Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Eco das 12 semanas alguem Não a fez?

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Eco das 12 semanas alguem Não a fez?

    Olá, apesar de ser a minha 2ª gravidez, as coisas não estão a correr muito bem, pelo menos eu penso que não.....

    Passo a explicar, a minha 1ª gravidez foi de alto risco e como tal fui seguida na MAC, fiz mais ecos do que o normal e nunca me apercebi que havia alturas certas para fazer eco, desta 2ª gravidez a medica da familia já não me considerou alto risco então não me enviou para a MAC e estou (estava) a ser seguida por ela, o que aconteceu foi que ela mandou-me fazer uma eco com 8 semanas e agora passou-me a morfologica (18-22 semanas) as enfermeiras do cs é que me alertaram para o facto de me faltar a eco das 12 semanas, fiquei alarmada porque elas disseram logo que já não tinha hipotese de fazer o despiste da trissomia21 e da espinha bifida...

    Será que tenho mesmo de esperar até ao fim da gravidez para saber se o meu bebe tem algum problema?????????

  • #2
    RE: Eco das 12 semanas alguem Não a fez?

    olá...pois realmente é estranho, eu tb fiz a das 8semanas agora e ja tenho passada a das 12.. a qual a minha medica disse que era das mais importantes das despistes e medidas do bebe e calcular tempos certos. que tal sugerires tu propria fazeres ou entao tens mm d recorrer a um privado!! vai td correr bem

    Comentar


    • #3
      RE: Eco das 12 semanas alguem Não a fez?

      Obrigado, entretanto resolvi marcar uma consulta numa médica do privado e na quarta já vou ouvir a opinião dela e que espero que seja que ainda vou a tempo de fazer alguma coisa.....

      Comentar


      • #4
        RE: Eco das 12 semanas alguem Não a fez?

        Acho mesmo que fizeste o melhor em marcares para um GO privado... Realmente é com a eco das 12 semanas e o rastreio que se faz o despiste das trissomias... No entanto ainda dá muito tempo para ver se o bébé está bem... Em ultimo caso pode-se fazer sempre a amniocentese...



        Realmente não ha palavras!!!!




        Comentar


        • #5
          RE: Eco das 12 semanas alguem Não a fez?

          Bom vamos por partes....

          É um facto que é na ecografia que se mede a Translucência da Nuca(até às 13semanas), que nos dá uma medida exacta que nos permite afastar a hipótese de Trissomia 21 e de mais um ou outro problema. É claro que é uma ecografia importante, mas como todas deviam saber as ecografias que se seguem também, através da morfologia do bébé, se percebe se há algum problema ou não.



          Os rastreios bioquímicos (aquela famosa análise de sangue que os GOs mandam fazer) são apenas probablidades e de modo nenhum são certos, porque a maioria dos positivos são falsos (como aqui no forum já aconteceu muitas e muitas vezes) e alguns negativos são falsos também. O problema é que as grávidas continuam a fazê-lo por indicação dos médicos por razões que me ultrapassam.

          Os únicos exames fiáveis são as ecografias e obviamente as análises que se fazem na altura das ecografias, e claro a amnio (com o risco abortivo que ela acarreta). Quanto aos rastreios se soubessem a quantidade de mulheres que têm positivos falsos e ficam desoladas a pensar que têm bébés com problemas cromossômicos...As probablidades têm margens de erro tão grandes que não compensa fazer esse rastreio tendo em conta os outros exames que já fazemos durante a gravidez.



          Quanto à eco que faltaste, não é grave, a medida da TN é apenas a primeira forma de ver se o teu bébé está bem, e de facto a tua médica devia ter-te explicado que era para a fazeres até às 13semanas...agora devias ter ido falar com ela de modo a passar-te outra credencial para fazeres a eco obstétrica antes da ecografia morfológica que se faz entre as 18 e as 22 semanas...até porque estás isenta e não tens necessidade nenhuma de pagar a um particular por causa de uma coisa destas!



          E para que saibas os exames que tens que fazer deixo-te aqui escrito de uma forma simples...porque são apenas 3/4ecos com as analises adjacentes:



          tens a ecografia de datação - 7/9 semanas



          tens a ecografia da TN - 11/13 semanas + análises do 1ºtrimestre



          tens a ecografia morfológica - 18/22 semanas (de preferêcnia a partir das 20semanas) + análises de 2ºtrimestre



          tens a ecografia obstétrica - 32 semanas + análises de 3ºtrimestre



          e depis serás encaminhada para a maternidade da tua zona para fazeres CTG e seres vista por GOs da propria MAternidade.



          Para poderes perceber melhor tudo o que se está a pasasr contigo na gravidez, e exames e tudo : aconselho-te um livro que é um pouco0 caro (ronda os 30euros) mas é o único que utilizo :







          Fala com a tua médica e explica-lhe o mal entendido, de maneira a que não se repita.

          Beijinhos

          Madrinha de Parto e Amamentação Orgulhosa - Is@bel, Light09 e da especial *Carlita* , da SugarPops, Bebebach e Sininho 33
          Madrinha de treinos : da *Fofinho*

          Comentar


          • #6
            RE: Eco das 12 semanas alguem Não a fez?

            Euzinha (27-10-2009)Acho mesmo que fizeste o melhor em marcares para um GO privado... Realmente é com a eco das 12 semanas e o rastreio que se faz o despiste das trissomias... No entanto ainda dá muito tempo para ver se o bébé está bem... Em ultimo caso pode-se fazer sempre a amniocentese...







            Realmente não ha palavras!!!!
            A amniocentese faz-se apenas em casos de Alto Risco em que se desconfia sériamente que o bébé possa ter problemas, se há GOs que a fazem como prática de rotina está errado, tendo em conta os riscoc que acarreta. Isto tem que ser dito, porque ainda há muitas grávidas a pensar que a amnio é só mais um exame.. e não é.

            Não é um bicho de 7cabeças, mas acarreta riscos reais logo só se faz se tiver mesmo que ser, se detectarem nas ecografias algum problema com o bébé.

            Madrinha de Parto e Amamentação Orgulhosa - Is@bel, Light09 e da especial *Carlita* , da SugarPops, Bebebach e Sininho 33
            Madrinha de treinos : da *Fofinho*

            Comentar


            • #7
              RE: Eco das 12 semanas alguem Não a fez?

              Em 1º lugar obrigado pela explicação. fico mais descansada em saber que ainda vou a tempo de ver se o bebe tem algum problema ou não. Realmente o sns paga tudo mas não confio na médica onde andava a ser seguida. Depois disso ela ainda me mandou fazer a eco morfologica(18-22 semanas) quando eu tinha 14 semanas e segundo informação fornecida pelas enfermeiras do centro saude era uma eco que eu ia fazer fora de tempo pois não ia dar para ver nada do que será necessário. Além deste problema a outro que afecta o meu relacionamento com a médica, tenho uma cunhada que apanhou citomegalovirus e eu tenho muito contacto com a bebe que nasceu infectada com o virus, segundo informações da propria medica mulheres gravidas deviam restingir o contacto para não correrem o risco de apanhar o virus. A médica nunca me mandou fazer a análise para ver se estou infectada com o virus ou não. Ela diz que a probabilidade de eu estar infectada é minima mas para meu descanso acho que não custava nada mandar fazer a tal anãlise. Com tantas duvidas que me surgem na cabeça acho por bem mudar de medica nem que seja para ouvir uma 2ª opinião.


              Comentar


              • #8
                RE: Eco das 12 semanas alguem Não a fez?

                Pois realmente é o melhor, se não temos confiança no nosso médico que nos acompanha durante nove meses mais vale mesmo é mudar se não andamos sempre num stress lixado e até podemos gastar dinheiro a mais que não deverá ser necessário.

                Por isso muda que será melhor para ti, realmente nunca vi um médico ultrapassar a eco das 12 semanas , a mim na altura disseram que era a mais importante de todas...

                Enfim...sabes....

                Espero que tudo venha a correr pelo melhor, e que tenhas um bebé saudavel, mas não te esqueças de vir dando noviades... força.

                Jinhos.








                Afilhada: Mamã_Xana

                Comentar


                • #9
                  RE: Eco das 12 semanas alguem Não a fez?

                  Olá...







                  Eu ñ fiz eco das 12 semanas... quando a fui fazer achava k estava gravida de 12 semanas mas afinal já estava de 14... 2º a médica tá td ok e ainda deu pa ver a "prega da nuca" mas essa eco deveria ter sido mesmo feita ás 12 seamanas... Acho k ñ vale a pena tarmos a stressar... antigamente nem ecografias haviam e felizmente a maioria dos bebés nascia saudável...

                  Comentar


                  • #10
                    RE: Eco das 12 semanas alguem Não a fez?

                    Eu não fiz a eco das 12 semanas, nem os habituais rastreios.

                    Fiz a 1ª eco e consulta num médico particular às 10 semanas. Aí o médico disse logo que devido à minha idade era melhor saltar essa eco e passar pela amniocentese. Fiz outra eco às 14s e a amniocentese às 16s.A morfológica às 21s. E duas obstétricas, às 30 e às 36 semanas.
                    Inicio dos Treinos Jan/11- ciclos (19-32dias)-Fim dos Treinos Jan/12
                    3 Gravidezes Bioquimicas:
                    Set/11: Pos.27ºdc - 1ºBeta= 95,6; 2ºBeta=22,89. Ab. espontâneo sem intervenções ao 37ºdc.
                    Dez/11: Pos.26ºdc - 1ºBeta=204,8; 2ºBeta=332,2; 3ºBeta=225,8. Ab.espontâneo sem intervenções ao 40ºdc.
                    Jan/12: Pos.30ºdc - 1ºBeta=126,4; 2ºBeta=315,8. Ab.espontâneo sem intervenções ao 35ºdc 3ºBeta=315,9; 4º Beta=457,4; 5ºBeta=232; 6ºBeta=59,5; 7ºBeta=1,11 (ectópica?)

                    Comentar


                    • #11
                      RE: Eco das 12 semanas alguem Não a fez?

                      Tenho uma prima que só descobriu que estava grávida aos 6 ou 7 meses (tomava a pílula e tinha corrimento todos os meses). Não fez nenhuma análise nem eco no tempo devido e a gravidez foi de risco por isso.



                      Graças a Deus, correu tudo bem. Quem dera a muitas gravidezes "normais" serem iguais à de risco que ela teve.



                      Mas claro, se ela pudesse voltar atrás e fazer os exames todos, teria feito.



                      E sim, os exames sanguíneos são mera estatística. Infelizmente as grávidas ainda não perceberam isso e os médicos não fazem muito esforço para explicar.



                      As ecos também têm as suas limitações, pelo menos de acordo, com a minha GO ecografista.



                      Portanto, nada é certo na vida Só o nascer e morrer!

                      Comentar

                      slot_bottomleaderboard_post

                      Collapse
                      Working...
                      X