Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Infantario Particular ou Publico???

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Infantario Particular ou Publico???

    ola a todas....a minha filha vai iniciar a etapa dela em setembro de entrar para o infantario e estou com duvidas sobre o que fazer???

    por um lado um colegio todo xpto com fardinha bonitinha a pagar 270€, crianças de classe media, media alta....por outro os infantarios publicos, com instalações tambem aceitaveis, a pagar pouquinho, mas ambiente pouco seleccionado, ou seja, todo o tipo de classes sociais....qual sera melhor???proteger os nossos filhos ou deixar que eles se habituel desde cedo a conviver com tudo e todos????



    pensem e ajudem-me....









  • #2
    RE: Infantario Particular ou Publico???

    Olá.

    Acho que a escolha do infantário não deve ser pelas classes sociais presentes ou não no infantário, mas sim as pessoas que vão cuidar delas.

    As crianças serão sempre crianças e mais ou menos polidas conseguem criar laços umas com as outras independentemente da sua classe social.

    Com quem te deves preocupar é com as educadoras, as auxiliares e com o "espírito" da escolinha. Se são adeptos ou não de diversas actividades extra, se proporcionam ou não diferentes experiências, ou se passam os dias todos iguais, sempre na mesma rotina.

    Beijinhos e boa sorte



    Filhos, nunca vos esquecerei.
    O vosso coração parou, mas o meu bate forte por vós, todos os dias.
    Amo-vos para sempre!

    Comentar


    • #3
      RE: Infantario Particular ou Publico???

      Valongo (18-01-2010)ola a todas....a minha filha vai iniciar a etapa dela em setembro de entrar para o infantario e estou com duvidas sobre o que fazer???



      por um lado um colegio todo xpto com fardinha bonitinha a pagar 270€, crianças de classe media, media alta....por outro os infantarios publicos, com instalações tambem aceitaveis, a pagar pouquinho, mas ambiente pouco seleccionado, ou seja, todo o tipo de classes sociais....qual sera melhor???proteger os nossos filhos ou deixar que eles se habituel desde cedo a conviver com tudo e todos????



      pensem e ajudem-me....


      E qual é o problema de uma criança frequentar um infantário com crianças de todas as classes sociais? O que te deveria preocupar, de facto, deveria ser o projecto educativo do infantário, a relação que educadoras/auxiliares mantêm com as crianças, a segurança, a higiene... Isso, sim, deveriam ser as tuas primeiras preocupações!



      Altas mensalidades não são sinónimo de qualidade e vice-versa.
      Beijinhos,

      Sofia



      Dá-lhes Cor! Blog com materiais para artesanato

      Comentar


      • #4
        RE: Infantario Particular ou Publico???

        Olá mamã



        Acho que a escolha do Jardim de Infância (público ou privado) deve depender de diversos factores.

        Para mim é muito importante diversos factores como o preço, as pessoas que o gerem, as professoras, educadoras, o número de crianças por sala e as pessoas afectas a cada sala, a localização, assim como os horários de funcionamente, passando pelas instalações, salas, wc´s, refeitório, ginásio, espaço exterior.

        Acho que tem de se pesar muito os prós e os contras e claro que a parte monetária influencia e muito, mas por vezes não podemos só olhar para o dinheiro.

        Por opção coloquei os meus dois filhos no privado, tudo porque em temos de horários não tinha disponibilidade para os ter no estatal, pois não tinha ninguém disponível para os ir buscar.
        Beijinhos

        Cláudia

        Comentar


        • #5
          RE: Infantario Particular ou Publico???

          Bigadinha pelas respostas de todas....como sabem nos queremos o melhor para os nossos filhos e por eles fazemos tudo!claro que um colegio particular tem vantagens e desvantagens assim como o publico...O publico faz me confusao por ter crianças vindas de bairros que sao mais agressivas, etc...nem todas, mas algumas nao é???

          A diferença de preços é brutal....nao ha duvidas, as Educadoras ha boas profissionais em ambos os lados....não sei....mas o certo é que mesmo as pessoas que falam bem dos colegios publicos acabam sempre por optar pelo particular e o publico fica so para os mais desfavorecidos...



          bjinho








          Comentar


          • #6
            RE: Infantario Particular ou Publico???

            Olá

            Desculpa lá mas tem uma visão um bocado deturpada das coisas. Como já te disseram deves ter em consideração o projecto educativo e as educadoras, o ambiente, o nº de crianças ,.... e claro o dinheiro que podes pagar. È evidente que na maioria das vezes os privados têm melhores instalações mas muitas vezes é só isso mesmo. Eu que até ao 9º ano andei em colégios privados te garanto que só em ultimo caso a minha filha iria para um.

            Bjs

            Comentar


            • #7
              RE: Infantario Particular ou Publico???

              tenho visao deturpada????eu????olha por acaso estas a falar com uma Educadora de Infancia...mas ok, nao é por ser Educadora que sou mais ou menos que os outros...sou é experiente na área, embora agora nao exerça, mas penso que as pessoas sao um pouco "liricas" a dar opinioes e não sao 100% sinceras....se os infantarios estatais sao assim tao bons entao porque é que os Pais com possibilidades colocam os filhos num colegio a pagar 300, 400 e 500€????se o nosso Estado oferece escolas estatais porque nao gastar esses 500€ noutra coisa????

              e eu quando estou a pedir opiniao estou a falar de infantarios bons, nao sou tolinha!








              Comentar


              • #8
                RE: Infantario Particular ou Publico???

                e ja agora Paula, podes dar a tua experiencoa em colegios particulares??talvez ajude muito...



                bigada








                Comentar


                • #9
                  RE: Infantario Particular ou Publico???

                  A maioria dos pais acaba por optar por particulares porque é muito difícil arranjar vaga no público. Além disso os horários alargados só há pouco tempo é que são uma realidade e por isso quem não tivesse apoio (avós vizinhos etc etc) acabava por não poder colocar as crianças no público. Isso de crianças agressivas existe tanto no público como no privado, o que importa é que os profissionais que as rodeiam saibam como lidar com o problema. Dou-te o meu exemplo. O meu filho o ano passado andava num privado (muito conceituado, todo xpto e com pais super benzocas) e tirei-o porque esse para mim não era o melhor ambiente. Crianças muito agressivas, super mimadas e uma educadora ausente fizeram com que eu o tiresse de lá e optasse por uma IPSS óptima onde existem meninos de todas as etnias e estratos sociais e garanto-te que está muito melhor. Não foi para o público pq não teve vaga mas no 1º ano irá certamente. Não te deixes levar por preconceitos e vai à escola do agrupameto que pretendes. Fala com a educadora, vê qual o projecto pedagógico e escolhe conforme a tua consciência te ditar. Há óptimos colégios e óptimas escolas públicas.

                  Bja

                  Rita

                  Comentar


                  • #10
                    RE: Infantario Particular ou Publico???

                    Olá Gorgulha...



                    adorei a tua opinião ,acredita que me ilucidou bastante...

                    Peço desculpa pelas minhas incertezas e confusões mas sou mãe de primeira viagem...Quero o melhor para a minha filha, o problema é não saber onde está o melhor!!!








                    Comentar


                    • #11
                      RE: Infantario Particular ou Publico???

                      Olá

                      Ninguém lhe chamou tolinha, até porque não considero que o seja. Mas acho que tem sim uma visão deturpada das coisas. Se é educadora de infância deve saber que todas as crianças são diferentes e não é por serem de um "estrato social mais baixo" que vão ser uns "gandulos". Como já aqui disseram muitos pais acabam por colocar as crianças no privado porque a rede pública é quase inexistente e nas que existem muitas vezes os horários de funcionamento não são compatíveis com os horários de trabalho. Restam então as IPSS ( onde tenho a minha filha, não consegui vaga no público) e o privado.

                      Acima de tudo deve-se tentar conheçer o melhor possível a escola, os professores, o projecto educativo e a relação entre as crianças e os seus professores. Escolas que promovam a superioridade de uns em relação a outros são para esqueçer.

                      Bjs

                      Comentar


                      • #12
                        RE: Infantario Particular ou Publico???

                        Valongo (18-01-2010)O publico faz me confusao por ter crianças vindas de bairros que sao mais agressivas, etc...nem todas, mas algumas nao é???
                        Crianças mais agressivas que outras há em todo o lado.

                        O facto de se associar público a classes mais desfavorecidas, logo a violência, etc é uma ideia pré-concebida.

                        Perto do sítio onde cresci há um colégio privado muito conceituado e os alunos a partir de determinada idade íam nos autocarros normais para casa e olha que não eram diferentes dos miúdos que andavam nas escolas públicas da zona, a diferença é que dizíam palavrões em inglês...
                        Susana e Afonso (14/09/2004)
                        Nobody is perfect!!!
                        I'm nobody.

                        Comentar


                        • #13
                          RE: Infantario Particular ou Publico???

                          Olá Valongo;



                          Também eu me coloco essa dúvida . Público ou privado ?



                          O melhor é fazer uma lista; ambos tem pontos positivos e negativos. Mas atenção, nada melhor do que conhecer as escolas em questão e se calhar falar com alguns pais e professoras...



                          Acho que os estabelecimento devem ser avaliados em termos de :



                          - Projecto educativo

                          - As professoras/educadoras

                          - Instalações ( novas, velhas, decadentes.....)

                          - Distancia de casa ( um dia eles virão pelos seus meios...) e rede transportes

                          - Horarios ( para mim esta é a grande limitação dos publicos, fecham em Agosto e abrem quase na 2ª semana de setembro)

                          - Periodo de funcionamento: Abrir ás 08h00 e fechar ás 19h00 é diferente de abrir ás 08h30 e fechar ás 18h30 ( a menos que se seja funcionario público)

                          - As escolas publicas com "boa fama", são como as privadas, é dificil lá entrar.

                          - Tipo de frequencia e já percebi que este item levantou algumas questões atrás.



                          Uma escola com muitos "rufias" não serve, e estes podem estar entre as classes baixas ou altas, por exemplo o problema das drogas é transversal a toda a sociedade, mas sabemos que entre as classes de posses muito reduzidas é muita mais fácil surgirem comportamentos problematicos.



                          Tenho ideia que o ensino publico há uns anos era melhor, agora não sei. Parece me que numa sala de 25 alunos é o(s) aluno(s) mais atrasados em termos de apredizagem que "puxam a carroça" e isso é mau para os outros. E já sabemos que nas classes mais baixas em termos de posses é mais dificil pagar a explicadores, a desmotivação é maior...enfim realidades tristes, mas existem e que se verificam mais no ensino publico.



                          Mas como tinha dito o conhecimento das escolas em questão é fundamental.



                          Eu estou a pensar por o meu filho numa publica, daquelas que tem "boa fama" , mas não sei se consigo vaga e os avós vão ter de ir busca-los mtas vezes e ficar com ele nas férias.



                          Sei que não é uma resposta à tua questão, mas talvez ajude a tomar decisões.



                          Felicidades


                          Comentar


                          • #14
                            RE: Infantario Particular ou Publico???

                            MMM73 (26-01-2010)(...)

                            - Periodo de funcionamento: Abrir ás 08h00 e fechar ás 19h00 é diferente de abrir ás 08h30 e fechar ás 18h30 ( a menos que se seja funcionario público)

                            (...)


                            Porquê?

                            Só a privada é que tem horários alargados, é isso?
                            Susana e Afonso (14/09/2004)
                            Nobody is perfect!!!
                            I'm nobody.

                            Comentar


                            • #15
                              RE: Infantario Particular ou Publico???

                              spal (26-01-2010)
                              MMM73 (26-01-2010)(...)



                              - Periodo de funcionamento: Abrir ás 08h00 e fechar ás 19h00 é diferente de abrir ás 08h30 e fechar ás 18h30 ( a menos que se seja funcionario público)



                              (...)








                              Porquê?



                              Só a privada é que tem horários alargados, é isso?

                              Comentar

                              slot_bottomleaderboard_post

                              Collapse
                              Working...
                              X