Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Pielectasia Renal o q significa???

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Pielectasia Renal o q significa???

    Olá a todas!

    Hj foi dia de eco e agora ao ler o relatório deparo-me com o seguinte: "Pélvis renal dta. com 8,1mm e esq. com 5mm. Pielectasia ligeira à dta".

    Já andei a pesquisar mas nada de concreto; td me leva a concluir q o rim dto. da minha princesa está acima do normal mas quais são as consequências?...

    Alguém sabe o q significa ao certo esta tal "Pielectasia"?

    Só tenho consulta dia 27 mas até lá este coração tem q acalmar....

    Desde já obrigada!

  • #2
    Olá!

    Em primeiro lugar só te vou dizer resumidamente o que sei mas espero que seja suficiente para te tranquilizar!

    Uma ectasia significa uma dilatação e o prefixo pielo- refere-se à zona de "saída" dos nossos rins, por onde saí a urina em direcção à bexiga. Ou seja a tua bebé parece ter uma dilatação desta zona. Contudo, antes de mais é bom que se saiba que esta é uma das anomalias mais frequentes nos fetos, sendo tendencialmente benigna. A enorme maioria reverte espontâneamente nos primeiros tempos de vida do bebé, sem ter nenhuma implicação. Só uma percentagem muito pequenina é que pode ter alguns sintomas e que pode necessitar cirurgia.

    Portanto, o que me parece importante é que te foques no facto de na grande maioria é uma variante do normal e não uma questão patológica. Vais ver que é esse o caso da tua bebé!! (ainda por cima parece-me que a dilatação não é muito expressiva face a valores que aparecem noutros bebés)

    Espero ter ajudado a que te tranquilizes!

    Comentar


    • #3
      Inserido Inicialmente por jane21 Ver Mensagem
      Olá!

      Em primeiro lugar só te vou dizer resumidamente o que sei mas espero que seja suficiente para te tranquilizar!

      Uma ectasia significa uma dilatação e o prefixo pielo- refere-se à zona de "saída" dos nossos rins, por onde saí a urina em direcção à bexiga. Ou seja a tua bebé parece ter uma dilatação desta zona. Contudo, antes de mais é bom que se saiba que esta é uma das anomalias mais frequentes nos fetos, sendo tendencialmente benigna. A enorme maioria reverte espontâneamente nos primeiros tempos de vida do bebé, sem ter nenhuma implicação. Só uma percentagem muito pequenina é que pode ter alguns sintomas e que pode necessitar cirurgia.

      Portanto, o que me parece importante é que te foques no facto de na grande maioria é uma variante do normal e não uma questão patológica. Vais ver que é esse o caso da tua bebé!! (ainda por cima parece-me que a dilatação não é muito expressiva face a valores que aparecem noutros bebés)

      Espero ter ajudado a que te tranquilizes!
      Olá,

      Muito obrigada pela tua tão sucinta e esclarecedora resposta. Espero q seja como dizes; "uma variante do normal e não uma questão patológica"....

      Um beijinho

      Comentar


      • #4
        Ola!

        O meu mais velho teve dilataçao dos bacinetes renais durante a gestaçao e normalizou antes do parto. É um sinal de imaturidade renal e na eventualidade de nao normalizar implica um risco de fazerem infecçoes urinarias com facilidade. para prevenir isso os bebes que nascem com dilataçao fazem um antibiotico de prevençao durante os primeiros 6 meses ou 1 ano de vida. Entretanto o rim normaliza e evitam-se os problemas que podiam resultar das infecçoes urinarias.

        Beijinhos
        Rute

        O meu parto de 14 dias
        Bebes e Mamas marcianas de 2008
        Foram 25 meses, 2 semanas e 4 dias de maminha com muito amor (mamou a ultima vez a 22 de Abril 2010). CIA congénita, encerrada por cateterismo aos 4 anos e 5 meses.
        CIA congénita... Um operado, outro à espera que feche...

        Comentar

        slot_bottomleaderboard_post

        Collapse
        Working...
        X