Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Estrabismo/paralisia aparente do nervo óptico

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Estrabismo/paralisia aparente do nervo óptico

    Caras Mães,

    Escrevo porque estou muito ansiosa e aflita com a minha filha(que tem agora 8 meses) e queria saber se alguma mãe está a passar por uma situação idêntica e pode partilhar comigo a sua experiência…

    Desde muito pequena que notámos que ela entortava imenso o olho esquerdo para dentro fez uma consulta de oftalmologia na CUF Descobertas logo aos 4 meses na qual o médico achou que para a idade o entornar era ainda normal e outra já perto do 8 meses, na qual detectou que, de facto, não só havia um problema de estrabismo, como havia uma aparente paralisia ocular nos dois olhos porque ela não consegue fazer a abdução (virar o olho para o canto exterior) deixaram-nos 3 hipóteses em aberto: ou exotropia (vulgo estrabismo infantil), ou paralisia de 6º nervo ou síndroma de duane. Fiquei uma pilha de ansiedade gigante, chorei 2 dias seguidos e resolvi pedir outras referências porque senti muito pouco segurança no diagnóstico por parte dos médicos e técnicos.

    Tentando encurtar a história: um casal de médicos nosso amigo, pediu uma referência de um bom oftalmologista nesta área ao Dr. Travassos, que indicou o Dr. Mário Silva também do Centro Cirúrgico de Coimbra. Tivemos consulta a semana passada e o Dr. Mário Silva é de opinião que é para operar rapidamente porque há mesmo uma paralisia que tem de ser corrigida, embora honestamente apesar de muitas perguntas, eu não tenha conseguido perceber qual é o prognóstico neste tipo de situação. O médico diz que em última análise, só com ela em cima da mesa de operações vai conseguir perceber exactamente o que há a fazer. Entretanto para a próxima semana a minha filha vai fazer um exame ao fundo do olho com o Dr. Travassos para excluir algum outro problema.

    Algumas dúvidas:

    1 - Alguém está a passar por uma caso semelhante? A cirurgia resolveu? Que prognóstico vos deram ou que taxa de sucesso foi indicada?

    2- Alguém está a ser seguido ou tem referências do Dr. Mário Silva? Dizem-me que é um excelente profissional, mas parece-me que fala e explica tão pouco…!

    3- Temos Multicare, mas eu desconfio que eles se vão tentar esquivar a pagar a operação… Têm noção de valores de uma cirurgia deste género?

    4- Estou preocupada no que toca à anestesia geral – ela é tão pequenina! - e com o pós-operatório.. só penso que se tiver dores não vai ser capaz de dizer. Se algum dos vossos pequenos já fez uma operação deste género, partilhem comigo o pós-operatório…

    Desculpem o testamento e obrigada desde já por qualquer experiência no género que possam partilhar comigo… Ser mãe nestas situações é uma aflição tremenda!

    Beijinhos e obrigada,
    Sofia
    Ultima edição por Mãe_Sofia; 26-11-2011, 11:56.

  • #2
    Antes de mais, calma! Tudo se vai resolver!
    A minha filha tem (tinha) estrabismo e foi operada este verão no Centro Cirúrgico de Coimbra, pelo Prof. Eduardo Silva. No caso dela, o estrabismo era causado pela hipermetropia que tem apenas num dos olhos, o que fez com que esse olho ficasse "preguiçoso" pois o olho bem faz o trabalho todo. Já tapou o olho que vê mal durante 2 anos mas não foi suficiente e a opinião do oftalmologiasta dela e do Prof. Eduardo Silva foi para operar rapidamente, o que fizemos.
    A operação é muito simples e durou, no caso dela, um pouco menos de duas horas, desde que a vieram buscar ao quarto até que voltou. Ela já tem 8 anos e aceitou a operação mt bem. Quando voltou ao quarto vinha a dormir e quando acordou voltámos para casa. Tinha sensibilidade à luz, mas poucas dores (penso que seria mais impressão que dor, mas eles medicam com ben-u-ron). No dia seguinte já estava bem e ninguém diria que tinha sido operada, exceto pelo olho vermelho.
    Como a tua filha ainda é bebé, acredito que tenham outras precauções, mas no essencial a operação deve ser a mesma - cortam o músculo e voltam a coser na posição correta.
    Quanto ao preço, foi 3000 euros (médico, anestesista e clínica), eu tenho ADSE e reembolsaram-me cerca de 1500.
    A minha filha vai este mês à consulta de revisão, mas olha-se para ela e está perfeito

    Comentar


    • #3
      Venho colocar a minha opinião.
      Por volta do 1º ano de idade o pediatra do B. também levantou essa questão do estrabismo. Marcámos consulta num oftalmologista no Porto, que disse que ainda era muito cedo para se fazer um diagnóstico, pois ele era muito novo e que deveríamos voltar lá passado um ano. Francamente, achei que ele estava bem diferente e na altura da consulta lá fomos... A estrabismo não se confirmou, apenas saiu de lá com uma receita de óculos de correcção (miopia). Neste momento (com 5 anos) continua com óculos e nunca os tira...
      Eu pessoalmente ouviria outra opinião. Diria que a tua filha é muito pequenina para uma anestesia...

      Eu própria fiz uma operação ao estrabismo (mas só) aos 3 anos. Melhorei bastante, mas ainda se notava. E depois de adulta, voltei a fazer a operação. E agora sim... não se nota nada.

      Espero que corra tudo bem!

      Bjs,
      anamag
      Sócia nº 22 - Clube Em Busca da Cegonha 2
      (Sócia nº 11 - CLUBE EM BUSCA DA CEGONHA 1)

      Afilhada: jo_ana
      Madrinha: Sally



      Comentar


      • #4
        ola mae sofia

        Desculpa vir meter o bedelho mas fala alguem que teve estrabismo e que começou a tapar o olho aos 6 meses que foi operada a primeira vez nem dois anos tinha, eu penso que sejas de lisboa o que eu te aconselho é a leva la ao Dr REICH D'ALMEIDA que em termos de estrabismos em crianças é do melhor que ha foi ele que me seguiu sempre plo menos ate emigrar pois eu com a crise de adolescencia nao quis mais usar oculos o que fez com que hoje tenha de os usar pois tenho hipermetropia que provoca estrabismo e estigmatismo, mas ele continua a dar consultas tenho uma grande amiga que o filho dela tb la foi e que ela gostou mto dele.

        Ele é espectacular com as crianças e explica tudo aos pais e tem mta paciencia podes pedir todas as informações, espero ter ajudado.

        beijinhos


        Comentar


        • #5
          ah ele fica na rua castilho o numero de telefone é que ja nao sei

          beijinhos


          Comentar


          • #6
            @ Guialmi: Muito obrigada por teres partilhado a tua experiência, ficamos sempre um pouco mais calmas quando nos contam casos parecidos em que tudo correu bem!
            @Anamag:No caso da Luísa o problema não é só o estrabismo (que de resto não é intermitente é constante, ou seja, ela tem sempre o olho esquerdo voltado para dentro) é também a questão de não conseguir virar os olhos para fora, nesta situação, na opinião do médicos, só a oclusão não resolve e deixar muito tempo a situação como está significa que ela vai perder visão...
            @Carol: Também me falaram do Dr. Reich d' Almeida na mesma altura em que recebi a referência do Dr. Mário Silva no Centro Cirúrgico. Apesar de ser de Lisboa (e ir a Coimbra é muito pouco prático) acabei por optar pelo Centro Cirúrgico depois de já ter feito 2 consultas com ela na CUF...Isto na altura de escolher um médico é sempre muito difícil fazer opções, espero ter escolhido bem...!

            Muito obrigada a todas pelo apoio e partilha!
            Bjs e obrigada!
            Sofia

            Comentar


            • #7
              Eu conheço o Dr Travassos e o Dr Mário Silva e posso dizer que a tua bebé está em boas mãos
              Beijinhos e muita força!
              "Mãe, o amor é colo"





              Comentar


              • #8
                Vim só deixar um beijinho para vocês!

                Boa sorte para o que quer que venha a ser necessário,
                carmen


                Tenho o Afonso e a Inês. Sou feliz.
                Uma coisa leva à outra, e vice versa!!!

                Comentar

                slot_bottomleaderboard_post

                Collapse
                Working...
                X