Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Horários rígidos entrada no colégio

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Horários rígidos entrada no colégio

    Boa tarde,

    Li com muito interesse alguns tópicos sobre o assunto aqui, porque hoje aconteceu uma situação bizarra na escola da minha filha , que frequenta o pré-escolar, e gostaría que me dessem a vossa opinião, se possível.
    Ela NUNCA se atrasa. Em 3 anos a frequentar a mesma instituição, tal só aconteceu quando foi a consultas médicas e contam-se pelos dedos de uma mão.
    É sempre o pai quem a leva quando vai para o emprego mas hoje, pontualmente, porque ele tinha exames médicos a fazer muito cedo, levei-a eu.
    O horário estipulado de entrada é 10.00h e às 10.00h em ponto eu estava na porta de entrada. Como estavam outros pais a sair, deixei-os passar primeiro e quando entrei na escola, já duas funcionárias fechavam À CHAVE o corredor de acesso às salas. Nem percebi logo o que se estava a passar. Estavam alguns pais ali à volta a sair e uma outra funcionária encaminhou-me para o refeitório onde me disse que a minha filha teria que ficar ali até poder entrar na sala de aula. Atrás de mim vieram mais duas crianças, com os pais.
    Nem queria acreditar quando FINALMENTE percebi que tinha sido barrada a minha entrada na sala de aula às 10.01h e que o meu atraso tería que ficar registado numa agenda!!!!
    É que eu já estava na escola à hora determinada. Só que devido à confusão - e à minha descontração, confesso - ela não entrou a horas na sala de aula.
    Agora pergunto-me. É legal fecharem o corredor de acesso à sala de aula? Foi ou não excesso de zelo das funcionárias não a deixarem passar? Bastava abrir a porta!
    Uma coisa é chegar atrasada outra é chegar em cima da hora.
    Quando perguntei à funcionária, incrédula, "tenho mesmo que fazer justificação por causa de um minuto?" sabem o que me respondeu? "faça queixa à directora!"
    Vontade não me falta.
    Mas como é a directora quem dita as regras e as funcionárias apenas cumprem ordens, pretendo ir bem mais longe. Pretendo saber junto das entidades competentes se o que me fizeram é ou não legal?
    Quais são as consequências práticas de fazer parte da "lista-negra" dos pais atrasados?
    Quanto tempo terá ficado a minha filha tristissima, em pé no refeitório, de casaco na mão, como se tivesse cometido um delito grave e estivesse de castigo?
    Abrir a porta e tê-la deixado passar pertubarva assim tanto o bom funcionamento das actividades curriculares?
    Concordo que as instituições têm que ter regras e que as mesmas terão que ser cumprimdas.
    Não questiono as regras. Questiono as atitudes.
    É que se em vez de fecharem a porta à chave a correr, mesmo na nossa frente e a tivessem deixado entrar, ela sería apenas a última da fila a entrar na sala.
    O que terá perturbado mais o bom funcionamento? Ela ser a última da fila ou ter entrado mais tarde?

    Agradecia imenso a vossa opinião.

    Cumprimentos,

  • #2
    Estou parva!!!!!!!

    A minha filha já passou por duas escolas. Conheço o funcionamento de muitas e nunca vi/ ouvi tal coisa!

    As Educadoras pedem para que os horários sejam respeitados mas por uma questão de organização das actividades da sala de aula e respeito até pelos coleguinhas...

    agora... fechar corredar das salas à chave????? Mas o que é isso????? Nem segurança podem alegar pois há outras formas de manter as crianças seguras sem as "aprisionar"! Mais parece que têm algo a esconder!!!!

    Na escola da minha filha, até às 9h00 as crianças são recebidas por auxiliares e educadoras numa sala que dão o nome de recepção. depois dessa hora as crianças já estão nas suas salas e já me aconteceu muitas vezes atrasar-me e levo-a diretamente à sala dela. Bato à porta e não só me abrem a porta como me convidam a entrar para ver algum trabalho recente ou falar com a educadora/ auxiliar um pouco.

    Hoje até aconteceu uma coisa caricata... levei-a já eram 9 e pouco e quando cheguei à porta tinha um papel muito engraçado a dizer "Estamos a preparar uma surpresa para as mães. Proibida a entrada a mamãs "... como habitualmente, bati, rodei o manípulo e a auxiliar veio logo brincar e dizer que eu não podia ver a surpresa

    Sinceramente atitudes como essa não me deixariam muito tranquila... parece que têm algo a esconder... e essa postura com os pais???? nunca vi nada assim.... Sempre fui tratada com muito carinho por todas as funcionárias da escola (desde a srª da secretaria, directora, auxiliares, educadora,...).

    Eu não sei se é legal, mas uma coisa era certa esse episódio não passava sem uma reunião com a directora... no mínimo!


    \"Bom mesmo é ir à luta, com determinação, abraçar a vida e viver com paixão, perder com classe e viver com ousadia, pois o triunfo pertence a quem mais se atreve.\"

    \"Ter problemas na vida é inevitável; ser derrotado por eles é opcional\"

    Comentar


    • #3
      concordo com a MBprincesa. Nunca vi tal coisa. E os meus catraios passaram por algumas escolas. Fechar à chave? Criança à espera para entrar? Que doideira. Nunca vi tal coisa... Era reunião na certa!

      Comentar


      • #4
        Exactamente.
        Também concordo que os horários devem ser respeitados.
        O bom funcionamento não pode nunca ser posto em causa.
        Mas o que se passou hoje foi muito para além disso. Foi tão bizarro que nem percebi logo o que se estava realmente a passar.
        Senti-me muito revoltada porque parece "caça à multa". Ou seja, é certo que 10.01h não são 10.00h! Mas era preciso aquele aparato todo? O acesso à sala nunca antes me foi negado. Entrei e saí sempre que foi necessário. No Carnaval até tirei o dia e estive na sala a tirar fotos antes do desfile nas ruas.
        Mas o que se passou hoje foi mesmo muito estranho e só revela um enorme grau de insensibilidade por parte da auxilar.
        Ainda estou na fase de sondar opiniões e também quero falar com a minha filha mais logo para perceber o impacto que este episódio teve no seu dia e a que ponto ficou afectada com isso.
        Mas que não vou ficar de braços cruzados, não vou. Até porque esta foi a "gota de água" num conjunto de situações menos positivas que foram surgindo ao longo deste último ano.
        Uma coisa é certa, mesmo que não tenha entrada no 1º ano - porque só faz 6 anos a 1 de Outubro e tem a matrícula condicionada - ela vai para o pré-escolar público da minha área de residência e depois segue com esses colegas para o 1º ano. Assim, o impacto na mudança poderá ser u bocadinho atenuado.
        Eu só não queria comprar nenhuma "guerra" mesmo no final do ano lectivo. Mas se tiver que ser.... será!

        Ela entrou naquela escola com 3 anos. Ficou numa sala com uma educadora maravilhosa e com quem, julgava eu, faria todo o pré-escolar até à sua entrada no 1º ano. Acontece que devido às idades dessa turma, em que muitos saíram no ano passado para o 1º ano, essa educadora voltou aos bebés, deixando alguns dos alunos com uma outra educadora que "trouxe" consigo outros alunos. Ou seja, a minha foi uma das que caíu de pára-quedas noutra sala, com outra educadora e nova auxiliar.
        Não gostei mas entendi que se trata de organização da própriá escola e que muitas vezes o que é melhor para uns não é tão bom para outros, mas não podia transformar a minha filha num bebé de 3 meses para continuar com a mesma educadora :-)
        Desde o início que notei comportamentos diferentes na minha filha na relação que ela tem com a escola e, pela primeira vez, fez muitas birras a pedir para não ir à escola. Eu e o pai sempre tentámos minimizar os estragos e, mesmo estando em cima do acontecimento, nunca quisémos tirar satisfações com a directora ou educadora. Até porque a última coisa que queremos é que a miúda seja "posta de lado", já basta o que basta.

        Comentar


        • #5
          O que são 10h01 no teu relógio no meu podem ser 09h59.... isso é absurdo!

          Acho que uma reunião com a directora para esclarecer a situação é o melhor caminho.


          \"Bom mesmo é ir à luta, com determinação, abraçar a vida e viver com paixão, perder com classe e viver com ousadia, pois o triunfo pertence a quem mais se atreve.\"

          \"Ter problemas na vida é inevitável; ser derrotado por eles é opcional\"

          Comentar


          • #6
            Concordo com o que a MBprincesa disse, acho isso um absurdo. É mesmo a história das horas, no teu relógio podiam ser 9h57, 9h58, 9h59. Falar com a directora, sem dúvida. Concordo imenso com regras mas sem extremismos desses..

            Comentar


            • #7
              Que absurdo!! nunca ouvi tal coisa...

              Como ja disseram aqui, eles no infantario do meu filho estipularam as 10h para os meninos não interromperem as actividades em conjunto, mas não exageremos...

              Eu reclamava..




              "A MELHOR MANEIRA DE TORNAR AS CRIANÇAS BOAS É TORNA-LAS FELIZES!" (Óscar Wilde)


              Madrilhada - Carlavc - A MARIANA NASCEU 26/02 AS 16H08 COM 2975 KGS

              Comentar


              • #8
                é absolutamente absurdo
                Nunca ouvi nada disso....

                Multa por chegarem atrasados? e 1 minuto? portas fechadas à chave?
                O das minhas tem horários, mas não acontece nada a quem não os cumpre, quanto muito s crianças que apanham as actividades a meio já não as fazem ou fazem-nas incompletas o que eu entendo perfeitamente.
                Há um ponto que é asssente: a criança não tem culpa que os pais a tivessem entregue fora de horas, não há sentido nenhum em porem-na de lado

                Se não tens mais razões de queixa eu pedia uma reunião com a directora.

                Comentar


                • #9
                  Falei com a minha filha na sexta-feira ao fim do dia e percebi que apesar de ter ficado triste com o sucedido, isso não a afectou grandemente. Até porque se deu um dado curioso. Apesar do atraso, ela ainda entrou na sala pela mão da auxiliar, antes da educadora - que deve ter tido alguma assunto inadiável e, excepcionalmente nesse dia, chegou mais tarde.
                  Mas, tanto eu como o meu marido, perguntámos a outros pais se tinham conhecimento disto e esclareceram-me que sim, que têm havido episódios menos agradáveis relacionados com o tema. Inclusivamente ouve um pai que se exaltou demais e quase chegava a vias de facto com a Directora, que se mostra intransigente. Um minuto é um minuto!
                  Não sei ao certo o que aconteceu com os outros pais, mas comigo achei muito ridículo aquele aparato todo por causa de um minuto de atraso. Pior ainda quando, sei agora, nem a educadora estava na sala, só a auxiliar. Ou seja, não havia qualquer actividade a decorrer.
                  Nem me vou dar ao trabalho de ter que faltar uma manhã ao emprego para lá ir falar com ela por causa de um assunto destes. As acções são para quem as practica. Mas vou estar ainda mais atenta ao que por lá se passa.
                  No entanto, o meu marido quando lá foi à tarde, questionou a auxiliar sobre o que aocnteceu aos "faltosos". É que se ainda por cima se passam estas coisas desagradáveis para depois não aocntecer nada, o caso é ainda mais grave. Não concordam?

                  Comentar


                  • #10
                    Sim, mantém-te atenta...
                    Eu encostava a directora à parede... mas se ela vai para outra escola no próximo anos e preferes assim...

                    O que me incomodava a mim nem é tanto o episódio em si... é pensar o que mais se passará que eu não sei! Além da óbvia falta de respeito pelos pais que roça até a má educação...


                    \"Bom mesmo é ir à luta, com determinação, abraçar a vida e viver com paixão, perder com classe e viver com ousadia, pois o triunfo pertence a quem mais se atreve.\"

                    \"Ter problemas na vida é inevitável; ser derrotado por eles é opcional\"

                    Comentar


                    • #11
                      Bom, na IPSS da minha filha a entrada é até às 9:30 (mas costumam dar alguma tolerância, 5 m ou algo do género). À terceira vez que a criança chegue atrasada nesse mês, já não pode entrar nesse dia! Também já perguntei à coordenadora (que por acaso até é a educadora da minha filha) se me passam um atestado em como não posso ir trabalhar, já que não tenho quem me fique com ela!!! Esta regra está no regulamento!
                      Mas se de casos que é logo à primeira vez, chegam atrasados já não entram!!!!
                      tenho dois príncipes no meu reino: a princesa Beatriz e o príncipe José Maria


                      Vendas em 1ª e 2ª mão;

                      Comentar


                      • #12
                        Mas isto é prática? eu nunca tinha ouvido tal coisa e choca-me muito! Uma escola é o exército e há muito motivos que podem levar uma criança a chegar atrasada à escola!

                        Mesmo no meu tempo quando era aluna se chegasse atrasada, levava falta mas ninguém me impedia de entrar na sala... afinal o objectivo da escola é ensinar, criar didadãos ou poupar uns trocos no almoço dessa criança?????

                        Que nunca me aconteça a mim porque garanto que "rodo a baiana"! que vergonha!


                        \"Bom mesmo é ir à luta, com determinação, abraçar a vida e viver com paixão, perder com classe e viver com ousadia, pois o triunfo pertence a quem mais se atreve.\"

                        \"Ter problemas na vida é inevitável; ser derrotado por eles é opcional\"

                        Comentar


                        • #13
                          Outra questão estranha e que considero grave é a porta fechada. A criança ser levada e nem teres noção se está ou não a educadora. Como é que podes saber o que se passa realmente lá dentro se o acesso à sala está vedado? Uma coisa que fiz sempre questão foi ter os miudos em sítios onde eu pudesse entrar e ver o ambiente da sala. Coisas escondidas fazem-me confusão. E directores distantes também. Além disso, a MB princesa tem toda a razão, a escola é para educar e criar cidadãos. Prejudica-se a criança (e os pais) devido a casos excepcionais de atraso? Pune-se o miudo não lhe dando acesso ao ensino? Para mim nada disso faz sentido.

                          Comentar


                          • #14
                            Na escola da minha filha fecham o blocos a partir das 9.15, tocam a capanhia e vem uma auxiliar que acompanha a criança a sala ou ela ate vai sozinha, mas são flexiveis se a criança tiver achorar os pais podem leva-la a sua sala. A minha filha apesar de estar na sala dos 3anos esta no bloco onde a salas de 2 anos por isso eu mesmo que entre apos as 9,15 kevo smpre a sala as actividadaes começam as 9,30 eu chego sempre antes ads 9,30 mas ja me aconteçeu um dia chegar 5 minutos depois e estavam muito poucos meninos e comentei e disseram a chegam sempre mais tarde. Por isso apesra de regras são flexiveis.

                            Comentar


                            • #15
                              Inserido Inicialmente por bea25 Ver Mensagem
                              Na escola da minha filha fecham o blocos a partir das 9.15, tocam a capanhia e vem uma auxiliar que acompanha a criança a sala ou ela ate vai sozinha, mas são flexiveis se a criança tiver achorar os pais podem leva-la a sua sala. A minha filha apesar de estar na sala dos 3anos esta no bloco onde a salas de 2 anos por isso eu mesmo que entre apos as 9,15 kevo smpre a sala as actividadaes começam as 9,30 eu chego sempre antes ads 9,30 mas ja me aconteçeu um dia chegar 5 minutos depois e estavam muito poucos meninos e comentei e disseram a chegam sempre mais tarde. Por isso apesra de regras são flexiveis.
                              Claro! Regras sim... estupidez é que não!


                              \"Bom mesmo é ir à luta, com determinação, abraçar a vida e viver com paixão, perder com classe e viver com ousadia, pois o triunfo pertence a quem mais se atreve.\"

                              \"Ter problemas na vida é inevitável; ser derrotado por eles é opcional\"

                              Comentar

                              slot_bottomleaderboard_post

                              Collapse
                              Working...
                              X