Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Imaginem que...

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • #16
    Inserido Inicialmente por Violet Ver Mensagem
    Já respondi, mas acrescento Tal como muitas mamãs, tb acho muito importante que estja aberto em Agosto! Eu bem me vejo grega todos os anos para conseguir coordenar...

    Outra coisa que acho importante seria limitar o nº de horas/dia, ou seja, não concordo que diariamente a criança entre às 8h e saia às 21h, por ex... Já é suficientemente mau entrar às 8h e sair às 18h
    Deveria ser acordado com os pais que as crianças que saiem mais tarde devem também entrar mais tarde, de modo a terem tempo útil com os pais e a descansarem o suficiente.
    E reafirmo, eu só o faria mesmo em último caso. As crianças devem ter horários, rotinas, descanso e brincadeira em casa. A escola/creche é muito importante e tem um papel a desempenhar - a par com a familia - na educação das crianças, mas NÃO pode, nem deve ser um local de depósito para conveniência dos pais.
    Eu concordo, mas o problema é que em muitos casos nem é conveniencia mas mesmo necessidade
    Pais com horarios nao flexiveis, trabalhos longe de casa e casa longe da familia. As 8 horas de trabalho com 1 de almoço que nao da para vir a casa e 2 ou 3 no transito ou transportes convertem-se em 11 ou 12 longas horas passadas na creche por muitas crianças...

    Beijinhos
    RUte

    O meu parto de 14 dias
    Bebes e Mamas marcianas de 2008
    Foram 25 meses, 2 semanas e 4 dias de maminha com muito amor (mamou a ultima vez a 22 de Abril 2010). CIA congénita, encerrada por cateterismo aos 4 anos e 5 meses.
    CIA congénita... Um operado, outro à espera que feche...

    Comentar


    • #17
      Daí ter escrito "a ser acordado com os pais"... Infelizmente os dias de hoje não nos permitem estar tanto tempo com eles quanto gostariamos. Sim, eu também trabalho a tempo inteiro, sem horário flexivel e perco todos os dias 2 horas a ir e voltar. No entanto raramente marco coisas para depois do horário de trabalho - só mesmo qd tem de ser - tento fazer td na hora de almoço.
      Na realidade nem estava a referir-me a esses casos... estava mais a pensar naqueles (eu já vi acontecer!!!) em que, no ex, a mãe não trabalhava, mas todos os dias deixava o miúdo na creche até às 18/19h para ir para a praia. Lá bronzeada andava ela!! Ou daqueles que preferem deixar os miudos na escola/com avós/amas, etc para fazerem vida de casal sem filhos 100% do tempo.
      Ou... sabem pq é q as IPSS não abrem, normalmente em Agosto? Porque a SS obriga a que a escola feche para que as crianças passem um periodo minimo seguido com os pais - isto disse-me a assistente social da escolinha da minha mais velha. Este ano eles abriram 15 dias em Agosto, e o que ela me disse foi que muitas das crianças que lá ficaram nesse período são filhos de pessoas que podiam ficar com eles e que não tendo ficado nessa altura tb não ficavam mais durante o ano. No regulamento tb está incluido que qd um dos pais não trabalha, devem ir buscar os filhos até às 17h ou 17h30. Ora quando o bom senso não funciona, entram as regras, certo?
      Cada um sabe de si e da sua casa, mas eu não imagino as minhas filhas a serem criadas pelas educadoras... Sem duvida que este é assunto controverso e complicado. Um problema dos nossos dias e ainda mais visivel nas grandes cidades (creio eu!)
      :w00t: As minhas Madrilhadas lindas: PatriciaCampino Fofinho Pedro 06/12/2010; Telminha Linda Lara 06/12/2010; Fairy D. Bia, estamos a espera! DPP 23 Dezembro :w00t:

      www.ideiasepoeiras.blogspot.com

      Sócia nº 77 Clube 2 Em Busca da Cegonha



      Comentar


      • #18
        Inserido Inicialmente por Violet Ver Mensagem
        Daí ter escrito "a ser acordado com os pais"... Infelizmente os dias de hoje não nos permitem estar tanto tempo com eles quanto gostariamos. Sim, eu também trabalho a tempo inteiro, sem horário flexivel e perco todos os dias 2 horas a ir e voltar. No entanto raramente marco coisas para depois do horário de trabalho - só mesmo qd tem de ser - tento fazer td na hora de almoço.
        Na realidade nem estava a referir-me a esses casos... estava mais a pensar naqueles (eu já vi acontecer!!!) em que, no ex, a mãe não trabalhava, mas todos os dias deixava o miúdo na creche até às 18/19h para ir para a praia. Lá bronzeada andava ela!! Ou daqueles que preferem deixar os miudos na escola/com avós/amas, etc para fazerem vida de casal sem filhos 100% do tempo.
        Ou... sabem pq é q as IPSS não abrem, normalmente em Agosto? Porque a SS obriga a que a escola feche para que as crianças passem um periodo minimo seguido com os pais - isto disse-me a assistente social da escolinha da minha mais velha. Este ano eles abriram 15 dias em Agosto, e o que ela me disse foi que muitas das crianças que lá ficaram nesse período são filhos de pessoas que podiam ficar com eles e que não tendo ficado nessa altura tb não ficavam mais durante o ano. No regulamento tb está incluido que qd um dos pais não trabalha, devem ir buscar os filhos até às 17h ou 17h30. Ora quando o bom senso não funciona, entram as regras, certo?
        Cada um sabe de si e da sua casa, mas eu não imagino as minhas filhas a serem criadas pelas educadoras... Sem duvida que este é assunto controverso e complicado. Um problema dos nossos dias e ainda mais visivel nas grandes cidades (creio eu!)

        As escolas fecham em Agosto porque lhes sai mais barato. Afinal o mes é pago e nao ha gastos com luz, limpeza, agua... Dao ferias a toda a gente e nao teem que fazer turnos de ferias... Muitos pais nao tem 1 mes seguido de ferias, alias a lei so garante 15 dia sde ferias no verao, como raio poderiam estar esse tempo com os filhos? Com essa brincadeira conseguem sim que muitaa familias nao possam ter as ferias todos juntos ja que os pais teem de as gozar a vez ou entao que nesse tempo nao estejam de todo com ospais que acabam por os enviar a pssar as ferias com avos que vivem longe, querendo ou nao as crianças.

        A creche dos meus filhos só fecha uma semana por ano, mas tido o Verao (de meio de Junho ao fim de Agosto) fecha mais cedo, as 17:00. Todos os miudos teem um mes que nao pagam e nao vao, que pode ou nao ser consecutivo. Este ano fizemos ferias na Pascoa, em Junho e em Setembro. Julho e Agosto o mai svelho foi para a creche nas manhas porque pedia para ir! eu estava a trabalhar mais o pai estava em casa com o mais novo e a nossa ideia era ter deixado os dois em casa em Agosto. o numero d emiudos na creche era menos de metade do habitual e de trade entao contavam-se pelos dedos.

        Concordo contigo que a muitso pais falta o bom senso e que as vezes é preciso estabelecer regras. Mas se é pelo interesse dos miudos entao as regras teem de ser flexiveis.Que ganha uma crianças em nao estar na creche um mes inteiro em que os pais trabalham e cabar depositada numa ama que nem conhece, ou enviada para casa dos avos com quem nao convive?

        Beijinhos
        Rute

        O meu parto de 14 dias
        Bebes e Mamas marcianas de 2008
        Foram 25 meses, 2 semanas e 4 dias de maminha com muito amor (mamou a ultima vez a 22 de Abril 2010). CIA congénita, encerrada por cateterismo aos 4 anos e 5 meses.
        CIA congénita... Um operado, outro à espera que feche...

        Comentar


        • #19
          Falei da minha realidade especifica, em que o mês de Agosto não se paga! O mês que é pago antecipadamente e repartido pelos meses de Out/Nov/Dez é o de Julho! Esta IPSS já existe há uns bons anos, e antigamente não se colocava a hipótese de abrir em Agosto porque havia sempre familia disponivel...

          Mas por concordar ctg, qd dizes q as crianças não ganham nada em ficar com férias repartidas com os pais, em irem para familiares que não os querem etc, é que um conjunto de pais o ano passado fez um abaixo assinado para que a creche abrisse pelo menos uma quinzena em Agosto. Foi o que acabou por acontecer, tudo muito em cima do joelho, numa altura em que muitos pais já tinham marcado férias. Resultado, cerca de 40 crianças, e o discurso da assistente social que te escrevi acima...

          Mas é verdade que sei de casos em que o mês de Agosto é pago e a creche fecha... no entanto isso é ilegal - veio essa situação na Deco deste mês. Podem cobrar um valor para manutenção de despesas fixas, mas que não deverá corresponder à totalidade da mensalidade.

          Nós acabamos por ter as mesmas 2 semanas a 4 que teriamos, mais a última semana em que elas ficaram com o pai. O que evitamos foi que assim não meti na mais velha numa ama como fiz em anos anteriores - que ela detestava...
          :w00t: As minhas Madrilhadas lindas: PatriciaCampino Fofinho Pedro 06/12/2010; Telminha Linda Lara 06/12/2010; Fairy D. Bia, estamos a espera! DPP 23 Dezembro :w00t:

          www.ideiasepoeiras.blogspot.com

          Sócia nº 77 Clube 2 Em Busca da Cegonha



          Comentar


          • #20
            Bem, quando fui conhecer as condições da IPSS daqui, algumas delas são: fecha em Agosto e faz uma data de pontes, bem contadinho dava quase 3 meses fechada. Para deixar os filhos após as 17h é necessário um documento da entidade patronal a comprovar o horário assim como deixar antes das 9h. Para mim é ridículo... Eu demoro 1h a chegar ao trabalho, se entro às 9h e saio às 18h é claro que o tenho de deixar antes e tenho de o ir buscar depois....No regulamento diz que é obrigatório a criança passar 15 dias fora da instituição para estar com os pais! E o mês de Agosto não conta! --' Fora o meu pai não conheço ninguém que tenha mais de 25 dias de férias...Enfim.

            Comentar


            • #21
              Bem eu concordo k seria útil para akeles pais k trabalham por turnos..não é o meu caso ...mas na minha opinião não usaria esse horário,..para além disso eles adormecem por voltas das 22:00,( nunca poderia brincar com eles)já acho tão cansativo deixar o mais velho na escola das 9:00 ás 17:00,sempre no mesmo espaço...porque o mais novo está com as avós ( sim sou uma privilegiada..eu sei e os meus filhos também o sabem )..haveria de nós pais podermos acompanhar mais os filhos e não termos de os deixar assim tão cedo...claro k gostaria de ter um jantar romântico mas para onde vou, vai a " trupe " toda atrás....é tudo mais animado..lol..

              Comentar


              • #22
                Aqui qd queremos fazer um jantar romântico só a 2, q também é raro, normalmente onde vai 1 ou 2 vao os 4, chamamos a nossa babysitter de estimação. E digo-vos, é algo recente que só começamos a fazer desde que a bebé nasceu e foram umas 2 ou 3 vezes, mas tem feito muito bem à nossa relação enquanto marido e mulher!
                E as meninas ficam óptimas: a bebé a dormir e a maior a "fazer um cinema" a ver um dvd no escurinho, acaba por adormecer em menos de nada também!
                :w00t: As minhas Madrilhadas lindas: PatriciaCampino Fofinho Pedro 06/12/2010; Telminha Linda Lara 06/12/2010; Fairy D. Bia, estamos a espera! DPP 23 Dezembro :w00t:

                www.ideiasepoeiras.blogspot.com

                Sócia nº 77 Clube 2 Em Busca da Cegonha



                Comentar


                • #23
                  Eu não usaria: caso tivesse necessidade de apoio regular fora das horas normais, preferia encontrar alguém que ficasse em casa com eles do que tê-los num espaço exterior tantas horas e sobretudo fora de horas. Demora encontrar a pessoa certa, custa mais caro, mas acho mais benéfico para a criança ficar no seu espaço, ir para a sua cama às horas a que costuma ir, no fundo, manter a sua rotina.

                  No meu caso, tenho a sorte de ter pais e sogros perto que vão a minha casa quando queremos fazer um programa de adultos e, em último caso, temos uma baby-sitter excelente (claro que esta opção, que a minha filha adora, porque gosta imenso da pessoa, encarece imenso a saída).




                  Comentar


                  • #24
                    Abriu em Gaia um espaço deste genero mas parece q é 24h...So Su Ri, assim se chama!
                    Sócia nº 104 Mães OMS

                    [/url]
                    Vá, dá uma espreitadela às Dylicias e na cozinha

                    Comentar


                    • #25
                      Inserido Inicialmente por rbalmeid Ver Mensagem
                      A creche do meu filho chegou a ter m serviço de pernoita. Nas noite de sexta e sabado por marcaçao e pago a parte, a criança ia dormir à creche acompanhado por uma educadora. Era das 21:00 as 9:00 ou seja os miudos ja entravam jantados e saiam ao pequeno almoço. Nao sei se teem muitos clientes, mas parece-me uma alternativa de uso esporadico interessante: os miudos estao num ambiente conhecido com gente que conhecem, nao porque alterar horarios nem andar a trazer as crianças fora de horas... Mas nao serve para qem tem horarios esquesitos.

                      Beijinhos
                      Rute
                      Exactamente o que eu quis dizer! Não era ficar lá dia e noite seguidos, era ir buscar e levar mais tarde. E, claro, a dormir, porque não era obrigatório estar a fazer actividades!! Em qualquer infantário de dia também dormem, não? Era dizer a que horas era para deitar e qual a rotina de sono, no meu caso história.
                      No entanto, também acho que um serviço ao domicílio com as pessoas que já conhece seria melhor, sim. Mas - pelo menos aqui na minha cidade - não conheço nenhum infantário que o faça...

                      Bjs,
                      carmen


                      Tenho o Afonso e a Inês. Sou feliz.
                      Uma coisa leva à outra, e vice versa!!!

                      Comentar


                      • #26
                        Inserido Inicialmente por Violet Ver Mensagem
                        Falei da minha realidade especifica, em que o mês de Agosto não se paga! O mês que é pago antecipadamente e repartido pelos meses de Out/Nov/Dez é o de Julho! Esta IPSS já existe há uns bons anos, e antigamente não se colocava a hipótese de abrir em Agosto porque havia sempre familia disponivel...

                        Mas por concordar ctg, qd dizes q as crianças não ganham nada em ficar com férias repartidas com os pais, em irem para familiares que não os querem etc, é que um conjunto de pais o ano passado fez um abaixo assinado para que a creche abrisse pelo menos uma quinzena em Agosto. Foi o que acabou por acontecer, tudo muito em cima do joelho, numa altura em que muitos pais já tinham marcado férias. Resultado, cerca de 40 crianças, e o discurso da assistente social que te escrevi acima...

                        Mas é verdade que sei de casos em que o mês de Agosto é pago e a creche fecha... no entanto isso é ilegal - veio essa situação na Deco deste mês. Podem cobrar um valor para manutenção de despesas fixas, mas que não deverá corresponder à totalidade da mensalidade.

                        Nós acabamos por ter as mesmas 2 semanas a 4 que teriamos, mais a última semana em que elas ficaram com o pai. O que evitamos foi que assim não meti na mais velha numa ama como fiz em anos anteriores - que ela detestava...
                        na nossa IPSS também já só precisamos de 15 dias de Agosto, felizmente, porque é um mês que não me atrai... tudo caro, muita gente, tempo instável, enfim... mas, além desse 15 dias, outros terão de ser retirados, e continuamente, não intercalados, para que os meninos passem férias com os pais.
                        O Afonso geralmente acaba por tirar mais, porque repartimos férias e uma vez por outra fica na minha sogra. Mas, digo-te, o último ano que lá ficou metade do Agosto, na minha sogra, chorava todos os dias e eu ia trabalhar um caco... nunca chorou para ficar no infantário... era uma prisão, não saiam por causa do calor, a casa é minúscula, brincadeiras limitadas, enfim... Nada como os pais ou pessoas e espaços que conhecem e gostam... Eu não deixo o Afonso muito tempo no infantário, tenho um bom horário e moro perto do trabalho e escolinha, além disso vou muitas vezes lá passar o dia/ manhã, por me pagarem horas em tempo, mas além dos pais que depositam os filhos por vontade própria sei que há pais que não têm alternativa, mesmo...
                        Não é fácil ser pai, e não é fácil ser filho...

                        Bjs,
                        carmen


                        Tenho o Afonso e a Inês. Sou feliz.
                        Uma coisa leva à outra, e vice versa!!!

                        Comentar


                        • #27
                          Este tópico voltou-me à cabeça na 5ª feira porque recebi uma circular do colégio do meu filho. Agora têm lá umas novidades. Nas primeiras 6as de cada mês é possível deixar as crianças lá até à meia-noite (com educadora e auxiliar), aos sábados de manhã (até às 13h30) também podem ficar (o mês todo) e outras coisas que não são relevantes para o caso. A questão dos sábados, como é todas as semanas ainda admito que possa dar jeito a algumas pessoas agora esta da 6ª devo dizer que me faz alguma confusão. Ir buscar um miúdo ao colégio onde esteve o dia todo, desde manhã, à meia noite ou às 23h porque se foi jantar fora ou ao cinema.. é de bradar aos céus! Eu não tenho família perto nem amigos nem nenhuma alma caridosa que me fique com os meus filhos mesmo se eu precisar imenso mas nunca seria capaz de uma coisa destas.

                          Comentar


                          • #28
                            Inserido Inicialmente por trcosta Ver Mensagem
                            Este tópico voltou-me à cabeça na 5ª feira porque recebi uma circular do colégio do meu filho. Agora têm lá umas novidades. Nas primeiras 6as de cada mês é possível deixar as crianças lá até à meia-noite (com educadora e auxiliar), aos sábados de manhã (até às 13h30) também podem ficar (o mês todo) e outras coisas que não são relevantes para o caso. A questão dos sábados, como é todas as semanas ainda admito que possa dar jeito a algumas pessoas agora esta da 6ª devo dizer que me faz alguma confusão. Ir buscar um miúdo ao colégio onde esteve o dia todo, desde manhã, à meia noite ou às 23h porque se foi jantar fora ou ao cinema.. é de bradar aos céus! Eu não tenho família perto nem amigos nem nenhuma alma caridosa que me fique com os meus filhos mesmo se eu precisar imenso mas nunca seria capaz de uma coisa destas.

                            Se eu utilizasse esse serviço seria porque estaria a trabalhar mas como é óbvio não o ia lá pôr de manhã.
                            Por exemplo no meu antigo trabalho, o horário era das 14h às 23h, dava-me jeito que lá ficasse mas não o ia levar às 8h, apenas às 13h o que em termos de carga horária daria o mesmo de levar às 8h e ir buscar às 19h.

                            Comentar


                            • #29
                              Mas tinhas esse horário o mês todo? Porque repara, isto só acontece uma 6ª feira por mês. E o resto do mês todo como fazias?

                              Comentar


                              • #30
                                Inserido Inicialmente por trcosta Ver Mensagem
                                Mas tinhas esse horário o mês todo? Porque repara, isto só acontece uma 6ª feira por mês. E o resto do mês todo como fazias?
                                Sim, o meu horário era esse.
                                Eu estou a falar no caso da creche adoptar isto mas sempre, não às sextas para os papás irem sair

                                Comentar

                                slot_bottomleaderboard_post

                                Collapse
                                Working...
                                X