Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Rastreio Pre Natal Positivo Trissomia 18

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Rastreio Pre Natal Positivo Trissomia 18

    Há 15 dias atrás, o médico ligou-me a dizer que o rastreio tinha vindo positivo. Era para trissomia 18 e a prob era grande 1/10. Fui tentar marcar o mais rapidamente possível uma amniocentese. Fui ao público e ao privado. O mais rápido que consegui foi 3 dias depois no publico. Fiz o dito exame e passado uma semana de tortura(hoje) soube que estava tudo bem. Venho aqui deixar o meu testemunho e agradecer o facto de este forum existir, pois existe tanta mensaqem do genero por aqui e quase todas elas com final feliz. Graças a ele conseguia tranquilizar-me um pouco. Quem já passou por isto, ou está a passar sabe que é um grande sofrimento. Numa próxima gravidez nunca faria estes rastreios....

    Só há uma questão que gostaria de colocar a quem soubesse, o que faz aumentar as benditas hormonas mesmo que esteja tudo bem com o bébe?

  • #2
    RE: Rastreio Pre Natal Positivo Trissomia 18

    linda ainda bem q tá td bem

    felicidades p/ti e famelga

    Comentar


    • #3
      RE: Rastreio Pre Natal Positivo Trissomia 18

      Parabéns!!! Ainda bem que está tudo bem com o bebé e agora goza uma repousada gravidez até ao final.



      O meu rastreio foi positivo de 1/9 para T21. O teu é dos mais altos que conheço e ainda bem que foi um falso positivo.



      A percentagem de falsos positivos no rastreio do segundo trimestre é de cerca de 21%.





      Não são as hormonas alteradas que influenciam o teste. São os valores dos marcadores. Podem ser influenciados pelas mesmas razões que levariam a anomalias no feto (factores genéticos e herditários, ou factors exteriores como tabaco, virus ou drogas).



      COMO SE CALCULAM OS RISCOS NUM TESTE DE RASTREIO PRÉ-NATAL?



      Os riscos de trissomia 21 e trissomia 18 são calculados com base na idade da grávida (quanto maior, maior o risco) e nos valores das análises de sangue efectuadas.

      Com efeito, verificou-se que os níveis de determinadas proteínas/hormonas (a que chamamos marcadores) no sangue de grávidas de bebés normais é, em regra, ligeiramente diferente do verificado em gestações de bebés com as trissomias acima referidas.

      Os marcadores mais úteis para o rastreio de trissomia 21 e trissomia 18 são os seguintes: Proteína Plasmática Associada à Gravidez (PAPP-A), Gonadotrofina Coriónica Humana – fracção beta (ßhCG livre), Alfa-fetoproteína (AFP), estriol não conjugado (uE3) e inibina-A.

      Nas gestações de bebés com Síndrome de Down, os valores de PAPP-A, AFP e uE3 tendem a ser baixos, enquanto a inibina-A e ß-hCG livre são habitualmente elevados.

      O risco de Síndrome de Edwards pode ser calculado pelos níveis de PAPP-A, AFP, uE3, ß-hCG livre, todos eles geralmente diminuídos nesta doença.

      Para além da idade e dos marcadores referidos, poderá também ser usada a medida da translucência da nuca (TN), isto é, a espessura de um espaço com líquido que se situa na parte posterior do pescoço do bebé (ver figura) e que geralmente se encontra aumentada nos bebés com Síndrome de Down ou outras anomalias. Recentemente, foi observado que o tamanho dos ossos do nariz (ON) do bebé (normalmente mais pequeno nos bebés com Síndrome de Down) pode também ser usado para o cálculo do risco.

      Os níveis de AFP são também usados para saber se existe um risco aumentado de DTN (anencefalia ou espinha bífida), já que nestas situações este marcador está habitualmente elevado.
      Blog de doação, vendas e trocas - visitem!-----http://bau-dos-sonhos-matilde.blogspot.com/

      AJUDEM O RATINHO da Puppy Salsa-----http://cerebro-liso-lisencefalia.blogspot.com/

      Comentar


      • #4
        RE: Rastreio Pre Natal Positivo Trissomia 18

        Boa mais um falso positivo
        Rita


        Madrinha: ICA
        Afilhada estrellavera já espera a sua estrelinha um menino o DINIS

        Faço contabilidade de PME
        Apoio ao inicio de actividade

        Comentar


        • #5
          RE: Rastreio Pre Natal Positivo Trissomia 18

          Se existem tantos falsos negativos e os que são negativos não asseguram que o bebé venha sem problemas, porquê faze-los?!!! É um terror quando se sabe que um rastreio é positivo. Vivemos 1 semana de ansiedade e tristeza que não faz nada bem ao estado da grávida e do bebé.

          Aconselho a quem não quer passar por isto, a fazer apenas as ecografias e se quiserem logo para a amniocentese.


          Comentar


          • #6
            RE: Rastreio Pre Natal Positivo Trissomia 18

            Ainda bem a tagide que tudo correu bem contigo. A minha cunhada tb tinha um rastreio positivo para T21 com 1/14 e tb foi um falso positivo. Eu digo isto para animar muita gente nesta situação quem vem ver este forum. Foi o que aconteceu comigo



            Vejo que estás muito bem informada acerca do rastreio. Obrigado pela tua explicação

            Comentar


            • #7
              RE: Rastreio Pre Natal Positivo Trissomia 18

              eu senti-me como tu, foi um pesadelo o tempo de espera até saber o resultado da amniocentese. Acho que foi uma prova muito dura.

              Quando soube que foi um falso positivo também fiz as mesmas perguntas e só queria saber porque os valores eram tão altos... Aindei a pesquisar tudo o que encontrava e ainda guardo algumas coisas (como a que colei na resposta acima).



              No meu caso foi a soma da idade (quase 35 anos), a ausência dos ossos do nariz na eco das 12 semanas e os 3 ou 4 cigarros que ainda fumava...



              Beijos muito grande de uma companheira de falso positivo :-)
              Blog de doação, vendas e trocas - visitem!-----http://bau-dos-sonhos-matilde.blogspot.com/

              AJUDEM O RATINHO da Puppy Salsa-----http://cerebro-liso-lisencefalia.blogspot.com/

              Comentar

              slot_bottomleaderboard_post

              Collapse
              Working...
              X