com menos medo do que por ai vem. Quer dizer medo tenho…fique ligeiramente menos receosa…e tb tenho receio do que vem depois do parto….será que vou conseguir tratar bem dele, dar-lhe banho e alimenta-lo correctamente….uma serie de duvidas que espero que passem rápido e que a resposta seja sim a todas. 
            A enf. foi espectacular, explicou tudinho...desde que chego lá, da anestesia, da bata, de tudo...adorei mesmo.
            Fomos conhecer as instalações e os quartos....confortáveis e superrrr quentes, eu que tinha comprado pijamas de algodão..vou ter que comprar uns de manga curta, porque aquilo é mesmo muito quentinho....conheci os cantos á casa, o sitio onde tomam banho os bebes, o berços...tudo.
            Sabiam que na casa de saúde da Boavista eles põem na porta um bonekinho cor de rosa ou azul, dependendo do sexo do bebe...lol...tá giro. :-)
            Foi giro e ainda bem que fui lá...assim ja conheço a enf. parteira que me vai acompanhar e fiquei a conhecer já o espaço...agora resta-me mesmo esperar que chegue a hora...que sinceramente espero que chegue rápido.
            Cada vez me sinto mais popota, não há roupa nenhuma que goste de me ver, ai e aunda falta um mês.....e sinto-me cada vez mais limitada fisicamente…ai que a barriga não dá jeito para fazer nada...calçar as meias é difícil, dormir é difícil, vestir umas calças é difícil...até tomar banho é difícil....aiiiii.....tou FARTAAAAAAAAAA.
            Definitivamente estar grávida não é para mim....é mesmo apenas um meio de atingir um fim...mas custaaaa mesmo muito, pelo menos a mim....sou das mulheres que não vai ter saudades nenhumas dos meses de gravidez.
            Também os 4 primeiros foram com enjoos e vómitos...depois a incomodo da barriga, tou cansada de tar grávida.
            Quero o meu Gonkinhas cá fora…e quero começar a tratar deste corpo….é importante sentir-me bem comigo própria….e agora sinto-me tão mal e tão em baixo com a minha imagem….enfim…
            Mas o que interessa realmente esteja tudo bem...quero que o menino Gonçalo se deixe estar até a data prevista...e que tudo corra bem. :-)
            Bem fico por aqui.
            Meninas Desejo a Todas as mamãs de Fevereiro ou não.... um BOM ANO 2012, cheio de coisas boas, alegria, saúde, dinheiro e trabalho...e para quem vai ser mama desejo uma hora pequenina e bem passada.

            Beijiinhos e Felicidades a todas

            Comentar


            • Bom dia e BOM ANO DE 2012!!!!!

              Para nós, mamãs de Fevereiro, vai mesmo ser diferente Está quaseeeee. Falta pouco. Vamos ver qual vai ser a primeira mamã Eu espero não ser, era sinal que tinha nascido antes do tempo, não me dava jeito nenhum, mas não sou eu que mando, é ele

              Hoje fui tirar sangue para as análises do 3º trimestre. Como agora sou seguida pelo hospital foi a primeira vez que lá fiz. Não demorei muito, mas também fui muito cedo. Às 8h já lá estava. Agora é esperar pela consulta e ecografia que é no mesmo dia, quinta da próxima semana. Para mim a ecografia é importante, vou fazê-la para ver a evolução do meu filhote, já que o primeiro nasceu mais pequeno do que se estava à espera.

              De resto, está quase tudo pronto. Falta-me dividir os conjuntinhos para quando for para a maternidade. Falta-me fazer a visita ao hospital, vou ver se vou na próxima semana.

              Novafeijoca - Imagino que deves estar cansada, depois do tormento dos primeiros meses. E claro que estes últimos não são fáceis. Também depende de grávida para grávida. Eu tenho andado mais ou menos bem, uns dias mais cansada que outros. Este miúdo mexe-se bem e é o que me deixa descansada. Em relação às saudades da barriga, se for como a primeira, vou sentir saudades, mas é o que digo, cada grávida vive de maneira diferente

              Beijinhos e bom ano!!!!!!!!!!!!!!



              Comentar


              • Olá meninas!
                Bom ano de 2012 para todas! Vai ser com certeza, com os nossos bebecas nos braços...

                Tive consulta a semana passada. O rapaz está a crescer bem. Está com 1900g. Continua é sentado... O meu obstetra falou-me na hipótese de eu ser submetida a uma manobra: versão cefálica externa, que consiste em posicionar o bebé de cabeça para baixo com uns movimentos que o médico faz na barriga. Claro, que tudo isto é feito estando eu e o bebé monitorizados. Estou com algum receio, mas vou confiar naquilo que ele considerar melhor. Alguém está na mesma situação ou conhece alguém que tenha feito a manobra?

                De resto, também me sinto mais cansadita... Dores no fundo das costas, nas costelas... Felizmente está tudo preparado e já não tenho de me preocupar com nada.

                Entretanto, para a semana começo as aulas de preparação para o parto.

                Beijinhos a todas!

                Comentar


                • Boa noite mamãs!

                  Pois é, está quase, quase a chegar a nossa vez!!! Falta muito pouco e sei que esta reta final pode ser difícil por vários motivos: desconfortos, mau dormir, peso, ansiedade, expectativas,... Mas não desesperem. Tudo há-de correr bem, tenho a certeza!
                  Também sei que para as mamãs de 1ª viagem é mais complicado (em princípio...) porque estão perante o desconhecido e isso costuma assustar, mas não há necessidade: Temos uma coisa muito forte a jogar a nosso favor - o nosso instinto. E acreditem que ele vos irá guiar na direção certa, agora e principalmente depois do bebé nascer. Não se preocupem se vão saber vesti-lo, lavá-lo, amamentá-lo, cuidar dele. Tudo vem por instinto e de dia para dia que passamos com os bebés ele fica cada vez mais forte e sabemos logo o que fazer. Também me custava acreditar nisto da primeira vez, também estava ansiosa, mas depois, com calma, tudo se foi desenrolando naturalmente e tudo correu às mil maravilhas (com percalços, claro, mas isso toda a gente tem: cólicas, ...). Com calma, tudo se resolve! E lembrem-se bem desta palavra: CALMA! O nosso nervosismo passa para o bebé, eles sentem tudo!

                  Quanto a mim, tenho andado mesmo sumida, pelo que peço desculpa (logo eu que adoro vir para aqui partilhar as minhas ideias e experiências), mas não tem sido fácil...
                  Natal, Ano Novo, o meu pequenote apanhou um virose e agora ando a preparar a festa do 2º aniversário dele, que é já no sábado!
                  Muito trabalhinho!!!

                  As coisas da princesa estão prontas, agora tenho é de tratar do saco para a maternidade (para a semana, depois da festa).
                  Esta semana vou ter consulta e eco do terceiro trimestre na maternidade. Vamos lá ver como é que ela está!... Depois conto as novidades!
                  Entretanto, vou ver se arranjo tempo para colocar as fotos do quartinho. Quando colocar, aviso.

                  Ah, quem ainda precisar de roupinhas, aproveite agora os saldos (nem que seja para comprar já para o próximo Inverno, que é o que eu faço sempre). Hoje dei só uma espreitadela num shopping (porque estava com pressa) e deu para ver que já há coisas a preços muito bons! A Pré Natal já está com 50% e tem coisas giríssimas! Na zippy também há algumas pechinchas e o resto não vi porque tive de ir embora, só lá fui trocar umas prendinhas de Natal.

                  Bem, vou dormir que a princesa não pára de se mexer e já estou cheia de dores nas costas!

                  Beijocas para todas e festinhas nas barrigas! E lembrem-se: Vão sentir saudades destes tempos... senti-los mexer, crescer dentro de nós, tudo! Eu sei que algumas mamãs não pensam assim, pelo menos agora, mas depois falamos quando estivermos todas juntas na pediatria. Aposto que algumas vão começar a mudar de ideias.

                  Ah, mamãs de 1ª viagem (e não só) aproveitem agora para um fim de semana romântico fora de casa, um cinema, uns jantares, umas boas noites de sono descansado até ao meio dia ... depois tudo muda. Não é pior, é diferente e é para sempre!







                  Madrinha: Nokas79 Afilhada: Lianita

                  Comentar


                  • Olá mamãs, eu ontem escrevi, escrevi e no fim quando enviei deu erro bahhhhhhhhhhhhhhh. Como tava no tlm e é uma trabalheira responder desisti. Mas hoje ganhei coragem para ligar o pc e vir cá dar notícias.

                    Por aqui vamos indo, cansada, cheia de dores na barriga muitas noites mal dormidas, já fartinha, fartinha! Eu sou do time da novafeijoca não fui feita para isto é mesmo só um meio para atingir um fim e chega. O importante é aguentar o mais possível e que nasça bem.

                    A Ema acho que está bem, continua a mexer-se muito é uma obra de arte e doi-me muito a barriga porque ela é grande e a barriga nem por isso e já estou toda dolorida, sem contar com os pontapés nas costelas upiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii.

                    De resto preciso mesmo de terminar de passar as roupas (tem roupa a mais nunca mais acaba lol) e fazer a mala para a maternidade. Hoje faço 34 semanas para a semana paro o magnésio e a partir daí tudo pode acontecer. Apesar de estar de baixa tenho ido trabalhar alguns dias, primeiro para fechar o ano e agora para ensinar quem me ficou a substituir mas isto não está nada fácil de aguentar, conduzir é um martírio mesmo.

                    Como diz a Cazac aproveitem os saldos, eu já fui à pré-natal comprar coisas para o meu Martim com 50% de desconto comprei na chicco outlet sapatos para os dois com 50% desconto também. sempre compro de um inverno para o outro e de um verão para o outro. Quase sempre benetton e pré-natal mais quando têm os 70% na chicco compro pouca coisa porque mesmo com os descontos as vezes os preços são abusivos e porque sinceramente tirando a roupa new born que é de muita qualidade a roupa normal deles deixa muito a desejar, tenho roupas do meu filho que ao fim da primeira lavagem pareciam que já vinham do primo do primo rsrsrsrsrs.

                    Amanhã tenho consulta com a nova obstetra no hospital (odeio-a de morte) a minha foi transferida para um internato de 6 meses no IPO e eu tive que ser atendida por outra e para minha sorte calhou-me logo aquela que eu não queria nem morta, mas enfim a antiga vai continuar a fazer banco no hospital e eu já tinha combinado com ela que nos dias do banco podia lá ir ter com ela para ela me ver e fazer o ctg etc.

                    E pronto é isso, estamos quase lá, eu acho que a minha deve ser das primeiras a nascer, só lhe peço que deixe passar o aniversário do irmão (26 de Janeiro) e depois pode vir no dia que quiser

                    Bom ano a todas e muita paciência nesses últimos dias durossssssssssssssssssss.

                    Comentar


                    • Olá a todas, já começa a ficar um bocado mais animado, mas ainda faltam muitas mamãs aparecerem. Algumas sumiram de todo.

                      Cazac- Adorei o teu "discurso" para as mamãs e primeira viagem. Acrescento ainda que vão ouvir muitas opiniões sobre o que se deve ou não fazer, que é melhor isto ou aquilo, principalmente daquelas que já tiveram filhos e acham que sabem mais do que nós. Não sabem. Pronto. Só vocês é que conhecem os vossos filhos e vão saber o que fazer. Quando foi da minha primeira gravidez, uma enfermeira já de idade e com bastante experiência disse logo, que as nossas mamãs e principalmente as sogras têm a mania que sabem mais do que nós só porque já tiveram uma carrada de filhos. Digam que sim, e não liguem. Ninguém melhor do que nós para sabermos o que é melhor para os nossos filhos, porque tal como todas as gravidezes são diferentes, os filhos também. Por isso, não tenham medo, na altura se tiverem dúvidas perguntem a uma enfermeira ou médico, ou então sigam o vosso instinto. Nada melhor que o instinto de mãe.

                      Sojo- Dizes que deves ser a primeira, mas eu tenho mais tempo que tu Olha, que sejas antes de mim, não me importava de ser das últimas Pelo menos que nasça em Fevereiro, não queria que fosse em Janeiro. Mas são eles que mandam, não sou eu.

                      Hoje tive um dia um bocado complicado. Acho que ele desceu. Já me disseram que a barriga estava mais descida e hoje sentia-o de tal maneira na virilha que tinha dificuldade em andar. Estou ansiosa pela consulta de dia 12 para ver se a médica consegue perceber se ele está ou não encaixado. O meu primeiro nunca desceu nem encaixou, aliás essa foi uma das dificuldades do meu parto. Por isso não sei quais são os sintomas.

                      A ver vamos.

                      Mas já preveni o pessoal do meu trabalho que este "senhor" pode-se lembrar de sair mais cedo!!!

                      Vou ver se até ao fim da semana preparo a mala de maternidade. Já da outra vez preparei tudo às 35 semanas e faço-as na segunda.

                      Beijinhos a todas!!!



                      Comentar


                      • olá mamãs!

                        sou das que tem andado desaparecida. a verdade é que tenho vindo ler os vossos posts, mas depois não tenho coragem para escrever. ando cansada, não durmo nada de jeito de noite, mal me deito a ciática ataca-me e a noite é um martírio. eu sou das que quer que ele nasça logo, mas que espere pelo menos pelas 38 semanas.

                        esta manhã tive uma dor mesmo forte na barriga, que não sei se foi gazes ou uma contração. começou no estômago e levou imenso tempo a passar e terminou no útero, a barriga parecia pedra e doeu mesmo muito, fiquei preocupada, porque se uma contração é aquilo, é mesmo muito mau. deitei-me de lado e pus-me a respirar tipo a soprar, e lá foi acalmando.passou e não voltou. mas fiquei a pensar que já estou naquela fase que ele pode nascer se lhe apetecer.e só penso que ainda falta comprar coisas, lavar coisas, etc...

                        na semana passada apareceu-me uma alergia na barriga e peito, que fazia uma comichão horrível, acho que foi uma amostra de creme gordo com óleo de amêndoas da barral que experimentei.liguei para a saúde 24 e mandaram-me ir ao centro de saúde. e lá fui eu, mas a minha médica de família fez-me esperar 1hora e 40 minutos, quando não tinha ninguém para ver a não ser eu. o filme acabou comigo a fazer reclamação no livro amarelo e ela a aparecer para me ver como que por magia.

                        acabei por ir à urgência dos lusíadas, paguei 85 euros, mas fui super bem tratada e esperei 5 minutos se tanto para ser atendida. é triste a diferença de atendimento entre o público e o privado. afinal eles recebem todos o ordenado no fim do mês. o médico disse que podia se alergia ao creme, ou uma reação ao adn do bebé por ser rapaz, isso tem um nome ,mas não decorei.não sabia que tal coisa podia acontecer.

                        tenho consulta na segunda feira, não sei como as coisas correm a partir daqui, na altura vou estar de 35 semanas e 5 dias. se alguém me puder dizer o que acontece a partir daqui agradeço.

                        também ainda não fiz a mala para a maternidade, já dividi as roupinhas do Vasco em 3 saquinhos. já comprei pensos higiénicos, já não entrava naquele corredor do supermercado há tanto tempo, que nem sabia o que procurar.comprei bepanthene. que discos de amamentação recomendam?os da marca wells do continente são bons?

                        acho que já chega de testamento, vou tentar participar mais, mas o cansaço já é muito.

                        beijinhos, já está quase, ouvirmos o choro dos nossos bebés, quero muito ouvir a voz do meu Vasco, Vasquinho, Vascote

                        Comentar


                        • Bom dia,

                          Dew - espero que a alergia passe depressa e que o teu bebé, tal como o de nós todas, se aguente pelo menos até às 38 semanas. Realmente os médicos de família são todos diferentes e é preciso ter sorte. Eu também ainda não fiz a mala para a maternidade, a ver se este fim-de-semana deixo tudo pronto. Em relação às compras, lembrei-me que não sei se tenho pensos em casa, tenho de ver isso. Bepanthene nunca comprei e nunca precisei, disco de amamentação comprei na primeira gravidez duas caixas da Johnsons e nunca usei, acabei por dar a uma amiga minha. Em relação à dor que tiveste, muito provavelmente foi intestinal. Nesta altura temos contrações mas não são assim, nem são dolorosas, são as contrações de Braxton Hicks. É esperares para ver se tens mais alguma dor assim. Eu costumo ter essas dores quando são gases intestinais. Não te esqueças que o teu filhote está a pressionar os teus intestinos e não só.

                          De resto, hoje o meu pimpolho deixou-me dormir, não acordou de noite. Mas eu acordei com umas dores de costas infernais. Espero que passem. Tenho de andar devagarinho. Nesta altura ando a ler muito artigos on-line sobre tudo o que se passa nesta fase até ao parto e supostamente os bebés começam a mexer menos porque ficam com menos espaço para se mexerem mas o meu parece que se mexe cada vez mais. Já não percebo nada.

                          Estou neste momento a escrever e ele a rebolar dentro da barriga

                          Beijinhos a todas!!!!!



                          Comentar


                          • Boa tarde meninas!

                            Conforme prometido, aqui ficam as fotos do quartinho da minha princesa Leonor!
                            Quem quiser ver, é só espreitar este link:

                            http://foruns.pinkblue.com/showthrea...rincesa-Leonor!

                            Se não funcionar, tentem procurá-lo na secção dos quartinhos dos bebecas!

                            Beijocas e até logo!
                            Ultima edição por cazac; 09-01-2012, 01:03.







                            Madrinha: Nokas79 Afilhada: Lianita

                            Comentar


                            • olá outra vez

                              e.m.a - o meu também se mexe muito, e agora começa a mexer-se mais à noite. antes costumava dormir a noite toda, agora mexe-se muito. também já tinha lido que eles iam mexendo menos, mas o meu não.

                              dizem que devemos andar muito, mas o meu quando ando mais começa logo a esticar-se que eu fico toda dobrada de tão desagradável que é.

                              alguém me pode explicar como são as contrações normais para esta altura?é que acho que ainda não tive nenhuma.o meu maior problema são as dores durante a noite, especialmente a ciática.as costelas, graças a Deus, ele já não consegue magoar.

                              Quanto ao peso estabilizou. tenho engordado gramas. estava mentalizada para engordar 14 kg, mas até agora engordei 11 kg, não acredito que ainda engorde mais 3 kg. o apetite acalmou, e até tenho andado um bocadito mal disposta, deve ser do estômago estar apertado.

                              ainda não decorei o quarto do Vasco porque pretendo que ele fique no meu quarto até aos 3 meses, por isso tenho tempo. falta-me comprar a cama de grades, e tecidos para forrar uma cadeira, um posa-pés, fazer uma capa para uma mesa de camilha e uma sanefa.Quem vai fazer essas coisinhas é a minha mummy

                              Alguém me explica qual o aspeto do rolhão mucoso?é que o que tenho lido não é suficientemente explícito, e eu quero saber com o que contar.

                              Durante o parto com epidural é costume porem algália?não queria nada levar com uma

                              beijinhos grandes para todas, hoje faço 35 semanas

                              Comentar


                              • Olá a todas, ontem não consegui responder porque só me dava erro no login e não entrava de maneira nenhuma.

                                e.m.a. eu digo que vou ser a primeira não é pela data prevista é porque já o meu filho nasceu de 37 semanas e esta tudo se prevê que seja identico tanto que já começo o ctg para a semana quando fizer as 35 semanas. Fora isso fui à consulta tudo na mesma, 11 kilos a mais (até dóiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii).

                                Dew isso que tiveste pode sim ser uma contração eu vou discordar da e.m.a. porque eu já tenho contrações e dolorosas á muitas semanas elas podem vir a qualquer altura e é óbvio que é natural as contrações de braxton mas essas não têm dor alguma só endurece a barriga.
                                Quanto aos discos qualquer um serve não compres caros nem muitos porque depois substitues pelos discos de desmaquilhagem (isto perto de um mês) e só quando saies porque vais amamentar e começar a escorrer no outro peito já é pouco mas sempre escorre.

                                O rolhão depende muito parece um ranho verde escuro ou verde tropa por aí com uns veios de sangue, não penses muito nisso o meu só saiu mesmo quando eu estava em trabalho de parto. Quanto à algalia depende eu não tive, mas uma altura que a bexiga inchou, ficou mesmo uma bola (muito engraçado) e elas inseriram um tubinho e esvaziou e retiraram, não ficas lá com nada afinal precisas de tudo "limpo" para parires.

                                Eu vou-me juntar às lamentações da noite ora bolas dói para todos os lados acordo mil vezes, gemo, levanto-me vou fazer xixi já tou fartinha, fartinha, fartinhaaaaaaaaaaaaaaaa.

                                E pronto por hoje é tudo, já passei as roupinhas que faltavam agora no fim-de-semana a ver se separo os conjuntinhos para depois meter na mala( mas só meto na mala depois das 36 semanas está proibida de nascer antes disso lol).

                                Comentar

                                slot_bottomleaderboard_post

                                Collapse
                                Working...
                                X