Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Creche ou casa dos avós?

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Creche ou casa dos avós?

    Eu tenho a oportunidade de deixar o meu bebe na casa dos meus pais ou de o pôr na creche

    Sempre ouvi dizer que a creche é importante por causa do contacto com outras crianças e com germes pra fortalecer o sistema imunitário, mas sinceramente fico dividida e dps também li este artigo que veio deitar muitas dessas ideias abaixo:

    http://www.paraquenaolhefalteoar.com..._id=309&secl=1

    É que não sei mesmo o que fazer...

  • #2
    Olá

    Eu não tive alternativa, os avós trabalhavam e viviam longe, se tivesse talvez as deixasse lá até terem cerca de 1 ano e só nessa altura é que pensava em pô-las na creche.
    Mas quer uma quer a outra são super saudáveis e raramente estão doentes, nunca tiveram asmas e a única bronquilite que a mais nova teve foi em casa antes de entrar na escola.

    Parece-me que a criança ter ou não ter asma depende de muitos factores
    Depois depende dos avós com que eles ficam, se saem, se os estimulam, se não os deixam fazer tudo o que eles querem e os põem à frente da televisão o dia todo.

    São decisões muito pessoais
    O facto é que conheço crianças que estão em casa, e independentemente de estarem mais ou menos desenvolvidas, não é por estarem em casa que não ficam doentes


    Bjks

    Comentar


    • #3
      Ora aqui vai o meu testemunho:

      1.º filhote (Rodrigo)
      - com 4 meses entra numa ama
      - com 11 meses entra no infantário e sai aos 5 anos e 9 meses
      - neste momento frequenta a pré e vai em setembro para o 1.º ano

      O meu filho só gatinhou aos 13 meses..só andou aos 15meses..começou a falar já depois dos 2 anos.. a comer é um pisco e esquisitinho, é uma criança muito social, mas com alguns problemas de autoestima

      2.ª filhota (Joana)
      - Aos 5 meses fica com os meus Pais e ainda lá ficará pelo menos até aos 3 anos!

      Começou a gatinhar 8 meses e aos 9,5 já andava ... falar não é com ela.. come lindamente,não recusa nada, é muito social, e adora "malhar" nos outros lol tem a mania que é autoritária!!!!

      Isto para te dizer que se soubesse o que sei hoje.. o Rodrigo tinha estado com os meus Pais pelo menos até aos 3 anos. A Joana tem uma ligação muito especial com os Avós.. sai .. vai ao pão..vai comprar o jornal..vai ver o rio.. é mimada.. ralhada quando deve ser..é tudo uma questão de bom senso!!
      A grande vantagem é que quando estão doentes.. ficam com uma enfermeira só para eles Lol com direito a todos os miminhos.. e os pais não precisam de faltar ao trabalho (que hoje em dia já se sabe como as coisas acontecem).

      Por isso a minha opinião é simples.. se tens hipotese deixa nos teus Pais e mais tarde pensas no colégio!!!

      Bjs

      Comentar


      • #4
        A minha opinião:
        Se os avós tiverem saúde, cabeça fresca, o infantário a um bébé de meses não faz falta nenhuma.
        As minhas desde os 5 meses que frequentam o infantário, hoje uma com 4 anos outra com 15 meses, e avó desempregada, continuam no infantário porque cuidar a tempo inteiro das crianças não é nada facil, sabemos bem disso, e "exigir" isso aos avós acho um pouco excessivo, mas também posso pensar assim porque nunca tive esse tipo de apoio e daí já resolver tudo por minha conta, ainda hoje em dia se as minhas filhas estão doentes, quem fica com elas sou eu, depois quando melhoram mas ainda estão a recuperar, podem ficar na avó, na vez de eu faltar tipo 3 dias, falto 1...ou na vez de 5 quando sao aquelas viroses fortes, fico 3...por ex...
        Mas têm aqueles mimos de vir mais cedo do infantario ou uma vez por semana em casa com a avó. Ainda agora nas ferias como o infantário fecha o mes de Agosto, elas estão com a avó 15 dias, e para mim, não é uma situaçao "ah ok vão para avó" é sempre complicado, nao por ela, mas talvez por mim, mas acho mesmo que é por não estar habituada.

        No teu caso se os avós puderem até aos 12/18 meses, nao era má ideia, depois frequentava entao a creche sempre com o mimo extra de um dia ou outro na semana ficar no mimo da vóvó...
        Quando digo, os avós puderem, é terem energia, é que uma coisa é passar lá o dia, outra coisa é ficarem aos cuidados, e os cuidados de um bébé não sao os mesmo de uma criança de 3 ou 4 anos!

        Comentar


        • #5
          Olha, é um ponto de vista interessante

          Nem sempre os avós têm capacidade física e mesmo psicológica para ficar com a responsabilidade de ter uma criança (e às vezes mais do que uma) a cargo o tempo inteiro.
          Nem todos têm conhecimentos e capacidade para estimular e apoiar uma criança
          Conheço alguns que nem querem, dizem que ficar com eles doentes ou as férias tudo bem, mas todos os dias nem pensar e outros casos em que levantaram imensos problemas com o casal porque as mães/sogras nem sempre cumprem ou concordam com o que as mães querem/indicam

          Por isso é que são escolhas muito particulares, que têm que ter em conta a criança, os avós e os pais

          Comentar


          • #6
            Pessoalmente, deixei de trabalhar para ficar com o meu filho até aos 3 anos. Dois meses antes dele entrar para o colégio nasceu a minha filha, pelo que agora fico com ela. Não temos familiares a menos de 500 km portanto a opção seria eu ou creche e babysitters. Não tive dúvidas e continuo plenamente certa da opção que fiz. Não sendo possível tomar esta opção, há que avaliar as alternativas. Se os avós estiverem dispostos a ficar e se tiverem genica e saúde, preferia mil vezes os avós mesmo que isso me obrigasse a engolir um sapo ou outro. Em relação às doenças, o meu filho adoeceu a 1ª vez na vida já depois dos 3 anos e cerca de um mês depois de começar a escola. Antes disso nem uma constipação, nem um pingo no nariz, nem uma febre sequer. Já ela não teve a mesma sorte porque apanhou algumas doenças do irmão.

            Comentar


            • #7
              Eu também tive essa dúvida e pus um post aqui sobre isso.
              A minha filha ficou até aos 18 meses em casa com avós e depois foi para a creche porque achei que seria o melhor para ela e não me arrependo nada, continuo a achar que foi uma boa decisão. Desenvolveu-se sempre bem mas notei que teve um grande desenvolvimento comportamental e na linguagem principalmente quando mudou de sala (para a sala dos 2 anos mesmo antes de os fazer). Passou a ter as rotinas mais certas, a dormir e a comer melhor. Fica sempre aquela dúvida, se seria igual se tivesse ficado em casa mas a verdade é que ela gosta muito da escola e dos coleguinhas embora os primeiros dias não tenham sido fáceis.
              Quanto a doenças, ficou tantas vezes doente quando estava em casa como na creche, aparte as doenças contagiosas, já apanhou a varicela mas por um lado, até é bom, já fica vacinada. :-)

              Basicamente, na minha opinião (e pela minha experiência) é que se puder ficar em casa pelo menoa até ao 12-18 meses melhor porque nessa altura eles precisam é que cuidem deles e de muita atenção, depois disso eles próprio já começam a interessar-se pelo mundo exterior, por explorar e principalmente, pelas outras crianças.

              Comentar


              • #8
                Ah, esqueci-me só de dar uma sugestão, caso te decidas em o põr na creche é que, se os avós tiverem essa possibilidade é de o irem buscar à creche mais cedo, assim sempre pode usufruir da companhia dos avós também.

                Comentar


                • #9
                  eu tenho uma menina de 9 e um menino de 3 anos, ambos ficaram com a avó até entrarem para o pré-escolar! o pekeno vai agora entrar em setembro para a escolinha! não me arrependo nada mesmo de ter tomado esta decisão! são crianças com montes de autoestima, sociais e muito mimadas! a mais velha nunca teve qualquer problema na escola e nunca foi menos desenvolvida por ter estado no mimo dos avós até aos 3 anos! cada cabeça sua sentença, a minha diz-me q infantário só quando n há outra solução!



                  Comentar


                  • #10
                    Eu também sou pela instituição avós. Mudei de casa quando o meu pai se disponibilizou a ficar com o meu filho mais velho (na altura a minha mãe ainda não estava reformada), e apesar de assim morar mais longe do trabalho, foi das decisões mais acertadas da minha vida. Os dois crescidos ficaram com os avós até aos 3 anos, altura em que foram para o pré-escolar, e assim será também com a bebé. Os avós vão buscar os crescidos para almoçar, levam-nos novamente e vão buscá-los às 15h, quando termina a componente lectiva. Graças à instituição avós, temos uma qualidade de vida fantástica, eu e os meus filhotes: eles pela atenção diferenciada que têm, pelas complicações de saúde que nunca tiveram, pelo colo, mimo e ralhete na hora certa, pelas idas às compras, ao parque, à biblioteca, ao jardim,... e eu porque não tenho que me preocupar em faltar quando estão doentes, ou em ir buscar a correr porque ficaram com febre... Todas as mães deviam ter esta oportunidade, todos os netos deviam ter esta oportunidade!
                    http://tantasprofissoes.blogspot.com/

                    Comentar

                    slot_bottomleaderboard_post

                    Collapse
                    Working...
                    X