Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Útero septado: mal formação ou sinéquia uterina?

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Útero septado: mal formação ou sinéquia uterina?

    Olá a todas,

    Gostaria apenas de partilhar a minha preocupação e angústia e talvez encontrar aqui testemunhos de mulheres com útero septado.
    Estou na minha 2ª gestação, numa fase ainda inicial com 4 semanas. Na minha 1ª gestação algum tempo após o parto tive que fazer 2 curetagens ao útero num espaço de tempo inferior a 1 mês.
    Na 1ª ecografia após as curetagens a médica me disse que estava tudo bem (5 meses depois), na 2ª ecografia numa consulta de rotina (há cerca de 8 meses) a médica mencionou que tinha a cavidade do útero dividida sugestiva de útero septado (pareciam dois mas era um só), sem fazer mais qualquer comentário. Não liguei muito ao assunto na altura, mas depois perguntei à minha médica de família que disse que isso era uma má formação congénita e que sempre tive e só agora é que se detectou, que poderia ser mais difícil uma nova gravidez mas para não me preocupar porque a 1ª gravidez correu bem.
    Ora bem, uma pessoa anda na Internet à fazer pesquisas e encontra várias coisas (sejam fidedignas ou não) e fica com macacos na cabeça.
    Já encontrei várias informações a falar sobre útero septado como sendo má formação congénita e que de facto a gravidez pode (ou não) ser de risco com abortos ou partos pré-maturos. No entanto, encontrei um depoimento de uma pessoa que no caso dela o útero septado não era mal formação mas sim devido a uma sinéquia uterina (espécie de cicatriz grande) que resultou de curetagem pós-parto, esta mulher perdeu o bebé às 31 semanas.
    Toca de ir à pesquisa sobre sinéquias uterinas e de facto encontro a informação de que ocorrem com alguma frequência após as curetagens uterinas, aumentando a probabilidade quando são repetitivas ou mais profundas (foi este o meu caso: 2 curetagens seguidas e a última disseram-me logo que foi difícil porque estava muito agarrado os restos de placenta e foi guiada com ecografia para conseguirem retirar tudo).
    Não encontrei mais casos ou depoimentos de pessoas que tenham sinéquias e como correu a gravidez, se algumas conseguem levar até ao fim ou se é muito difícil. Não consegui perceber se um útero septado por má formação congénita é semelhante ao útero septado por sinéquia, ou seja, se é uma gravidez de risco mas que pode também resultar em partos a termo em alguns casos sem problemas. Ou se é mais grave um caso do que outro. Só encontrei informação a dizer os exames específicos para se ter a certeza do tipo de sinéquia e que a cirurgia pode ser feita, aumentando posteriormente a taxa de sucesso na gravidez.

    Em resumo, neste momento a minha cabeça é uma confusão, estou preocupada. Em 1º lugar não sei exactamente o que tenho, útero septado por má formação ou útero septado por sinéquia. Como nunca ninguém me tinha diagnosticado útero septado antes e a minha gravidez foi de termo, fico desconfiada que o meu caso poderá ser devido à sinéquia como consequência das 2 curetagens que fiz.
    Tenho consulta na próxima semana com a minha médica e vou lhe fazer essas perguntas. Mas porque a médica não me disse mais nada na altura em que fez essa ecografia? Eu disse-lhe que talvez fosse deixar a pílula para uma nova gravidez nos meses seguintes, ela não fez qualquer comentário de precaução, não recomendou que eu fizesse 1º qualquer outro tipo de exame específico para ter a certeza do útero septado, nada. Só me resta aguardar pela consulta dela, mas já decidi que se ela não ligar nenhuma às minhas preocupações vou procurar uma 2ª opinião.

    Peço desculpas por este enorme testamento e desabafo. Se houver alguém que me possa ajudar com a sua experiência ou de alguém conhecido eu agradeço.

    Obrigada,

    Bjs e boa sorte a todas as mamãs e treinantes


    Resumo: 1ª gravidez tranquila com parto às 38s+6d da minha linda menina; 2ª gravidez aborto retido às 12 sem (Out.11), embrião sem batimentos cardíacos e parou pelas 8 sem. Histeroscopia cirúrgica em Jan.12 para remoção de restos ovulares do aborto e correcção de septo uterino.

  • #2
    Olá novamente,

    Apesar de ninguém ter respondido a este meu tópico venho apenas dar o meu ponto de situação.
    Fiz uma ecografia com quase 7 semanas com um médico experiente e especialista em ecografias, disse-lhe todos os meus receios e dúvidas na consulta e ele foi bastante profissional. Na ecografia estava tudo normal com o embrião, quanto ao útero septado informou-me que:
    - se eventualmente eu tiver sinéquias devido às curetagens não seria possível ver em ecografia, apenas com os exames específicos (histeros.);
    - conseguiu visualizar "qualquer coisa" na ecografia que lhe "parecia endométrio mas sem comunicação com a restante cavidade do útero", o que quer dizer que aquilo que tenho não é possível diagnosticar com certeza através de ecografia e pode ser útero septado, bicorno, ou outro...;
    - portanto, pensa que a minha má formação do útero é congénita e sempre tive, que nunca foi detectado antes porque à medida que o útero cresce com a gravidez deixa se de ver o septo;
    - dado o meu histórico com uma gravidez anterior que correu bem (excepto após o parto os restos de placenta), não devo me preocupar porque existe a probabilidade de voltar a correr tudo bem.

    Posto isso, decidi não andar mais preocupada como estava.

    Mas se ainda assim, aparecer alguém que também tenha útero septado eu agradeço que me deixe aqui a sua história!

    Bjs


    Resumo: 1ª gravidez tranquila com parto às 38s+6d da minha linda menina; 2ª gravidez aborto retido às 12 sem (Out.11), embrião sem batimentos cardíacos e parou pelas 8 sem. Histeroscopia cirúrgica em Jan.12 para remoção de restos ovulares do aborto e correcção de septo uterino.

    Comentar


    • #3
      Olá eu hoje também vou fazer uma eco devido a um possivel utero septado, que viram num tac (por mero acaso), também li muito e pensava que era uma má formação congénita, isto porque já sou mamã e foi de cesariana e nunca me informaram acerca de alguma anomalia, mas depois de falar com a minha médica, ela explicou-me que por vezes depois de uma cesariana pode ocorrer esta má formação...vamos ver como corre hoje a eco...

      Comentar


      • #4
        Olá.
        A mim também me foi detectado utero septado ou utero bicornio. Ainda não tenho a certeza do q sera por isso irei realizar uma ressonância magnética. Tbm estou um bocado assustada pq uma pessoa mete-se a pesquisar e lê tanta coisa q as tantas anda com a cabeça a mil!
        Vais ver q tudo irá correr bem na gravidez, vai dando noticias!

        Comentar


        • #5
          Eu descobri que tinha utero didelfos, numa histerosalpingografia, tenho historial de abortos de repetição, e só depois deste exame, soube o porquê. No meu caso precisei mesmo de uma cirurgia de correcção uterina, mas há muitas mulheres com uteros septados, bicornios etc... que levam a gravidez a termo, sem nenhum tipo de problema, isso depende o grau da "deficiencia" do utero, há muitas mulheres que nem sequer sabem e só descobrem numa cesariana.
          Não sofram por antecipação, lembrem-se que na net, vê-se sempre os piores casos. Boa sorte




          Madrinha querida Caty80
          Madrilhada fofucha Julit

          Comentar


          • #6
            Olá cristinaperre, CarolinaS e tábita!

            Só agora vi por acaso que recentemente responderam a este meu tópico criado o ano passado e que foi preciso 1 ano para alguém se pronunciar com as mesmas preocupações.
            Não sei se repararam na minha assinatura, mas desde que escrevi o post anterior a este, em Set. 2011, muita coisa aconteceu. Eu quando escrevi estava grávida, mas tive um aborto retido poucos dias depois. Com 12 semanas tive perdas de sangue e diagnosticaram aborto retido porque o embrião não tinha batimentos e tinha parado por volta das 8 semanas. Foi muito difícil, quem já passou por perdas gestacionais é que sabe.
            No meu caso, a causa do aborto foi quase certamente o útero septado. Que afinal veio a confirmar-se ser mesmo útero septado e não sinéquias uterinas 3 meses depois do aborto, quando fiz uma histeroscopia cirúrgica para remover os restos ovulares que ainda tinha no útero e não saíam porque estavam agarrados a esse septo (ou seja, o embrião se implantou no septo em vez de se fixar na parede do útero, não conseguindo vingar devido a isso) . A médica aproveitou a cirurgia e cortou o septo, ampliando a cavidade uterina. Fiquei "nova".

            Actualmente estou de novo grávida, já passei a fase mais crítica do 1º trimestre com algum medo que pudesse ocorrer outro aborto. Mas felizmente não ocorreu, também porque com o corte do septo as probabilidades são muito boas de correr tudo bem nessa 1ª fase de implantação do embrião.

            Por isso, deixo-vos uma palavra de motivação, para terem força e pensamento positivo para as coisas correrem bem. No entanto, é muito importante serem bem acompanhadas por médicos experientes e que não vos façam "perder tempo" sem diagnosticar e tratar correctamente, se possível, qualquer que seja a anomalia do útero.

            Boa sorte a todas!


            Resumo: 1ª gravidez tranquila com parto às 38s+6d da minha linda menina; 2ª gravidez aborto retido às 12 sem (Out.11), embrião sem batimentos cardíacos e parou pelas 8 sem. Histeroscopia cirúrgica em Jan.12 para remoção de restos ovulares do aborto e correcção de septo uterino.

            Comentar


            • #7
              Olá cristinaperre, CarolinaS e tábita!

              Só agora vi por acaso que recentemente responderam a este meu tópico criado o ano passado e que foi preciso 1 ano para alguém se pronunciar com as mesmas preocupações.
              Não sei se repararam na minha assinatura, mas desde que escrevi o post anterior a este, em Set. 2011, muita coisa aconteceu. Eu quando escrevi estava grávida, mas tive um aborto retido poucos dias depois. Com 12 semanas tive perdas de sangue e diagnosticaram aborto retido porque o embrião não tinha batimentos e tinha parado por volta das 8 semanas. Foi muito difícil, quem já passou por perdas gestacionais é que sabe.
              No meu caso, a causa do aborto foi quase certamente o útero septado. Que afinal veio a confirmar-se ser mesmo útero septado e não sinéquias uterinas 3 meses depois do aborto, quando fiz uma histeroscopia cirúrgica para remover os restos ovulares que ainda tinha no útero e não saíam porque estavam agarrados a esse septo (ou seja, o embrião se implantou no septo em vez de se fixar na parede do útero, não conseguindo vingar devido a isso) . A médica aproveitou a cirurgia e cortou o septo, ampliando a cavidade uterina. Fiquei "nova".

              Actualmente estou de novo grávida, já passei a fase mais crítica do 1º trimestre com algum medo que pudesse ocorrer outro aborto. Mas felizmente não ocorreu, também porque com o corte do septo as probabilidades são muito boas de correr tudo bem nessa 1ª fase de implantação do embrião.

              Por isso, deixo-vos uma palavra de motivação, para terem força e pensamento positivo para as coisas correrem bem. No entanto, é muito importante serem bem acompanhadas por médicos experientes e que não vos façam "perder tempo" sem diagnosticar e tratar correctamente, se possível, qualquer que seja a anomalia do útero.

              Boa sorte a todas!


              Resumo: 1ª gravidez tranquila com parto às 38s+6d da minha linda menina; 2ª gravidez aborto retido às 12 sem (Out.11), embrião sem batimentos cardíacos e parou pelas 8 sem. Histeroscopia cirúrgica em Jan.12 para remoção de restos ovulares do aborto e correcção de septo uterino.

              Comentar

              slot_bottomleaderboard_post

              Collapse
              Working...
              X