Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Notas na creche

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Notas na creche

    Ontem quando fui buscar o meu filhote à creche a educadora deu-me um envelopes com as notas dele. Não estava à espera porque ele ainda anda na creche e ainda nem 3 anos tem...mas até achei muito útil porque assim é uma forma de nós sabermos em que áreas é que eles tem mais dificuldades. Quando cheguei a casa e fui ver as notas eram uma grelha com varios itens onde elas punham cruzes a dizer se tinha sido "adquirido", "emergente" ou "não adquirido"...em geral concordei com tudo, mesmo com os "não adquirido"...ou com quase todos. Houve 3 itens que me deixaram preocupada: "demonstra capacidade de resolver problemas nas actividades diarias-nao adquirido, explora situações e objectos novos-não adquirido, revela interesse em observar/experimentar/saber-não adquirido"... Bolas! Alguem sabe em que é que elas se baseiam para fazer estas avaliações? Serão alguns testes especificos ou simplesmente resultam da observação do dia a dia? Bolas...até aqui quando eu perguntava como ele estava sempre me diziam que estava muito bem e que fazia bem os trabalhinhos...não percebo...sao os 3 itens mais importantes de toda a avaliação e ele chumbou a todos?!?! Desculpem o testamento mas não percebo mesmo!!! Como são as notas dos vossos filhos na creche? Em casa ele é super interessado em tudo e quer saber o que é e como tudo funciona...sera que na creche ele é diferente?

  • #2
    Olá

    eu tenho uma menina de 4 e um rapaz de 18 meses e tambem recebi os relatórios deles na escola.
    Lá fizeram da seguinte maneira: no inciio do ano tivemos uma reuniao com as educadoras e fizemos o mesmo relatório onde eu indiquei o que achava que eles tinhama dquirido ou não, em alguns pontos era óbvio que eles tinham adquirido pois era próprio para a idade.

    Agora no fim do ano elas actualizaram esse relatório com a evolução deles e a meio do ano já tinham feito isso. Mostraram nos e nós tiramos as nossas duvidas, haviam dois pontos que eu achava que a minha filhota já tinha adquirido em casa e a educadora disse me que em conjunto com os outros meninos ela não mostrava que estivesse plenamnete adquirido por isso não colocou a "nota máxima".

    Se estivesse no teu lugar levava esse relatório de notas ás educadoras sentava me com elas e perguntava o que elas esperam em cada ponto, pois foi isso que elas me disseram no inicio do ano. E vais ver que pode existir um ponto ou outro que ele pode não ter feito e elas acharam que para o próximo ano já vai fazer.


    (espero nao ter confundido mais!!)





    Comentar


    • #3
      Olá,

      Na escola do meu filhote a avaliação não é nesse formato de grelha mas sim em relatório descritivo (por mim preferia a grelha), mas o relatório é sempre entregue, e explicado, numa reunião que a educadora faz com cada mãe/pai. Acho que deves pedir uma reunião com a educadora, tal como a Susana referiu. A educadora saberá explicar o porquê de ter assinalado esses não-adquirido, mas se fosse algo importante/grave ela teria de ter avisado durante o ano. De certeza que ela tem um horário de atendimento aos pais.
      Quanto à diferença de comportamentos, casa-escola, com o meu filho acontece isso. Em casa (e mesmo com familiares e amigos) é um tagarela, espevitado, argumentativo, reguila. Na escola é um anjinho obdiente, e pouco fala. Faz-me muita confusão isto. O caso do teu menino pode ser parecido, e os "não-adquiridos" serem timidez.

      Se sempre falares com a educadora, depois vem cá contar.

      Comentar


      • #4
        Olá a todas!
        Hoje quando o fui buscar já falei com as educadoras. Elas disseram que ele era um miúdo optimo e que estas avaliações baseiam-se em observações feitas num só dia e que nesse dia ele podia nao estar bem disposto e não fazer as coisas que elas pediam mas para não me preocupar porque não ha razao para isso porque comparando com os outros miudos ele esta bem. Fiquei mais tranquila!

        Comentar


        • #5
          Observações num só dia? Então qual é a fiabilidade disso?! Não é suposto haver registo mais prolongados no tempo?

          Comentar


          • #6
            Na escolinha da minha filhota as notas não são entregues num envelope para ver em casa...há sempre uma reunião com a educadora.Nessa reunião são esclarecidas todas as duvidas de ambas as partes.Até a educadora caba por também conhecer outras facetas das crianças.
            Realmente não acho nada bom as notas serem fruto da avaliação de um ínico dia, até parece que durante o ano não foram convivendo e conhecendo as crianças...sim pq quando ela estava a escrever as notas não se apercebeu que aquilo não era a realidade ??
            http://lilypie.com/pic/080730/KodX.jpg[/img][/url]




            Beijinhos

            Comentar


            • #7
              Concordo. As avaliações são e sempre serao uma grande injustiça. Por isso é que para mim valem o que valem...ou seja, muito pouco, principalmente quando se trata de crianças de 2 anos. Importa-me muito mais as conversas diarias com as educadoras quando o ía buscar, aí sim. Agora o papel...para mim era escusado... Pergunto-me se haverá alguma criança de 2 anos normal que não "explore situações e objectos novos". Enfim... Adoro a creche e principalmente as educadoras e todos estes 2 anos correram lindamente por isso não quis armar barraca por causa disto mas sinceramente...
              Beijinhos para todas!

              Comentar


              • #8
                Olá a todas!

                No Colégio do meu sobrinho, enquanto esteve na Creche, entregam um registo das competências que ele adquiriu. Estas grelhas são exigidas pela Segurança Social que inclusivamente têm um exemplo muito específico do que observar. De qualquer forma, a educadora entregou este registo ao meu irmão e à minha cunhada e explicou as actividades que ele fazia e as competências que ela achava que estariam a ser trabalhadas. Agora no Jardim, entregam uma avaliação também por grelha, mas com observações mais qualitativas sobre o que a educadora vai observando.
                As creches legalizadas têm mesmo de utilizar essas grelhas, ainda que eu ache que a reunião é fundamental.

                Beijinhos

                Comentar

                slot_bottomleaderboard_post

                Collapse
                Working...
                X