Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Escolas ensino básico no Porto

Collapse
X
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • ch1970
    iniciou o tópico Escolas ensino básico no Porto

    Escolas ensino básico no Porto

    Olá!

    Sou nova por estas bandas! Já conheço este fórum há bastante tempo mas só agora decidi entrar, por estar numa fase em que acho importante ter o feedback de outros pais. O meu filho tem 3 anos e meio, está num infantário, e ando a tentar informar-me sobre as escolas públicas que existem, de ensino básico 1 (antiga "primária") com ou sem pré-escola, na cidade do Porto, concretamente na zona da Boavista/Cedofeita ou na zona de Paranhos. Nomeadamente, gostaria de saber se alguém tem filhos em alguma escola pública onde esteja francamente satisfeita com as condições, ensino e horários.

    Desde já vos agradeço a atenção!

  • analuisa87
    respondeu
    Mamãs, conheci esta empresa (BUSeBUS) que trabalha muito com escolas e creches no transporte de crianças para as actividades.
    Eles não são uma empresa de autocarros, mas o que querem criar é um site que junte todas as empresas de autocarro (transdev, costa ferreira, rodonorte, renex, etc) e que nos deixe fazer um só pedido de aluguer de autocarros e obtemos respostas de orçamentos de todas estas empresas !
    Não é o máximo??
    Eles têm trabalhado muito, pelo que ouvi, com transporte das crianças para desporto escolar e visitas de estudo, que algumas escolas já os estão a utilizar.

    Espreitem lá: www.busebus.com

    Escreva um comentário:


  • blueboymummy
    respondeu
    Gostava de ter opiniões sobre o ensino na Escola pública S. João de Deus.
    Obrigada!

    Escreva um comentário:


  • Agostinha
    respondeu
    Na zona de Águas Santas que escolas primárias recomendam?

    Escreva um comentário:


  • SebastiaoMaria
    respondeu
    Inserido Inicialmente por DCSA Ver Mensagem
    sandraics,

    E quanto ao privado, posso-te dizer que no passado Domingo, no aniversário de uma amiga, "caíram-me os queixos", tem a pequena dela no CBE, no 4.º ano, e a miúda não sabia fazer contas de dividir... Basicamente não sabia a tabuada... quis saber mais, e a pequena foi sincera: "na minha sala ninguém sabe a tabuada, usamos a calculadora" !!! Acredita, foi o meu filho que anda na pública que a ajudou a resolver a conta.

    Continuo a achar que não vale a pena gastar 400 euros no ensino.

    A minha filha também anda no CBE mas na 3ª classe, além do excelente ambiente, instalações, atenção e carinho que têm com ela, sabe fazer muito bem contas e não usa a calculadora...como em todo o lado, depende da professora e não propriamente do particular ou público

    Escreva um comentário:


  • sandraics
    respondeu
    Muito obrigada pelas respostas!! Em princípio inscrevo o meu filho em Costa Cabral, embora só aos 6 anos, já que não tem pré-escolar. Mas já me dizeram que mesmo em costa Cabral é difícil conseguir vaga, porque é uma escola muito "procurada". O meu filho nasceu em Outubro, pelo que poderá não ter vaga... Obrigada mais uma vez!

    Escreva um comentário:


  • DCSA
    respondeu
    Regressei ao tópico,

    encontrar escolas de qualidade não é complicado, tanto no Porto, como em Matosinhos ou na Maia, há várias escolas do 1.º ciclo a funcionar bem. Umas com ambiente mais seleccionado, outras mais heterogeneas. Nos últimos anos muitas escolas foram requalificadas, apresentando boas condições. E volto a insistir: uma coisa é a realidade dos jornais (bastante populista), outra o que se vive realmente nas escolas.

    Escreva um comentário:


  • DCSA
    respondeu
    Nos Jardins de Infância as crianças de 5 anos têm prioridade. Mesmo que peçam um comprovativo de residência (tipo: fotocópia da água ou da luz), não é difícil arranjar uma morada conveniente.

    Escreva um comentário:


  • trcosta
    respondeu
    Inserido Inicialmente por ch1970 Ver Mensagem
    Pois, eu nunca tive dúvidas que quero o meu filho no público, mas como estou tão a leste do que anda aí, é óptimo ter opiniões de vários pais. Na minha opinião, há muita gente a sobrevalorizar os privados e a denegrir demasiado os públicos.

    Cumps
    A minha mãe é professora no ensino público; eu andei no público a partir do 5º ano. Mas é como disse, as poucas referências que tenho no Porto (pessoas mais velhas do que eu, com filhos, etc..) nunca me falaram sequer nessa hipótese. E eu nunca me lembrei também. Agora ler isto foi muito esclarecedor!

    Escreva um comentário:


  • ch1970
    respondeu
    Inserido Inicialmente por trcosta Ver Mensagem
    Sou sincera, nunca pensei que existissem no Porto escolas públicas (pelo menos ao nível do 1ºciclo) com qualidade. Nunca mesmo.
    Pois, eu nunca tive dúvidas que quero o meu filho no público, mas como estou tão a leste do que anda aí, é óptimo ter opiniões de vários pais. Na minha opinião, há muita gente a sobrevalorizar os privados e a denegrir demasiado os públicos.

    Cumps

    Escreva um comentário:


  • trcosta
    respondeu
    Olá a todas!

    Nem imaginam o que este tópico me fez pensar e o que mudou a minha maneira de pensar nestes assuntos. Ora vejamos.. o meu filho tem quase 2,5 anos e está em casa comigo. Sempre pensamos que a idade boa para ele começar a vida escolar seriam os 3 anos. Por entrar com essa idade, sempre nos sugeriram que escolhessemos um colégio que começasse aos 3 e onde ele pudesse fazer a primária. Já vimos alguns preços e valha-me deus, tudo pela hora da morte. Além disso estou grávida e portanto daqui a uns anos seriam 2 a frequentar um dos tais colégios. Se um vezes muito é bastante, dois então nem se fala. Sou sincera, nunca pensei que existissem no Porto escolas públicas (pelo menos ao nível do 1ºciclo) com qualidade. Nunca mesmo. Também não sou de cá (vim para a faculdade e fiquei, tal como o meu marido). Agora apareceu-me esta "luz". Não sei bem como fazer mas acho que vou investigar bem esta possibilidade. Não tenho quem me possa dar mais opiniões porque, como já disse, não sou de cá nem tenho cá amigos com filhos ou família. As pessoas que conheço todas me falam em Escola Francesa, Efanor e outras coisas que tais..

    Escreva um comentário:


  • ch1970
    respondeu
    Wow!!!

    Caro(a) DCSA,
    Uau! Obrigadíssima por tanta informação! Vê-se mesmo que está dentro do assunto! Só hoje é que me apercebi que tinha resposta ao meu post, por isso, peço desculpa por só hoje dar sinal e agradecer.
    Foi mesmo muito útil o seu contacto e a forma como informou!
    Bem haja!

    Inserido Inicialmente por DCSA Ver Mensagem
    Olá,
    Tenho os meus filhos na EB1 de Costa de Costa Cabral (fica mesmo nesta rua, perto da Avenida dos Combatentes), não tenho de negativo a apontar. Sempre foi uma escola muito organizada, mesmo depois do falecimento do Director/Coordenador, que era muito dedicado à escola, há cerca de 2 anos. O ambiente é tranquilo, têm tido bons resultados nas provas do 4.º ano, vai sofrer obras no próximo Verão. O horário é das 9 às 17.30. Tem ainda uma Associação de Pais muito exigente, o que é fundamental numa escola pública.
    Não tem pré-escolar.
    Pertence ao Agrupamento Eugénio de Andrade (EB23 de Paranhos).

    Site da associação de pais:
    http://sites.google.com/site/apeeeb1costacabral/teste

    Site da escola:

    http://eb1costacabral.no.sapo.pt/

    Ainda em Paranhos há a escola do Covelo, atrás da Filipa de Vilhena, que tem pré. Pertence ao mesmo agrupamento e não difere muita da escola de costa cabral. Tem boas instalações. A pré funciona até as 18.30, mas não tenho a certeza. Deixo-te o contacto da Associação de Pais: http://apeeec.blogspot.com/




    Não muito longe tens a nova escola das Antas, uma escola verde que se vê da alameda. Esta tem jardim de infância. Há também nesta zona a Escola do Monte Aventino, tenho lá um sobrinho, no 1.º ano e os pais estão satisfeitos, e eles são informados. É uma escola pequena, uma sala de pré e uma turma de cada ano do 1.º ciclo. No 1.º ciclo funciona até às 17.30, na pré até às 18.30 ou 19. Foi renovada há 2 ou 3 anos.


    Perto da Constituição há 2 escolas, a da Constituição, perto do quartel, e escola Ribeiro de Sousa. Têm as duas JI. Mas não tenho informações sobre elas.

    Em Cedofeita tens a escola da Torrinha. Tem JI e ATL (até às 19). Uma amiga tem lá o pequenote e nunca se queixou. Teve obras em 2007.

    Na zona da Boavista tem várias escolas, João de Deus (site da ass. de pais: apebjd.blogspot.com/) fica perto da Hotal Sheraton, Ponte (ultra queque, site da escola: http://sites.google.com/site/escolaponte/home), fica perto do novo edifício da Vodafone, e Vilarinha (esta tem pré, site da ass. de pais: www.vilarinho.org/ ). Estas escolas são das mais "queques" da cidade, só ultrapassadas pelas da Foz . Atendendo ao nível cultural de parte dos pais há exigência sobre a escola e professores. Quanto a horários a Vilarinha sei que funciona até às 18.30/19. A Ponte até às 17.30. A João de Deus ainda funciona por turnos, ou de manha ou de tarde. Têm todas boas instalações.

    Na zona da praça da galiza, há a Escola do Bom Sucesso, tem pré. Teve obras este Verão. Não sei muito sobre esta escola. Deixo-te o contacto da Ass. de Pais: http://paisbomsucesso.blogspot.com/ e o Blogue do jardim de infância: http://brincar-com-historias.blogspot.com/

    Digo-te o que penso sobre a escolha da Escola: há muito por onde escolher, não será difícil encontrares uma escola que consideres boa para o teu pequeno. Esquece o que vem nos jornais sobre a educação: professores incompetentes, violência, etc... é tudo em ponto exagerado... A maioria dos professores são bons profissionais e as escolas públicas não são o fim do mundo.

    Se precisares de mais alguma coisa...

    Escreva um comentário:


  • DCSA
    respondeu
    Há ainda uma outra forma de entrar numa escola da tua preferência, na Maia, mais na zona central (vermoim), há muitas escolas do 1.º ciclo com jardim de infância de qualidade e bom ambiente (ex: Cidade Jardim - tenho um sobrinho nesta, EB1 da Maia...), podes sempre colocar o teu filho nesse JI, mesmo que esteja fora da área de residência. Nos JI públicos o critério principal é a idade, as crianças de 5 anos entram sempre. Fica com vaga garantida no 1.º ano. Não sei é se te dará jeito ires para o centro da maia. Sei que os horários são alargados e só fecham em Agosto.

    Mais informações aqui:
    http://www.educar.maiadigital.pt/MDE...al/default.htm

    Neste momento o concelho da maia é o que tem as melhores escolas do 1.º ciclo do Grande Porto.

    Escreva um comentário:


  • DCSA
    respondeu


    sandraics,

    Sim, a Associação de Pais é muito exigente. Posso-te dizer que na turma do meu filho que está no 4.º ano, metade dos pais têm formação superior, isto significa que andam sempre em cima do cadernos dos filhos, se vêm alguma coisa "menos perfeita" vão logo falar com a professora... Quanto aos professores, pelo que sei, o Agrupamento em que a escola está inserida têm autonomia na contratação de professores. Assim sendo, se o professor não agradar é mais fácil a direcção intervir... nem que seja para prescindir dele... mas não têm sido necessário. Podes, em todo caso, contactar os membros da associação de pais, tens os dados no site desta.

    Tens disponíveis mais dados sobre a escola no projecto educativo do agrupamento:

    http://194.65.238.12/images/Estrutur...02010-2014.pdf

    A maioria dos alunos que faz o 4.º ano em Costa Cabral, no 5.º ano, vai para a EB23 de Paranhos, em termos de instalações está muito degradada é um facto. Mas por norma os alunos que vêm de costa cabral ficam juntos, isto faz com que o nível da turma se mantenha elevado. No 7.º ano podes mudá-los para a Filipa de Vilhena, para a Aurélia...

    Não conheço a Escola da Giesta, a não ser que pertence ao Agrupamento de Pedrouços, e aqui sim no 5.º ano poderá ser um problema, nem todas os miúdos se dão bem no ambiente da EB23 de Pedrouços... que é um pouco complicado...

    Só sei que na Maia, as escolas do 1.º ciclo têm melhorado muito: novas escolas, bom funcionamento das AEC, horários alargados (até às 19.3'), etc...

    E quanto ao privado, posso-te dizer que no passado Domingo, no aniversário de uma amiga, "caíram-me os queixos", tem a pequena dela no CBE, no 4.º ano, e a miúda não sabia fazer contas de dividir... Basicamente não sabia a tabuada... quis saber mais, e a pequena foi sincera: "na minha sala ninguém sabe a tabuada, usamos a calculadora" !!! Acredita, foi o meu filho que anda na pública que a ajudou a resolver a conta.

    Continuo a achar que não vale a pena gastar 400 euros no ensino.

    Escreva um comentário:


  • Rosana
    respondeu
    Inserido Inicialmente por cogrinha Ver Mensagem
    A minha filha anda numa IPSS na Maia, eu trabalho em C.Cabral no Porto, ou seja nao é area de residencia. Ela poderá frequentar uma escola que nao seja da area de residencia?
    Pode, é um dos factores de selecção/aceitação numa escola fora da zona de residência.

    Escreva um comentário:

slot_bottomleaderboard_post

Collapse
Working...
X