Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Opinião sobre Escolas no Porto (2º Ciclo)

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • #16
    RE: Opinião sobre Escolas no Porto (2º Ciclo)



    Boa tarde,



    Disseram-me que em Junho irá sair o novo despacho de 2010, relativamente às matriculas e ao preenchimento das vagas nas escolas publicas, irá mudar, ou seja, irão dar prioridade as matriculas da área de residência.

    Sabem de alguma coisa?





    O Despacho nº 13170/2009 menciona o seguinte:



    "3.5 — Nos ensinos básico e secundário recorrente, as vagas existentes em cada agrupamento de escolas ou escola não agrupada para matrícula ou renovação de matrícula são preenchidas dando -se prioridade, sucessivamente, aos alunos com necessidades educativas especiais de carácter permanente, à maior proximidade geográfica da respectiva residência ou local de actividade profissional, sem prejuízo da aplicação complementar de outros critérios estabelecidos pelo agrupamento de escolas ou escola não agrupada."



    Envio o link:







    Obrigada

    Comentar


    • #17
      RE: Opinião sobre Escolas no Porto (2º Ciclo)

      Olá,



      Sobre o desenvolvimento de projectos na Clara de Resende, não tenho muitas informações, mas não me parece ser um aspecto em que se destaque.

      Mas provavelmente quem lá coloca os filhos não valorizará muito este aspecto.





      Sobre o despacho de matrículas, mesmo que sejam alteradas as regras de admissão, na Clara continuará a ser difícil entrar, isto porque tem cerca de 100 alunos no 4.º ano na Escola João de Deus (que integra o agrupamento), é que nunca poderão ser ultrapassados. No 5.º ano a Clara abre 4 turmas de 28 alunos, o que totaliza 112 vagas.










      Comentar


      • #18
        RE: Opinião sobre Escolas no Porto (2º Ciclo)

        Olá boa tarde,



        Venho dar a minha opinião sobre a Escola Básica e Secundária Rodrigues de Freitas (antigo Liceu D. Manuel II, perto da Igreja de Cedofeita e do Hospital Maria Pia).

        Estudei neste liceu à cerca de 20 anos, mas devido à classificação desta escola nos Rankings não será muito diferente: Ranking 2009 Secundário (escolas c/ mais de 100 exame): 332º lugar de 504 - Média escola: 13,09 - Média exames: 9,98 / Ranking 2009 Ensino Básico (todas as escolas): 862º lugar de 1299 - Média de exames: 2,84.

        O meu medo das escolas públicas resulta de dois dos anos que passei nela.

        Estudei neste liceu do 7º ao 12º ano. Quanto aos professores apanhei de tudo, alguns muito bons ("da velha guarda", estarão já reformados), outros que de professores não tinham nada. Mas na maioria foram bons. Quanto ao ambiente tinha os dois extremos, nas aulas de manhã o ambiente era bom, nas aulas de tarde era um “ambiente de cortar à faca”. No 7º e no 9º ano tive o azar de ficar nas turmas da tarde, os professores eram bem piores que os da manhã e o ambiente era péssimo. Havia zonas na escola que eram de evitar tal era o cheiro a droga. Fumava-se charros à descarada, a compra e venda de droga (das mais básicas às drogas duras) eram normais, ver seringas e alunos a injectarem-se era quase diário, ninguém fazia nada, tinham medo dos passadores (um auxiliar uma vez meteu-se onde não devia e foi passar uns dias ao hospital). Perdi um amigo devido à toxicodependência e a “amiga” foi-lhe apresentada neste liceu.

        Para não falar dos insultos com que alguns brindavam os professores dentro e fora das aulas....

        Informe-se bem de como está agora esta escola.

        Comentar


        • #19
          RE: Opinião sobre Escolas no Porto (2º Ciclo)

          Olá, sobre o Rodrigues,



          Está diferente para melhor.



          Já não há as turmas da manhã e as da tarde. Alguns anos são de manhã (5.º, 6.º, 9.º, 11.º e 12.º anos) outros de tarde.

          A actual directora veio de fora, não pertence ao quadro da escola.



          Posso garantir, uma colega tem lá o filho, as turmas no 5.º ano/6.º ano tem bons resultados.



          Quantos aos actuais professores do Rodrigues, comparando-os com os do meu filho, que anda na Aurélia, em nada lhes ficam atrás.



          O que mais marca a diferença numa escola, seja pública ou privada, é a qualidade da Direcção. Se repararmos acontece o mesmo nas empresas onde trabalhamos, quanto melhor for a gestão, melhor é o desempenho dos funcionários.



          Quanto ao ranking é decidido por 2 factores:



          - Qualidade média dos alunos à entrada. Se no 10.º ano entram alguns muito bons, alguns bons e alguns médios/fracos, claro que a média à saída não pode ser elevada, se só entram bons e muito bons (por exemplo alunos com notas acima 4 no 9.º ano) a média à saída será mais elevada.



          - Política de admissão de alunos a exame: se a escola der aos alunos mais fracos (os de 10 e 11 valores) a possibilidade de irem a exame isso reflectir-se-à nas médias de exame.



          O meu filho está na Aurélia, porque foi para lá que seguirem a maioria dos colegas que andam com ele desde a primária, podia ter ido para a Filipa, para o Carolina ou para o Rodrigues... não me oporia.





          O melhor mesmo é informarmo-nos junto das escolas, visitá-las e decidir o que nos parecer melhor.





          Boa noite.




          Comentar


          • #20
            RE: Opinião sobre Escolas no Porto (2º Ciclo)



            Bom dia,



            Sobre a Garcia da Orta, sabem se tem 5º ano? O que têm a informar sobre esta escola?







            Obrigada.

            Comentar


            • #21
              RE: Opinião sobre Escolas no Porto (2º Ciclo)

              Só a partir do 7.º ano.

              Comentar


              • #22
                RE: Opinião sobre Escolas no Porto (2º Ciclo)

                Olá!!!



                Soube que a escola Fontes Pereira de Melo, tem 5º ano desde o ano passado.



                Alguém me sabe dizer como está a escola neste momento, em termos de qualidade de ensino, alunos, instalações, etc?



                Echler Solomon Feng Portfolio Management - Trust the management of your wealth and financial well-being to a company you can depend on




                Agradeço a vossa opinião.


                Comentar


                • #23
                  RE: Opinião sobre Escolas no Porto (2º Ciclo)

                  Caribeiro (24-05-2010)Olá!!!







                  Soube que a escola Fontes Pereira de Melo, tem 5º ano desde o ano passado.







                  Alguém me sabe dizer como está a escola neste momento, em termos de qualidade de ensino, alunos, instalações, etc?







                  Echler Solomon Feng Portfolio Management - Trust the management of your wealth and financial well-being to a company you can depend on








                  Agradeço a vossa opinião.








                  Sei que está a ser requalificada.



                  Tinha a ideia que só recebia turmas do 5.º ano por a Clara de Resende não comportar mais alunos. Mas pelos vistos passaram a ter 5.º ano.



                  Não conheço a escola.


                  Comentar


                  • #24
                    Boa tarde,
                    Encontrei este tópico de há mais de 5 anos mas que agora me interessa particularmente.
                    Tenho de decidir onde colocar o meu filho no 5º ano (em 2017/2018) que se encontra actualmente na EB Costa Cabral. Quero optar por uma escola (pública) na nossa área de residência (Cedofeita) e por isso gostaria de saber as vossas opiniões actuais sobre a Escola Rodrigues de Freitas e outras que nesta área tenham o 5º ano (penso que a Carolina Michaelis ainda não tem 5º, ou terá já? Neste agrupamento o 5º ano ainda é só na Irene Lisboa?).

                    Além disso gostaria de saber se conhecem bons ATLs nesta zona (Boavista).

                    Desde já agradeço as vossas opiniões!

                    Comentar

                    slot_bottomleaderboard_post

                    Collapse
                    Working...
                    X