Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

público ou privado?

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • público ou privado?

    olá,



    estou grávida de 15 semanas e a ser acompanhada na Maternidade Júlio Dinis, no Porto. estou indecisa entre o público e o privado (tenho seguro de saúde, embora o plafon seja baixo). gostava de saber a opinião de outras mães que tenham tido os bebés na maternidade e, também, se alguém sabe o valor dos partos no privado. obrigada.

  • #2
    RE: público ou privado?

    Olá



    Percebo a dúvida, passei pelo mesmo. Eu fui sempre seguida na GO particular e no centro de saúde (leia-se, ia lá para me passarem os papéis para ter as ecografias e análises de borla...). A minha GO faz partos no privado (Lapa e etc..) e eu senti-me muito tentada a ter lá o meu filho. A meu ver, o maior problema dos privados é o que acontece se alguma coisa correr mal. Dou te um exemplo de uma amiga, mãe há 7 meses. Ela escolheu ter a filha na Lapa. O parto por algum motivo complicou e eles pegaram e levaram a bebé para o Santo António. Vai daí, a minha amiga ficou no hospital sem poder estar com a filha. Claro que assinou o termo de responsabilidade e saiu antes da alta mas no Sto António não a internaram ou seja não podia estar lá à noite, por exemplo. Em suma, acho preferível ter a criança no público e abdicar do conforto e luxo que se ganha no privado (sim, porque é mesmo essa a grande vantagem), ficar com o dinheiro no bolso (eu só sei das cesarinas mas anda à volta dos 5000 euros) e ganhar na segurança no caso de alguma coisa correr menos bem. No meu caso, ainda tive o desconforto psicológico de ter que abrir mão da minha GO (já que ela não esteve comigo no parto por ser no público ) mas mesmo assim acho que valeu a pena e vou repetir tudo igualzinho num segundo parto (que já agora espero que esteja próximo). Quanto à maternidade, tenho ouvido falar muito bem dos profissionais de lá e tenho uma amiga que vai lá ter o bebé em outubro. (eu tive o meu no Hospital Pedro Hispano, que já agora também recomendo a toda a gente).

    Beijinhos

    Comentar


    • #3
      RE: público ou privado?

      eu pensava em todas as questões referidas no post anterior - e se alguma coisa correr mal com o bebé? e se...



      preferi ter o meu filho no público (pedro Hispano) e não posso estar mais arrependida.



      correu tudo mal: a equipa era má, não quiseram fazer-me a cesariana logo quando deviam, o meu filho teve de ser internado na neonatologia porque foram mt negligentes comigo, até o anestesista se recusou a dar-me epidural porque não quis perder mais tempo para me porem um cateter e por isso deu-me uma raqui, anestesia que nunca se dá, já que durante 24 horas não pude levantar-me nem ver o meu filho.



      a minha experiência foi péssima. sei que tive azar com a equipa, mas tenho ouvido dizer muito mal do Pedro hispano (o meu filho nasceu lá há 3 anos)



      estou grávida novamente e vou ter no privado: não há nada que pague tu poderes ter a tua equipa, o teu médico de confiança, alguém que te conhece. não há nada que pague poderes ter o teu marido ou outra pessoa ao teu lado, o não ficares sozinha.



      boa sorte!

      Comentar


      • #4
        RE: público ou privado?

        MamaBarriguita (05-05-2010)eu pensava em todas as questões referidas no post anterior - e se alguma coisa correr mal com o bebé? e se...







        preferi ter o meu filho no público (pedro Hispano) e não posso estar mais arrependida.







        correu tudo mal: a equipa era má, não quiseram fazer-me a cesariana logo quando deviam, o meu filho teve de ser internado na neonatologia porque foram mt negligentes comigo, até o anestesista se recusou a dar-me epidural porque não quis perder mais tempo para me porem um cateter e por isso deu-me uma raqui, anestesia que nunca se dá, já que durante 24 horas não pude levantar-me nem ver o meu filho.







        a minha experiência foi péssima. sei que tive azar com a equipa, mas tenho ouvido dizer muito mal do Pedro hispano (o meu filho nasceu lá há 3 anos)







        estou grávida novamente e vou ter no privado: não há nada que pague tu poderes ter a tua equipa, o teu médico de confiança, alguém que te conhece. não há nada que pague poderes ter o teu marido ou outra pessoa ao teu lado, o não ficares sozinha.







        boa sorte!


        De facto a tua experiência parece ter sido péssima. Confesso que nunca ouvi falar em tal coisa no Pedro Hispano e a minha GO particular trabalha lá desde que o hospital abriu. Conheço também algumas pessoas que tiveram lá bebés antes de mim (o meu filho tem 19 meses) e ninguém teve queixa nenhuma... Bom, opiniões à parte, não é certo que lá se fique sozinha. Eu tive o meu marido o tempo todo ao meu lado e inclusive deixam-no ir despedir ao quarto depois de sair da sala de partos. Mais, deixaram-nos estar algumas horas na sala de parto depois do meu filho nascer para ficarmos os 3 em privacidade. Se não quisesse o marido, podia levar outra pessoa. Se falas do caso de cesariana, isso depende da política do hospital e não de ser público ou privado. Geralmente os hospitais são contra a presença de terceiros no bloco aquando de cesarianas e conheço quem mesmo no privado não possa ter tido o marido ao lado por ser cesariana. No Pedro Hispano não conheço a política relativamente a cesarianas mas nos partos normais o marido está presente o tempo todo se a pessoa assim o quiser.

        Comentar


        • #5
          RE: público ou privado?

          eu tenho uma amiga que teve há pouco tempo bebé na cuf descobertas. passadas umas horas descobriram-lhe um problema e foi transferido para a estefania, enquanto ela continuou internada na cuf.



          foi a pensar em todas as hipoteses (até pq infelizmente as coisas não acontecem só aos outros) que optei pelo publico.

          Comentar


          • #6
            RE: público ou privado?

            trcosta (05-05-2010)
            MamaBarriguita (05-05-2010)eu pensava em todas as questões referidas no post anterior - e se alguma coisa correr mal com o bebé? e se...















            preferi ter o meu filho no público (pedro Hispano) e não posso estar mais arrependida.















            correu tudo mal: a equipa era má, não quiseram fazer-me a cesariana logo quando deviam, o meu filho teve de ser internado na neonatologia porque foram mt negligentes comigo, até o anestesista se recusou a dar-me epidural porque não quis perder mais tempo para me porem um cateter e por isso deu-me uma raqui, anestesia que nunca se dá, já que durante 24 horas não pude levantar-me nem ver o meu filho.















            a minha experiência foi péssima. sei que tive azar com a equipa, mas tenho ouvido dizer muito mal do Pedro hispano (o meu filho nasceu lá há 3 anos)















            estou grávida novamente e vou ter no privado: não há nada que pague tu poderes ter a tua equipa, o teu médico de confiança, alguém que te conhece. não há nada que pague poderes ter o teu marido ou outra pessoa ao teu lado, o não ficares sozinha.















            boa sorte!






            De facto a tua experiência parece ter sido péssima. Confesso que nunca ouvi falar em tal coisa no Pedro Hispano e a minha GO particular trabalha lá desde que o hospital abriu. Conheço também algumas pessoas que tiveram lá bebés antes de mim (o meu filho tem 19 meses) e ninguém teve queixa nenhuma... Bom, opiniões à parte, não é certo que lá se fique sozinha. Eu tive o meu marido o tempo todo ao meu lado e inclusive deixam-no ir despedir ao quarto depois de sair da sala de partos. Mais, deixaram-nos estar algumas horas na sala de parto depois do meu filho nascer para ficarmos os 3 em privacidade. Se não quisesse o marido, podia levar outra pessoa. Se falas do caso de cesariana, isso depende da política do hospital e não de ser público ou privado. Geralmente os hospitais são contra a presença de terceiros no bloco aquando de cesarianas e conheço quem mesmo no privado não possa ter tido o marido ao lado por ser cesariana. No Pedro Hispano não conheço a política relativamente a cesarianas mas nos partos normais o marido está presente o tempo todo se a pessoa assim o quiser.


            a minha experiência no Pedro Hispano foi realmente má. escolhi ir para o Pedro Hispano por achar que lá seria diferente e conheço muita gente que teve bebés lá e correu bem. Eu tive azar, da mesma forma que outras pessoas tiveram. a minha GO também trabalhava lá, infelizmente não estava de serviço na altura. ultimamente tenho ouvido dizer mal, quer por parte de médicos, quer por parte de enfermeiras.

            no dia em que o meu filho nasceu houve um número enorme de partos, muitos deles cesarianas. por isso o anestesista teve a atitude que teve.



            para além disso, não acho normal o facto de a médica me estar a fazer cesariana e a falar ao telemóvel ao mesmo tempo com o marido e os filhos... sei que para eles é algo que fazem diariamente, mas não deixa de ser uma cirurgia e por isso, o mínimo que se exige é todo o respeito e atenção para a doente. graças a terem demorado tanto a decidir uma cesariana, o meu filho teve de ser internado na neonatologia - felizmente não passou de um susto, mas um susto que durou 5 dias.



            é certo que o meu marido esteve sempre do lado de fora, mas não esteve comigo nos momentos em que precisei, graças a haver tantas cesarianas... há tratamento diferente ou não? e à noite, sem o meu filho ali ao lado, fazia-me falta ter ali alguém. da mesma forma, queixo-me de algumas enfermeiras. como não podia amamentar o meu filho (durante 24 horas n me pude levantar nem vê-lo) para ter mais rapidamente subida de leite, as enfermeiras da neonatologia diziam-me para ir tiramdo leite com a bomba, de 3 em 3 h. ora isso implicava ter de chamar as enfermeiras durante a noite, que como estavam a dormir, ficavam incomodadas e resmungavam comigo e com outra mãe que fazia o mesmo. afinal, estavam ali para dormir ou para trabalhar???



            a minha experiência foi esta. acho que o Pedro Hispano já foi um hospital de referência, já foi um bom hospital. hoje, arrependo-me de ter ido para lá. é certo que tudo isto aconteceu há 3 anos, mas a verdade é que tenho ouvido dizer mais mal do que bem.



            Boa sorte!

            Comentar


            • #7
              RE: público ou privado?

              MamaBarriguita (05-05-2010)



              estou grávida novamente e vou ter no privado: não há nada que pague tu poderes ter a tua equipa, o teu médico de confiança, alguém que te conhece. não há nada que pague poderes ter o teu marido ou outra pessoa ao teu lado, o não ficares sozinha.



              boa sorte!


              Concordo plenamente com a mamabarriguita....



              Desculpem se não penso da mesma maneira de algumas mamãs, mas infelizmente nos país que temos os hospitais publicos que temos, não confio.... eu sei que as coisas infelizmente nao acontecem só aos outros e só nos publicos, mas no privado a minha experiencia não podia ter sido melhor e não tenho nada de especial a apontar...



              Eu tive o meu bebe na Lapa em 2008, e fui acompanhada sempre pelo meu GO (deu-me logo 50% de mais confiança) e pela equipa dele, tive quase um dia inteiro em trabalho de parto e nao passei dos 4 dedos de dilatação (coisa que no publico não levava epidural de certeza, pois normalmente esperam até aos 4 dedos para a dar!) até que por fim o meu GO achou que o melhor era ir para cesariana pois estava tudo mt parado... Simplesmente 5*.. tive sempre o meu marido comigo e digo-vos que foi a minha ajuda, o meu apoio principal... eu acho que sem duvida nao há dinheiro que pague nada disto....



              Se puder volto a ter no privado sem duvida nenhuma...Mas acredito que os partos tb corram mt bem no publico, mas acho que é mesmo preciso sorte na equipa que se apanha...



              De qualquer maneira, como disse a outra mamã há as situações de haver algum problema com o bebe e ele ter de ser transferido para um hospital publico, situações que podem acontecer é verdade, mas aqui no norte já não há esse problema.. O HPBN é o unico que tem cuidados necessários a todos os bebes..



              Dependendo dos seguros os valores a pagar variam.. eu na Lapa com multicare a cesariana ficou 2800 €, logo só paguei 10% disso.., mas podes sempre ligar para lá e ver quanto é que fica..



              Bjinhos e felicidades..




              "A MELHOR MANEIRA DE TORNAR AS CRIANÇAS BOAS É TORNA-LAS FELIZES!" (Óscar Wilde)


              Madrilhada - Carlavc - A MARIANA NASCEU 26/02 AS 16H08 COM 2975 KGS

              Comentar


              • #8
                RE: público ou privado?

                Olá,

                Sobre este assunto posso falar por experiência própria, eu sempre disse se tivesse uma gravidez normal iria para o privado.

                Fui mãe pela segunda vez em Março de 2009, fui seguida pelo meu obstetra particular das duas gravidezes e ele só fáz os partos na Ordem da Trindade e foi lá que os tive e nada tenho a dizer.

                Do que as amigas me contavam quando tiveram os filhos no hospital público, era que o atendimento era muito mau, se entrares à noite é para esquecer, não dão as epidurais, enfim deixarem as mães a sofrer, os bébes,etc. é claro que há excepções e a maioria dos partos são feitos nos hospitais públicos.



                Quanto ao custo se tiveres seguro pagas pouco, se não tiveres conta com cerca de 3 500 a 4 000 euros, se for de cesariana, que foi o meu caso das duas vezes.



                Qualquer dúvida que eu possa ajudar, é só perguntar.



                Bj
                Gamita

                Comentar


                • #9
                  RE: público ou privado?

                  Sweetdream,

                  estou grávida e vou ter a minha bebé na Ordem da Lapa. Gostaria de fazer cesariana (independentemente de poder ser criticada por isso, eu sei...). <o teu GO perguntou-te qual o parto que tu desejavas, isto é, a tua opinião influenciou?

                  Obrigada

                  BJ

                  Fátima

                  Comentar


                  • #10
                    RE: público ou privado?

                    Eu nem pus essa hipotese porque em Viseu só há o Hospital Público, que tem tudo, e a Casa de Saúde, privada, mas de onde mandam as pessoas de ambulância para o hospital fazer exames... Evidentemente, tive a minha filha na maternidade em Viseu, onde há muito mais partos e muito mais segura.

                    O que eu acho muito estranho é terem dito que não deixaram a mãe ficar no hospital durante a noite com o bebé. A minha filha esteve internada com 6 meses no hospital de Viseu e há 15 dias em Coimbra, felizmente sem nada de grave, mas nem sequer puseram a hipótese de eu não ficar com ela. Passei lá a noite num cadeirão (mas tinha uma cama se quisesse). Fiquei perto dela por amamentar mas mesmo que não amamentasse podia lá estar. A diferença é que se não houver condições para muitas mães ou pais, dão prioridade às mães que amamentam por razões óbvias. Todas as crianças tinham um pai ou alguém com elas, a menos que os pais não quisessem ou pudessem.
                    2 filhotes lindos

                    Comentar


                    • #11
                      RE: público ou privado?

                      Eu vou deixar aqui a minha modesta opinião. Eu tive o meu filho no público por opção e só posso dizer muuiiito bem. O bloco de partos é fantástico, a equipa que me acompanhou 5 estrelas e eu estive 24 horas em trabalho de parto por isso passei pelas mãos de muita gente. O meu filho teve de ir para a neonatologia e esteve lá durante 5 dias. Se tivesse o parto no privado teriam de certeza feito cesariana até porque financeiramente lhes é mais favorável. Isto porque o meu filho teve de nascer de espátulas, não foi forceps nem ventosa, foi algo tipo espátulas de salada que enfiaram e tiraram o rapaz. Nada sofri, foram super profissionais e pelo que sei nem todos os médicos se sentem à vontade com esse instrumento. Se tivesse sido no particular tinha sido de certeza cesariana e depois tinha de ir para a neonatologia do hospital mais perto.



                      Mas claro que depende muito dos Hospitais. O meu nasceu em Braga no Hospital de S. Marcos e o próximo que já estou a planear também vai lá nascer.



                      Felicidades.



                      Comentar


                      • #12
                        RE: público ou privado?

                        como em muitas outras questões, tudo depende da equipa... é uma questão de sorte, podemos ter ou não. o que não deveria ser assim, mas é como é. conheço quem diga maravilhas do público, conheço quem diga mal.



                        eu já tive a minha experiência no público e digo mal. não volto a cair noutra. mas como em muitas outras coisas, cada um sabe de si. e seja público ou privado, ninguém garante que tudo correrá bem.

                        Comentar


                        • #13
                          RE: público ou privado?

                          paula&marta&di (05-05-2010)eu tenho uma amiga que teve há pouco tempo bebé na cuf descobertas. passadas umas horas descobriram-lhe um problema e foi transferido para a estefania, enquanto ela continuou internada na cuf.



                          foi a pensar em todas as hipoteses (até pq infelizmente as coisas não acontecem só aos outros) que optei pelo publico.




                          Olá,



                          Eu tive o meu filho no público e só tenho a dizer mal, e pela minha experiênca pessoal e profissional terei um proximo filho num hospital privado, não só pela privacidade que agora valorizo muito mais (no público nao tive nenhuma), mas pelo facto de poder ter comigo o meu marido a tempo inteiro se assim necessitar.



                          Em relação ao que a paula disse em cima é verdade que acontece, e praticamente todos os dias, mas 90% destes casos que me passam pelas mãos por dia, são transferências que se devem ao facto dos custos do privado para a neonatologia serem exorbitantes e os hospitais privados darem a escolher aos pais a transferência para um hospital publico, sem custos para eles. é que nos custos normais de um parto ou cesariana já estão incluidos os valores/gastos e um recem nascido, no entanto em caso de problemas só estarão cobertos outros gastos se os pais já tiverem feito o seguro para os bébés antes destes terem nascido.



                          Eu já me informei com a minha seguradora (multicare) e para me salvaguardar destas situações terei de os informar cerca de 1 mês antes do nascimento que quero incluir um novo membro na apolice e a data aproximada de nascimento.





                          Mas não duvido que há hospitais sem meios na neonatologia, que na minha não é o caso da cuf visto que foi na neonatologia que salvaram em tempos o meu filho... E recentemente o operaram com muito exito, tendo eu ao fim de 3 anos dormido finalmente







                          Beijokas
                          Patrícia Lopes

                          1º Filho:
                          Pedro --» 04 de Junho de 2006 --» 51cm e 3250kg

                          2º Filho:
                          Positivo --» 18 de Agosto de 2012

                          Comentar


                          • #14
                            RE: público ou privado?

                            ximas (22-04-2010)olá,







                            estou grávida de 15 semanas e a ser acompanhada na Maternidade Júlio Dinis, no Porto. estou indecisa entre o público e o privado (tenho seguro de saúde, embora o plafon seja baixo). gostava de saber a opinião de outras mães que tenham tido os bebés na maternidade e, também, se alguém sabe o valor dos partos no privado. obrigada.


                            Olá!



                            Eu tive a minha filha de cesariana na Maternidade Júlio Dinis, há 4 anos, e o próximo filho será, espero eu, novamente lá.

                            O meu Obstetra era o Dr. Fortuna, que foi lá Director muitos anos, e que inclusivé me tirou da barriga da minha mãe faz amanhã 31 anos ; entretanto reformou-se e hoje o seu filho, Dr João Fortuna é meu GO.

                            O Dr Fortuna(pai), na altura da minha gravidez, já não exercia no público, mas como tenho total confiança neste profissional, um médico como há poucos hoje em dia por varias razões, pedi-lhe conselhos sobre onde ter o bebé - "Maternidade no público, ou no privado na Ordem..." onde ele trabalhava - disse-lhe que queria ter no público, e ele disse-me que uma das Grandes vantagens é ser uma Maternidade, onde se trabalha para as mulheres, as mães e os bebés; disse-me que teria confiança nos profissionais que lá conhecia, que estaria bem entregue, junto com a minha filha, que não estivesse à espera de ser "apaparicada", de sentir as enfermeiras sempre de volta de mim, mas o essencial, para mim, não é isso. Tive pena que o meu marido não fosse assitir ao parto(foi cesariana por epidural, com 41semanas e 1 dia, a Inês não queria sair e nem com indução eu fiz dilatação), mas para mim, mais do que essa falta de todo o apoio psicológico e afectivo que eu senti na hora H, foi fundamental saber que quem me fazia a cirurgia e acompanhava o nascimento da minha filha eram profissionais experientes com todo o apoio técnico fundamental ali para qualquer eventualidade - isso sim, deixou-me descansada. Um parto de cesariana, é uma das cirurgias mais delicadas, com um leque vasto de complicações que podem afectar criança e mãe

                            ximas, se optares pela Maternidade JD, não penses num grande conforto, privacidade, nem na simpatia das pessoas, mas no que elas sabem fazer por ti e pelo teu filho.

                            Nunca ouvi falar de casos/queixas graves da Maternidade...se as houver, realmente não conheço.

                            Espero ter dado alguma ajuda na decisão , em caso de dúvidas pergunta o que precisares.



                            bj,

                            Ângela



                            MADRINHA da IN AND OUT e da GuiBia
                            AFILHADA da Anareis

                            Comentar


                            • #15
                              RE: público ou privado?

                              MamaBarriguita (05-05-2010)eu pensava em todas as questões referidas no post anterior - e se alguma coisa correr mal com o bebé? e se...

                              (...)



                              estou grávida novamente e vou ter no privado: não há nada que pague tu poderes ter a tua equipa, o teu médico de confiança, alguém que te conhece. não há nada que pague poderes ter o teu marido ou outra pessoa ao teu lado, o não ficares sozinha.



                              boa sorte!


                              Nos meus dois partos foi esse aspecto que ganhou! O mais importante, para mim, era ter a médica em quem sempre confiei e o meu marido ao meu lado. Não me imaginava ficar sozinha num Hospital e partilhar quarto sabe Deus com quem... Optei pelo seguro e não me arrependo. Tanto é que, no segundo filho, mesmo podendo ir para o estatal (a minha Go estava de serviço num dia em que eu poderia ter feito a cesariana), optei pelo privado. Tanto é que a segunda cesariana foi quase um "copy paste" do 1º, pois era praticamente a mesma equipa!



                              Mas, cada caso é um caso...
                              http://manasecompanhia.blogspot.com/


                              Comentar

                              slot_bottomleaderboard_post

                              Collapse
                              Working...
                              X