Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Ida para creche aos 3 anos

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Ida para creche aos 3 anos

    Olá mamãs,

    A minha piolha faz 3 anos em Julho e tem estado sempre em casa com a avó. Mas aos 3 anos, a pediatra acha que será melhor colocá-la numa escola...e a minha sogra(a avó em causa)também acha...por mim ficava com os avós até ir para a primária, mas não posso obrigar....

    O meu problema é o seguinte: para além de não fazer ideia em que escola a ponha, ando stressada com o facto de a por numa escola onde a deixem a chorar,ou não lhe liguem nenhuma,ou lhe dêem palmadas, etc....tenho imenso medo que ela fique com pessoas que não conheço,ainda por cima porque é uma miúda que estranha imenso as pessoas...

    Ajudas e dicas precisam-se, quer sejam de informações de escolas ou palavras de conforto para uma mãe "mimada"...

    Obrigada
    Madrinhas: Msousa e Claudya



    Afilhadas:Janecacabral-mana do meu coração; Msousa Sunset0206-Já nasceu o Henrique a 26 de Agosto Claudya-já nasceu o Vasco a 2 de Julho Sandy74-Já nasceu a Luz a 30 de Julho


  • #2
    Olá!

    A minha filha esteve com a minha mãe até aos 3 anos, quase 4. Depois, entrou para a pré escola. Na minha opinião, 1 ano ou 2 de pré escola antes de entrar na primária, é muito bom para a as crianças. Nunca ninguém lhe encostou um dedo e as funcionárias que estão no refeitório com as crianças têm uma paciencia enorme e se eu lhes perguntar pormenores do que aconteceu com ela, elas contam-me tudo (é sinal que estão de olho nos miudos).
    Adoro a educadora! Ela é extremamente dócil com os miudos e ao mesmo tempo impõe-lhes respeito, ensinando o que se deve e o que não se deve fazer!
    Moro num meio rural e a sala (unica) da minha filha tem 25 miudos. Ela já vai no 2º ano e não tenho nehuma razão de queixa.

    Os primeiros dias custam um bocado, pois sentimos que os estamos a atirar para os lobos, mas a verdade é que aquela convivencia com os amiguinhos e a instauração de regras diferentes das de casa, lhes faz bem!

    No entanto, acho que só deverás colocá-la na escola quando tu e ela se sentirem preparadas! Eu poderia ter colocado a minha filhota um ano mais cedo, mas ainda não senti que fosse a altura certa! Passado um ano, ela lá foi e já o encarei de outra forma!

    Bjinhus!




    Realizando os meus sonhos...

    Comentar


    • #3
      Pois é Toletixa,

      Eu não sei como me vou sentir em Julho ou Setembro que é qd tenho que a por na escola,por enquanto não estou muito à vontade com a ideia...
      Antes de pores a tua foste ver escolas?Marcavas horas ou aparecias sem marcar?A que é que tinhas atenção?É que a minha é tão arisca com estranhos que tenho medo que desate num berreiro qd a deixar lá..

      Obrigada e beijocas
      Madrinhas: Msousa e Claudya



      Afilhadas:Janecacabral-mana do meu coração; Msousa Sunset0206-Já nasceu o Henrique a 26 de Agosto Claudya-já nasceu o Vasco a 2 de Julho Sandy74-Já nasceu a Luz a 30 de Julho

      Comentar


      • #4
        Sarahpc, a escola é a unica na minha freguesia, mas eu poderia colocá-la noutra, no entanto, o feedback de outras mães era positivo e trabalham lá pessoas que conheço... No 1º dia levei-a e fiquei um pouco à porta da sala a observar. Se ela não estivesse bem, trazia-a para casa e no dia seguinte faria o mesmo. Não foi preciso, pois ela veio ter comigo e perguntou se eu não ia embora
        Tinha lá um miudo que só queria colo e ainda demorou um tempo até lá ficar as horas completas da pré. Cheguei a ir mais cedo buscar a minha filha (vou dentro da sala e os miudos já sabem que é mãe de quem) e vi a auxiliar com esse miudo ao colo, pois ele estava com saudades da mãe....
        Aconselho-te a ires ainda este ano lectivo à escolinha onde tencionas inscrever a tua filha e pedes para a deixarem estar uma meia hora (+/-) com os miudos e já vês a reacção dela e como são as educadoras e auxiliares.

        Bjinhus!




        Realizando os meus sonhos...

        Comentar


        • #5
          Rojão,

          Obrigada pelas respostas, segui o teu conselho e fui ver algumas...esta que escolhi não é a que fica mais perto de casa,mas foi a que me deixou mais à vontade...adorei toda a gente, apareci de surpresa e mostraram-me a escola toda, foram super simpáticas e o melhor é q a piolha adorou, passados uns dias até queria lá voltar!!!!E vê lá que qd fui outra vez para preencher os papeis, até quis ficar na sala enquanto eu ia à secretaria!! Fiquei super aliviada, além disso eles próprios dizem para a levar lá em Julho,para irmos fazendo a habituação aos poucos.

          obrigada
          beijocas
          Madrinhas: Msousa e Claudya



          Afilhadas:Janecacabral-mana do meu coração; Msousa Sunset0206-Já nasceu o Henrique a 26 de Agosto Claudya-já nasceu o Vasco a 2 de Julho Sandy74-Já nasceu a Luz a 30 de Julho

          Comentar


          • #6
            Olá! Só hoje vi este tópico mas ainda bem que já escolheste a escola e estás feliz com essa escolha (tu e a tua menina)!
            O meu entrou para a creche quase a fazer os 2 anos.
            Eu visitei algumas creches (aparecia sempre sem avisar) e esta foi a que mais me agradou (qualidade/preço então era mesmo superior às outras).
            Também fiz uma adaptação que correu muito bem e ao fim de uns 3 ou 4 dias ele já lá ficava o dia todo.
            Como confias nas pessoas com quem a deixas e depois vais ver que ela gosta de lá estar...já não custa tanto deixa-los e ao meu fez tão bem

            Comentar


            • #7
              A minha filha também esteve na avó até aos 4 anos. Soube que havia vagas num colégio perto do meu trabalho. Como é um colégio para os funcionários das empresas municipais e muitos dos meus colegas andaram nessa escola, asseguraram-me que era uma boa escola.
              No 1º dia foi uma alegria, nos seguintes chorava e partia-me o coração mas quando a ia buscar estava super feliz e via-se que estava contente.
              Já é o 2º ano que lá está e só vai sair porque vai para a primária. Gosto muito da escola, da forma como eles ensinam e como se dão como as crianças. Pena tenho de não ter tido conhecimento deste colégio antes, pois teria entrado mais cedo.
              Mas não foi fácil nos primeiros meses. Realmente é muito importante termos confiança no sítio onde a deixamos porque eles por vezes são muito "manhosos" e aquela choradeira inicial deixa-nos de coração nas mãos.
              Boa sorte e espero que tudo corra bem!

              Comentar


              • #8
                Ao contrário de todas as mães que reponderam ao tópico, eu não tive com quem deixar os meus filhos, e assim, com 4,5 meses entraram na cresce.

                A mais velha custou-me um bocadinho, tinha acabado de mudar de casa, não conhecia ninguém na zona, não tinha referências, era a primeira filha e ela não dizia o que se passava. Com o passar do tempo fui relaxando.

                Com o mais novo já não me preocupei. fiz a adaptação e depois deixei-o lá sem qualquer 'remorso'. Custa-nos sempre por não sabermos como vai ser e depois custa quando eles ficam a chorar, mas motivos para nos preocuparmos é quando eles andam tristes. O importante é estarmos atentas.

                Boa sorte, vais ver que vai correr bem.

                Comentar


                • #9
                  A minha filhatambém entrou para a pré com 3 anos , e eu tb tinha receios, principalmente que ela não se adaptasse pois tb era muito estranha.
                  Olha foi uma alegre surpresa, pq ela adorou na 1ª semana, a 2ª semana choramingou um pouco, mas a educadora disse-me que mal fechava a porta ela se calava, e para tirar a prova dos 9 para eu ir espreitar à janela.Assim fiz, e era verdade mal eu virava costas ela ía brincar...
                  Este já é o segundo ano e ela gosta tanto que até ao fim de semana quer ir brincar com os amiguinhos..

                  Bjs
                  Pat
                  http://lilypie.com/pic/080730/KodX.jpg[/img][/url]




                  Beijinhos

                  Comentar


                  • #10
                    As minhas também entraram com meses, mas um infantário é fundamental. Mesmo que não se adapte rapidamente, a adaptação vai ser necessária e preferivel a não frequentar, porque mais cedo ou mais tarde vai ter de ir, de se integrar com outras crianças.

                    Espero que corra bem, depois vem cá contar como foi, como estará a correr, nao querendo ser desmancha prazeres pode mesmo ser um pouco dificl, na sala da minha mais velha entraram uns poucos com essa idade, e na sala dos 3 já sao mais meninos e é preciso dar atenção a todos aos que já estão integrados e ao que chegam.
                    Vou dar-te um exemplo, por outros motivos também, na sala dela demorou um bocadinho a alinharem-se mesmo em trabalhos, porque enquanto uns ja sabem pintar com tintas, outros nao sabem pegar utilizar o pincel, conhecem os sabores as texturas, ja sabem fazer a cara humana, os que chegam por vezes nao têm isto mt desenvolvido e atrasa, que nao é atraso mas pronto, nao andam ao mesmo ritmo, mas garantidamente que num mes ou dois está tudo em ordem tudo ao mesmo ritmo. Refiro-me a este processo e nao a adaptacao da criança, essa esperemos que seja mais rápida.

                    Fazes bem encontrar uma boa equipa, sem carencia de pessoal em salas, porque a hora da chegada, refeiçoes podem ser as mais dificeis e eles precisarem de uma atenção especial.

                    Mas nao te es~queças nem te aflijas, porque há a IGUAL probabilidade de tudo correr muuuito bem.

                    Comentar


                    • #11
                      Olá meninas!!

                      Obrigada pelas vossas respostas e partilha de experiências, já tratei da inscrição e agora é só aguardar por Julho que é qd vamos fazer a adaptação antes deSetembro!!! Pat2, a minha piolha tb é um pouco tímida com estranhos e principalmente com crianças, porque não se dá regularmente com muitas...espero que a adaptação passe rápido porque para mim vai ser um processo complicado de certeza...mas acho q vai tudo correr bem e o facto de eu ter gostado tanto e de me sentir tão à vontade com o espaço e com as pessoas vai ajudar de certeza!!

                      Os sogros é que estavam a por uns quantos entraves, pelo facto de a escola não ser perto de casa nem do trabalho,mas não encontrei nada com que me sentisse tão à vontade, nem mais dentro do orçamento que esta, agora é ir vendo pormenores como o levar ou não a comida para a escola(para baixar a mensalidade)...o que é que voces fazem?levam sempre,ou pagam extra para comerem lá?

                      beijocas
                      Madrinhas: Msousa e Claudya



                      Afilhadas:Janecacabral-mana do meu coração; Msousa Sunset0206-Já nasceu o Henrique a 26 de Agosto Claudya-já nasceu o Vasco a 2 de Julho Sandy74-Já nasceu a Luz a 30 de Julho

                      Comentar


                      • #12
                        No meu caso a alimentação esteve sempre incluída nas mensalidades e sinceramente acho preferível comer a comida de lá. Provavelmente não será assim tão mais barato levar, considerando que tens de fazer a comida (pelo que gastas dinheiro na mesma), ter o trabalho de a fazer, acondicionar, levar e rezar aos santinhos para que a conservem bem e a aqueçam devidamente. Além disso, não há dúvida que comer a comida feita na hora é muito mais saboroso, além de ser mais aliciante para as crianças comer o mesmo que os amiguinhos.


                        Madrinha: monicaamaro Afilhada: Moongi

                        Comentar


                        • #13
                          O meu filho fez 3 anos em Setembro, idade com que começou a frequentar um colégio. Até a essa idade esteve em casa comigo. Como ainda por cima não temos familia por perto, ele convivia com muito poucas pessoas (com alguma intimidade, quero eu dizer) e nunca tinha sido cuidado por pessoas que não eu (99% do tempo) ou o pai. Em Setembro, 3 semanas antes de completar os três anos lá começou a ir para o colégio. Tal como tu, também eu me senti muito confortável lá, gostei imenso das visitas que fiz, do ambiente que por lá se respirava. O meu filho também gostou. A adaptação foi feita com muita calma, a um ritmo ditado por mim e combinado de antemão com a educadora e correu muitíssimo bem. Ele chorou alguns dias, é certo, e ainda hoje diz que a coisa que o deixa triste é a "mamã ir embora". Mas eu sei que ele gosta de lá estar, vem quase sempre muito feliz para casa. Cresceu imenso nestes últimos meses e faz coisas muito engraçadas e que eu nem suporia que ele já fosse capaz. Vais ver que a tua filha vai gostar de lá estar e vai correr tudo muito bem. Acho que os 3 anos são mesmo a idade ideal para começar .
                          No colégio do meu filho não existe sequer a hipótese de se levar a comida para lá, comem todos a mesma coisa ao almoço e ao lanche e eu acho óptimo. A mensalidade inclui o horário "normal" (até às 17h30), a alimentação e ginástica; o resto é que é extra.

                          Comentar


                          • #14
                            Os meus 2 filhos foram antes dos 5m fazer a adaptação.
                            Para mim, essencial é poder ir a meio do dia, sem avisar, e não barrarem a entrada, é trabalhar em conjunto com a escola, ir lá fazer trabalhos, contar histórias, participar, é perguntar como correu o dia o obter mais que um "bem.", é sentir que eles estão felizes também, é preocuparem-se com eles...
                            No teu caso, como aos 3 anos já falam, tens a tarefa facilitada, contam tudo!!
                            E faz muita falta esse convívio, a piolhita é estranha precisamente por ter estado mais resguadada, não é nada do outro mundo. Assim, quando for para a primária, já não tem de se habituar também a outras crianças, pois já passou essa fase.
                            Vai correr bem!!

                            Bjs,
                            carmen


                            Tenho o Afonso e a Inês. Sou feliz.
                            Uma coisa leva à outra, e vice versa!!!

                            Comentar

                            slot_bottomleaderboard_post

                            Collapse
                            Working...
                            X