Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Método João de Deus - A favor ou contra?

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • #16
    RE:

    Desculpem a ignorância, mas esse método parece do tempo da "outra senhora"......

    Mas é mesmo ignorância porque nem sequer tinha ouvido falar nesse método.
    Como todos, deve ter aspectos bons e menos bons mas assim por alto parece-me meio rígido. Mas se calhar é de métodos assim que precisamos para voltar a ter crianças disciplinadas que não batem em professoras por causa de telemóveis.....

    Comentar


    • #17
      RE:

      Acho que algures por aqui já dei a minha opinião mas vou referi-la de novo...

      Eu andei no João de Deus desde o bibe amarelo até ao 4ano e sinceramente adorei
      Nunca me senti pressionada a aprender e estudar demais, foi uma coisa progressiva, não demasiado exigente e se pudesse punha lá a minha filha mas fica muito fora de mão.

      Tenho ainda amigos dessa altura e todos fomos bons alunos mas nunca marrões, nunca deixámos de brincar imenso, nunca tive falta de brincadeira portanto não considero demais mas só a minha opinião, volto a frisar :d
      Beijo

      Comentar


      • #18
        RE:

        Inserido Inicialmente por Viky
        Desculpem a ignorância, mas esse método parece do tempo da "outra senhora"......

        Mas é mesmo ignorância porque nem sequer tinha ouvido falar nesse método.
        Como todos, deve ter aspectos bons e menos bons mas assim por alto parece-me meio rígido. Mas se calhar é de métodos assim que precisamos para voltar a ter crianças disciplinadas que não batem em professoras por causa de telemóveis.....
        O método não é disciplinar, é EDUCACIONAL!!!
        Ninguém bate na João de Deus nem trata as crianças com rigidez de outros tempos é um método mais evoluído que todos os outros só que em Portugal optou-se pelo facilitismo dos outros métodos mais "modernos" não sei em quê porque os conheço a todos e não me convencem.


        Comentar


        • #19
          RE:

          Olá!!
          O meu filho entrou este ano para a escola João de Deus, está no bibe castanho (1º ano), mas nao consigo estar totalmente satisfeita com a evolução que ele está a ter. Está numa turma em que apenas 4 crianças não frquentaram a João de Deus nas quais ele se incluem e a restante turma já terminou a cartilha, não sei até que ponto isso será bom , existem alturas que ele diz que gostava de já ter terminado a cartilha e saber ler, porque os outros colegas já o fazem. Para alem das vogais só sabe mais 5 letras, já consegue ler palavras com as letras que ele conhece, mas acho que já poderia saber muito mais. O primeiro periodo ja terminou e o rendimento nao me satisfez, acho que poderia ter aprendido muito mais.
          Muito sinceramente não sei se fiz bem colocar o meu filho numa escola com este metodo!!

          Obrigada pela atençao

          Comentar


          • #20
            RE:

            Na minha opiniao, o seu filho não deve estar muito atrasado. Voce nota mais, porque o compara com os outros que já deram a cartilha toda..
            Por acaso nos Jardins Escola Joao de Deus nem é norma aceitarem crianças no 1º ano, que não frequentaram o bibe anterior onde aprendem a cartilha.. mesmo pelas razões que apresenta.
            Mas se a sossega, eu sou professora do 1º ano e demos as vogais mais 7 consoantes. Não é muita a diferença
            Bjs e boa sorte

            Comentar


            • #21
              RE:

              Sim é verdade. É raro entrarem crianças sem terem frequentado o Bibe Azul, onde se dá a cartilha...
              Quanto à mãe, não entre em desespero, é normal isso acontecer pois é a primeira vez dele, sem ter a mesma preparação da restante turma. É importante continuar a apoiar, para que não desmotive..

              Felicidades e acredite que com empenho e incentivo dos pais, é um excelente método de ensino.

              Bj

              Comentar


              • #22
                RE:

                Acompanho o método high scope, mas quero dizer-vos que vou tirar mestrado de supervisão pedagógica na joao de Deus devido à formação que eles dão aos profissionais. Cada educador tem um método ao qual se identifica mas nenhum , ou quase nenhum segue à regra, por isso não tenham "medo" do método joão de deus, tem excelentes materiais, informem-se pf., todos os métodos tem coisas muito boas e coisas menos boas, e se os profissionais sabem quais são as menos boas adaptam por outro aspecto de outro método melhor...

                Feliz natal

                Comentar


                • #23
                  RE:

                  Pois é verdade, a João de Deus nao costuma aceitar crianças que não tenham frequentado o Bibe Azul, mas aqui aceitaram :?

                  Um Natal cheio de amor, paz e muita saude!!

                  Comentar


                  • #24
                    RE:

                    relativamente aos métodos aqui falados, tanto escola moderna como joão de deus, o ideal é que a criança seja inserida num deles o mais cedo possível e que seja acompanhada segundo o método durante toda a suas escolaridade. ora, o problema é que isto não acontece... na maioria dos casos (dependendo do colégio) as crianças são inseridas nas turmas de 2º e 3º ciclos sem serem acompanhadas por nenhum destes métodos e é aí que a coisa corre mal. pode até correr muito mal.

                    eu sou professora de 2º, 3º ciclos e secundário e todos os anos me deparo com este problema. quando os pais escolhem escola moderna ou joão de deus têm que ter consciencia das suas escolha e que as mesmas podem decidir o tipo de aluno que os seus filhos podem vir a ser, com raras excepções, claro.

                    não vos querendo dar a minha opinião pessoal relativamente aos métodos, até porque eu fui aluna da escola moderna, só vos digo que se no segundo ciclo os vossos filhos forem para uma escola que não siga em rigor nenhum destes métodos, os alunos da joão de deus são os bons alunos que vêm preparados com método de estudo e os alunos da escola moderna são os que andam á deriva e a lutar para tentarem acompanhar os outros porque nunca ninguém foi rigoroso com eles em termos de estudo. realmente as crianças da escola moderna são muito sociáveis, alegres e brincalhona, mas muitas pensam que a vida é só isso e vaão ficando para trás ou ficam crianças frustradas.

                    Comentar


                    • #25
                      RE:

                      Inserido Inicialmente por arra
                      relativamente aos métodos aqui falados, tanto escola moderna como joão de deus, o ideal é que a criança seja inserida num deles o mais cedo possível e que seja acompanhada segundo o método durante toda a suas escolaridade. ora, o problema é que isto não acontece... na maioria dos casos (dependendo do colégio) as crianças são inseridas nas turmas de 2º e 3º ciclos sem serem acompanhadas por nenhum destes métodos e é aí que a coisa corre mal. pode até correr muito mal.

                      eu sou professora de 2º, 3º ciclos e secundário e todos os anos me deparo com este problema. quando os pais escolhem escola moderna ou joão de deus têm que ter consciencia das suas escolha e que as mesmas podem decidir o tipo de aluno que os seus filhos podem vir a ser, com raras excepções, claro.

                      não vos querendo dar a minha opinião pessoal relativamente aos métodos, até porque eu fui aluna da escola moderna, só vos digo que se no segundo ciclo os vossos filhos forem para uma escola que não siga em rigor nenhum destes métodos, os alunos da joão de deus são os bons alunos que vêm preparados com método de estudo e os alunos da escola moderna são os que andam á deriva e a lutar para tentarem acompanhar os outros porque nunca ninguém foi rigoroso com eles em termos de estudo. realmente as crianças da escola moderna são muito sociáveis, alegres e brincalhona, mas muitas pensam que a vida é só isso e vaão ficando para trás ou ficam crianças frustradas.
                      Acho que como em tudo depende de ter bons professores. Os miudos quando saem da escola moderma e têm um bom professor têm necessariamente bons hábitos de estudo. Geralmente para elas aprender e querer saber mais é um prazer. Questionar também.
                      Frustrante é ver crianças que no 1º ciclo já só pensam é nas notas e não consideram a aprendizagem um prazer. A leitura de um livro é uma obrigação. A matéria apenas informação digerível para os testes e dois dias depois já nem pensam nela pq já passou.
                      Frustrante é ter miúdos robotizadas e acríticos e desprovidos de curiosidade aos 8 anos.
                      Realmente é mais fácil tê-los carneirinhos a partir do 5º ano...
                      Bjs
                      Rita

                      Comentar


                      • #26
                        RE:

                        O pior é isso mesmo. Se tiverem um bom professor na escola moderna, que siga realmente o método, não terão hábitos de estudo. felizmente muitos professores tomam uma posição crítica relativamente ao mesmo e tentam encontrar um equilíbrio entre este método e o tradicional para evitar que estes alunos não se adaptem a um ensino futuro. e se acha que os alunos que têm boas notas são alunos carneirinhos, então peço desculpa por dizê-lo mas a Rita não tem a mínima noção do que se passa nas salas de aula nos dias de hoje. geralmente os tais alunos que querem ter boas notas e não as têm é que se tornam os tais carneirinhos enquanto que os outros sentem-se à vontade e felizes na escola. eu não sei que conhecimento tem do método joão de deus mas o mesmo não proíbe os alunos de pensarem, questionarem e expressarem a sua curiosidade.
                        não falo na pré primária, mas o primeiro ciclo é fundamental em termos de toda a escolaridade e é desde a altura em que se instituiu o método da escola moderna nas nossas escolas, desde os anos 80, o que mostra logo que de moderno tem pouco, que os nossos alunos do secundário passaram a ter notas vergonhosas nas disciplinas e nos exames (principalmente matemática). as notas são vergonhosas mas quem devia ter vergonha são os nossos políticos porque enquanto que os outros países já provaram que o método da escola moderna está ultrapassado, o nosso governo continua a implementá-lo nas nossas escolas e depois obrigam os docentes a promoverem o facilitismo nos testes e exames.
                        mas isso é a minha opinião.... tanto como professora não só do currículo português mas também enquanto aluna do modelo escola moderna, o qual estudei a fundo e comparei com outros aquando da minha licenciatura e enquanto docente.

                        Comentar


                        • #27
                          RE:

                          Inserido Inicialmente por arra
                          relativamente aos métodos aqui falados, tanto escola moderna como joão de deus, o ideal é que a criança seja inserida num deles o mais cedo possível e que seja acompanhada segundo o método durante toda a suas escolaridade. ora, o problema é que isto não acontece... na maioria dos casos (dependendo do colégio) as crianças são inseridas nas turmas de 2º e 3º ciclos sem serem acompanhadas por nenhum destes métodos e é aí que a coisa corre mal. pode até correr muito mal.

                          eu sou professora de 2º, 3º ciclos e secundário e todos os anos me deparo com este problema. quando os pais escolhem escola moderna ou joão de deus têm que ter consciencia das suas escolha e que as mesmas podem decidir o tipo de aluno que os seus filhos podem vir a ser, com raras excepções, claro.

                          não vos querendo dar a minha opinião pessoal relativamente aos métodos, até porque eu fui aluna da escola moderna, só vos digo que se no segundo ciclo os vossos filhos forem para uma escola que não siga em rigor nenhum destes métodos, os alunos da joão de deus são os bons alunos que vêm preparados com método de estudo e os alunos da escola moderna são os que andam á deriva e a lutar para tentarem acompanhar os outros porque nunca ninguém foi rigoroso com eles em termos de estudo. realmente as crianças da escola moderna são muito sociáveis, alegres e brincalhona, mas muitas pensam que a vida é só isso e vaão ficando para trás ou ficam crianças frustradas.

                          Concordo inteiramente com o 1.º parágrafo; para mim ‘excelente’ seria a conjugação dos dois métodos (parece-me que algumas escolas seguem o meio-termo...). Se é muito interessante encontrar uma criança super-curiosa, super-sociável e com hiper sentido de experimentação, também é essencial que essa criança intuía métodos de estudo rigorosos -criação de rotinas de estudo, desenvolvimento do raciocínio apoiado em noções concretas, exercitação das funções da memória, da atenção e do processamento da informação durante a leitura.... estes aspectos, a meu ver, são bastante evidenciados no modelo João de Deus (esta é a minha percepção apoiada na convivência com filhos de familiares e amigos).
                          ...não se deve menosprezar a parte metódica dos estudos (a meu ver a sustentação do desenvolvimento intelectual... ia escrever bases do desenvolvimento lógico mas tal seria demasiadamente matemático...)...

                          Comentar


                          • #28
                            RE:

                            Inserido Inicialmente por Mary20007
                            Inserido Inicialmente por arra
                            relativamente aos métodos aqui falados, tanto escola moderna como joão de deus, o ideal é que a criança seja inserida num deles o mais cedo possível e que seja acompanhada segundo o método durante toda a suas escolaridade. ora, o problema é que isto não acontece... na maioria dos casos (dependendo do colégio) as crianças são inseridas nas turmas de 2º e 3º ciclos sem serem acompanhadas por nenhum destes métodos e é aí que a coisa corre mal. pode até correr muito mal.

                            eu sou professora de 2º, 3º ciclos e secundário e todos os anos me deparo com este problema. quando os pais escolhem escola moderna ou joão de deus têm que ter consciencia das suas escolha e que as mesmas podem decidir o tipo de aluno que os seus filhos podem vir a ser, com raras excepções, claro.

                            não vos querendo dar a minha opinião pessoal relativamente aos métodos, até porque eu fui aluna da escola moderna, só vos digo que se no segundo ciclo os vossos filhos forem para uma escola que não siga em rigor nenhum destes métodos, os alunos da joão de deus são os bons alunos que vêm preparados com método de estudo e os alunos da escola moderna são os que andam á deriva e a lutar para tentarem acompanhar os outros porque nunca ninguém foi rigoroso com eles em termos de estudo. realmente as crianças da escola moderna são muito sociáveis, alegres e brincalhona, mas muitas pensam que a vida é só isso e vaão ficando para trás ou ficam crianças frustradas.

                            Concordo inteiramente com o 1.º parágrafo; para mim ‘excelente’ seria a conjugação dos dois métodos (parece-me que algumas escolas seguem o meio-termo...). Se é muito interessante encontrar uma criança super-curiosa, super-sociável e com hiper sentido de experimentação, também é essencial que essa criança intuía métodos de estudo rigorosos -criação de rotinas de estudo, desenvolvimento do raciocínio apoiado em noções concretas, exercitação das funções da memória, da atenção e do processamento da informação durante a leitura.... estes aspectos, a meu ver, são bastante evidenciados no modelo João de Deus (esta é a minha percepção apoiada na convivência com filhos de familiares e amigos).
                            ...não se deve menosprezar a parte metódica dos estudos (a meu ver a sustentação do desenvolvimento intelectual... ia escrever bases do desenvolvimento lógico mas tal seria demasiadamente matemático...)...
                            Vocês perceberam-me mal... eu concordo que os miúdos tenham métodos de estudo! Que disparate seria não o terem! Nunca disse que não deveriam estudar!!! Também nunca disse que era contra o método João de Deus, disse apenas que não me identificava com ele, e não me identifico porque acho que começa a abordagem à escrita muito cedo, aos 5 anos, numa altura que ainda devem no meu ponto de vista brincar livremete e não estar a copiar letras e números.
                            E volto a afirmar que o método Escola Moderna quando bem aplicado é óptimo e ao contrário daquilo que a arra disse, são pouquissimos os sítios que o seguem. Em Lisboa que eu saiba há apenas 5 ou 6 escolas que o seguem (Colégio as Descobertas - com excelentes resultados a nível de 2º e 3º ciclo - colégio a Torre no Restelo, externato fernão mendes pinto em Benfica, Centro Helen Keller, Escola A Voz do Operário na Graça e Ajuda e outro colégio de que não me lembro o nome).
                            Há pouquissimos professores em escolas públicas a adoptá-lo exactamente porque requer método e acompanhamento durante os 4 anos do 1º ciclo, o que nem sempre é possível numa escola pública.

                            Comentar


                            • #29
                              RE:

                              Eu por acaso julgo que não entendi mal... temos é percepções diferentes acerca das metodologias (eu já fui uma defensora acérrima do método da escola moderna, fui, hoje gostava que a minha filha seguisse o meio termo).
                              É claro que os dois métodos aplicam metodologias de estudo; no entanto, da convivência que tenho com filhos de familiares e amigos eu destaco e relevo as rotinas de estudo e a exercitação de algumas tarefas que lhes são incutidas através do método João de Deus.
                              Mas lá está, eu não fico melindrada por uma criança de 5 anos iniciar a cartilha maternal - não será por isso que ela deixará de brincar, de perguntar, de experimentar, de socializar, de observar atentamente aquilo que a rodeia. Também não é uma questão de exaltação ou elevação (olha, a minha filha já sabe contar ou escrever!); as crianças são ‘esponjas’ (escrevo isto no sentido construtivo) eu não vejo mal maior em lhes incutir, desde cedo, a exercitação de algumas tarefas ou metodologias didácticas, sempre associadas à diversão (brincadeira).
                              Enfim, opiniões, esta é a minha percepção tão legítima como outra qualquer.

                              Comentar


                              • #30
                                RE:

                                Inserido Inicialmente por gorgulha
                                E volto a afirmar que o método Escola Moderna quando bem aplicado é óptimo e ao contrário daquilo que a arra disse, são pouquissimos os sítios que o seguem. Em Lisboa que eu saiba há apenas 5 ou 6 escolas que o seguem (Colégio as Descobertas - com excelentes resultados a nível de 2º e 3º ciclo - colégio a Torre no Restelo, externato fernão mendes pinto em Benfica, Centro Helen Keller, Escola A Voz do Operário na Graça e Ajuda e outro colégio de que não me lembro o nome).
                                Há pouquissimos professores em escolas públicas a adoptá-lo exactamente porque requer método e acompanhamento durante os 4 anos do 1º ciclo, o que nem sempre é possível numa escola pública.
                                A Escola da Ponte!! Mas de facto penso que é caso unico...

                                Comentar

                                slot_bottomleaderboard_post

                                Collapse
                                Working...
                                X