RE:
Sou licenciada pela Escola Superior de Educação João de Deus e mestranda neste momento e gostaria de referir que a opinião desta senhora é totalmente feita por alguém que desconhece inteiramente a pedagogia do método João de Deus onde as crianças aprendem sempre através de jogos, brincadeiras, experiências e onde o ensino da leitura é feito através de uma forma que qualquer criança sem esforço consegue acompanhar e iniciar-se no maravilhoso mundo da leitura e da escrita .
Aconselho vivamente esta Instituição.
Pena tenho Eu que não exista nenhuma na margem sul senão os meus filhos estariam lá de certeza.
Comunicação
Collapse
No announcement yet.
slot_topleaderboard_post
Collapse
Método João de Deus - A favor ou contra?
Collapse
X
-
RE:
bem,que testamento#-o #-o #-o ,realmente á coisas que me agradararam,a intenção social,e tudo o que tinha a haver com
artes plásticas,e musicais,enfim tudo o que desse para os desenvolver mas brincando!!!!!!!!!!!!!!
posso-vos dizer ,a quem concorda com o método,que o facto de andarem lá ,não garante um futuro melhor nem vai fazer
dos nossos filhos uns doutores!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!tudo isso depende deles,e realmente pôr lá uma criança que quer mto brincar
e fica triste pq só lhe dão fichas para fazer é mto desmotivante para a criança, e só faz com que fique com averssão á escola!
o meu namorado aprendeu a ler antes e qd entrou para a 1º classe estava desmotivado pq já sabia ler,por isso estagnou e
só depois é que começou a aprender coisas novas ao mesmo tempo que os outros,por isso têm o quê 1 ano de avanço e
dps ficam iguais aos outros,é essa á conclusão que eu chego:? :?
Escreva um comentário:
-
RE:
Não sei bem como é o programa.. mas pelo k li não axo k seja nd mt grave!!!
Na escolinha do meu filho a sala dos 3 e dos 4 anos já tem um livro de actividades...
E eles parecem gostar mt e fikam felizes por ter "os livros dos grandes"!!!!
Não é obrigatório saber.. mas axo k o saber não ocupa espaço!!!
A diversão e a brincadeira.. fica a cargo dos Pais nos tempos livres.. pelo menos é o k faço com o meu pekenito!!!
Enquanto está connosco estamos sempre na brincadeira!!!!
Boa escolha!!!
Jokinhas
Escreva um comentário:
-
RE:
Eu tive a minha filha numa creche João de Deus dos 6 meses aos 3 anos e 3 meses.
Só saíu de lá porque tinha que mudar para o Jardim-Escola, um bocado mais longe, e eu não conseguia ir buscá-la antes do fecho. Entretanto, tenho lá uma prima com 6 anos que com dois meses de 1º ano já lê e escreve muito bem.
Não tenho fundamentalismos a respeito deste tema, já gosto da nova escola da minha filha e da educadora, mas continuo a achar que estaria muito mais descansada se ela estivesse num estabelecimento que seguisse o método João de Deus.
São exigentes, rigorosos, até com as crianças da creche, mas são, sem dúvida, muito bons no que fazem. E extremamente competentes e bem formados.
Mas, claro, não quer dizer que noutros estabelecimentos e métodos isso não possa acontecer! Ainda que hajam escolas, como a da minha filha, em que a directora é arquitecta de formação... isso não aconteceria, certamente, na João de Deus!
Escreva um comentário:
-
RE:
Olá, obrigada pelos comentários.
Tenho tido alguns "pesadelos" pois como já tinha referido gosto que a minha filhota brinque ...
Já tinha questionado sobre este assunto a uma tia minha que é educadora de infância e que se formou no método joão de deus e a resposta que ela me deu "são realmente um pouco mais rigorosos e exigentes mas tudo depende da educadora, se leva a cartilha à letra ou não". Ela própria adapta um pouco o método à sua maneira...
Estou a pensar marcar uma hora para fazer uma visita à escola e tentar perceber que tipo de "rigidez" é esta. Não sei é se vou conseguir vir de lá elucidada!
Infelismente não chega só decidir sim ou não, entra também a questão das vagas e acho que essa é que acaba por prevalecer.
Escreva um comentário:
-
RE:
Eu andei num João de Deus e fiquei mt bem preparada. Acho que o método é bom, mas um pouco rígido, ie, as crianças ou se dão bem, ou se dão mal... Eu dei-me bem e conheço algumas crianças "de agora" que tb se deram bem, outras que nem por isso. Mas é como em todos os colégios, os miúdos podem dar-se bem ou mal em qq sítio, com qq método ou com qq educadora/professora.
Tive pena de não conseguir vaga para o meu piolho... mas agora tb está mt bem entregue .
Rita + Miguel (3 anos e 7 meses) + feijão (20 semanas)
Escreva um comentário:
-
RE:
Olá!
Como já o referi noutros posts, eu sou uma adepta do Método Escola Moderna...
No entanto acho que todos são válidos e que por vezes depende também muito da personalidade das crianças. Há miúdos que com 4/5 anos manifestam um grande interesse pela escrita e que às vezes até entram na primeira classe a saber ler. Se calhar para esses o método joão de deus será uma mais valia. Eu, no entanto, acho que tudo tem o seu tempo... Tenho um priminho que foi para uma joão de deus com 5 anos. Muitas vezes chegava a casa a chorar e dizia que estava farto de letras e queria brincar. Isto para mim é sintomático que algo está mal...
Não é por sermos mais rígidos que os miúdos terão mais sucesso escolar... por vezes infelizmente acontece o opsto do que queremos e criam aversão à escola. Eu acredito na descoberta do mundo que os rodeia até aos 6 anos. Ao ritmo de cada, com brincadeira. A partir daí então o mundo das letras que irá durar tanto tempo mais...
Bjs
Rita
Escreva um comentário:
-
RE:
Como profissional da área não sou a favor deste método, pelos motivos já referidos. Desde que vi uma criança com 4 anos a fazer operações matemáticas do 1º ano de escolaridade fiquei chocada. Quando lhe perguntamos o que faz na escola, ela responde "fichas". Uma criança em idade pré-escolar deve aprender a socializar, a partilhar, a aprender valores....mas sobretudo deve brincar!!!!!Mas não fazer trabalhos inerentes ao 1º ciclo.
Para não falar que quando ingressam no 5º ano ficam completamente desmotivados, pois vão aprender o que já sabem.
Logicamente, este método também tem vantagens, mas quando colocadas numa balança ficam um pouco aquém. Eu não colocava um filho meu num colégio João de Deus.
Beijoca a tdas
Escreva um comentário:
-
RE:
O método João de Deus só é aplicado a partir dos 3 anos (pré-escolar)... apesar de as crianças aprenderem a ler aos 5 anos através da cartilha maternal isso não quer dizer que com os outros métodos as crianças não desenvolvam da mesma forma as competÊncias para a leitura e para a escrita... prova disso são muitas crianças com 4 e 5 anos a saberem os nomes das letras e a identificá-las, a escreverem o seu nome e a reconhecerem facilmente muitas palavras do quotidiano...
Apesar de não ser o método que utilizo nem da minha formação inicial, deixo aqui algumas caracteristicas deste método para que possam ter uma ideia melhor sobre o mesmo:
Em todos os jardins JD existem cores para os bibes, e há alguns com 1º ciclo.
Bibe Azul turquesa: 1ano
Bibe Verde: 2 anos
Bibe Amarelo: 3 anos
Bibe Encarnado: 4 anos
Bibe Azul: 5 anos
Bibe Castanho: 6 anos
Só a partir do bibe amarelo é que as actividades levam à séria o método João de Deus.
Princípios Básicos do Modelo João de Deus
- Intenção social (preocupação pelo desenvolvimento das classes mais desfavorecidas);
- Culto pelos valores nacionais;
- Exaltação de um ambiente familiar pleno de amor, alegria, harmonia, serenidade e dedicação mútua;
- Educação Integral: atender aos períodos sensíveis da criança portuguesa;
- Educação Sensorial, Perceptiva e Motora;
- Educação Física
- Respeitar a espontaneidade infantil;
- Desenvolver gradualmente o raciocínio apoiado em noções concretas.
Metodologia
- Ensino da leitura iniciado aos cinco anos pelo método da cartilha maternal (ensino individualizado),
- Exercícios de matemática com material específico,
- Temas de Vida,
- “Lição de Coisas”,
- Observação directa das coisas apresentadas sobre a forma de surpresa com os elementos que as envolvem,
- Jogos de educação sensorial e perceptiva (visão e audição),
- Jogos de expressão gestual,
- Educação Musical,
- Introdução das noções de Espaço e Tempo,
- Exercícios de linguagem (dicção e vocabulário),
- Trabalhos Manuais, Modelagem, Entrelaçamentos, Origami,
- Desenho (como linguagem e meio de expressão, como exercício gráfico preparatório para a escrita).
Organização do Contexto Educativo
Os grupos de crianças são de formação horizontal por níveis etários com programa específico para cada nível. Para a organização do Clima de Interacções preconiza-se um ambiente de relações humanas equilibradas; é privilegiada a prática de disciplina activa com a exclusão de prémios e castigos.
Organização do espaço e materiais
Existe um bom ambiente físico e humano com decoração simples mas onde a arte tem presença. Valoriza-se uma arquitectura funcional e atraente de características nacionais e regionais, em que a identidade cultural é valorizada. Existem diversos materiais para as actividades programadas em cada dia: para a educação sensorial, perceptiva, motora e física integrando ainda materiais naturais recolhidas pelas crianças no recreio e/ou nos passeios; materiais para os trabalhos manuais e actividades plásticas, livros e imagens e toda a documentação necessária para os “Temas de Vida”; materiais de apoio para a aprendizagem da matemática como o Cuisinaire, Blocos lógicos. Tangran, Calculador multibásico, Dons de Froebel. Para os mais pequenos existem materiais para imitar: para aprender a viver e integrar-se no meio social: a Loja, a Casa das bonecas e os Jogos de trânsito.
Organização do Tempo
Cada grupo etário tem a sua organização do tempo. Nomeadamente o grupo dos 5 anos tem diariamente lição de cartilha maternal e exercícios de matemática. A Rotina Diária poderá contemplar os seguintes tempos:
- Acolhimento,
- Cumprimentar, cantar, falar com as crianças e deixá-las falar,
- Actividades de Livre Escolha (preparadas na sala),
- Tema de Vida (diapositivos, imagens...) acompanhado de um bom diálogo com toda a documentação real possível onde caibam pequenas experiências,
- Exercícios de movimento e de relax,
- Jogos de mesa/exercícios de matemática: Cuisenaire, Palhinhas, Blocos lógicos, Tangran, Calculador multibásico, Dons de Froebel,
- Exercícios de memória visual, através de jogos musicais mimados e rítmicos,
- Higiene e Almoço (colaboração das crianças em tarefas: pôr a mesa; arrumar o guardanapo, etc.),
- Higiene/Repouso/Recreio,
- Actividades de expressão e trabalhos manuais,
- Lanche,
- Apoio sócio educativo: brincadeira livre; jogos de mesa; filmes.
Planeamento e Avaliação
Os educadores planeiam diariamente de acordo com os objectivos para cada grupo etário e a avaliação que realizam é feita tendo em conta a individualidade de cada criança e a programação efectuada.
Trabalho com as Famílias e a Comunidade
Os pais para além dos encontros e reuniões programadas são também convidados a colaborar em algumas actividades organizadas e em participarem em festas e eventos.
ESpero que possam perceber e saber mais sobre este método.
Escreva um comentário:
-
RE:
que método é esse joão de deus? é que o meu namorado queria pôr o guto aí quando ele fizer 3 anos ,sei que é + rígido,mas ele como andou lá e diz que aquilo é mto bom pq ele aprendeu al er antes dos 6anos e que puxam mais pela criança,estou meia dividida,podem -me explicar o funcionamento desse colégio!!!!! ele só tem 14meses:?
Escreva um comentário:
-
RE:
Como educadora d einfância e conhecendo vários metódos posso dizer-vos que todos têm vantagens e desvantagens... acho que os pais devem realmente tentar conhecer o método utilizado pela escola que as crianças vão frequentar... como sabem o método João de Deus só pode ser realmente aplicado em escolas da João de Deus devido à complexidade e riqueza de materiais que o método precisa para ser posto em prática... também devem pensar que ao iniciar uma criança neste método no pré-escolar fará todo o sentido que a criança prossiga os estudos numa escola João de Deus... mas o mesmo se passa com os outros métodos... tal como já foi aqui referido o MEM é um método bastante moderno e utilizado mas quando utilizado em pleno as crianças devem prosseguir os seus estudos numa escola que o utilize pois se isso não acontecer poderá causar alguns problemas de adaptação à escola por parte da criança que se irá sentir frustada e insatisfeita...
Mas com isto não quero dizer que o método A é melhor que B ou que C... apenas existem métodos diferentes e convém que os pais os conheçam antes que inscreverem os seus filhos numa escola que apenas use um determinado modelo...
Escreva um comentário:
-
RE:
Olá
Tendo conhecimento de causa, não gosto deste Método, pelo menos, não para crianças antes dos 6 anos, pois considero que é muito rígido e que não se adequa antes dos 6 anos. Em idade pré-escolar, é me impensável de ver este método praticado por exemplo num filho meu. É muito voltado para o 1º ciclo e não para o ensino pré-escolar, onde se pretende o lúdico, uma aprendizagem através da brincadeira e não algo tão formal e sério como o Método João de Deus!
No entanto respeito as profissionais que o praticam, pois de certo devem acreditar nele.
Escreva um comentário:
-
RE:
Concordo contigo!
Para além de ser bastante rígido, limita-se a ver a educação só de um ângulo e temos de ter em atenção que os tempos mudam, evoluem e as crianças não são todas iguais.
Os meninos precisam de tempo para «brincar» com as coisas, tomar conhecimento delas e viver a vida...
Escreva um comentário:
-
Método João de Deus - A favor ou contra?
Olá,
gostaría de saber que opinião têm sobre este método. Alguém tem experiência pelos filhotes? Aconselham?
É que tenho estado a ponderar a mudar a minha filha para um infantário João de Deus mas tenho dúvidas sobre este método, parece-me um pouco rígido numa idade em que as crianças deviam é brincar brincar brincar...
Obrigada.Tags: Nenhum(a)
slot_bottomleaderboard_post
Collapse
Escreva um comentário: