Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Não visualização dos ossinhos do nariz na eco 12 semanas

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Não visualização dos ossinhos do nariz na eco 12 semanas

    Olá, hoje fiz a eco das 12 semanas e estou a entrar em parafuso!

    No início da eco a médica perguntou-me logo se a médica que me estava a acompanhar não me tinha pedido para fazer o rastreio das trissomias. Coisa que não aconteceu.

    Vi logo que algo não estava bem e ela disse-me que eu estava com um valor de TN de 2,7mm, o que já estava no limite dos limites.

    Quando cheguei a casa reparei num pormenor do relatório da eco: O.P.N Não visualizados. O que pelo que fui lendo entretanto presumo que se estivesse a referir a : Ossos Próprios do Nariz e isto porque a médica não me falou nada acerca disto.

    Não consegui apanhar a minha médica e talvez só para 3ª feira consiga falar com ela.

    O que vos peço é: Alguém tem conhecimento de um caso semelhante? Preciso mesmo de algumas luzes pois estou super triste com isto tudo

    Muito obrigada desde já

  • #2
    RE: Não visualização dos ossinhos do nariz na eco 12 semanas

    Ola Susana, nao te posso ajudar, mas posso pedir-te para teres calma.

    Nao e tarde para fazeres o rastreio, alias ainda e cedo. Normalmente e feito apos o resultado da eco das 12 semanas. Para a trissomia devera ser feito entre as 11 e as 14 semanas, para o tubo neural (espinha bifida), entre as 15 e as 20.

    Mantem a calma, estares nervosa nao ajuda nada a tua gravidez nem o estado do teu bebe.

    Tudo a correr pelo melhor.
    (Isa) Isabel

    Comentar


    • #3
      RE: Não visualização dos ossinhos do nariz na eco 12 semanas

      Olá Susana, bom dia.



      Sei que deve estar muito nervosa e a tentar obter respostas, mas tem de manter a calma, também sei que não é fácil porque o pânico toma conta de nós. Vou contar-lhe o que se passou cmg. O ano passado estava grávida de uma menima e infelizmente as coisas não correram bem. Na ecografia das 12 semanas apresentava uma TN normal de 1,9 e embora o relatório não consta-se os OPN não foi detectado nada de anormal. Na ecografia das 22 semanas a médica que me fez a primeira, confirmou que estava tudo bem, no entanto fui fazer uma eco ao centro ecografico de entrecampos com o Dr. Joaquim Correia, um excelente médico que detectou logo que o bebe tinha uma comunicação intraventricular e auricular e que estatisticamente 60% dos fetos com esta patologia eram portadores de T21. Todas as outras medições estavam perfeitas (ossos fémur, cerebro) excepto o coração. Estava com um percentil acima dos 50 inclusivé. No mesmo centro fiz uma eco com o cardiologista pediátrico que confirmou a patologia. Fiz a amniocentese já com 23 semanas e tivemos a confirmação da T21 . Foi muito dificil mas obtamos por fazer a interrupção e fomos encaminhados para a Maternidade Alfredo da Costa onde trabalha o Dr. Joaquim, já tinha 24 semanas.

      Com isto queria dizer-lhe que com uma TN normal a minha menina não era saudável e também alertá-la para a importância de fazer as ecografias mais importantes com bons médicos, com muita experiência e que sabem o que estão a fazer.

      Tenha calma acredito que tudo vai correr bem.

      Bj

      ANa

      Comentar


      • #4
        RE: Não visualização dos ossinhos do nariz na eco 12 semanas

        Ola Susana!



        a pergunta importante é com quantas semanas estas, pela DUM e pela eco? Isto porque a eco das 12 semanas pode estar a ser feita cedo de mais (o que podia explicar as alteraçoes) e importa saber se ainda vais a tempo de fazer o rastreio. O rastreio pode ser feito ate as 14 semanas e consite nessa eco que ja tens e numa analise ao sangue donde, combinado com outros factores e risco como a idade da mae sai uma probabilidade de haver porbelams que sendo alta recomenda uma amniocentese.



        Tens de ter calma nesta fase porque pode estar tudo bem. Isto sao so factores de risco que implicam mais atençao.



        Beijinhos



        Rute

        O meu parto de 14 dias
        Bebes e Mamas marcianas de 2008
        Foram 25 meses, 2 semanas e 4 dias de maminha com muito amor (mamou a ultima vez a 22 de Abril 2010). CIA congénita, encerrada por cateterismo aos 4 anos e 5 meses.
        CIA congénita... Um operado, outro à espera que feche...

        Comentar


        • #5
          RE: Não visualização dos ossinhos do nariz na eco 12 semanas

          Olá.



          Não te quero assustar mais do que já estás, mas os meus filhos tinham TN acima da média:

          1ª - 2,2 que segundo o médico era muito alta tendo em conta a minha idade, fiz o rastreio bioquimico e deu negativo

          2ª - 3 - Ia entrando em parafuso e como o rastreio bioquimico deu positivo fiz a amniocentese.

          3º - 2,8 - já nem fiz o rastreio e fiz logo amniocentese.



          No entanto os ossos proprios do nariz estavam bem visiveis em todos. A prega da nuca pode ser um mau indicador.



          Estás a ser seguida onde? Onde fizeste a ecografia. Vai a um bom centro ecográfico. Fala com a tua médica e pede o rastreio ou mesmo a amniocentese. Eu fiz 2 e não tive qualquer problema.



          Espero que corra tudo bem. Vai dando notícias.
          Patrícia - 7 anos
          Mariana - 5 anos
          André - 3 anos

          Comentar


          • #6
            RE: Não visualização dos ossinhos do nariz na eco 12 semanas

            Olá



            olha já vi um caso em que não viram a bexiga e o figado e depois de fazer nova eco tava tudo bem...ás vezes assustam e não falam connosco claramente por isso sempre q faças exames tenta tirar todas as tuas dúvidas pq depois vamos para casa e só pensamos nisto.

            Fala com o teu médico o mais rápido possivel e tira todas as tuas dúvidas.



            jinhos



            Sofia

            Comentar

            slot_bottomleaderboard_post

            Collapse
            Working...
            X