Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Escolas ensino básico no Porto

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • sandraics
    respondeu
    Olá!
    Eu estou numa situação semelhante. Já vi que a DCSA tem algum conhecimento sobre este assunto por isso, gostava de colocar algumas questões... O meu filho frequenta uma IPSS na Maia. No próximo ano terá 5 anos e começo a sentir alguma pressão para tomar uma decisão quanto à escola básica a frequentar. As hipóteses em aberto são precisamente a Escola EB1 de Costa Cabral (trabalho perto), a EB1 da Giesta (zona da residência) ou o Colégio das Escravas. Logo aqui reside uma escolha importante: uma escola privada ou pública? Os preços no Colégio das Escravas são altos e não tenho sequer a certeza de os poder suportar. Mas partindo do princípio que, com esforço, o conseguiria, pergunto-me cada vez mais se não será de confiar no ensino público e se valerá a pena tanto dinheiro... será mesmo um ensino melhor?...
    DCSA: tem informações sobre a escola da giesta? Quando à escola de Costa Cabral, as AES's funcionam bem? Os professores são bons? Sei que as instalações vão sofrer alterações no Verão mas por enquanto são minimamente razoáveis? Por associação de pais exigente, significa interventiva, exigente para com a melhoria do ensino e condições? Desculpe o "bombardeamento" de perguntas mas não conheço ninguém que tenha conhecimento sobre a escola e são imensas as dúvidas. Uma outra dúvida no ensino público prende-se com as EB2/3 que normalmente são muito fracas...
    Mto Obrigada!!!!

    Escreva um comentário:


  • DCSA
    respondeu
    Olá...

    Olá,
    Tenho os meus filhos na EB1 de Costa de Costa Cabral (fica mesmo nesta rua, perto da Avenida dos Combatentes), não tenho de negativo a apontar. Sempre foi uma escola muito organizada, mesmo depois do falecimento do Director/Coordenador, que era muito dedicado à escola, há cerca de 2 anos. O ambiente é tranquilo, têm tido bons resultados nas provas do 4.º ano, vai sofrer obras no próximo Verão. O horário é das 9 às 17.30. Tem ainda uma Associação de Pais muito exigente, o que é fundamental numa escola pública.
    Não tem pré-escolar.
    Pertence ao Agrupamento Eugénio de Andrade (EB23 de Paranhos).

    Site da associação de pais:


    Site da escola:



    Ainda em Paranhos há a escola do Covelo, atrás da Filipa de Vilhena, que tem pré. Pertence ao mesmo agrupamento e não difere muita da escola de costa cabral. Tem boas instalações. A pré funciona até as 18.30, mas não tenho a certeza. Deixo-te o contacto da Associação de Pais: http://apeeec.blogspot.com/




    Não muito longe tens a nova escola das Antas, uma escola verde que se vê da alameda. Esta tem jardim de infância. Há também nesta zona a Escola do Monte Aventino, tenho lá um sobrinho, no 1.º ano e os pais estão satisfeitos, e eles são informados. É uma escola pequena, uma sala de pré e uma turma de cada ano do 1.º ciclo. No 1.º ciclo funciona até às 17.30, na pré até às 18.30 ou 19. Foi renovada há 2 ou 3 anos.


    Perto da Constituição há 2 escolas, a da Constituição, perto do quartel, e escola Ribeiro de Sousa. Têm as duas JI. Mas não tenho informações sobre elas.

    Em Cedofeita tens a escola da Torrinha. Tem JI e ATL (até às 19). Uma amiga tem lá o pequenote e nunca se queixou. Teve obras em 2007.

    Na zona da Boavista tem várias escolas, João de Deus (site da ass. de pais: apebjd.blogspot.com/) fica perto da Hotal Sheraton, Ponte (ultra queque, site da escola: http://sites.google.com/site/escolaponte/home), fica perto do novo edifício da Vodafone, e Vilarinha (esta tem pré, site da ass. de pais: www.vilarinho.org/ ). Estas escolas são das mais "queques" da cidade, só ultrapassadas pelas da Foz . Atendendo ao nível cultural de parte dos pais há exigência sobre a escola e professores. Quanto a horários a Vilarinha sei que funciona até às 18.30/19. A Ponte até às 17.30. A João de Deus ainda funciona por turnos, ou de manha ou de tarde. Têm todas boas instalações.

    Na zona da praça da galiza, há a Escola do Bom Sucesso, tem pré. Teve obras este Verão. Não sei muito sobre esta escola. Deixo-te o contacto da Ass. de Pais: http://paisbomsucesso.blogspot.com/ e o Blogue do jardim de infância: http://brincar-com-historias.blogspot.com/

    Digo-te o que penso sobre a escolha da Escola: há muito por onde escolher, não será difícil encontrares uma escola que consideres boa para o teu pequeno. Esquece o que vem nos jornais sobre a educação: professores incompetentes, violência, etc... é tudo em ponto exagerado... A maioria dos professores são bons profissionais e as escolas públicas não são o fim do mundo.

    Se precisares de mais alguma coisa...

    Escreva um comentário:


  • ch1970
    iniciou o tópico Escolas ensino básico no Porto

    Escolas ensino básico no Porto

    Olá!

    Sou nova por estas bandas! Já conheço este fórum há bastante tempo mas só agora decidi entrar, por estar numa fase em que acho importante ter o feedback de outros pais. O meu filho tem 3 anos e meio, está num infantário, e ando a tentar informar-me sobre as escolas públicas que existem, de ensino básico 1 (antiga "primária") com ou sem pré-escola, na cidade do Porto, concretamente na zona da Boavista/Cedofeita ou na zona de Paranhos. Nomeadamente, gostaria de saber se alguém tem filhos em alguma escola pública onde esteja francamente satisfeita com as condições, ensino e horários.

    Desde já vos agradeço a atenção!

slot_bottomleaderboard_post

Collapse
Working...
X