Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

O que fariam se fosse com o vosso filho?

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • O que fariam se fosse com o vosso filho?

    Olá a todas,

    Precisava de saber opiniões, pois estou sem saber o q fazer mas isto não me sai da cabeça.

    Hoje de manhã qd fui levar o meu filho ao colégio a educadora vira-se para mim e diz q ele ontem não quis almoçar e q trazia a boca suja com chocolate, ao q a directora entendeu q ele teria estado a comer chocolate e por isso não tinha fome e deu ordem para a partir de agora não insistir com ele caso ele não queira almoçar.

    Ele somente bebe um leite com chocolate de manhã, daí a boca suja, agora pensar logo q ele come chocolate de manhã....dar ordem para não insistir com uma criança de 4 anos para almoçar...

    Ah, e tudo isto pq o horário de entrada é às 9.30h e ele grande parte dos dias chega às 10h e ela acha q já é mto tarde pq almoçam às 11.30h...Mas ele bebe o leite em casa, qd acorda...

    Não me sai da cabeça se ele terá ou não almoçado, o q fariam no meu lugar?

    Obrigada desde já!

  • #2
    Olá.
    Em primeiro lugar a educadora tem que te confirmar se efectivamente ele almoçou ou não.
    Não é a educardora que decide se deve ou não insistir com ele para almoçar mas sim os pais.Porque é que ela deu essa ordem?? Porque deduziu alguma coisa? Não se dá uma ordem dessas devido a uma dedução.
    Eu falei com a directora do colégio da minha filha, porque por 2 vezes a minha filha me disse que só bebeu leite ao lanche, que não queria comer o pão e como disseram "então, não comas", ficou a tarde toda com um copo de leite no estômago.
    Isso não é assim! Se perguntares ao teu filho, ele não te diz?
    Fala com a educardora e diz-lhe que queres que insistam sempre para ele almoçar bem.
    Nada como uma conversa civilizada.
    Bjus

    Comentar


    • #3
      Olá!

      Concordo com as observações da VC33. Uma conversa sobra a situações vai com toda a certeza resolver esse problema.
      Se a criança estiver indisposta é óbvio que não se força... mas "não queres não comes" não é nada pedagógico... assim como castigos por não comer tb não... no meio está a virtude!

      Relativamente ao teu filhote chegar por volta das 10h e elas acharem que é muito tarde porque almoçam às 11:30... bem... é um argumento pouco válido. a minha filhota faz reforço do pequeno almoço precisamente a essa hora. Elas podem não gostar por outros motivos: a educadora da minha filha não gosta mas explicou porquê... diz que destabiliza a actividade da aula porque às 9h30 é hora da história e logo a seguir reforço do pequeno almoço e depois actividades diversas... há ainda dias em que que têm, por exemplo, ginástica às 9h30, aula de música tb logo de manhã... nesse caso compreendo porque não gostem mas parece-me que estão a misturar alhos com bugalhos...


      \"Bom mesmo é ir à luta, com determinação, abraçar a vida e viver com paixão, perder com classe e viver com ousadia, pois o triunfo pertence a quem mais se atreve.\"

      \"Ter problemas na vida é inevitável; ser derrotado por eles é opcional\"

      Comentar


      • #4
        Obrigada desde já pelas vossas respostas!

        VC33 a ordem para não insistir com ele para almoçar foi dada pela directora pq ontem ele tinha a boca suja de chocolate e ela entendeu q ele não tinha fome pq tinha estado a comer chocolate. Como se eu desse chocolates ao meu filho logo de manhã....E hj de manhã a educadora veio-me com esta conversa e eu fiquei tão pasmada q nem respondi...

        MBprincesa eu entendo perfeitamente q elas não gostam q se interrompam a actividades e tento smp q ele entre o mais discretamente possível. Qd estão a contar uma história ou qq outra coisa não entro sequer na sala e digo-lhe para ele entrar e se sentar sem falar. Respeito o trabalho delas, agora vir-me dizer q a partir de agora não vão insitir com ele para almoçar pq ele entra tarde e por isso deduzem q ele toma o pequeno-almoço tarde e por isso não tem fome, santa paciência....

        Não queria de todo entrar a matar, mas tb entendo q não devo ficar calada e como sei q sou um bocadinho explusiva, decidi pedir as v/ opiniões pq é o meu filho q está em jogo e ali é o local onde ele passa a maior parte do seu tempo...

        Um beijinho e obrigada pelas vossas respostas!

        Comentar


        • #5
          Eu acho que tens toda a razão para falar com e educadora.
          Ela não tem que deduzir nada... Tenta não entrar a matar, mas tens toda a razão quando dizes que é o teu filho que está em jogo, por isso esclarece com ela o que te "atormenta".
          Bjus

          Comentar


          • #6
            Inserido Inicialmente por VC33 Ver Mensagem
            Eu acho que tens toda a razão para falar com e educadora.
            Ela não tem que deduzir nada... Tenta não entrar a matar, mas tens toda a razão quando dizes que é o teu filho que está em jogo, por isso esclarece com ela o que te "atormenta".
            Bjus
            E foi o q acabei de fazer; mandei-lhe agora um mail com tudo o q me "atormenta" e a demonstrar o meu desagrado com a atitude da directora.

            Acho q fui soft em td o q lhe disse, mas tinha q dizer e achei melhor fazê-lo hj mesmo...

            Obrigada mais uma vez!

            Comentar


            • #7
              Sim, tens todo o direito de questionar e pedir explicações, não acho essa atitude muito normal. Aliás, acho tão desadequada que concordo com a MB, se calhar há aí qualquer coisa por trás que não te querem dizer directamente e fizeram esta birrinha não desculpável. Realmente chegar tarde é uma coisa que as educadoras e directoras detestam! Os meus filhos, infelizmente, sempre foram dos primeiros, mas às vezes em dias menos ocupados, se tivesse a manhã livre (e para variar), deixava-os dormir mais um bocadinho e íamos mais tarde e sei que elas mandavam logo uma boca (não estou a criticar, eu percebo). Acho que deves esclarecer isso e se te parecer oportuno colocar também esta hipótese, porque a falar é que resolvem estes atritos; explicar que ele toma só o leite às x horas e que, obviamente, isso não susbtitui um almoço. E o menino não se queixou depois com fome? Ficou até ao lanche só com o leite?! Elas devem achar que tu lhe dás ovos mexidos e salsichas ao pequeno-almoço!
              [hr]

              Laranja

              Comentar


              • #8
                RBS,

                Fizeste bem em enviar o e-mail mas eu de qualquer forma falaria pessoalmente. Uma conversa agradável e contrutiva entre mãe e educadora (e se necessário directora do colégio)... Já tive situações que discordei de algumas coisas (nada de grave) e nunca me privei de expressar a minha opinião e esclarecer todas as dúvidas


                \"Bom mesmo é ir à luta, com determinação, abraçar a vida e viver com paixão, perder com classe e viver com ousadia, pois o triunfo pertence a quem mais se atreve.\"

                \"Ter problemas na vida é inevitável; ser derrotado por eles é opcional\"

                Comentar


                • #9
                  Ola!

                  Bem eu começo por ficar espantada pelo facto do horario de almoço de uma criança de 4 anos ser as 11:30... Isso nem horario de hospital é!
                  Pelo menos a partir dos 2 anos é suposto os miudos estarem integrados nas refeiçoes familia par aprenderem por imitaçao e porque afinal as refeiçoes sao um acto social que vai muito para alem de comer... Com esses horarios como consegues? Das-lhe dois lanches para o garoto aguentar pelo menos ate as 19:00 para jantar? E ao fim semana almoçam todos mais cedo ou "passa fome" para almoçar em familia? Ou nunca tem o direito a almoçar com os pais? Caramba estas regras de funcionamento deixam-me confusa... Se tradicionalmente se almoça numa gama horaria porque é que os miudos comem a essas horas estranhas?

                  Quanto ao nao insistir para comer... Pois nao devem obrigar, nem ao teu filho nem a nenhum, mas insistir um bocadinho sim. E se ele nao come falar contigo para ver se existe um motivo e se ha que corrigir alguma coisa. Ate podia ser que lhe desses salsichas e ovos ao pequeno almoço. Como mae das o que achas melhor e no colegio so tinham que conversar contigo e se tu entendesses que era isso que ele devia comer de manha pois se calhar fazia sentido nao almoçar normalmente a essa hora. Mas como nao é o caso nao teem ca que fazer suposiçoes mas sim informar-te e encontrar soluçoes contigo.

                  Beijinhos
                  Rute

                  O meu parto de 14 dias
                  Bebes e Mamas marcianas de 2008
                  Foram 25 meses, 2 semanas e 4 dias de maminha com muito amor (mamou a ultima vez a 22 de Abril 2010). CIA congénita, encerrada por cateterismo aos 4 anos e 5 meses.
                  CIA congénita... Um operado, outro à espera que feche...

                  Comentar


                  • #10
                    Rute,

                    Não conheci nenhum colégio até hoje que não funcionasse assim... almoço entre as 11h30 e as 12h...
                    A minha filha lancha às 15h30 - 16h00 e depois faz reforço do lanche por volta das 18h30 (infelizmente só a consigo ir buscar perto das 19h00) e janta à hora normal.
                    Ao fds faz os horários normais. Não faz confusão nenhuma.


                    \"Bom mesmo é ir à luta, com determinação, abraçar a vida e viver com paixão, perder com classe e viver com ousadia, pois o triunfo pertence a quem mais se atreve.\"

                    \"Ter problemas na vida é inevitável; ser derrotado por eles é opcional\"

                    Comentar


                    • #11
                      MB Princesa sim eu sei que é generalizado... E isso so me surpreende! Na creche ainda acho aceitavel ate porque quase todos os meninos sao menores de 2 anos ou estao por ai e todos os meninos dormem. Mas no infantario, ainda para mais em idades em que a sesta ja nao é "obrigatoria " para muitos surpreende-me! Porque esse horario nao normal, nem tradicional, nem lhe encontro justificaçao que sirva o interesse dos miudos... Se muitos tomaram o pequeno almoço cedo entao que façam merenda a meio da manha como se deve fazer... Almoçam a hora decente (12:00 pelo menos), lancham â hora do lanche que sempre foi entre as 16:00 e as 17:00 e jantam a hora de jantar "normal" para as familias portuguesas. Sim porque os portugueses nao sao como os nordicos em que os meninos jantam as 18:00...

                      Beijinhos
                      Rute

                      O meu parto de 14 dias
                      Bebes e Mamas marcianas de 2008
                      Foram 25 meses, 2 semanas e 4 dias de maminha com muito amor (mamou a ultima vez a 22 de Abril 2010). CIA congénita, encerrada por cateterismo aos 4 anos e 5 meses.
                      CIA congénita... Um operado, outro à espera que feche...

                      Comentar


                      • #12
                        Inserido Inicialmente por RBS Ver Mensagem
                        Olá a todas,

                        Precisava de saber opiniões, pois estou sem saber o q fazer mas isto não me sai da cabeça.

                        Hoje de manhã qd fui levar o meu filho ao colégio a educadora vira-se para mim e diz q ele ontem não quis almoçar e q trazia a boca suja com chocolate, ao q a directora entendeu q ele teria estado a comer chocolate e por isso não tinha fome e deu ordem para a partir de agora não insistir com ele caso ele não queira almoçar.

                        Ele somente bebe um leite com chocolate de manhã, daí a boca suja, agora pensar logo q ele come chocolate de manhã....dar ordem para não insistir com uma criança de 4 anos para almoçar...

                        Ah, e tudo isto pq o horário de entrada é às 9.30h e ele grande parte dos dias chega às 10h e ela acha q já é mto tarde pq almoçam às 11.30h...Mas ele bebe o leite em casa, qd acorda...

                        Não me sai da cabeça se ele terá ou não almoçado, o q fariam no meu lugar?

                        Obrigada desde já!
                        Para mim aqui há várias questões... primeiro se a criança bebe o leite quando acorda porque chegou à escola com a boca suja? Ou bebeu o leite tarde ou esqueceste-te durante muito tempo de lhe lavar a boca? Infelizmente já me chegaram às mãos crianças a comerem chocolates, bolicaos, batatas fritas, etc pela manhã... e juntando isso a crianças dificeis de comer por vezes desanima o nosso trabalho... afinal para quê estarmos a desgastar a criança insistindo para comer quando em casa só come o que quer e sobretudo porcarias?
                        Por outro lado se a criança toma o pequeno-almoço tarde e almoçando tão cedo (para mim cedo demais para 4 anos mas isso depende dos infantários)pode realmente afectar o apetite do almoço, talvez fosse melhor deixar um intervalo maior entre o pequeno-almoço e o almoço (que a mãe sabe as horas).
                        Em relação ao horário de entrada infelizmente a maioria dos pais não percebe que ao chegar depois da hora estão a prejudicar os filhos, não é a educadora nem o nosso trabalho mas é o vosso filho que perde momentos importantes na escola. Então quando eles entrarem no 1ºciclo também os vão deixar dormir mais um pouco? Vão deixá-los crescer sem perceberem que devem cumprir os horários? Sinceramente não percebo porque insistem em fazer os vossos filhos perder tanto porque vos apetece dormir mais!





                        O meu atelier.

                        Comentar


                        • #13
                          Bom, o tópico não é meu, nem tem grande interesse para a autora eu responder de novo, mas estou a ver que não fui muito feliz na resposta...

                          Rute, os ovos e as salsichas eram uma piada. Não me parece que alguma mãe ande por aqui a dar ovos e salsichas ao pequeno-almoço diário de um menino de 4 anos. Claro que cada uma faz o que acha melhor, o queria dizer, sem ter sido clara, talvez, é exactamente o que acabaste por concluir: não é em suposições que se devem basear...e é verdade que na escolinha também não adivinham, há que comunicar.

                          Educadora Lisa, eu percebo o que dizes. Sempre foi uma excepção, e não no pré-escolar, e sim, é um belo comodismo nosso. Só salientei esta questão porque achei que podia ter importância na história. Contei a minha parte, não por orgulho ou gabarolice, mas numa espécie de “solidariedade de mãe” e dei o meu exemplo para não parecer demasiado crítica em relação às horas, já que isso é decisão dos pais. Mas tendo noção de como isso incomoda as educadoras (independentemente das válidas razões) tal como a MB, também achei que poderia estar ligado. Acho um bocadinho exagerado dizeres que ficam prejudicados no futuro, embora perceba a tua posição e a mensagem que estás a passar. Os meus filhos já andam todos no primeiro ciclo (o mais velho até já saiu) e é óbvio que cumprem os horários (tal como na infantil, continuam a ser dos primeiros), a partir de uma certa idade eles próprios detestam chegar atrasados ou perder alguma actividade (mais responsáveis que os pais dorminhocos ).

                          Em relação às horas, foi uma coisa que me passou um pouco lado, mas foi bem observado. Os meus almoçavam mais perto do meio dia, talvez um pouquinho antes.

                          E peço desculpa à RBS pela desvirtuação do seu tópico!
                          [hr]

                          Laranja

                          Comentar


                          • #14
                            Inserido Inicialmente por laranja Ver Mensagem
                            Sim, tens todo o direito de questionar e pedir explicações, não acho essa atitude muito normal. Aliás, acho tão desadequada que concordo com a MB, se calhar há aí qualquer coisa por trás que não te querem dizer directamente e fizeram esta birrinha não desculpável. Realmente chegar tarde é uma coisa que as educadoras e directoras detestam! Os meus filhos, infelizmente, sempre foram dos primeiros, mas às vezes em dias menos ocupados, se tivesse a manhã livre (e para variar), deixava-os dormir mais um bocadinho e íamos mais tarde e sei que elas mandavam logo uma boca (não estou a criticar, eu percebo). Acho que deves esclarecer isso e se te parecer oportuno colocar também esta hipótese, porque a falar é que resolvem estes atritos; explicar que ele toma só o leite às x horas e que, obviamente, isso não susbtitui um almoço. E o menino não se queixou depois com fome? Ficou até ao lanche só com o leite?! Elas devem achar que tu lhe dás ovos mexidos e salsichas ao pequeno-almoço!
                            Ele almoçou, segundo me deu a perceber, e já o questionei sobre isso ao que respondeu q estava a falar mto e q o colocaram sozinho para terminar a refeição, mas como deve ter sido a mto custo q comeu, acharam q não tinham q voltar a fazer o mesmo esforço para q ele come-se...

                            Salsichas e ovo ao pequeno almoço acho q ele ía adorar....

                            Comentar


                            • #15
                              Inserido Inicialmente por MBprincesa Ver Mensagem
                              RBS,

                              Fizeste bem em enviar o e-mail mas eu de qualquer forma falaria pessoalmente. Uma conversa agradável e contrutiva entre mãe e educadora (e se necessário directora do colégio)... Já tive situações que discordei de algumas coisas (nada de grave) e nunca me privei de expressar a minha opinião e esclarecer todas as dúvidas
                              É o q vou fazer amanhã logo pela manhã, de qq forma obrigada pelo conselho!

                              Comentar

                              slot_bottomleaderboard_post

                              Collapse
                              Working...
                              X