Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Creche - criança expulsa

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Creche - criança expulsa

    Olá Mamãs,

    venho expôr e alertar para uma situação desagradável mas que me parece estar a começar a suceder mais usualmente do que há uns anos. Tive 1 bebé no Jardim de Infância Creche e Aparece em Lisboa de 2012 a 2014. Em 2012 (bebé de 12 meses), tive problemas numa das salas e como a bebé estava constantemente doente, aparentemente com alergias, acabei por a tirar após 2 meses de frequência e mantê-la em casa com 1 ama durante cerca de 9 meses.

    Voltou à mesma creche em 2013, já com 24 meses, mais robusta. Tudo correu bem, a educadora era óptima. No entanto, em Março tivemos alguns problemas - a minha filha praticamente não falava na escola. Como em casa era o oposto, dialogámos com a equipa e com a Directora PEdagógica e as coisas melhoraram e nós começámos a seguir a situação com mais cuidado. Em Maio a minha filha que é uma palradora nas brincadeiras de casa disse-me que alguém na escola lhe tinha dado uma palmada no rabo. Sendo uma bebé pequena, tentei perceber se seria verdade e quer comigo quer com o meu marido: não havia margem para dúvida, pela maneira como a bebé usualmente falava.

    O adulto em questão não fazia parte da equipa técnica da sala. Na verdade apoiava rotativamente as salas e a cozinha. No entanto, em Março detectámos que esse apoio (possivelmente por falta de pessoal) estava a ser maior.

    Assim, não tendo qualquer prova, falámos com a Direcção. A primeira resposta foi nula. Depois de alguma insistência nossa, vieram dizer que haveria confusão, etc. Com mais insistência nossa sobre eventais medidas a tomar, como evitar que qualquer criança ficasse sozinha com a pessoa em questão, conseguimos com algum esforço assegurar que tal iria suceder. Mas começámos a falar com outros pais e apercebemo-nos de que haveria falta de pessoal e portanto, as salas estavam a ser apoiadas por pessoal que tecnicamente tinha o "canudo" (ajudantes) mas não era devidamente qualificado.

    Depois de ponderar e tendo já inscrito a nossa filha para 2016 na mesma escola, optámos por a retirar (em Julho) do estabelecimento em questão por não conseguirmos confiar num estabelecimento que não tem medidas para averiguar se um adulto bate ou não nas crianças - imaginem se fosse outro abuso ainda pior! Saliento que já tínhamos inclusivé inscrito a bebé para o px ano - isto foi uma surpresa total.

    Assim, tratámos de notificar a escola com o devido tempo (1 Mẽs). No início de Junho, ao ir buscar um dia a minha filha, apercebi-me (até porque a bebé fala) que seria a mesma pessoa que estaria com as crianças na sala. Voltámos a enviar e-mail à Direcção. Para nossa surpresa, um dia ao levar a bebé à escola, ao ver o e-mail depois de questionarmos a Direcção sobre vários aspectos, e estando uma reunião de pais a aproximar-se, a Direcção tinha-nos enviado um e-mail expulsando a criança por "quebra dos laços de confiança". Tendo já deixado a criança na sala tentámos ainda dialogar, impossível.

    Assim, fomos obrigados a retirar a bebé da escola às 10h da manhã, sem poder fornecer qualquer explicação à mesma. Apenas lhe tive de dizer que ia de férias e dar um abraço à equipa da sala.

    Evidentemente, estamos a tratar das questões legais associadas ao prejuízo que esta situação criou à bebé e a nós. Mas é importante denunciar estas situações e fazer queixa deste tipo de situações que a nosso ver estão a ser, infelizmente, cada vez mais recorrentes...


  • #2
    Olá RPG, infelizmente isto é mais frequente do que se julga. Recentemente também me aconteceu uma coisa similar. O extrenato onde andava expulsou a criança vitima e protegeu duas que faziam bullying uma por ser filha da melhor amiga da diretora, a outra porque é a filha da única fornecedora das fardas obrigatórias. O meu caso foi o Externato o Nicho, no estoril, do qual obviamente já fiz queixa ao ministério da educação.

    É muito importante denunciar estas situações, porque as escolas não podem ficar impunes nos danos que causam às crianças.

    Comentar

    slot_bottomleaderboard_post

    Collapse
    Working...
    X