Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Calendário de análises/exames a efectuar durante a gravidez

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Calendário de análises/exames a efectuar durante a gravidez

    Alguém tem esta informação, sff?
    Não vejo a mesma info em todo o lado...
    Tirando as ecos, que sabermos serem 3 (e quando as devemos fazer), a minha dúvida está mais na parte das análises.
    Só encontrei isto:

    Mensalmente
    Serologia Toxo + CMV + Rubéola se não imunizada

    Serologia Listeriose (caso síndroma clínico suspeito)

    Coombs indirecto

    Urinocultura

    8ª Semana - 10ª Semana
    Rastreio bioquímico de cromossomopatias 1º Trimestre e todas as análises antes da gravidez caso não as tenha ainda efectuado

    14ª Semana - 22ª Semana
    Rastreio bioquímico de cromossomopatias 2º Trimestre

    21ª Semana - 24ª Semana
    Rastreio diabetes gravídica – Prova com 50 gr glucose oral (Se houver antecedentes familiares ou em gravidezes anteriores, efectuar o rastreio o mais precocemente possível)

    Exsudado vaginal com pesquisa específica de Streptococcus agalactiae e Gardenerella vaginallis (se positivo, fazer mensalmente até ao parto)

    36ª Semana
    Exsudado vaginal com pesquisa específica de Streptococcus agalactiae e Gardenerella vaginallis

    Coombs indirecto


    Obrigada.

  • #2
    Inserido Inicialmente por 1Mummy Ver Mensagem
    Alguém tem esta informação, sff?
    Não vejo a mesma info em todo o lado...
    Tirando as ecos, que sabermos serem 3 (e quando as devemos fazer), a minha dúvida está mais na parte das análises.
    Só encontrei isto:

    Mensalmente
    Serologia Toxo + CMV + Rubéola se não imunizada

    Serologia Listeriose (caso síndroma clínico suspeito)

    Coombs indirecto

    Urinocultura

    8ª Semana - 10ª Semana
    Rastreio bioquímico de cromossomopatias 1º Trimestre e todas as análises antes da gravidez caso não as tenha ainda efectuado

    14ª Semana - 22ª Semana
    Rastreio bioquímico de cromossomopatias 2º Trimestre

    21ª Semana - 24ª Semana
    Rastreio diabetes gravídica – Prova com 50 gr glucose oral (Se houver antecedentes familiares ou em gravidezes anteriores, efectuar o rastreio o mais precocemente possível)

    Exsudado vaginal com pesquisa específica de Streptococcus agalactiae e Gardenerella vaginallis (se positivo, fazer mensalmente até ao parto)

    36ª Semana
    Exsudado vaginal com pesquisa específica de Streptococcus agalactiae e Gardenerella vaginallis

    Coombs indirecto


    Obrigada.
    Acho que depende de OB para OB; nos Centros de Saúde presumo que sigam o mesmo plano. Na minha primeira gravidez, tal como nesta, sou seguida por OB particular e no meu centro de saúde, e algumas analises e um rastreio que a minha OB me passou, não constavam do plano do centro de saúde. Alias já tenho indicação da minha OB para após as 15 semanas fazer novo rastreio bioquímico (tal como da primeira gravidez) e no centro de saúde não consta do plano deles.

    Tens alguma dúvida em particular?

    Comentar


    • #3
      Obrigada pela tua resposta.
      A minha dúvida é que tenho 13 semanas e só tenho consulta com a minha médica dia 20.07. (terei então 16 semanas)
      Entretanto, existem análises a ser feitas?
      Pelo que vejo no que descobri há análises mensais e a minha médica na 1ª (e única consulta), no ínicio deste mês, não me passou nada, a não ser a eco das 12+rastreio.
      Não vejo a mesma informação em todo o lado e daí a minha dúvida..
      Vou marcar consulta com o médico de família, para ele me passar as análises. Assim fico mais descansada.

      Comentar


      • #4
        No Centro de Saúde também te passam as análises sim, e concerteza conseguirás marcação rapidamente.

        Comentar

        slot_bottomleaderboard_post

        Collapse
        Working...
        X