Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Citomegalovirus - Ás mães de 2ª (ou mais) viagens não imunes

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Citomegalovirus - Ás mães de 2ª (ou mais) viagens não imunes

    Venho perguntar-vos, como fizeram para se protegerem deste virus?



    Na minha primeira gravidez, as analises deram como não estando imune a esta doença. Nunca estive em contacto com ela, sequer. Como não tinha filhos nem sobrinhos pequenos nem lidava com crianças de perto, nem me preocupei muito, mesmo tendo a noção de que seria grave se apanhasse a doença pela primeira vez estando grávida.



    Mas correu tudo bem, graças a Deus.



    Agora, o meu filhote único tem 3 anos e meio e está pela primeira vez na escola, desde Setembro. Ou seja, está a iniciar a vida escolar e com ela acredito que venham muitas doenças tipicas. Logo na primeira semana teve laringite e anda, vai não vai, cheio de tosse desde há um mes (vou marcar alergologista, que aquilo nao passa!)



    Isto tudo para dizer que tenciono engravidar para o mes, tenho analises para fazer e estou preocupada com este virus e, dando tudo negatico outra vez, ou seja, continuou não imune, o que poderei fazer para prevenir de o apanhar numa futura recente (espero eu) gravidez.



    Contem-me, houve alguma mudança de hábitos?? Fujiam a sete pés dos vossos filhos? Ignoraram a possibilidade de contágio? Contem-me please!



    Beijos!

  • #2
    RE: Citomegalovirus - Ás mães de 2ª (ou mais) viagens não imunes

    Olá!



    Eu ainda não tive o segundo mas uma vez que isso foi uma preocupação constante na minha gravidez talvez te consiga dar umas luzes em relação à prevenção.

    Eu sou imune ainda que não signifique que seja impossível voltar a contrair. Disse que foi uma constante na gravidez porque a dada altura tinha uns sintomas esquisitos que eu , insistentemente, enquadrava como sendo o virus mesmo que o meu GO sempre me tenha dito que não. Sabes como é, cismas de grávida.

    De qualquer forma não creio que tenha tido realmente. Como sou professora no 1º ciclo era lago que me preocupava porque há um contacto muito mais próximo com os miúdos.

    Em relação à prevenção, daquilo que me informei na altura basicamente tens que triplicar a questão da higiene. As infecções primárias do vírus são muito comuns nas crianças por isso deves ter atenção aos fluidos corporais, neste caso do teu filhote, se não tens contacto com outras crianças (saliva, urina...) Muita lavagem de mãos!

    Vais ver que vai tudo correr bem! Boa sorte com os treinos



    Beijinhos

    Cláudia



    \"Os dois maiores presentes que podemos dar aos filhos são raízes e asas.\" (Hodding Carter)

    Comentar


    • #3
      RE: Citomegalovirus - Ás mães de 2ª (ou mais) viagens não imunes

      Olá Rufer!



      Pelo que já li, se ja estiveste em contacto com o virus, mesmo que voltes a estar, já não será tão grave. O que é particularmente grave é apanhar o virus pela primeira vez estando gravida. Por isso o meu medo, entendes? Compreendo o teu stress de gravida, porque eu tambem sou paranoica e ja estou a prever andar toda stressada com isto!!



      Como poderei evitar que o meu filho tussa para cima de mim, por exemplo? Ou espirrar, ou seja o que for? 9 meses a evitá-lo?? :crying:



      Tambem ja pensei se nao deveria esperar mais um ano para tentar engravidar, isto tudo porque ele entrou na escola pela primeira vez há um mes apenas... mas francamente nao queria nada esperar tanto tempo



      estarei a ser parva e exagerada com esta paranoia??

      Comentar


      • #4
        RE: Citomegalovirus - Ás mães de 2ª (ou mais) viagens não imunes

        deinhac (05-10-2010)Olá Rufer!

        estarei a ser parva e exagerada com esta paranoia??


        Acho que sim!!!! estou a brincar...



        No entanto não alimentes a paranóia. Muita coisa pode acontecer.... muitas doenças, muitos vírus, muitos acidentes! Vais pensar em todas as possibilidades??

        Fala-te uma pessoa que é paranóica.... não a alimentes.



        bjs

        Comentar


        • #5
          RE: Citomegalovirus - Ás mães de 2ª (ou mais) viagens não imunes

          Eu não fiz absolutamente nada.



          Na primeira gravidez nunca tinha estado em contacto com o virus e agora da 2ª já me deu uns valores estranhos, inclusivé apanhei um susto por volta das 12 semanas, pois os valores alteraram... :?



          Depois verificou-se que já estava imune :w00t:



          Acho que o melhor é estar descontraída. Quantos mais cuidados, até parece que é pior :hehe:




          A caminho das 600 receitas!, o MANJAR das DEUSAS

          Afilhada babada e orgulhosa da Associação de Madrinhas da PipocaeMiguel

          Comentar


          • #6
            RE: Citomegalovirus - Ás mães de 2ª (ou mais) viagens não imunes

            Eu também só fiquei imune nesta gravidez, na primeira eu não era imune, mas não fiz nada para prevenir, acho que é mesmo apenas uma questão de vigiar nas análises...ficar longe dos filhotes é inevitável e com eles vem as doencinhas de creche..já me foi uma gastroenterite semana passada e espero que feche a loja agora

            beijinhos

            Comentar


            • #7
              RE: Citomegalovirus - Ás mães de 2ª (ou mais) viagens não imunes

              Infelizmente, a minha preocupação com este virus até tem razão de ser. Ao contrário da toxoplasmose que é fácil de controlar, esta doença é dificílima e por isso mesmo é que os médicos pouco falam dela, porque é quase uma questão de "sorte" não a apanhar durante a gravidez (isto para quem tem Igg e Igm negativos, claro - ou seja, não são imunes).



              Isto porque o meio de contacto é através da saliva, urina, sangue, ou seja, facil de contagiar; e para além disso é especialmente abundante em creches e infantários. Quem trabalha com crianças pequenas ou quem tem filhos pequenos na escola é sim, do grupo de risco.



              Apenas podemos tentar nos proteger um pouco estamdo grávidas e não sendo imunes, através de muita higiene e de algumas considerações nas nossas rotinas: não beijar os nossos filhos na boca, não partilhar talheres nem copos, não tocar nas suas lágrimas, lavar sempre as mãos com sabão (isto mata o virus) depois de mexer em fraldas, depois de assoar os miudos e tudo o que voces imaginem que possa ter a ver com saliva, mucos, sangue, etc. Ou seja, viver em paranóia :doze:

              e por isso mesmo pouco ou nada se fala disto.



              Mas ainda há quem se interesse, pois passou por essa situação. Descobri uma moça na internet que acredito (espero!) que não se importe que divulgue aqui o seu blog - que é publico e dirigido a todas as mulheres que pretendem engravidar e foca principalmente os perigos do CMV, pois a mesma viveu esse drama na sua 2ª gravidez.









              No seu blog ela divulga um site estrangeiro com imensos testemunhos e estatisticas sobre a doença:









              Com isto não quero por macaquinhos na cabeça de ninguem, mas apenas alertar, porque eu propia me sinto alarmada com isto, pois quero engravidar, não sou imune, e tenho um miudo pequeno pela primeira vez em infantario - sou, sem duvida, grupo de risco.

              Comentar


              • #8
                RE: Citomegalovirus - Ás mães de 2ª (ou mais) viagens não imunes

                PipocaeMiguel (06-10-2010)Eu não fiz absolutamente nada.

                Na primeira gravidez nunca tinha estado em contacto com o virus e agora da 2ª já me deu uns valores estranhos, inclusivé apanhei um susto por volta das 12 semanas, pois os valores alteraram... :?



                Depois verificou-se que já estava imune :w00t:

                Acho que o melhor é estar descontraída. Quantos mais cuidados, até parece que é pior :hehe:


                Pipoca, já agora por curiosidade: o teu filhote mais velho foi para a creche com que idade?

                Porque se tiver ido logo de bebezito, certamente apanhou o virus e passou-to a ti; e na segunda gravidez ja estavas imune (graças a Deus). terá sido isso??

                Comentar


                • #9
                  RE: Citomegalovirus - Ás mães de 2ª (ou mais) viagens não imunes





                  em espanhol, fácil de perceber e muito completo.

                  Comentar


                  • #10
                    RE: Citomegalovirus - Ás mães de 2ª (ou mais) viagens não imunes

                    deinhac (06-10-2010)



                    Pipoca, já agora por curiosidade: o teu filhote mais velho foi para a creche com que idade?



                    Porque se tiver ido logo de bebezito, certamente apanhou o virus e passou-to a ti; e na segunda gravidez ja estavas imune (graças a Deus). terá sido isso??


                    Não... ele foi pela primeira vez, agora aos 3 anos, em Setembro.



                    Relaxa e começa os treinos rapidamente




                    A caminho das 600 receitas!, o MANJAR das DEUSAS

                    Afilhada babada e orgulhosa da Associação de Madrinhas da PipocaeMiguel

                    Comentar


                    • #11
                      RE: Citomegalovirus - Ás mães de 2ª (ou mais) viagens não imunes



                      Eu falei com a minha GO sobre o CMV, numa das gravidezes, e a idéia com que fiquei é que é muito difícil fazer uma prevenção realmente eficaz, como tal, simplesmente deixei de pensar no assunto.

                      E penso que quando nos preocupamos demais com uma hipotética chatice podemos acabar por atrai-la (permite-me lá esta guinada mais mística).



                      Como não pensava no assunto, limpei ranhocas, lágrimas, rabiosques, etc. Não me lembro se dei beijinhos na boca, mas à esquimó dei de certeza.



                      O que sempre fiz para manter a imunidade "em forma" foi mexer na terra, principalmente antes de engravidar. Ah, nessa terra não passaram gatos (toxoplasmose) porque os cães mantêm o perimetro seguro.






                      Olha mãe, a lua! Está redonda e branca... podes ir lá pintá-la?

                      Comentar


                      • #12
                        RE: Citomegalovirus - Ás mães de 2ª (ou mais) viagens não imunes

                        Maria Verde (13-10-2010)O que sempre fiz para manter a imunidade "em forma" foi mexer na terra, principalmente antes de engravidar. Ah, nessa terra não passaram gatos (toxoplasmose) porque os cães mantêm o perimetro seguro.














                        E ratos? Não são só os gatos que transmitem toxo, os ratos também, daí o perigo de mexer na terra e das alfaces mal lavadas.

                        Comentar


                        • #13
                          RE: Citomegalovirus - Ás mães de 2ª (ou mais) viagens não imunes

                          Eu sempre tive gatos e nunca me tornei imune à toxoplasmose... e tenho aquela relação com a gataria, de beijá-los na boca e no nariz e essas coisas que a maioria das pessoa diz "ca nojo!" :P Enquanto estive gravida, tive cuidados e nao os beijei, e punha luvas a limpar a caixa, mas continuaram a dormir na minha cama. Tive cuidados, mas nao estava em parafuso, porque pensei, bolas tenho gatos ha mais de dez anos e nunca apanhei toxoplasmose, nao era agora...



                          Esta porcaria do citomegalovirus ta-me a dar cabo da cabeça, pela primeira vez tou em grupo de risco no CMV e desde há pouquissimo tempo: ou seja, desde que o meu filhotico entrou na escola.



                          Hoje fiz analises, vamos la ver...


                          Comentar


                          • #14
                            RE: Citomegalovirus - Ás mães de 2ª (ou mais) viagens não imunes



                            Miosotis, o contacto com a terra antes de estar grávida é benéfico. (Acho que até já li a notícia de um estudo nesse sentido)



                            Pois, os ratos também podem ser infectados, bem como pássaros, cães, cabras, porcos, vacas, etc, estamos cercadas. No caso dos ratos, parece que quando infectados perdem o medo pelos gatos, logo, são facilmente apanhados.



                            (As alfaces mal lavadas são perigosas bem como tudo o que é de cultura rasteira e comemos crú - tomate, agrião, morangos...)


                            Olha mãe, a lua! Está redonda e branca... podes ir lá pintá-la?

                            Comentar


                            • #15
                              RE: Citomegalovirus - Ás mães de 2ª (ou mais) viagens não imunes

                              Hum, sempre ouvi dizer que cães não são veículo de toxoplasmose...

                              Comentar

                              slot_bottomleaderboard_post

                              Collapse
                              Working...
                              X