Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Útero septado vs útero arquato

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Útero septado vs útero arquato

    Resolvi deixar aqui o meu testemunho relativamente a este tema, depois de muita pesquisa e de muitos exames feitos.
    Depois de sofrer dois abortos, o GO resolveu pedir diversos exames para investigar as causas: fiz análises (trombofilias, infecciosas, etc...), cariótipos (ao casal) e ecografia 3D, sendo que os resultados dos dois primeiros estavam normais.
    Relativamente à ecografia 3D, aquando da sua realização, a médica sugeriu que fizesse uma histerossonografia por forma a visualizar melhor o útero. O resultado foi útero septado!
    De volta ao meu GO para mostrar este resultado, ele aconselhou que fizesse uma histeroscopia por forma a confirmar se era mesmo septo e qual o seu tamanho.
    Devo dizer que 90% dos testemunhos que li sobre a realização da histeroscopia eram medonhos. Fui fazer o exame com o coração a bater a 1000.
    Afinal, não doeu nada mesma nada. Já fiz ecos endo vaginais que me causaram algum desconforto mas este exame correu às mil maravilhas . O resultado foi útero arquato acentuado (que eu nem sonhava que existia) mas que a médica disse que não ser de indicação cirúrgica por não ser motivo impeditivo de engravidar.
    Tenho ainda que levar o resultado deste exame ao meu GO para ver o que ele decide mas, enquanto isso não acontece, e porque desconhecia este tipo de útero, resolvi fazer as minhas próprias pesquisas:

    ÚTERO SEPTADO: Considerada a alteração uterina mais frequente em mulheres com abortos de repetição, sendo igualmente a malformação uterina mais frequente. A relação entre septo uterino e abortos de repetição tem provavelmente como base uma deficiente vascularização do tecido do septo e alterações do desenvolvimento do endométrio sobrejacente, que interferem e dificultam tanto a implantação com o desenvolvimento embrionário.

    ÚTERO ARQUATO: É aquele que apresenta, a nível fúndico, uma procidência inferior a 1cm de tecido muscular, ao contrário do septo uterino que é constituído por tecido fibroelástico.

    Vejam o quadro abaixo que identifica melhor os diversos tipos de útero (no meu caso o antepenúltimo e o penúltimo)




    Afinal o que parecia ser uma coisa, saíu outra.

    Espero ter esclarecido a diferença entre ambos.
    Ultima edição por S.; 23-08-2012, 16:37.
    Treinante desde 2010 *** 4 abortos repetidos sem causa aparente
    Portadora de mutação MTHFR - variante 677 T/T em homozigotia
    Positivo a 11.12.2014 *** DUM 11.11.2014 *** DPP 18.08.2015

  • #2
    Obrigada por partilhares a informação. Queria deixar um beijinho, espero que em breve tenhas o tão merecido positivo, e um bebé lindo nos braços


    Comentar


    • #3
      Obrigada Rosmaninho.
      Não foi fácil chegar até aqui mas estou confiante que daqui para a frente tudo irá melhorar
      Treinante desde 2010 *** 4 abortos repetidos sem causa aparente
      Portadora de mutação MTHFR - variante 677 T/T em homozigotia
      Positivo a 11.12.2014 *** DUM 11.11.2014 *** DPP 18.08.2015

      Comentar


      • #4
        Há de tudo correr pelo melhor, espero que tenhas o teu final feliz muito rapidamente.
        Força e boa sorte
        Ultima edição por tábita; 24-08-2012, 14:03.




        Madrinha querida Caty80
        Madrilhada fofucha Julit

        Comentar


        • #5
          SMHL, não preciso dizer mais vezes o quanto torço por ti! acho que fizeste muito bem em pôr aqui esta explicação para poderes ajudar outras meninas!

          minha querida, continuamos em busca do azulinho!!! beijinho grande


          Orgulhosa Madrinha da Angie e afilhada da AnaBS!!! hehe! ganda trio!

          Comentar


          • #6
            tábita e Bruxinha,

            Muito obrigada às duas!
            Acho importante partilharmos o que passou connosco pois assim podemos ajudar outras pessoas que estejam em idêntica situação. Afinal estes forúns servem para isso não é?

            Desejo-vos muitas felicidades
            Treinante desde 2010 *** 4 abortos repetidos sem causa aparente
            Portadora de mutação MTHFR - variante 677 T/T em homozigotia
            Positivo a 11.12.2014 *** DUM 11.11.2014 *** DPP 18.08.2015

            Comentar

            slot_bottomleaderboard_post

            Collapse
            Working...
            X