Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Super Bebés de Novembro 07

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • RE:

    ideias de saídas com chuva: eu vou bastante à biblioteca com o Lucas, que tem sala para bébés...e às vezes vamos ver exposições
    também podem ir simplesmente tomar o pequeno almoço ao café assim ela vê gente e movimento...

    nós em casa ficamo nos pela sala, que é a mais aquecida e que tem a Tv e brinquedos....no quarto dele só há a cama e mais brinquedos e os nosso livros e papelada...alterno entre o quarto dele e a sala, no nosso quarto nao pk há muitas esquinas, e na cozinha nao porque naa tenho suficientemente limpa para que ele ande lá no chão....(ainda por cima tem a comida da gata)


    está quase a andar...hoje deu cá um trambolhão, coitado nao está habituado a espalhar-se (não é afoito)

    Comentar


    • RE:

      Das duas uma... ou é uma conjuntivite que por aí vem (não me parece bem, mas...), ou é um terçolho que a gaiata tem no olho esquerdo... Tem um olho à chinês e outro normal...

      Ando cada vez mais a pensar em embarcar numa 2ª aventura no Mundo da Maternidade...

      Comentar


      • RE:

        Olá!Olá!
        Só agora consegui por o fórum em dia e vir aqui ao nosso tópico. Cheguei ontem de viagem e estive 5 dias sem net! É muito tempo :P

        O Natal passou-se em Lamego em casa dos sogros e com muito frio! O que vale é que a lareira acesa estava lá.
        A Raquel teve algumas prendas mas nenhum exagero. Desde roupa a sapatos e alguns brinquedos.
        Dos pais teve uma caixa de megablocks, um daqueles tapetes de borracha de encaixar que andavamos para comprar há montes de tempo e também aquele andador da fisherprice que tem um leão à frente.
        Passou a noite de Natal sempre bem disposta e aguentou até bastante tarde.
        Vesti-lhe um vestido vermelho a atirar para a o natalício que lhe ficou muito bem. Agora não tenho fotos em meu poder mas depois mostro aqui uma.
        Repeti fotos do ano passado e nessa noite pensei muitas vezes como é que era possível que aquela menina rabina fosse o mesmo bebé minúsculo do ano passado
        Na 6ª feira à noite ainda fomos para o Porto para estar com parte da família materna que ficou completamente babada com a simpatia e eloquência da menina. Sim, porque neste dias a miúda tem "falado" que se desunha! Com encolher de ombros e e esticar de mãos para a frente à mistura Só para rir! Mas nem tudo são gracinhas Está a revelar um feitiosito que vai lá vai. Não é de chorar nem de birra mas quer sempre levar a sua avante!


        Parte chata e aqui agradecia ajuda das meninas, please!

        A Raquel sempre foi uma alarve a comer mas há coisa de uma semana e meia fomos jantar a casa de uma amiga e recusou comer a sopa. Achei estranho mas não insisti porque achei que fosse uma falta de apetite ou querer chamar à atenção por estar num sitío estranho.
        No dia a seguir a cena repetiu-se.
        Neste momento comer a sopa é uma verdadeira guerra que eu evito alimentar porque não quero que a hora da comida seja algo negativo.
        O que é certo é que a simples visão do prato da sopa a faz contorcer-se toda na cadeira!
        A estupidez da coisa é que se comer uma ou duas colheres tem dias que depois até vai aceitando e come mas muito poucas vezes! Eu não percebo!
        Só come se tiver o 2º prato à frente.Tenho de começar por dar-lhe uma ou duas colheres de 2º prato para no meio lhe conseguir enfiar algumas colheres de sopa
        Ñão estão bem a ver as macacadas que eu tive de fazer hoje ao jantar para ela comer 6 colheres de sopa daquelas de adulto.
        Nem quando se inicou nos sólidos fez disto...
        Ah, e agora já nem papa come! Só quer é 2º prato e iogurtes O que é que eu faço à minha vida? Uma criança desta idade não pode passar sem sopa, certo?

        Resumindo:
        Não quer sopa
        Não quer papa
        2º prato come com gosto mas também se nota que não tem grande apetite
        Só quer é iogurtes, pão sem ou com queijo
        Não aceita leite antes de ir para a cama. Eu nunca lhe dou mas agora que anda a jantar mal tento dar-lhe...
        Para os parametros dela teve 2 dias que mal comeu
        Anda bem disposta, sem febre
        Isto dura vai para 2 semanas

        É fase? Devo ir ao pediatra? Digam-me porque para mim a hora da refeição que era uma coisa que eu adorava está a tornar- se angustiante...

        Oskarina: Força com o pinguim
        Manelita: O Lucas está a Raquel chapado. Lindo, lindo. Li no teu blog sobre a tua noite de natal do ano passado. Lamento que a tenhas passado daquela forma. Eu só tive aqueles sentimentos 1 semanita e chegou!
        Plantinha: Não sei se conheces os mega blocks. São adequados à idade dos nossos filhos, super leves e fáceis de encaixar.vêm com caixa de arrumação e custam cerca de 12€ . Comprei no Toys uma caixa de 30 peças mas há com mais. A Raquel adorou!Á tua menina está uma princesa
        APPM: Nunca dei de comer à noite porque a Raquel sempre se deitou pouco depois do jantar e nunca acordou para comer.

        As melhoras a todas as mamãs e bebés doentes! Chega pra lá gripe malvada! :P

        Desculpem o testamento mas não escrevia há muito tempo.

        Comentar


        • RE:

          Inserido Inicialmente por CibeleC
          Neste momento comer a sopa é uma verdadeira guerra que eu evito alimentar porque não quero que a hora da comida seja algo negativo.
          O que é certo é que a simples visão do prato da sopa a faz contorcer-se toda na cadeira!
          A estupidez da coisa é que se comer uma ou duas colheres tem dias que depois até vai aceitando e come mas muito poucas vezes! Eu não percebo!
          Só come se tiver o 2º prato à frente.Tenho de começar por dar-lhe uma ou duas colheres de 2º prato para no meio lhe conseguir enfiar algumas colheres de sopa
          Desculpem o testamento mas não escrevia há muito tempo.
          Tive o mesmo prob lema, depois descobri que no infantário lhe davam o 2º prato antes da sopa então comecei a fazer o mesmo, ou então dou as duas coisas alternadamente. A pediatra também já me tinha avisado que quando descobrissem o 2º prato que podiam recusar a sopa e seria essa a altura para começar a pôr uma pedrinha de sal na sopa. Eu tenho posto uma pedrinha de flor de sal. Mesmo assim noto que come muito menos mas calculo que nesta idade as necessidades calóricas já sejam menores porque o crescimento também começa a ser mais lento.

          Comentar


          • RE:

            Manelita, a ideia da biblioteca é porreira, tenho de me informar se a de Santarém tem salinha para os babys! Exposições só mais por Lx, aqui em Santarém não há mtas coisas...

            CibeleC, eu ainda não tenho experiência com o 2º prato, mas noto q a Bia come mt melhor comidas mais elaboradas (sopas "com entulho" ou purés e açorda com legumes aos pedaços), ou seja, acho q está a enjoar a sopa "dos bebés". E tb já comecei a por uma pedrinha de sal e mais ervas aromáticas na comida, pois de outra forma qs não come e assim é um regalo vê-la comer...


            Esta noite a Bia acordou entupida, está a ficar novamente com ranhocas e tosse e a temperatura tb está a subir... grrrrr até fico a desejar q seja só dos dentes, mas cá para mim vem ai outra doença! Enfim, pensamento positivo: faltam só uns dois ou três meses para o tempo começar a melhorar, yupi!!!
            tenho dois príncipes no meu reino: a princesa Beatriz e o príncipe José Maria


            Vendas em 1ª e 2ª mão;

            Comentar


            • RE:

              ontem o Gui estatelou-se na avó, rebentou o labio superior. Qd cheguei a avó, vi que o gaijinho tinha sangue na boca. Pois foi que nas correrias dele a gatinhar (atinge uma velocidade de 120km/hora:-$ ), escorregou e bateu com a boca no chao.

              primeira ferida com sangue!

              bem, esta noite foi um descalabro a dormir... nao dormi nada.. o gajo mexia-se choramingava, mas nunca acordava. calculo que lhe tivesse a doer a boquinha, tadito.

              Ontem o pai dele teve o momento pai-filhol, abriram juntos a prenda de natal do pai. o puto gostou imenso.

              definitivmente o gajo n gosta de bananas!
              Elsa





              Comentar


              • RE:

                Inserido Inicialmente por paraujo
                Olá mamãs,

                venho juntar-me ao clube das mamas de Novembro de 2007. Parece mentira, mas ainda não tinha dado com este tópico.......:? :?

                O André terminava o tempo dia 24/11/07, tinha cesariana marcada para dia 26/11/07, porque estava tudo muito atrasado, mas nasceu dia 22/11/07!!! Pregou uma partida a todos!!!!!!!

                Boas festas
                Sê bem-vinda! Queremos saber mais sobre o teu André!!!

                Jocas
                Patrícia Paiva
                - Educadora Perinatal
                - Conselheira em Aleitamento Materno
                - Professora Ginástica para Bebés

                BLOG Perfeito, Perfeito é MAMAR AO PEITO! ; BLOG Amigo dos Bebés ; SITE Mamar ao Peito; Preparação para o Parto - Margem Sul

                Comentar


                • RE:

                  Mio: o teu André tá lindo, sempre tão expressivo!

                  Manelita: adorei a foto que mandaste a desejar bom natal, parece um menino crescido o Lucas com essas fotos da escolinha!

                  Plantinha: a tua menina têm um ar maroto, linda, linda! (ainda não consigo aceder ao teu blog...)
                  Patrícia Paiva
                  - Educadora Perinatal
                  - Conselheira em Aleitamento Materno
                  - Professora Ginástica para Bebés

                  BLOG Perfeito, Perfeito é MAMAR AO PEITO! ; BLOG Amigo dos Bebés ; SITE Mamar ao Peito; Preparação para o Parto - Margem Sul

                  Comentar


                  • RE:

                    Bem, demorou mas já consegui ler tudo...

                    Obrigado pelas vossas respostas sobre o acordar de noite... acho que o pai já desistiu da ideia, principalmente quando lhe disse que se ele quer tentar o desmame nocturno tem de ser ele a adormecê-lo pois o Gonçalo quando eu o pego só pensa nas mamas LOL, eu compreendo que ele tenha necessidade de acordar de noite, já li muitos livros sobre o sono infantil e aqueles que dizem que as crianças que acordam de noite têm algum problema, não apresentam grandes argumentos para o que afirmam, li inclusivé o do Dr. Estivil, para matar a curiosidade, e o Sr. é um bruto, mas enfim...

                    O meu menino também anda difícil para comer a sopa, e o pedi disse que era normal tendo em conta que são muitas novidades (2º prato, começar a andar, etc...) e disse-me para tentar dar-lhe mais legumes no 2º prato e fruta para compensar.

                    O Natal foi bom, um bocado movimentado de mais para o meu gosto... erámos muitos e estava tudo bebedo menos eu e o Gonçalo LOL, e o meu pequenote estava cheio de sono e acabou por adormecer às 23h30m e não abriu prendas nesse dia, só no dia seguinte... Recebeu roupa, e alguns brinquedos, mas nada de especial pois ele recebeu mesmo muita coisa no aniversário e então pedi logo para não lhe darem muita coisa! Recebeu muito dinheiro e no aniversário abri uma conta para ele onde tenho colocado os abonos e estes extras. Eu recebi uma impressora pois o Gonçalo estragou-me a outra LOL e hoje vou comprar um telemóvel com o dinheiro que o Pai Natal me deu, pois tenho dois tlms e nenhum deles está muito bom (acho que tamém é graças às babadelas do Gonçalo)...

                    A Filomena perguntou a nível de actividades o que podemos fazer com eles, e lembrei-me que tinha dito que punha aqui as ideias do Gymboree para fazer em casa e nunca cheguei a pôr... Sorry! Agora andamos numa de brincar com aqueles brinquedos de enfiar, é que o Gonçalo começou a mostrar interesse nisso e tenho brincado muito com ele, a maioria das vezes tenta enfiar a bola no lugar do triângulo, ou vice-versa, mas quando acerta faz uma grande festa! Também brincamos muito às escondidas e apanhada, mas agora é mais fácil por ele andar, mas quando gatinhava também fazíamos grandes corridas cá em casa e ele adorava ver-me de gatas atrás dele! Mas aviso. é preciso preparação física e energia para estas brincadeiras... LOL

                    O Gonalo ficou outra vez constipado, no Natal apanhou umas correntes de ar lá em casa, mesmo depois de eu dizer mil vezes que estava frio, a malta estava cheio de calores e o miúdo lá se constipou, mas já estamos habituados! Aqui na loja tenho estado a ler os livros do Baby Blues (no sei se conhecem, mas depois coloco aqui umas tiras) que são uma banda desehanada sobre o que é "ser pais" e farto-me de rir porque eles retratam muito bem a realidade!!!

                    Acho que já posso dizer que o Gonçalo dise umas palavras... apesar de ainda não ter bem a certeza se se pode considerar como primeira palavra LOL é que ele diz GATA de vez em quando, mas a maior parte das vezes a gata é só UNGA ou GA, mas às vezes lá lhe sai GATA, e agora começou a dizer CAO, sem til LOL e faz UHM UHM a imitar o cão (acho eu!) mas a minha dúvida é que ele diz isto quando vê cães e quando não vê! LOL por isso não sei se se pode considerar como primeiras palavras! E os vossos? Já têm alguma coisa escrito nos álbuns como PRIMEIRA PALAVRA? MAMÂ não diz nem nada que se pareça, por mais que eu o chateie... LOL

                    Este também é um oferecido, mas quando tá ao colo da mamã ninguém me ganha eheheheheh mas se está no chão pede colo a qualquer pessoa, também não gosto muito, mas como diz a manelita temos mesmo de os aceitar como são!

                    Jocas a todas que já me estou a esticar...
                    Patrícia Paiva
                    - Educadora Perinatal
                    - Conselheira em Aleitamento Materno
                    - Professora Ginástica para Bebés

                    BLOG Perfeito, Perfeito é MAMAR AO PEITO! ; BLOG Amigo dos Bebés ; SITE Mamar ao Peito; Preparação para o Parto - Margem Sul

                    Comentar


                    • RE:

                      Olás Olá!

                      Espero que tenham tido um Feliz Natal!!

                      Benvinda à nova mãe quie aqui se apresentou!

                      Plantinha, já tinha visto e comentado as fotos da mini, mas fique aqui registado que a gaja tem um estilo do caraças!

                      Oskarina, minha querida, gostei de ler as novidades e quero ver isso do pinguim!!

                      Cibele, julgo ser normal eles começarem a regjeitar a comida.... a minha também já não come tão bem como comia, mas também lhe dou o 2º prato e só depois a sopa.

                      Manelita, o teu rapaz sai ao pai!!

                      APPM, a Lau já diz mama e papá há muito tempo e agora diz também "mãiiiiiiiii" e anda atrás de mim agarrada às minhas pernas!!! Está numa crise de mãezite. Não quer mais ninguém e depois agarra-se cá com uma força!!

                      Dentes ainda não tem (riam-se) e já anda, mas amparada por nós... sózinha também não vai lá, nem se aguenta bem em pé sózinha.

                      Ontem fomos para o hospital porque ela já andava com uma tossezita há 1 semana, mas piorou muito de um dia para o outro e agora está a antibiótico e xaropes e o camandro!!! Estavam lá tantos miúdos!!! Ficámos lá 3 horas!!

                      Beijocas a todas!

                      Comentar


                      • RE:

                        Inserido Inicialmente por APPM
                        Bem, demorou mas já consegui ler tudo...

                        Obrigado pelas vossas respostas sobre o acordar de noite... acho que o pai já desistiu da ideia, principalmente quando lhe disse que se ele quer tentar o desmame nocturno tem de ser ele a adormecê-lo pois o Gonçalo quando eu o pego só pensa nas mamas LOL, eu compreendo que ele tenha necessidade de acordar de noite, já li muitos livros sobre o sono infantil e aqueles que dizem que as crianças que acordam de noite têm algum problema, não apresentam grandes argumentos para o que afirmam, li inclusivé o do Dr. Estivil, para matar a curiosidade, e o Sr. é um bruto, mas enfim...
                        O meu menino também anda difícil para comer a sopa, e o pedi disse que era normal tendo em conta que são muitas novidades (2º prato, começar a andar, etc...) e disse-me para tentar dar-lhe mais legumes no 2º prato e fruta para compensar.

                        O Natal foi bom, um bocado movimentado de mais para o meu gosto... erámos muitos e estava tudo bebedo menos eu e o Gonçalo LOL, e o meu pequenote estava cheio de sono e acabou por adormecer às 23h30m e não abriu prendas nesse dia, só no dia seguinte... Recebeu roupa, e alguns brinquedos, mas nada de especial pois ele recebeu mesmo muita coisa no aniversário e então pedi logo para não lhe darem muita coisa! Recebeu muito dinheiro e no aniversário abri uma conta para ele onde tenho colocado os abonos e estes extras. Eu recebi uma impressora pois o Gonçalo estragou-me a outra LOL e hoje vou comprar um telemóvel com o dinheiro que o Pai Natal me deu, pois tenho dois tlms e nenhum deles está muito bom (acho que tamém é graças às babadelas do Gonçalo)...

                        A Filomena perguntou a nível de actividades o que podemos fazer com eles, e lembrei-me que tinha dito que punha aqui as ideias do Gymboree para fazer em casa e nunca cheguei a pôr... Sorry! Agora andamos numa de brincar com aqueles brinquedos de enfiar, é que o Gonçalo começou a mostrar interesse nisso e tenho brincado muito com ele, a maioria das vezes tenta enfiar a bola no lugar do triângulo, ou vice-versa, mas quando acerta faz uma grande festa! Também brincamos muito às escondidas e apanhada, mas agora é mais fácil por ele andar, mas quando gatinhava também fazíamos grandes corridas cá em casa e ele adorava ver-me de gatas atrás dele! Mas aviso. é preciso preparação física e energia para estas brincadeiras... LOL

                        O Gonalo ficou outra vez constipado, no Natal apanhou umas correntes de ar lá em casa, mesmo depois de eu dizer mil vezes que estava frio, a malta estava cheio de calores e o miúdo lá se constipou, mas já estamos habituados! Aqui na loja tenho estado a ler os livros do Baby Blues (no sei se conhecem, mas depois coloco aqui umas tiras) que são uma banda desehanada sobre o que é "ser pais" e farto-me de rir porque eles retratam muito bem a realidade!!!

                        Acho que já posso dizer que o Gonçalo dise umas palavras... apesar de ainda não ter bem a certeza se se pode considerar como primeira palavra LOL é que ele diz GATA de vez em quando, mas a maior parte das vezes a gata é só UNGA ou GA, mas às vezes lá lhe sai GATA, e agora começou a dizer CAO, sem til LOL e faz UHM UHM a imitar o cão (acho eu!) mas a minha dúvida é que ele diz isto quando vê cães e quando não vê! LOL por isso não sei se se pode considerar como primeiras palavras! E os vossos? Já têm alguma coisa escrito nos álbuns como PRIMEIRA PALAVRA? MAMÂ não diz nem nada que se pareça, por mais que eu o chateie... LOL

                        Este também é um oferecido, mas quando tá ao colo da mamã ninguém me ganha eheheheheh mas se está no chão pede colo a qualquer pessoa, também não gosto muito, mas como diz a manelita temos mesmo de os aceitar como são!

                        Jocas a todas que já me estou a esticar...

                        Onde tao as dicas???? Opa eu tb quero saber!!!!!!
                        Elsa





                        Comentar


                        • RE:

                          boa,é sempre bom ler tanta novidade"

                          cibele o meu também teve uma fase que nao queria jantar , nao stresses e deixa passar a fase!
                          eu fazia o seguinte, dava lhe pão para a mão, e isso ele queria, e depois quando ele abria a boca para comer o pão, eu primeiro punha lhe uma colher de sopa! eh eh

                          a sério se ela come outras coisas nao stresses, introduz mais legumes no segundo prato e espera pela fase seguinte!!

                          O lucas também é malandreco, ainda ontem contrariei-o e deu-me uma palmada, eu ralhei com ele com a mão, e ele transformou a palmada que me ia dar em "dá cá mais cinco", para eu nao ralhar mais com ele lol

                          e já se aguenta imenso tempo em pé, fica a olhar para as mãos e pés tipo "wow eu consigo"

                          no pré-parto falaram me dessas bandas desenhadas BABY BLUES e vi algumas tiras, são muito giras e aquilo parece mesmo a vida "real", tenho de arranjar os livros para ler!

                          Comentar


                          • RE:

                            olá mamãs

                            pois comida... o rapaz agora anda numa de não querer comer, nem a sopa, nem o 2º prato... para conseguir que ele coma qq coisa tenho de estar sempre a fazer macacadas, ou a dar-lhe livros e brinquedos para ele mexer

                            manelita a ideia da biblioteca é muito interessante, tenho de ver se alguma aqui da zona tem espaço próprio para bebés

                            hoje no fórum o piolho achou que andar de mão dada com a mãe não funcionava, e então toca a andar sozinho, lá tive eu de andar atrás dele #-o

                            bjs e as melhoras das mamãs e dos bebés doentinhos
                            [hr]
                            Sara
                            http://<a href="http://foruns.pinkbl... alt="" /></a> Sócia n.º 100

                            Comentar


                            • RE:

                              Inserido Inicialmente por oskarina
                              Onde tao as dicas???? Opa eu tb quero saber!!!!!!
                              Queres as dicas do Dr. Estivil?!? É que o senhor é mesmo uma besta, quando li certas frases como "as crianças aprendem a vomitar para chamar a atenção dos pais" ou "aprendem a falar só para pedir água ou colo para chamar a atenção" perdi logo a fé no senhor, eu acredito mais no que diz o dr. Carlos Gonzalez, que as crianças não são cruéis nem manipuladoras, e se o são aprendem connosco, mas a sua essência é serem bons e não maus... E como ele bem explica, o facto de acordarem de noite está relacionado com o seu instinto de sobrevivência, uns perdem esses instintos mais cedo que outros, por isso eu não vou nos truques para que as crianças durmam melhor, porque o que resulta com uns não resulta com outros, pois tem a ver com os genes e com a sua capacidade de se adaptarem ou não à actualidada, ou seja, perderem os instintos de sobrevivência, pois o que os seus genes lhes dizem é que se não acordarem durante a noite e procurarem pela mãe ou pelo pai, o mais provável é que morram com frio, fome, ou devorados por predadores, é claro que isto hoje em dia não acontece, mas eles vêm com essa informação nos seus genes, pois foram os humanos que acordavam de noite que sobreviveram ao longo das gerações. Compreendendo isto é mais fácil para mim não stressar com o facto do meu fiho acordar de noite e dar-lhe tempo para que ele se sinta seguro o suficiente para dormir a noite toda seguida... Eu também era assim quando era bebé, a minha mãe não fez nada e conforme fui crescendo fui dormindo cada vez mais sem que me "ensinassem a dormir", pois é algo inato e não algo que se aprende... Como vos disse, li muitos livros sobre isto, e optei por acreditar nesta versão dos factos pois é aquela que vai de encontro à minha experiência e à minha linha de pensamento e é aquela que me permite stressar menos!

                              Jocas
                              Patrícia Paiva
                              - Educadora Perinatal
                              - Conselheira em Aleitamento Materno
                              - Professora Ginástica para Bebés

                              BLOG Perfeito, Perfeito é MAMAR AO PEITO! ; BLOG Amigo dos Bebés ; SITE Mamar ao Peito; Preparação para o Parto - Margem Sul

                              Comentar


                              • RE:

                                Eu vendo os livros da Baby Blues aqui na loja e a minha chefe também tem aqui alguns que lhe ofereceram e quando não tenho nada para fazer leio e tenho-me rido muito, gosto principalmente das tiras sobre amamentação (claro!) e adoro o facto da mamã usar sling! Por enquanto ainda só li livros em que têm dois filhos, mas sei que já têm alguns lançados com 3 filhos e era realmente o meu sonho era ter 3...
                                Também têm muitas tiras sobre o bebé não dormir (especialmente para ti, manelita) e sobre os infectários!!! LOL

                                Aqui fica o site deles e no Archive podem ver alguns, mas em inglês!



                                Há uns tempos abri um tópico com algumas tiras deles sobre amamentação:



                                Jocas
                                Patrícia Paiva
                                - Educadora Perinatal
                                - Conselheira em Aleitamento Materno
                                - Professora Ginástica para Bebés

                                BLOG Perfeito, Perfeito é MAMAR AO PEITO! ; BLOG Amigo dos Bebés ; SITE Mamar ao Peito; Preparação para o Parto - Margem Sul

                                Comentar

                                slot_bottomleaderboard_post

                                Collapse
                                Working...
                                X