Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Opinião sobre Escolas no Porto (2º Ciclo)

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Opinião sobre Escolas no Porto (2º Ciclo)

    Boa noite,



    Gostaria de saber opiniões sobre as seguintes escolas: Francisco Torrinha, Clara Resende ou Manuel Oliveira, nomeadamente, quanto à qualidade de ensino, instalações, professores, alunos, etc?



    Qual destas escolas aconselham e porquê?



    Será possivel darem-me uma ajuda?



    Obrigada.



  • #2
    RE: Opinião sobre Escolas no Porto (2º Ciclo)

    Manuel de Oliveira não conheço. Torrinha já foi melhor, com a entrada desta escola no agrupamento de Aldoar, muitas crianças da zona de Aldoar foram para lá, nomeadamente moradores de bairros e outras de etnia cigana. Não que eu tenha preconceito com nenhum destes grupos, mas foi notória a diferença no ambiente e consequente aproveitamente escolar.

    O Clara de Resende mantém o padrão de sempre: bom ambiente, bons professores, rigor e bons resultados. O facto de ser uma escola relativamente pequena em relação a liceus congéneres também ajuda. Andei lá entre 1989 e 1991 e pelo que sei de familiares que têm lá os filhos agora e uma amiga que é lá professora, tudo mantém-se.

    Comentar


    • #3
      RE: Opinião sobre Escolas no Porto (2º Ciclo)

      Rosana, muito Obrigada pela resposta.



      Eu sou da área da residência do Clara Resende (Ramalde), no entanto, já contactei a escola onde me disseram que é muito dificil (praticamente impossivel) conseguir entrar, devido à grande procura existente.



      Tenho preferência efectivamente por esta escola, dada a proximidade de casa e a qualidade da escola, mas não me é garantida a entrada!!!



      O que me foi informado na escola é o seguinte, primeiramente têm que assegurar vagas para os alunos do mesmo agrupamento, de seguida quem tem irmão a frequentar a escola e por último os alunos da área da residência.



      Inclusivé falei com a DREN onde me confirmaram esta informação.



      Perante este cenário não está fácil.


      Comentar


      • #4
        RE: Opinião sobre Escolas no Porto (2º Ciclo)

        Olá



        Não conheço a realidade actual mas andei no torrinha (5º ao 9º) e no clara (10º a 12º).



        na altura o torrinha assemelhava-se quase a um privado, ensino de qualidade, bom ambiente, tudo bem organizado, os alunso eram uase todos de classe media/alta.



        clara - igual, bons professores, bom ambiente, muito rigor



        em ambas as instalações na altura, eram um pouco antigas mas muito bem conservadas, agora não sei


        Comentar


        • #5
          RE: Opinião sobre Escolas no Porto (2º Ciclo)

          Olá MSSR,



          Em que ano andou no Clara, se não é indiscrição?



          Obrigada.


          Comentar


          • #6
            RE: Opinião sobre Escolas no Porto (2º Ciclo)

            Ola

            andei nos anos 93/94 - 94/95 - 95/96

            Comentar


            • #7
              RE: Opinião sobre Escolas no Porto (2º Ciclo)

              Caribeiro (16-04-2010)

              Eu sou da área da residência do Clara Resende (Ramalde

              O que me foi informado na escola é o seguinte, primeiramente têm que assegurar vagas para os alunos do mesmo agrupamento


              Mas então se você mora na área do Clara, faz certamente parte do agrupamento escolar, ou não?

              Comentar


              • #8
                RE: Opinião sobre Escolas no Porto (2º Ciclo)

                Olá,



                O meu sobrinho anda no Colégio Primeiros Passos e o agrupamento a que pertence é do Gomes Teixeira, no entanto, não tenho boas referências desta escola .



                Por este motivo é que a entrada no Clara se torna mais complicada, devido aos critérios de selecção que eles impõe.



                Tudo depende das vagas que existirem este ano.



                Obrigada.

                Comentar


                • #9
                  RE: Opinião sobre Escolas no Porto (2º Ciclo)

                  Olá,



                  Há uma outra opção, uma escola recentemente remodelada: o Rodrigues de Freitas, que há dois anos passou a receber alunos do 5.º ano, sei de uma colega de trabalho que pôs lá o filho a meio do 1.ª período (antes andava no Grande Colégio Universal) e está muito satisfeita, até o considera melhor que o colégio. O miúdo dela adora a escola, até integra o grupo de Futsal Infantil.



                  No site da escola encontrei este email; esrf.ce@netcabo.pt ,que poderás usar para pedir mais informações.



                  Boa sorte

                  Comentar


                  • #10
                    RE: Opinião sobre Escolas no Porto (2º Ciclo)

                    Boa tarde DSCA,



                    Sei qual é a escola Rodrigues de Freitas, fica em Cedofeita, tem bom aspecto da parte exterior . Já me falaram bem dessa escola.



                    Mas já agora, vou averiguar melhor esta hipostese.´



                    Obrigada pela opinião.

                    Comentar


                    • #11
                      RE: Opinião sobre Escolas no Porto (2º Ciclo)



                      Aproveito para perguntar também se alguém conhece a escola Gomes Teixeira na Praça da Galiza?!



                      Envio o link da escola:







                      Já agora aproveito e envio o site da inspecção geral de educação, onde tem a avaliação de diversas escolas de várias zonas do pais, penso que é muito útil.







                      Obrigada

                      Comentar


                      • #12
                        RE: Opinião sobre Escolas no Porto (2º Ciclo)

                        Olá mais uma vez, sobre o Gomes Teixeira,





                        Para uma menino que vem de um ambiente seleccionado e, presumo, bastante tranquilo, passar para uma escola tipo Gomes Teixeira sentirá certamente diferenças.



                        Não me parece uma escola violenta, mas há ali alguns miúdos mauzinhos para os colegas... é também uma escola bastante envelhecida.



                        Não seria das minhas primeiras opções.


                        Comentar


                        • #13
                          RE: Opinião sobre Escolas no Porto (2º Ciclo)

                          Boa noite DCSA,



                          Entre as escolas Clara Resende, Francisco Torrinha, Manoel Oliveira ou Rodrigues Freitas qual optaria ou lhe parece a melhor?



                          Envio os sites das escolas:



                          - http://www.clararesende.pt/

                          - http://www.eb23-francisco-torrinha.rcts.pt/

                          - http://www.eb23-aldoar.rcts.pt/



                          Obrigada.

                          Comentar


                          • #14
                            RE: Opinião sobre Escolas no Porto (2º Ciclo)

                            Olá mais uma vez,



                            começo por referir as escola dos meus filhos, os dois mais novos estudam na EB1 de Costa Cabral, o mais velho na Aurélia de Sousa (8.º ano). Moro em Paranhos.



                            Se morasse na zona da Boavista, ao nível do 2.º ciclo optaria, por ordem decrescente:





                            1.ª) Clara de Resende



                            Pontos positivos:



                            - Segurança;

                            - Ambiente familiar;

                            - Tradição;

                            - Resultados Escolares, no site da escola tem um link para as notas dos alunos, http://agcresende-m.ccems.pt/course/view.php?id=170 (entrar como visitante);

                            - Associação de Pais interventiva;





                            2.ª) Rodrigues de Freitas:



                            Pontos positivos:

                            - Turmas do 2.º ciclo estudam no turno da manhã - ver aqui: http://esrf.dyndns.org/portal2008/index.php ;

                            - Parece-me segura;

                            - Zona da cidade tranquila;

                            - Boas Instalações - Fotos: http://picasaweb.google.com/etc.jornal

                            - Dinamismo (clubes, projectos, etc.) - ver jornal escolar: http://etc-jornal.blogspot.com/ e Biblioteca: http://bibjcortesao.blogspot.com/





                            A Francisco Torrinha não sei como funciona e a Manoel Oliveira conheço muito mal. Nesta última sei que fazem turmas onde misturam alunos muito bons com alunos muito fracos, o que na minha opinião dá péssimos resultados.




                            Comentar


                            • #15
                              RE: Opinião sobre Escolas no Porto (2º Ciclo)



                              Olá DCSA,



                              Relativamente ao Clara Resende, foi-me informado que não há dinamismo, ao nivel de projectos, visitas de estudo, etc?



                              Confirma-me este facto?



                              Obrigada.

                              Comentar

                              slot_bottomleaderboard_post

                              Collapse
                              Working...
                              X