Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

útero bicorno ou septado

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • útero bicorno ou septado

    bom dia!

    estou grávida de 16 semanas e 3 dias e até agora tenho tido uma gravidez sem problemas

    ontem fui fazer a amniocentese médica deu-me uma novidade que me deixou um bocado preocupada... tenho um septo no útero, ou útero bicorno, ela não especificou

    já andei a pesquisar na net, sei que não devia, mas é inevitável

    há situações diversas, desde mulheres com abortos recorrentes ou que não conseguem engravidar até outras que só descobriram o problema na altura do parto e tiveram uma gravidez sem problemas

    enfim, vou tentar não stressar muito, para a semana tenho consulta com a minha médica e vamos ver...

    gostava de saber se por aí mais meninas nesta situação
    sinto-me um bocado mutante

    beijinhos a todas

  • #2
    Olá,

    Hesitei um pouco em responder e isto porque, a minha história pode assustar um pouco, mas na verdade até agora tudo tem corrido bem.
    Por isso, aqui deixo o meu testemunho.
    Para já, estou grávida do mesmo tempo que tu :-).
    Tive uma bebé há 4 anos que nasceu prematura com 28 semanas e muito baixo peso.
    Esteve internada 60 dias e até hoje posso dizer que não vejo nenhum problema.
    Há cerca de 2 meses tive uma crise renal muito violenta, estive nas urgencias no hospital, fizeram-me uma eco aos rins e bexiga e ao verem o útero, o médico disse-me que tinha um útero septado, algo que eu desconhecia por completo e nunca soube até àquele dia o motivo do parto prematuro. Já tinha feito imensas Ecografias, antes e depois de engravidar e nunca ninguém me disse nada.
    Nessa altura já estava grávida e não sabia. Só soube com quase 11 semanas. Isto porque além se ser muito irregular e raramente menstruar, no meio da crise renal que foi longa que não relevei alguns sintomas, como enjoar por exemplo. Estava a tomar analgésicos muito fortes que também me deixavam o estômago de rastos.
    Quando a crise passou continuei a sentir-me mal, nauseada, com dificuldade de fazer a digestão e procurei a médica de família que me disse que podia ser vesícula. Não demorou muito tempo que achei melhor fazer um teste porque já não estava menstruada há imenso tempo e no meio de tantos sintomas estranhos achei que devia dissipar a possibilidade de gravidez, mas convencida que era uma ideia infundada. Não era.
    Procurei a minha GCO, levei o relatório do hospital e ela depois de me ter feito uma Eco para determinar a idade gestacional, disse que suspeitava que de facto havia um septo mas que com o embrião e o saco era difícil de ter a certeza, isto porque o útero fica volumoso.
    Basicamente o que me tem dito nas consultas posteriores é que certamente terei novamente um parto prematuro. Não há estudos conclusivos. Há quem aguente mais, há quem não tenha levado uma gravidez até ao fim e tenha levado uma seguinte ou vice versa. Há quem tenha muitos abortos espontâneos, enfim... não tem sido muito animador e fácil de gerir para mim, mas tento levar um dia de cada vez.
    Sei que há diferenças entre um útero septado e um útero bicorno. Podes encontrar na net várias informações e esquemas com explicações. O útero septado pode ser corrigido por cirurgia mas somente quando não há uma gravidez em curso.
    A GCO diz que não há muito a fazer, pois chega a uma altura em que o bebé não tem espaço e tem de nascer. Mas cuidado: os casos não são todos iguais!
    Em princípio, e como até agora não tive nenhuma perda, nem complicação, vai deixar-me andar até +ou- as 22 semanas. A partir daí tenho de ir para casa com baixa por gravidez de alto risco. Não posso fazer esforços e terei de esperar que consiga aguentar o mais possível.
    Quero deixar-te uma palavra de solidariedade e que sintas que não estás sozinha nesta situação.
    Os casos não são todos iguais e há muitos testemunhos de tudo ter corrido dentro da normalidade.

    Bjs grds! Muita Força!
    Monica

    Comentar


    • #3
      obrigada pela resposta

      eu sei que cada caso é um caso e por isso vou tentar manter a calma e pensar positivo

      desejo que tudo corra bem contigo

      beijinhos

      Comentar

      slot_bottomleaderboard_post

      Collapse
      Working...
      X