Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Custos Pré-escolar público

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Custos Pré-escolar público

    Olá,
    Tenho a minha filhota numa ipss e estou a considerar mudá-la para a escola pública (para garantir vaga no 1º ciclo da zona).
    Gostaria de saber que custos existem: alimentação e atl por exemplo?

    Obg
    Desejo tudo de bom às minhas queridas afilhadinhas Ella.E e Essezinha!

  • #2
    Inserido Inicialmente por EclipseLunar Ver Mensagem
    Olá,
    Tenho a minha filhota numa ipss e estou a considerar mudá-la para a escola pública (para garantir vaga no 1º ciclo da zona).
    Gostaria de saber que custos existem: alimentação e atl por exemplo?

    Obg
    Depende em que escalão de abono ela se encontra...se tiver o 1º tem o almoço gratuito, se tiver o 2º paga metade que aqui ronda os 0,75€ por refeição, se tiver o 3º paga por completo que aqui é 1,50€ por refeiçao.

    Depois tens que ver se precisas de atl porque isso é para todos igual, nao é comparticipado e normalmente sem atl tens que ir buscar ate as 16 e 30h e nao levar antes das 9h

    Depois se quiseres actividades como ingles, ginastica ou outra é sempre paga por fora...

    Só para teres uma ideia, o meu filho tb anda numa ipss e pago 100€, tb pensei fazer o mesmo que tu agora aos 3 anos para ele ter os coleguinhas de escola quando for para a primaria, mas acho que nao o vou mudar porque iria pagar 80€ no segundo escalão o que é quase o mesmo que pago agora, e entao prefiro deixa-lo onde esta que so sao 14 crianças para 3 educadoras, e no publico sao sempre pelo menos 25 crianças para 1 educadora e uma auxiliar.



    Comentar


    • #3
      Obrigada gabriela pereira pelas informações,
      Teria de inscrever no atl da própria escola porque ir até às 16h30 buscá-la está (infelizmente...) fora de questão. Na ipss em que está, posso ir até às 18h30 (mas vou no máximo às 17h e pouco) e está dentro do valor da mensalidade.
      Desejo tudo de bom às minhas queridas afilhadinhas Ella.E e Essezinha!

      Comentar


      • #4
        Pois eu pensei tambem em mudar a minha pois as pessoas a minha volta acham que eu tenho a mania de gradesas por não por a minha filha no publico, mas eu informei-me e estou a pagar neste momento igual se ela tivesse na publica. Publica não e sinal de borla, claro se for almoçar a casa ou a casa dos avos é. se tiveres a pagar uma mensalidade muito grande podes ponderar agora se for menos de 100 ou pouco mais não acho que valera a pena mudares.

        Comentar


        • #5
          Depende do Agrupamento. Se o atl for da associação de pais geralmente são 30 euros/mês. Nos meses em que não têm escola são 2 euros/dia além dos 30 euros. A alimentação é igual em todos os agrupamentos, o valor é do Ministério e são 1,46 euros/dia. Se não tiveres qualquer apoio, ao todo por mês são cerca de 60 euros. É quanto pago na escola do meu. Muito menos do que os quase 300 que pagava na IPSS antes.

          Comentar


          • #6
            Pois eu tb ando com a mesma ideia, mas por aquilo que ando a ver por mais um pouco (não é assim tão grande a diferença) mantenho-o no privado.. e ao menos "sei" o que me espera...

            Pois a mim tb me acontece como a bea25, as pessoas a minha volta tb acham que é por "vaidade" que o mantenho no privado, mas isto é tudo mt lindo, mas é para quem tem avozinhos disponíveis 12h por dia para irem levar/buscar os meninos as escolas publicas.. Pq a hora que o ATL a minha beira funciona se nao estou em erro até as 18h30, como não sou funcionaria publica (nada contra atenção!) não sei se consigo que ir buscar o meu piolho ate a essa hora...
            Enfim, como infelizmente tudo se paga, a pagar por pagar (eu!) prefiro ter-lo onde esta.. E dar-me um rombo ao bolso todos os meses LOL




            "A MELHOR MANEIRA DE TORNAR AS CRIANÇAS BOAS É TORNA-LAS FELIZES!" (Óscar Wilde)


            Madrilhada - Carlavc - A MARIANA NASCEU 26/02 AS 16H08 COM 2975 KGS

            Comentar


            • #7
              A pre publicas aqui da minha zona que ainda se tem que dar 5euros todos os meses paar material, claro so da quer, mas eu não me sentia bem se não desse. O lanche tambem tem que se levar so daõ o leite e daqueles com chocolate que aminha não bebe pois na IPS tambem dão mas a minha beber çeite simples(e esquesita, mas a pediatra diz que ela e que esta certa pois e mais saudavel). Por isso juntando tudo vai dar ao mesmo, eu gosto da educadora dela esta com ela desde os 7meses. E eu e que sei das minhas despesas, por isso ja não ligo ao que me dizem, a educação da minha filha e muito importante e fico orgulhosa quando me dizem que ela esta muito bem educada.

              Comentar


              • #8
                Concordo com todas vocês...
                E é verdade que me esqueci dessa parte bea25...tirando o almoço e o pacote de leite da manha que pode ser com chocolate ou leite branco, não dão mais nada, tudo o resto tens que levar de casa...

                E ainda ha escolas que so por a criança almoçar lá cobram um valor pela hora do almoço...qdo o meu mais velho andava no centro escolar tinha que pagar alem da senha 1,48€ mais 15€ por mes para a associaçao de pais tomar conta delena hora do almoço...que era passada sentado na cantina a comer porque nao tinham tempo para brincar!...depois troquei-o de escola e como nao ha associaçao de pais nao pago atl para a hora do almoço.

                Certas coisas são mesmo ridiculas...quem consegue ir buscar uma criança as 16:30h? só quem nao trabalhe...pagar atl pela hora do almoço qdo ja pagamos refeiçao?...

                Claro que se pagasse 300€ tb mudaria, mas pelo mesmo nunca...

                Depois tem a desvantagem do numero de crianças e de pouco pessoal...

                Querem um conselho meu, se os vossos filhos estão bem deixem-nas estar, porque quando forem para a 1º classe mesmo não conhecendo ninguem eles fazem amizades logo no 1º dia...o meu mais velho tb foi sozinho e adaptou-se lindamente, e entretanto a meio do 2ª ano mudou de escola e voltou a adaptar-se...
                Nós temos sempre medo por eles, mas eles surpreendem-nos pela positiva, nós é que somos mães galinhas!!



                Comentar


                • #9
                  Eu também tenho que passar a minha filha duma IPSS para o público porque mudamos de casa, e a pré é mesmo ao lado, mas já sei que não vou pagar muito menos na pública. Ainda não sei bem as condições e horários porque só vou tratar da matrícula para a semana...

                  Comentar


                  • #10
                    Obrigada pelas vossas respostas.
                    Realmente não sabia que teria de enviar o lanche. Pois, não sei se estas coisas todas somadas são ela por ela com a ipss onde está.
                    Mas o mais importante, será no próximo ano quando fizer 5 terei de pensar seriamente nisto, para garantir que faz a primária na escolinha da zona.
                    Se inscrever na pré com 5 é mais certo que entre do que se inscrever no 1º ano com 6...

                    bjs
                    Desejo tudo de bom às minhas queridas afilhadinhas Ella.E e Essezinha!

                    Comentar


                    • #11
                      Eu tenho o meu filho numa pré totalmente particular, mas não o mudo para o público. No meu caso a diferença de valor é grande, eu pago cerca de 300 €, e no jardim-de infância da minha área de residência para o horário que preciso iria pagar cerca de 120 € já com almoço e lanches incluidos o que também está incluido no particular.
                      No público deixam de dormir a sesta logo apartir dos 3 anos, para o meu filho iria ser terrivel porque ele adora dormir. E eu vejo crianças que estão no público e muitas vezes quando os pais os vão buscar adormecem logo e acabam por já nem jantar. A minha filha andou no mesmo JI e dormiu a sestinha até aos 5 anos e só lhe fez bem.




                      Comentar


                      • #12
                        mudei o meu filho no ano lectivo corrente e foi a melhor decisão que tomamos. A escola funciona lindamente, montes de actividades super interessantes, promovem sempre o envolvimento dos pais, tornou-se uma criança mais autónoma, mais segura de si e muito mais estimulado. Atenção que ele esteve até aos 3 anos num infantário privado de um familiar directo meu e era super bem tratado...
                        Sei que nem todas as escolas funcionam assim tão bem, também tenho sorte de morar numa cidade onde as principais preocupações são a educação e o desporto, mas tive todos os receios que vocês tiveram.
                        pago 40€ mensais que correspondem penultimo escalão do abono de familia, o 5º, mas não tenho como opção o prolongamento pois o meu pai vai busca-lo às 15h30. Tem de levar o lanche para o meio da manhã, mas apenas o acompanhamento ao leite escolar que é oferecido






                        Madrinhas: As minhas docinhas do tópico do almoço/jantar da Pipoca

                        Comentar


                        • #13
                          A minha filha também anda na pré no público a estou muito contente...desde as educadoras às auxiliares têm sido do melhor...
                          A escolinha até está arranjadinha e está muito bem servida, mas custa ver que da parte dos nossos governantes há dinheiro para tudo (tudo lá para eles, gabinetes de luxo, carros,...) e as nossas crianças vêm sempre quase em último...
                          mas enfim , é o que temos , e apesar de não ter grandes luxos estou muito satisfeita.

                          Bjs
                          Pat
                          http://lilypie.com/pic/080730/KodX.jpg[/img][/url]




                          Beijinhos

                          Comentar


                          • #14
                            Os meu piolho já está no 1º ano, no público, em lisboa e estou muitíssimo satisfeita. Ele adora e nós também. Não trocava por um privado. Aprendem a conviver com todo o tipo de crianças como nós na vida real. Tem a possibilidade de ATL da associação de pais até às 19h, mas o horário "normal" é até às 17h30. A professora é excelente e tem actividades extracurriculares quem também funcionam bem.

                            Comentar


                            • #15
                              bem tb tou com esta questao :s




                              Comentar

                              slot_bottomleaderboard_post

                              Collapse
                              Working...
                              X