Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Irmãos mais velhos à mesa...como manter as regras?

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Irmãos mais velhos à mesa...como manter as regras?

    Deixo aqui este artigo para reflexão e ajuda das mamãs de 2ª, 3ª ... viagem!



    Estou consciente da importância da sopa nas suas refeições, aliás cá em casa existe sempre pois é a minha eleição à noite para mim própria e para a minha avó que vive cá em casa. Tento fazer sopas diferentes e por vezes faço cremes e outras deixo em pedacinhos mas qualquer tipo de sopa é logo recusada por ele! Faz birra, vira o prato e como nem se senta para comer é difícil mesmo...no infantário nunca come toda mas sempre lhe vão dando alguma... será que pode sugerir algumas dicas que torne menos penosa a hora da refeição? O meu filho mais velho sofre de hiperactividade e por isso nunca fazemos refeições típicas (por exemplo todos á mesa...) acha que poderá ser essa a causa? E dado que eles são irmãos e vivem na mesma casa, como posso fazer para as atitudes do mais velho à refeição não servirem de exemplo ao mais novo? Mais uma vez obrigada pela ajuda (Mamã Teresa)



    É importante ter em conta que, por vezes, a hora das refeições apresenta-se como um verdadeiro desafio para os pais. Além da preocupação que se relaciona com o comer ou não a refeição, juntam-se, muitas vezes, problemas a nível comportamental das crianças, tais como birras e recusa alimentar.

    Face a este problema, é necessário recorrer a algumas estratégias, de forma a melhorar a situação. Enumero pois algumas dicas para orientação:



    - A existência de regras claras é um factor importante para a criação de hábitos alimentares. Se a família decide que todos comem sopa, então esta regra deve ser cumprida, mesmo que numa fase inicial sejam apenas algumas colheres. Muitas vezes, a diferença de comportamento da criança na escola e em casa prende-se com o facto de esta perceber até onde pode ir em cada um dos casos. Frequentemente, as crianças em casa, e tendo em conta que estão mais à vontade, tendem a testar os limites mais insistentemente. Daí as regras terem de ficar muito bem estipuladas e serem efectivamente cumpridas sem desculpas.

    - Reforços positivos que podem ser dados: estes reforços podem ser muito diversificados, dependendo da idade, do estado de desenvolvimento e interesses da criança. A título de exemplo, pode ser utilizada uma salva de palmas, um "lindo menino, a mamã está muito contente" ou um mapa de reforços por cumprimento das regras estabelecidas que pode ser feito num papel e colado na porta do frigorifico.



    Em relação ao mano mais velho, o facto de ser permitido que este tenha um comportamento diferenciado do que está estabelecido pode interferir com a educação do mais novo. Os irmãos mais velhos são sempre modelos importantes para o desenvolvimento da aprendizagem dos mais novos. Estes tendem a imitar os comportamentos dos mais velhos e com certeza não compreenderão porque é que as regras são diferentes para um e outro.



    A minha sugestão é que inicie com regras que não sejam muito difíceis de cumprir, valorize as pequenas melhorias e vá progressivamente aumentando o desafio em direcção ao comportamento desejado.



    Dra. Marta Salazar

    Psicóloga

    Equipa BabySol®




    Espero que possa ajudar outras mamãs em circunstâncias semelhantes.

    bjs e até breve,



    Solange Burri




    Solange Burri

    Segurança Alimentar e Nutrição Infantil

    http://www.solangeburri.blogspot.pt/

slot_bottomleaderboard_post

Collapse
Working...
X