Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Novos valores de referencia para Diabetes Gestacional

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Novos valores de referencia para Diabetes Gestacional

    Olas! Estou de 7 semanas da minha segunda gravidez e ontem na consulta a medica disse que os parametros da OMS mudaram e estao mais rigidos, pelo que, com 92 de glicose em jejum sou considerada diabetica gestacional!

    Fiquei muito surpreendida! Na minha primeira gravidez e mesmo antes de engravidar sempre tive valores elevaditos de glicose em jejum, 80, 90, 100, nunca mais que isso. E sucedia comigo o seguinte, tinha por ex 90 em jejum, fazia a ingestao da glicose e uma hora depois tinha 90 na mesma, ou seja, sintetizo bem o açucar. Na altura, em 2007, sei que para se ter diabetes gestacional tinha de se ter mais de 140 apos ingestao.

    Desta vez nao ha ai nem ui, nem novas analises para ver como me comporto apos ingestao de glicose. Tava com 92 em jejum, sou diabetica e vou ter de me picar 4 vezes ao dia e o camandro!... Ja marquei consulta no endocrinologista mas gostaria de falar com mais pessoas nesta situaçao.

    jokas!

  • #2
    Olá


    O meu médico disse-me que havia novos protocolos, mas que a maior parte dos médicos (inclusive da MAC) não concordam com eles por serem demasiado restritivos e regem-se pelo antigo... De acordo com ele, no novo protocolo nas análises do 2ºT em vez de se fazer ingestão de glicose e análises após 1hora tem de se fazer 3 horas...

    Sou seguida por 2 médicos: obstetrícia e medicina interna (médica da MAC) por ter gravidez de alto risco devido a antecedentes obstétricos e ambos me disseram que as análises do 1T estavam ok, e eu tinha 94 em jejum (o meu habitual). Não fiz qualquer tratamento e agora no 2T tenho só 82 em jejum e 125 após 1hora (o limite é 140), o que me disseram ser normalíssimo.


    Ana

    Comentar


    • #3
      Olá!

      Em primeiro lugar muitos parabéns pela 2ª gravidez.

      Em relação à diabetes gestacional, gostaria de partilhar contigo a minha experiência.

      Sou mamã de um menino de 18m e fui diabética gestacional, até insulina tive que levar! Nunca tive valores elevados, nem execesso de peso mas a verdade é que os meus valores após ingestão eram de 142 e apanhei logo carimbo vermelho - diabetica gestacional!

      Depois da gravidez passou totalmente e tinha em jejum 74, mas apanhei um grande lição, confesso.
      Ainda outro dia em análises de rotinha, a menina das análises me dizia que os valores foram alterados! Disse-me logo que os parametros estavam mais rígidos e que agora até nem se fazia o teste de glicose das 3 horas.

      Bem sei que picar o dedo é "chato" mas tenta ter calma e que stress influencia valores!

      Se tiveres alguma dúvida diz-me que estou "graduada" em diabetes gestacional.

      Boa gravidez!

      Beijinhos


      Comentar


      • #4
        ASRM... fiquei muito baralhada com o teu testemunho! Entao mas agora cada medico decide como achar melhor??
        Eu estou completamente perdida! preciso mesmo de ajuda.

        Entao é assim, sou vista pelo medico da caixa (apenas para me passar exames e credenciais) o mesmo viu as minhas analises e nao se pronunciou em nada quanto ao diabetes. Depois, fui à minha medica privada e foi ela que me disse isto, ao ver as minhas analises... disse-me para marcar consulta de endocrinologia la no hospital (dos lusiadas) mas francamente queria perceber melhor se posso ser encaminhada para um publico, porque se tiver de andar a ser vista toda a gravidez, nao posso suportar tanta despesa.

        ja agora, posso te perguntar quem é o teu obstetra? é que ja penso em mudar! estou mesmo desorientada!!!

        Comentar


        • #5
          Obrigada AMMMama... estou triste e chateada e sei la que mais! Porque me parece tudo um exgero, na minha outra gravidez tive na mesma estes valores e correu tudo lindamente, comi como me apeteceu, o meu filho nasceu super saudavel, os valores nunca andaram acima dos 120 pos ingestao. E agora isto...

          o que me deixa confusa tambem, vou ter de andar toda a gravidez em consultas de endocrinologia?? é que nao posso suportar isso pelo privado! Entao como faço para ir a consultas da MAC ou outra entidade publica??

          Comentar


          • #6
            Olá,


            Eu sou seguida pelo Dr. Jorge Lima (obstetra) na CUF Descobertas e pela Drª Augusta Borges no particular (é a médica de medicina interna da MAC). Ambos são impecáveis, ainda esta semana apanhei um susto com umas análises que recebi, mandei-lhes um mail e responderam logo a dizer que estava tudo ok! Penso que o Dr. Jorge Lima já não está a aceitar novos pacientes porque está sempre completamente cheio... mas podes sempre tentar.

            Sim, o que eu percebi é que na comunidade médica há uma grande discussão acerca dos protocolos e risco/benefício de os novos protocolos novos serem tão apertados... Sei que uma amiga minha tem números como os meus, está a ser seguida por uma obstetra da MAC, tem 140 após ingestão da glicose (análises do 2T) e a médica também lhe disse ser ok...

            Se uma pessoa quiser ser seguida na MAC em vez do centro de saúde é preciso ser gravidez de risco. Diabetes gestacional é considerado factor de risco, pelo que podes usar esse argumento da tua médica para ser seguida lá. O médico de família tem de passar um papel a ser entregue na MAC (pessoalmente por ti ou enviado por fax pelo centro de saúde).


            Bjs
            Ana

            Comentar


            • #7
              Entao isso é coisa que eu tenho de pedir ao meu medico no centro de saude, é isso? E depois sou seguida lá por um obstetra ou por varios (ao calhas?) desculpa as perguntas mas nao sei mesmo...

              eu estou neste momento de baixa com gravidez de risco mas porque tive corrimentos ás 5 semanas... achas que isso ja é suficiente?

              Comentar


              • #8
                Oi,

                Sim, tens de pedir no CS ao teu médico de família. Eu fui encaminhada para a MAC há 2 anos depois de um descolamento abrupto e grave de placenta aos 6 meses numa gravidez anterior e em que precisava de fazer uma investigação da causa do problema. O médico de família preencheu um formulário específico no qual constam algumas patologias específicas consideradas alto risco (como diabetes, trombofilias, obesidade, etc). Não te sei dizer o teu caso, mas podes tentar...

                Sim, na MAC normalmente não é sempre o mesmo obstetra, por causa dos turnos (foi oi que me disseram lá antes de decidir onde queria ser seguida). A parte boa é que na MAC têm consultas de várias especialidades ligadas exclusivamente a problemas na gravidez (doenças crónicas, medicina interna, etc) e o médico obstetra encaminha para cada um deles se vir que é necessário no acompanhamento da tua gravidez. Essa é a vantagem da MAC, para além da vantagem financeira. O inconveniente é que não és seguida sempre pelo mesmo médico e normalmente não te dão os contactos (para o caso de teres algum problema ou dúvida).

                Bjs,
                Ana

                Comentar


                • #9
                  ola.sou nova aqui no forum. estou gravida de 28 semanas de um casalinho e tenho umas duvidas k talvez a mama ASRM ou a mama AMMMAMA me possam ajudar.sou seguida no hospital amadora sintra e ao fazer as analises á glicose a minha medica disse k eu tinha diabetes gestacionais. acontece k todos os medicos c quem falei ate agora me dizem k os valores sao perfeitamente normais.para alem das picadelas a medica disse k eu tinha de injectar insulina(4 unidades ao deitar e 6 em jejeum). estou c serias duvidas de estou a fazer bem e caso TODOS os outros medicos tenham razao n estarei a fazer mal aos meus bebes.os meus valores em jejeum sao sempre entre 80 e 90.1 hora apos o pequeno almoço disparam entre 120 ate 113 mas depois do almoço e jantar nunca ultrapassam os 120.desde k começei c a insulina reparei k os valores subiram todos. o meu medico de familia diz k em jejum tem de dar 90 e apos refeiçoes 120. a medica de gemeos diz k no maximo é 90 e no maximo 120.
                  podem dar uma ajudinha?
                  qual a vossa opiniao?
                  help.....
                  beijinhos a todas

                  Comentar


                  • #10
                    Olá,

                    Penso que a insulina não podera fazer mal aos bebes, é mais uma questão de ser ou não necessário teres de te injectar frequentemente (faço injeccoes de heparina na barriga todos os dias por ter trombofilia e não é agradável)... Os teus valores são iguais aos meus e não faço insulina, alias o obstetra disse q os meus valores actuais (85 em jejum e 125 após 1hr) de glicemia estavam óptimos. Usamos limite máximo 100 em jejum e 140 após 1 hora...

                    NO ENTANTO, a tua gravidez é de gémeos e muitos parâmetros são diferentes. Se a tua medica te aconselha a insulina e ela é a especialista em gravidez gemelar penso que deves seguir as indicações dela. Mal não devera fazer!

                    Lamento não poder ajudar mais.

                    Bjs
                    Ana

                    Comentar


                    • #11
                      Querida BetaBarbara

                      Quando me diagnosticaram diabetes gestacional, também tinha que picar o dedo: uns dias em jejum e outros dias 1.5h depois da refeição. Em jejum os valores não podiam ultrapssar os 90 e depois das refeições não podiam ultrapassar os 120. Se tens dúvidas sugiro que procures um endocronologista - na maternidade fui sempre seguida com um e era ele que me orientava com os valores. Sabes que quando ouvimos muitas opiniões depois ficamos confusas... pelo menos eu tinha muitas dúvidas e aconteceu-me isso, preferi por isso optar por ter apenas uma opinão.

                      Em relação à insulana não faz mal aos bebés, claro que não! O que me explicaram foi: a placenta não deixa que o nosso organismo produza a insulina necessária e os nossos açucares sobem. Isso sim faz mal ao bebé. Já ouviste falar de bebés macrossomáticos? Uma mamã diabética gestacional corre o risco de ter um bebé excessivamente grande (bebé macrossomático) sem que esteja totalmente desenvolvido e a insulina previne exactamente isto - baixa os açuçares à mãe e automaticamente o bebé não os absorve.

                      Espero ter ajudado.

                      Beijinhos e relaxa, os açucares também tendem a subir quando estamos mais stressadas!
                      Ultima edição por AMMMama; 18-05-2011, 16:14. Razão: Esqueci-me de colocar nome da mamã


                      Comentar


                      • #12
                        Olá.

                        No que te posso ajudar, é dizer que a insulina não vai fazer mal aos teus pimpolhos,, pois o que ela faz é ajudar a manter os niveis de glicose do teu sangue mais estáveis. A insulina não é um medicamento, porque também é produzido pelo teu pancreas. Eu sei disto porque o meu filho mais velho é diabético.
                        Espero ter ajudado, naquilo que podia.

                        Beijocas
                        Beijos







                        Comentar


                        • #13
                          Inserido Inicialmente por BetaBarbara Ver Mensagem
                          ola.sou nova aqui no forum. estou gravida de 28 semanas de um casalinho e tenho umas duvidas k talvez a mama ASRM ou a mama AMMMAMA me possam ajudar.sou seguida no hospital amadora sintra e ao fazer as analises á glicose a minha medica disse k eu tinha diabetes gestacionais. acontece k todos os medicos c quem falei ate agora me dizem k os valores sao perfeitamente normais.para alem das picadelas a medica disse k eu tinha de injectar insulina(4 unidades ao deitar e 6 em jejeum). estou c serias duvidas de estou a fazer bem e caso TODOS os outros medicos tenham razao n estarei a fazer mal aos meus bebes.os meus valores em jejeum sao sempre entre 80 e 90.1 hora apos o pequeno almoço disparam entre 120 ate 113 mas depois do almoço e jantar nunca ultrapassam os 120.desde k começei c a insulina reparei k os valores subiram todos. o meu medico de familia diz k em jejum tem de dar 90 e apos refeiçoes 120. a medica de gemeos diz k no maximo é 90 e no maximo 120.
                          podem dar uma ajudinha?
                          qual a vossa opiniao?
                          help.....
                          beijinhos a todas
                          O teu caso especialmente dá que pensar. Entao tomas a insulina e a glicose ainda fica mais alta?? Com esses valores de glicose no sangue NÃo és diabetica! Por amor de Deus, mas esta OMS está a exagerar, é pior a emenda que o soneto! Olha no teu caso nao sei mesmo se tomava a insulina... teimosa como sou, nao me parece que fosse aceitar isso de mão beijada. Parece me mesmo contraproducente. procura mais informaçao e ate outra opiniao medica, mas isso ja me parece abusivo.

                          beijos

                          Comentar


                          • #14
                            a partir de k valores é diabetes gestacionais?


                            Uploaded with ImageShack.us

                            Comentar


                            • #15
                              Fizeste qual análise à glicose? Análise 1h após ingestão de 50gr de glucose?

                              Comentar

                              slot_bottomleaderboard_post

                              Collapse
                              Working...
                              X