Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

3º aborto...e agora? (gravidez gemelar)

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • 3º aborto...e agora? (gravidez gemelar)

    Olá,

    Em jeito de desabafo vou descrever aqui a minha cruzada! Sinto-me um pouco perdida e como de certeza outras meninas passaram pelo mesmo, vão ajudar-me a compreender/aceitar melhor esta situação!

    Nunca foi minha intenção ter filhos muito cedo. Comecei a trabalhar e tornei-me independente! Gostava muito do meu trabalho e como era/sou muito perfeccionista queria sempre apreender mais e fazer melhor.
    Aos 28 anos conheci o meu actual namorido e, com o seu apoio, aos 32 anos decidi ir para a faculdade à noite tirar um curso superior para poder subir na minha categoria profissional.
    Foram anos muito cansativos pois trabalhava e estudava mas, com vontade tudo se faz...e era um dos meus sonhos tirar um curso superior! Orgulho-me de o ter consigo, com boas notas!
    Ora, logo após, com 35 anos, optamos por consultar um GO para ver se estava tudo bem para poder engravidar e, após os exames normais o GO deu o OK!
    Em Março de 2010 obtive o meu 1º positivo! Fiquei tão contente que nem queria acreditar! Tinha iniciado os treinos à 2meses e pimba, já estava! Fiz ecografia à 7 semanas e ela estava o coraçãozinho a bater! Guardo essa imagem até hoje na minha cabeça e no meu coração! Porém, a alegria durou pouco pois com 9 semanas fui ao WC e vi uma pequenina gota de sangue acastanhado nas cuecas e fui logo às urgências! Foi-me diagnosticado um aborto retido! O mundo desabou sobre mim! Na opinião do GO, poderia ter a ver com anomalias cromossomicas e/ou factor idade e, como não expelia naturalmente nem através de comprimidos, tive de ser sujeita a uma curetagem! Não senti qualquer dor física nem durante nem após (apesar dedoer muito psicologicamente)!
    Por opção própria só voltei aos treinos cerca de um ano e meio depois, em Dezembro de 2011!

    Cerca de 3meses após iniciar os treinos (Março de 2012) lé estava eu com o meu 2º positivo e, apesar de felicidade ser muita foi uma felicidade mais contida, sempre com receio de tudo!
    Desta vez nem cheguei a fazer eco pois por volta das 5 semanas comecei a perder sangue...novo aborto, desta vez com expulsão natural!
    O meu GO voltou a dizer que nesta idade (37 anos) os abortos são quase "normais" mas, por via da dúvidas, porque se tratava do 2º aborto, ía mandar-me fazer todos os exames possíveis para averiguar se era devido a alguma causa física!
    Foi então que fiz uma bateria de análises (hormonais, bacterologicas, etc..), análises aos cariótipos do casal, ecografia 3D ao útero com histerossonografia e por fim histeroscopia! Resultado: nada....tudo OK comigo e, segundo a médica que fez a histeroscopiateria sido mesmo azar porque tinha um útero excelente para engravidar!
    Aquando da análise dos resultados com o GO perguntei-lhe se não era necessário o meu namorido fazer exames ao que ele respondeu não...e explicou: "o cariótipo (análise dos cromossomas) dele está normal tal como o seu! Você engravida com a maior das facilidades logo, não existe motivo para fazer um espermograma!" (verdade seja dita que sempre que penso engravidar, nómáximo de 3 meses consigo)! E acrescentou "além disso, você tem sangue A- e ele O- logo, o melhor tipo de sangue que poderia combinar com o seu".

    Em Setembro de 2012 e uma vez que os exames estavam todos bem obtive OK do GO para voltar aos treinos.
    Em 21/11/2012 lá estava eu com o 3º positivo! Novamente a maior das felicidades mas também o maior dos receios.
    Desta vez fui acompanhando agravidez com betas até as 6semanas, sempre com óptimos valores, segundo o GO.
    Às 7 semanas fui à consulta e fiz eco elá estava uma feijoca com o tamanho que deveria ter e com batimentos cardiacos optimos!
    O GO ficou radiante e com fé que desta vez iria correr tudo bem!
    Desde então vivia um dia de cada vez, mas o facto de não ver sequer uma gota de sangue fez-me criar algumas expectativas de que estava tudo bem!
    No dia em que fiz 12 semanas de gravidez fui também fazer a eco das 12semanas. Ía nervosa,com receio do resultado do rastreio que iria ser feito naquele dia mas, nunca pensei receber a notícia que recebi!
    Logo assim que pos o ecografo a médica disse que alguma coisa não estava bem e efectivamente eu não ouvia o bater do coração! Foi um balde de água fria...nem queria acreditar! Porém, e quase de imediato me disse saber qual era a causa: gravidez gemelar monozigótica (um óvulo) monocorionica e monoamiótica (uma placenta e uma bolsa amiótica). Segundo ela uma gravidez rara e de altíssimo risco! Fiquei em choque pois eram só novidades...afinal eram gémeos, os chamados gémeos verdadeiros, mas tinham morrido! Fartei-me de chorar e médica viu-me tão mal que quis ficar comigo e explicar-me tudo! Tenho a dizer que foi a melhor e mais humana das médicas com quem falei até hoje! Acreditem se quiserem mas ela esteve comigo cerca de hora e meia!
    Explicou-me que a minha gravidez era rara e, por isso com uma elevadíssima percentagem de abortos! Que não sabia qual a causa dos outros abortos mas este nada tinha a ver comigo fisicamente mas sim com o tipo de gravidez. Vi logo que tinha experiência no assunto e foi quando me disse que trabalhou muitos anos na infertilidade. Explicou-me que eram gémeos verdadeiros perfeitos e isso acontece quando o óvulo fertilizado se divide em 2. Perguntei porque não se tinha visto na eco das 7semanas mas ela disse ser normal porque estava um mesmo atrás do outro (em conchinha) e, que se não tivesse feito esta eco, jamais saberia porque era uma só bolsa. Informou ainda que neste tipo de gravidez os embriões ficam no mesmo saco e placenta logo, lutam pelo espaço e pelos alimentos- o que não se passa quando são gémeos falsos porque estão divididos em duas bolsas e em duas placentas.
    Informou-me ainda que, caso a gravidez evoluísse muito provavelmente um dos gémeos ou ambos poderia não sobreviver e que por esse motivo mais valia ter acontecido agora! Disse-me para não perder a esperança e continuar até porque está tudo bem com o meu útero e ovários! Disse-lhe que isso não me valia de nada e que já estava velha para tentar novamente! Ela riu-se e disse velha??? Ai ai...tenho aqui mamãs com 45 anos sem qualquer problema de estarem grávidas...Voltou a pedir-me para não desistir e, que da próxima gravidez gostava muito de ser ela a acompanhar-me! Mais disse que iria falar pessoalmente com o meu GO para lhe explicar tuda a situação!
    Sinceramente foi um misto de emoções....primeiro um balde de água fria e depois conhecer esta médica tão compreensiva, carinhosa e humana que me transmitiu tanta força e confiança e que me abraçou eme pediu por tudo para não desistir Foi um anjo que conheci naquele dia e que não sei o que teria acontecido se tivesse sido com outro médico! Não tenho palavras para agradecer a esta médica!
    Depois da eco e como sabia que o meu GO estava nas urgências, fui de imediato ter com ele ao Hospital. Sem lhe contar nada do que a médica me tinha dito, até para ver o que ele dizia, mostrei-lhe a eco. Ele nem queria acreditar mas, após ver a eco disse-me exactamente o que tinha acabado de ouvir: era uma gravidez de altíssimo risco sendo que apenas uma pequena percentagem evolui logo, desta vez a causa do aborto era o tipo de gravidez.
    Dois dias depois tive consulta com ele que me confirmou que amédica que metinha feito a eco tinha ido pessoalmente falar com ele sobre o meu caso (eu disse que ela era um anjo)! Também me disse que não me deixa desistir e que está disponível para mim quando eu precisar de qualquer coisa!
    Como estou com um aborto retido, optei por aguardar mais uns dias pela expulsão natural e, senão conseguir vou tentar os comprimidos.

    Já pensei em desistir mas cada vez que penso nisso lembro-me das palavras do meu anjo (médica) que agarrada a mim me pediu por tudo para não desistir!

    Sei que tenho relativa facilidade em engravidar mas este percurso não tem sido fácil!
    Fica a pergunta, será que das outras vezes também eram gémeos?

    Desculpem o testamento mas sabe-me bem escrever e dizer o que sinto!
    Ultima edição por S.; 27-01-2013, 23:16.
    Treinante desde 2010 *** 4 abortos repetidos sem causa aparente
    Portadora de mutação MTHFR - variante 677 T/T em homozigotia
    Positivo a 11.12.2014 *** DUM 11.11.2014 *** DPP 18.08.2015

  • #2
    Deixo-vos um texto sobre a gravidez gemelar para entenderem melhor o que se passou:

    Os gémeos verdadeiros ocorrem por mera sorte, sem qualquer influência de antecedentes familiares ou tratamentos de fertilidade. Apenas cerca de 12 por cento dos gémeos nascidos são verdadeiros. A sua probabilidade de ter gémeos verdadeiros, ou monozigóticos (quando um óvulo fertilizado se divide em dois), é de cerca de 1 em 250.
    A ocorrência espontânea de gemelaridade é de 1,6% de todas as gestações humanas, das quais 1,2% são dizigóticas e 0,4
    monozigóticas.
    Como grande parte destes gêmeos morre durante a gravidez (abortos e morte fetal), estima-se que a incidência real seja ainda menor, em torno de 1/250.000 gestações.


    A gestação gemelar pode ser:
    Gestação monozigótica: é quando apenas um dos seus óvulos é fecundado por um espermatozóide e conforme o desenvolvimento, formam-se dois indivíduos. É conhecida como gestação univitelínica, com gemeos idênticos ou “verdadeiros”.

    • Gestação dizigótica: é quando dois de seus óvulos são fecundados por dois espermatozóides. É conhecida como gestação bivitelínica, com gêmeos diferentes ou “falsos”.

    Na gestação monozigócia, você tem mais variações com relação aos fetos e placentas.
    1. Você pode ter duas placentas e dois sacos gestacionais: chamada gravidez dicoriônica e biamniótica; isto ocorre em 25% das gestações gemelares.
    2. Você pode ter uma placenta e dois sacos amnióticos: chamada gravidez monocoriônica biamniótica; ocorre em 75% das gestações gemelares.
    3. Você Pode ter uma placenta e um saco amniótico: chamada gravidez monocoriônica monoamniótica; ocorre em 1% das gestações gemelares.
    4 . Você pode ter uma placenta, um saco amniótico e gêmeos siameses, que é muito rara.




    Gestação Gemelar - Importância do diagnóstico (monocoriônica x dicoriônica)

    A gestação gemelar pode decorrer de um ou mais óvulos.
    Se ela for decorrente de dois óvulos, ela será chamada de gestação dizigótica.
    Se for decorrente de um único óvulo, ela será chamada de gestação monozigótica.
    No caso de gestações monozigóticas, se o ovo fertilizado se divide nas primeiras 72 horas (até 3 dias) após a fecundação, dará origem à gestação monozigótica, dicoriônica (=duas placentas) e diamniótica (=dois sacos amnióticos). Se a divisão ocorrer entre o 4º e o 8º dias após a fecundação, será monocoriônica e diamniótica. Após o 8º dia, haverá apenas uma placenta e uma bolsa amniótica (monocoriônica e monoamniótica). Se a divisão ocorrer após o 13º dia, serão formados fetos unidos.

    A gestação múltipla está associada ao aumento da morbimortalidade perinatal, havendo maiores taxas de baixo peso ao nascimento, parto prematuro e mortalidade fetal nestas gestações. A mortalidade perinatal é cinco vezes mais elevada na gestação gemelar que na gestação com feto único. Na gestação gemelar há ainda maior risco de abortamento, pré-eclâmpsia, hemorragia pós-parto e morte materna.

    A gestação gemelar monocoriônica apresenta maiores riscos do que a dicoriônica de:

    i. Abortamento espontâneo;
    ii. Malformações fetais
    iii. Crescimento intra-uterino restrito (havendo normalmente restrição de crescimento grave, quando presente);
    iv. Mortalidade fetal (a gestação monocoriônica tem mortalidade fetal 2 a 3 vezes maior que a gestação dicoriônica).
    Aproximadamente 1% dos gêmeos monozigóticos são monoamnióticos. Esta condição está associada à alta taxa de mortalidade fetal. O entrelaçamento do cordão umbilical é uma das principais causas de mortalidade fetal nesses casos, sendo estimado que ela ocorra em até metade das gestações gemelares monoamnióticas.
    Há ainda condições graves associadas às gestações monocoriônicas, como:
    i. Formação de fetos unidos.
    ii. Feto acárdico: malformação complexa associada aos gêmeos monozigóticos, monocoriônicos, na qual um dos gêmeos apresenta anormalidade grave envolvendo cabeça e parte superior do corpo, com coração rudimentar ou ausente. Ocorre em 1:100 gêmeos monocoriônicos. Sem tratamento, o feto sadio morre em até 75% dos casos.
    iii. Síndrome de Transfusão feto-fetal: é uma complicação das gestações múltiplas monocoriônicas e é definida pela ultra-sonografia como a presença combinada de polidramnia em uma das bolsas e oligodramnia na outra, em gestações monocoriônicas e diamnióticas, ocorrendo em aproximadamente 5,5 a 17,5% de todas as gestações monocoriônicas.
    iv. A morte de um dos fetos é risco para o feto que permanece vivo no caso de gestação gemelar monocoriônica, provavelmente devido à presença de anastomoses vasculares entre as circulações dos dois fetos.
    O aumento da morbimortalidade materna e fetal nas gestações gemelares e a diferença das taxas das complicações dependendo da corionicidade e da amnionicidade das gestações torna imperioso o diagnóstico preciso do tipo de gestação gemelar.
    A ultra-sonografia realizada no primeiro trimestre da gestação é o melhor exame para o diagnóstico do tipo da gestação gemelar, permitindo a avaliação do número de sacos gestacionais (corionicidade da gestação) e do número de sacos amnióticos (amnionicidade). A realização de ultra-sonografia nesta fase tem ainda a importância de datar corretamente a gestação (importante para avaliação e conduta das pacientes com diagnóstico de trabalho de parto prematuro ou crescimento intra-uterino restrito).
    Embora existam outros sinais ultra-sonográficos utilizados em fases mais adiantadas da gestação para determinar o tipo da gestação gemelar, tanto a corionicidade quanto a amnionicidade são mais fácil e precisamente diagnosticados na fase inicial da gestação.
    O acompanhamento rigoroso das pacientes com gestação múltipla também tem impacto na redução da morbimortalidade materno-fetal, pois permite o acompanhamento do crescimento dos fetos com o diagnóstico precoce das complicações mais freqüentes das gestações múltiplas e o tratamento adequado das mesmas, assim como a realização das condutas pertinentes à gestação gemelar.

    Treinante desde 2010 *** 4 abortos repetidos sem causa aparente
    Portadora de mutação MTHFR - variante 677 T/T em homozigotia
    Positivo a 11.12.2014 *** DUM 11.11.2014 *** DPP 18.08.2015

    Comentar


    • #3
      mensagem repetida
      Treinante desde 2010 *** 4 abortos repetidos sem causa aparente
      Portadora de mutação MTHFR - variante 677 T/T em homozigotia
      Positivo a 11.12.2014 *** DUM 11.11.2014 *** DPP 18.08.2015

      Comentar


      • #4
        Oh minha querida...Nem tenho vindo aqui ao forum para nao me stressar mais...e hoje que apareci,deparo me com a tua situação...e fiquei de rastos!Nao podia deixar de te dizer o quanto sinto por ti!Deus Santíssimo!Tinha tanta fé nesta tua gravidez e posso imaginar o teu sofrimento ...logo nesta altura que também tu ja estavas mais confiante!Ninguem merece e muito menos tu,caramba!
        Mas estou completamente de acordo com a médica!Nao desistas nunca!A minha avó paterna foi mae aos 45 anos!!!Por isso,faz o teu luto,recupera forças,mima te muito e segue em busca do teu sonho!!!A tua vez há de chegar!Tem de chegar!Tu mereces isso e muito mais,pela mulher que tens demonstrado ser e pela grande mãe que vais ser!
        Deixo te um abraço bem apertadinho,linda!Beijinhos

        Comentar


        • #5
          Olá minha querida.
          Queria tanto abraçar-te com força....

          Não sei o que te dizer, apenas que desta vez a causa, infelizmente, foi mesmo esta gravidez gemelar de alto risco e que provavelmente nunca acontecerá de novo.
          E eu digo-te o que te disse a médica, foi melhor acontecer agora do que num estado mais avançado de gravidez. Infelizmente já presenciei alguns partos muito prematuros de monoamnióticos e todos os que eu vi, acabaram em tragédia porque já algo não estava bem. É devastador...
          A Natureza, no teu caso, foi sábia...

          O que te quero dizer é o mesmo que te disse essa médica: não desistas!! Faz o teu luto, mas não desistas deste vosso sonho. Dá-te tempo para recuperares física e emocionalmente, mas agarra-te a essa força que tens encontrado até então e não desistas.

          Um beijo muito grande e um abraço apertadinho. Força, querida!!!


          ★Nasceu: 07.10.13 às 11h32 ★ - 36s6d | 47.5cm| 3180g
          POSITIVO: 19.02.13| DUM: 19.01.13 | DPP: 29.10.13

          ☆ O Meu Gráfico ☆

          Madrinha da Diabinha mais querida: White_Devil
          Madrinha das minhas grandes amigas EFAOL e Parisienne
          Afilhada da doce e querida TelmaGD

          Comentar


          • #6
            Olá,

            A tua historia sobre os 2 primeiros abortos foram iguais aos meus até tempo de espera em cada uma das gravidezes.

            A 3.ª foi bioquimica, ou seja foi gravidez e nao foi.

            Depois procurei uma medica especialista em mortes fetais a Dr.ª Isabel Nogueira, trabalha a nivel privado e na MAC. Fez-me todos os exames, cariotipos e afins.

            Depois de perceber que estava tudo a 100% connosco e poderia engravidar novamente, mas tinha que tomar o Cartia - dilui o sangue, e o Ultragestanassim que engravidar e assim foi. ANdamos com o coração nas maos ate as 12 semanas e ai tivemos uma ma noticia mas que foi ultrapassado graças a deus estou de 19 semanas e esta tudo perfeito.

            Por isso digo-te nao desistas não baixes os braços pois todas nós merecemos ser mães entao nos as lutadoras que passam por esta situação ou parecidas. Não baixes os braços pois o teu dia chegará mesmo.

            Qualquer coisa envia um PM.

            Bjs e muita força faz primeiro o teu luto...
            O nosso sonho és tu - A história do sonho de sermos papas e da nossa Luta!
            Lavores dos Babinhos

            Comentar


            • #7
              Fiquei tão, mas tão triste quando te li. Tenho seguido o teu percurso, e estava a torcer muito para teres a tua tão merecida recompensa.

              Eu voto na esperança!! A médica tem razão, tiveste um azar dos diabos, mas ao que tudo indica foi mesmo só um grande azar. Entendo que de momento a ideia de tentar novamente seja assustadora, mas faz o teu luto, espera o tempo que precisares para recuperar forças e vai à luta com toda a garra. Tens a grande sorte de teres óptimos profissionais como aliados.

              Estaremos cá para te apoiar e para celebrar a tua vitória.

              Abraço apertado.


              Comentar


              • #8
                olá minha querida.

                Infelizmente foi um grande azar, mereces muito que esta tua jornada tenha um final muito feliz, como disseram as outras meninas não acho que devas desistir há muitas mulheres com mais de 40 anos que tem filhos. faz o teu luto demora o temo necessário e depois faz o que o teu coração decidir

                beijinhos e um abraço muito forte



                Meu gráfico - positivo 10 fevereiro

                Comentar


                • #9
                  SMHL, não sei muito bem o que te dizer... há coisas que acontecem que não se explicam... não imagino como possas estar. Mas com a tua força, e o carinho do teu "namorido" vocês vão conseguir...
                  Agora é tempo de fazeres o teu luto... dares tempo ao tempo, e quando se sentirem fortes e acreditarem na vossa estrelinha, tentarem novamente...
                  Um beijinho


                  Afilhada da Sreis1979 (mamã das lindas gémeas Francisca e Maria) e afilhada da grande amiga mjmatos (mamã do Gabriel e João Dinis) e Madrinha da querida secret_wish e da "caliente" Dam

                  Comentar


                  • #10
                    Um grande beijinho SMHL, são pequenos gestos (como esse abraço que descreveste) que nos dão força para continuar.
                    Não desistas!
                    Desejo tudo de bom às minhas queridas afilhadinhas Ella.E e Essezinha!

                    Comentar


                    • #11
                      Querida SMHL... o teu anjo tem razão quando te pede para não desistires e teres esperança.
                      Acredito que doa muito, mas... faz o teu luto minha querida e volta a lutar pelo vosso sonho quando te sentires pronta.

                      O azar não pode durar sempre e tu vais conseguir ter o teu bebé! ACREDITA!

                      Beijos muito muito grandes



                      O meu gráfico POSITIVO Foram 11 meses à tua espera, mas finalmente POSITIVO a 19 de Dezembro!
                      Hipotiroidismo e SOP. Com Duphaston desde 09/12, Metformina desde 10/12 e Dufine desde 10/12


                      Orgulhosamente afilhada da KellyPT
                      Madrilhadas do meu coração: AnaBS e Angie"
                      Afilhadas lindas, maravilhosas e super-mulheres: Caty80 (A torcer muito pela minha Catxinha+++++++++++) e Miss Dior!

                      Comentar


                      • #12
                        Nem sei o que te dizer... Gostava de ter mil palavras de carinho e força para ti... mas não sei quais escolher.

                        Na semana passada soube que estava grávida de gémeos, pelos vistos os riscos são inferiores pois é uma gravidez proveniente de 2 óvulos e 2 espermatozóides... no entanto o risco é mais elevado do que se não fossem gémeos.

                        Se te dissesse que não tenho um medo enorme dentro de mim mentia-te... Quis tanto esta gravidez e agora tive esta surpresa que tem bom e mau... Não sei descrever o que sinto quanto a isto tudo, além do medo de sequer imaginar o futuro...

                        Um beijinho e muita força para ti


                        Madrinha, com muito prazer, da minha querida cp1979!

                        Comentar


                        • #13
                          Ola minha querida

                          Bem realmente nem há palavras para descrever a situação, mas ao fim ao cabo há grande esperança que a próxima gravidez corra bem, porque esta situação dos gémeos é mesmo uma coisa rara e com certeza não te vai acontecer outra vez. Fico muito feliz por saber que estás em boas mãos, eu sei o que é haver médicos que são autênticos anjos e fico muito contente pela acção da médica em ser ela própria a querer seguir-te.
                          Agora é tentar lavar as lágrimas, erguer a cabeça e dentro em breve estás em novos treinos e nova estrelinha, e acredita que vai tudo correr bem. E nunca nunca desistas, há tanta mulher que só é mãe aos 40 por opção, portanto não podes ver a idade como uma barreira.

                          Um beijinho muito grande e toda a força do mundo para superar esta fase minha linda
                          Positivo a 20/01/2013
                          My Ovulation Chart





                          Sou afilhada da gravidérrima Pocas com muito orgulho!!!
                          Madrinha da graviduxa babydust e da Anitaluzz que daqui a nada tambem vai ter a sua estrelinha!!!

                          Comentar


                          • #14
                            Minha querida S,
                            Como vês, nós também não te deixamos desistir. A idade não é barreira nenhuma, não sejas tonta. Trata de ti agora e recomeça depois, com esperança e alegria. Ficamos aqui à espera de comemorar contigo. Um beijo enorme e um abraço muito apertadinho
                            KellyPT
                            Nov 2010: exames pré-natais (polipose do endométrio); 15Fev2011: histeroscopia cirúrgica; 26Jul2011: miomectomia + histeroscopia cirúrgica; Agosto a 30Dez2011: pausa nos treinos (pílula); 9Mar2012: POSITIVO

                            O meu príncipe, Miguel, chegou a 29 de Outubro de 2012




                            Orgulhosa madrinha das minhas queridas S. e TelmaGD
                            Madrilhada da muito especial Angie

                            Comentar


                            • #15
                              Oh minha querida, nem sei o q te dizer!
                              Só q tamos aqui contigo, sempre q precisares! Neste momento deves sentir-te como eu, já xega de q tudo vai correr bem, vais conseguir e por ai fora.... sempre q precisares tamos cá, seja pa ouvir ou dar um abracinho virtual! força! mta força!
                              beijinhos
                              A treinar desde junho de 2008
                              A minha querida madrinha TelmaGD!!!!
                              A minha querida afilhada Tábita!!!!!

                              Comentar

                              slot_bottomleaderboard_post

                              Collapse
                              Working...
                              X