Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

ensinamentos no pré-escolar. O que me dizem?

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • ensinamentos no pré-escolar. O que me dizem?

    Olá



    Gostava de saber que opinião têm as mamãs quanto aos ensinamentos que uma criança deve ter no período pré-escolar. Não me considero fundamentalista. O meio-termo é quase o meu lema de vida, mas acho que uma criança não deve entrar para o primeiro ano do ensino básico completamente a zero na sua formação. Acho que se souber identificar os números e as letras do alfabeto não lhe fará mal nenhum, ou escrever o seu primeiro nome.

    Acontece que estive há dias a falar com dois professores de ensino básico que me criticaram imenso por o meu filho fazer uma página de grafismos por dia, com descanso ao fim de semana. São grafismos de desenhos, números, está agora no livro das vogais, mas ele identifica quase todas as letras do alfabeto. Às vezes faz aquilo em 5 minutos, outras vezes é um castigo, pois distrai-se até com o branco das paredes. Aliás, esta característica dele e a necessidade de alguma disciplina mental foram as razões que me levaram a arranjar-lhe estes livrinhos do pré-escolar.

    Como dizia, o que estes professores alegam é que o que ele está agora a fazer em casa é a matéria do primeiro período, 1º ano, até ao natal; que depois ele vai desinteressar-se e esbarrar-se na escola; que ele deve é brincar nesta idade; que os ensinamentos nesta idade são coisas práticas, a compreensão do meio que o rodeia, atravessar uma estrada, identificar o lado direito/ esquerdo, etc etc.



    Compreendo tudo isso, e confesso que fiquei surpreendida por os garotos demorarem 3 meses a aprender a contornar uns tracinhos. Quando eu entrei para a escola já escrevia os números até 700 e tal, o meu nome completo, sabia as letras todas, escrevia algumas palavras, fazia contas básicas de somar. Não me senti desinteressada pela escola, mas se calhar era a minha sede de saber que me levou a ganhar um prémio de melhor aluna no 4º ano. O meu piolho é inteligente, mas sem grande pachorra de coisas minunciosas como escrever ou desenhar. Mas não o quero prejudicar. Acham que devia parar com os livros?



    BJ


  • #2
    RE: ensinamentos no pré-escolar. O que me dizem?

    Olá!

    Eu concordo com esses professores. Acho que se as crianças mostrarem vontade de aprender as letras não lhes devemos barrar o conhecimento, mas estar a obrigá-lo a fazer fichas parece-me um perfeito disparate. Cada coisa a seu tempo!

    Dou-te um exemplo, o meu filho de 4 anos no início deste ano lectivo não contava sequencialmete os números até 10. Era 1, 2, 5, 3, 8, 9... Eu já estava a ficar assustada, cheguei inclusive a falar com a pediatra, que desvalorizou completamente, já que ele em todas as outras áreas estava óptimo. Agora, 6 meses depois, já conta sozinho até 100!. Não fomos nós que insistimos. Foi ele próprio que a certa altura entendeu o mecanismo da numeração e arrancou de um dia para o outro. Hoje anda pela casa a contar tudo e mais alguma coisa feliz da vida. Se eu na altura tivesse insistido com ele seria contraproducente, porque ele era ainda imaturo. Devemos sempre respeitar o ritmo de cada criança e aprender para eles deve ser uma diversão e nunca um castigo.



    Eles aprendem imenso a brincar. É na prática e não na teoria que eles aprendem. Por exemplo se ele te ajudar a por a mesa, pode contar os pratos e os talheres e tu podes comentar que é giro porque os pratos e os copos parecem a letra O. Etc etc.

    Fichas, só de vez em quando e quando eles demonstram vontade. De preferência com jogos (labirintos etc). A partir do 1º ano vai ter fichas de sobra... e acredita que nem é com elas a maior parte das vezes que vai aprender mais.

    Bjs

    Rita

    Comentar


    • #3
      RE: ensinamentos no pré-escolar. O que me dizem?

      Não creio k lhe faça mal nem k se vá desinteressar na escola, é normal as crianças k andam no infantário/pré-escola irem aprendendo essas coisas. Pelo menos a minha filha aprendeu, quando entrou para a primária também já reconhecia as letras, escrevia o nome e sabia fazer contas básicas. Acho k até é uma forma de eles não terem tanta 'dificuldade' na adaptação à escola e não encará-la como mais um sítio onde vão brincar, têm de saber k ali também vão 'trabalhar'



      Ah mas importante, sempre de livre vontade, não lhe imponhas k tem de fazer x fichas ou passar x horas a fazê-las, deixa k ele se interesse por elas e as queira fazer, há algumas muito boas com bastante bonecada k os motiva :hehe:
      [hr]













      Afilhada: [color=\"red\"]Neith [/color] já nasceu a [color=\"red\"]Leonor[/color] :wave: Madrinha: [color=\"orange\"]Xuxu1979[/color] já com a sua [color=\"orange\"]Sarokas [/color] \\:D/

      Comentar


      • #4
        RE: ensinamentos no pré-escolar. O que me dizem?

        SuMa (03-03-2010) O meu piolho é inteligente, mas sem grande pachorra de coisas minunciosas como escrever ou desenhar. Mas não o quero prejudicar. Acham que devia parar com os livros?

        BJ


        Logo, o que pode mesmo suceder (se na escola a professora dele não tiver oportunidade de o ir adiantando nos contéudos) é que vai esbarrar novamente nesses trabalhos minuciosos de escrever e desenhar... e o desinteresse pode instalar-se.



        Acho que o conselho que te deram, de uma maneira geral, é correcto. Aqui no colégio onde trabalho, esse tipo de fichas é feito em média, 1 vez por semana e não de uma forma sistemática, porque de facto são outros os contúdos das actividades previstas para os meninos dos 4 e 5 anos... O mundo não se apreende melhor por sabermos ler, escrever ou contar...existem muitas outras competências que o pre-escolar pode contribuir para desenvolver e que acredito que tu também estimules nele, de forma mais ou menos consciente.



        Agora, SE a criança se mostra receptiva e interessada, é da sua iniciativa aprender mais, fazer esse tipo de fichas e de actividades, se exige estímulo intelectual, acho que sim, que deve ser incentivada. Mas, sem esquecer nunca que a preciosa idade da 1ª infância (sem grandes regras e responsabilidades) não volta mais e deve ser preservada como espaço privilegiado de competencias emocionais e socias muito importantes que em idade escolar resultam num factor potenciador do desenvolvimento intelectual e cognitivo!



        um beijinho!






        Comentar


        • #5
          RE: ensinamentos no pré-escolar. O que me dizem?

          Olá

          Realmente agora vejo como as coisas são tão diferentes de há 20 anos atrás. E analisando as coisas, pareço ainda da velha guarda, com a disciplina, o saber, o "marrar" nos livros. Em parte tudo deriva também da educação rígida que tive. Não me fez mal, mas realmente há coisas mais importantes nesta aprendizagem que são mais valorizadas actualmente: a lógica das coisas, a resolução de problemas, os desafios, a criatividade.

          Ok, não o vou obrigar. Até porque muitas das vezes já era ela que dizia: "Mãe, posso ir fazer os trabalhinhos?" Já se estava a habituar.... Vou então reduzir para dois dias por semana. (lá está o meio termo a funcionar....

          Obrigada pelas respostas.

          BJ

          Comentar


          • #6
            RE: ensinamentos no pré-escolar. O que me dizem?

            Hoje em dia, se não estou em erro os meninos começam aprender a escrever o nome com 4 anos e os números tambem.



            Acho que o acompanhamento, deve ser feito sobretudo em casa com os pais, acho que este trabalho deve ser feito logo quando são bebes. É importante puxar pelas crianças, estimula - los a mais e é isso que tento fazer com a Maria. Ainda é pequenina, mas uma das minhas preocupações é arranjar maneira de a estimular.



            Se as crianças querem aprender algo, acho que devemos explicar como é (...) não vejo qualquer mal nisso antes pelo contrario.



            Agora depende da opinião dos pais


            Madrinha de Parto da Dea, Anana e Tafi - Já nasceram e são lindos / Afilhada de Parto da Dea

            Comentar


            • #7
              RE: ensinamentos no pré-escolar. O que me dizem?

              Ola!



              Olha eu aos 4/5 anos passava os dias em casa da minha avó, junto com uma prima mais velha 1 ano. A dada altura ela entrou para a primaria e eu logicamente sentava-me com ela nas tardes a fazer os deveres



              Isso e uma tia bisavo cheia de paciencia que nao tinha mais nada que fazer e nos acompanhava nos escritos resultaram em que entrei para a escola a saber ler e escrever (estava na fase do é com r ou com 2). Curiosamente o problemas que tive de adaptaçao na escola foram outrso. Nao me calava, nao percebia porque se a professora fazia uma pergunta e eu sabia aresposta nao podia responder ou porque nao podia a judar os outros com os trabalhos deles depois de acabar os meus. Desinteresse? Nunca!



              Sempre fui uma aluna super motivada, tinha brio em conseguir fazer bem e depressa e no que nao era tao bos (pessima caligrafia por exemplo) olha repetia as vezes que preciso fossem!



              Beijinhos



              Rute



              O meu parto de 14 dias
              Bebes e Mamas marcianas de 2008
              Foram 25 meses, 2 semanas e 4 dias de maminha com muito amor (mamou a ultima vez a 22 de Abril 2010). CIA congénita, encerrada por cateterismo aos 4 anos e 5 meses.
              CIA congénita... Um operado, outro à espera que feche...

              Comentar


              • #8
                RE: ensinamentos no pré-escolar. O que me dizem?

                Ola,

                Tenho uma filhota com 4 anos, sou mae a tempo inteiro e SIM tenho esses livros pre-escolares. Mas nao os uso todos os dias. Prefiro os livros que sao a base de labirintos e contornos ela gosta, acha divertido.

                Mas nao estipulei horas nem dias. E ela que me pede quando quer. Sao pequeninos, estao na idade da descoberta, dos porques e por muito que queiramos mante-los sentados, e a constituir uma rotina e dificil.

                Ela leva esses livros como brincadeira e assim aprende...a brincar!

                Escreve o nome dela, mas porque mo pediu. Desde muito pequenina sabe contar confundindo sempre o ...11, 12, 13 e 14, dizendo caterze

                Mas olhem uma coisa interessante...uma das minhas lutas tem sido a caneta. A maneira como ela a segura. Nos residimos no EUA, e recem regressados de ferias em Portugal, e por estranho que pareca, no aviao ela estava a pintar e o meu marido chamou-me a atencao para a maneira dela segurar a caneta. Ou seja esta finalmente a segurar a caneta na perfeicao. Deve ter visto os primos a segurarem e para ela foi mais facil assim perceber que estava errada do que eu constantemente a corrigi-la.

                Aqui foi tb "obrigada" a aprender a lingua inglesa. Aprendeu muito rapido, somente com a televisao. Percebe tudo e fala quase tudo, tendo alguma dificuldade ainda de fazer frases grandes.

                Sabe a diferenca de letras para numeros, mas nao os conhece na totalidade, e sabem...nao estou preocupada. Eu entrei para escola primaria sem saber nada dessas coisas, e considero-me uma mulher de sucesso, na minha pessoal e profissional.

                E isso que eu quero para a minha filhota, liberdade de aprendizagem, com tempo para tudo, brincar e aprender ao mesmo tempo

                Beijinhos para todas e :egg:Pascoa Feliz:egg:
                (Isa) Isabel

                Comentar


                • #9
                  RE: ensinamentos no pré-escolar. O que me dizem?

                  Olá.



                  Eu tenho o contrário. A minha filha mais velha está sempre a pedir para fazer coisas. matemática, "ditados". Ela só tem 5 anos e já sabe escrever algumas coisas e conhece algumas palavras. Sabe fazer contas de somar básicas e agora anda numa de subtrair.

                  Eu tento não lhe dar muita corda e vou respondendo-lhe a tudo, mas sem entrar em muitos detalhes. Lá está tenho receio que perca o interesse quando começar na escola.

                  Ela também tem desses livros de fichas, mas tudo o que é para preencher e fazer muitas vezes não tem paciência, em casa, porque na escola faz tudo bem. Não te preocupes com isso porque ele na escola vai fazer até ao fim. Eles não querem fazer as coisas mais básicas porque querem passar logo para o mais dificil.



                  Eu tenho consciência de que se a Patrícia fosse filha única, agora já sabia ler, mas tenho de dividir o meu tempo livre com os outros e acabamos sempre por fazer actividades que os 3 possam participar, como pinturas e coisas assim, apesar do mais pequeno não brincar muito com isto.



                  Eu quando entrei para a escola também já sabia fazer contas de dividir com 2 números e tinha 5 anos, não tive desinteresse porque, estava avançada nos números, mas as letras era nulo e a Professora optou por me por a fazer mais coisas com letras, mas lá está foi uma professora à maneira e soube fazer as coisas para que não perdesse o interesse.



                  Em Setembro logo se vê como é que ela vai reagir à nova escola.



                  Patrícia - 7 anos
                  Mariana - 5 anos
                  André - 3 anos

                  Comentar


                  • #10
                    RE: ensinamentos no pré-escolar. O que me dizem?

                    A minha mãe foi prof primária (agora dá aulas aos "crescidos") e eu em pequena é que copiava as letras onde as apanhasse porque adorava. Mas ela própria sempre foi adepta do estímulo sem exageros. É contra o sistema do João de Deus porque os miúdos vão para a escola e não têm nada de novo a aprender.

                    A minha filha ainda é pequenina mas a minha mãe diz que o que importa é aprenderem a fazer riscos nas folhas, a pegar nos lápis, fazer ondinhas do mar e outros grafismos mas sem grandes stresses. Se quiserem mais, óptimo. Se não quiserem, óptimo na mesma porque a escola primária é para isso mesmo. A minha já faz os rabiscos dela em folhas brancas ou em cadernos velhos.

                    Noto que a minha mãe com os miúdos pequenos tenta por exemplo ensinar palavras em francês (ela é prof de francês), conta histórias, contam objectos, fazem desenhos e coisas simples sem grandes pressões. Se se fartam, deixa-os ir e nunca a vi dizer aos pais que estão atrasados ou que têm de estudar mais ou que devem insistir nisto ou naquilo (o que ela faz se se justifica nos que já andam na escola).

                    As crianças têm direito a brincar muito, faz-me impressão serem tão pequenos e já terem matéria de estudo obrigatório!!!
                    2 filhotes lindos

                    Comentar


                    • #11
                      RE: ensinamentos no pré-escolar. O que me dizem?

                      A verdade é que as crianças aprendem imenso a brincar! O meu filho tem 3 anos e 4 meses e ja sabe contar ate 40 e sabe as letras todas do abecedário, identifica tudo! Ele adora!!

                      Não tenho fichas nem livros de aprendizagem, o que ele tem muito são as revistas do Noddy, do Panda etc, em que há muita brincadeiras onde aprende os numeros, as cores, etc etc... acho se se torna mais soft do que fichas de estudo. Eu nao o obrigo a fazer nada, ele é que anda sempre a querer dizer os numeros e as letras :P

                      Comentar


                      • #12
                        RE: ensinamentos no pré-escolar. O que me dizem?

                        OLá

                        Mesmo a calhar , aqui á uns tempos cheguei a comentar aqui que o meu filhote parecia levar muito tempo a decorar letras e números cheguei a pensar que ele estava "atrasado em relacao aos outros", isto porque tenho um sobrinho da mesma idade que o meu e ja consegue praticamente "ler" e sabe os números ate 600 e faz contas de cabeça, mas gota de agua:P lol foi quando vi um pequeno mais novo que o meu a contar ate X sem dificuldade alguma, ora aqui esta chica pôs logo na cabeça que o puto tinha algum problema:scream: mas olha eu acho que ele deve ter andado adivinhado que vim falar dele aqui e simplesmente em uma semana conta os números sem dificuldade e começou a ler pequenas palavras(Simão, sofá,sala..coisas assim) e faz continhas de somar e subtrair,. eu nao estou preocupada com o que ele aprende em português pois ele vai para escola alemã, logo a maneira de ler vai ser diferente e vai ter com se entreter=D>

                        Comentar


                        • #13
                          RE: ensinamentos no pré-escolar. O que me dizem?

                          deinhac (23-07-2010)A verdade é que as crianças aprendem imenso a brincar! O meu filho tem 3 anos e 4 meses e ja sabe contar ate 40 e sabe as letras todas do abecedário, identifica tudo! Ele adora!!



                          Não tenho fichas nem livros de aprendizagem, o que ele tem muito são as revistas do Noddy, do Panda etc, em que há muita brincadeiras onde aprende os numeros, as cores, etc etc... acho se se torna mais soft do que fichas de estudo. Eu nao o obrigo a fazer nada, ele é que anda sempre a querer dizer os numeros e as letras :P


                          E o que se aprende com a Dora?! A minha filha é super fã e capta tudo o que ouve!

                          Acho que podemos ajudá-los mas não querer que vão para a escola a saber tudo. Até porque depois eles chegam lá e podem aborrecer-se pois já sabem aquilo. Além disso, temos métodos diferentes dos educadores/profes...
                          http://manasecompanhia.blogspot.com/


                          Comentar


                          • #14
                            RE: ensinamentos no pré-escolar. O que me dizem?

                            Olá!

                            Não costumo vir para estes lados, mas pensei... 4 anos... já deve ser uma "filho mais velho", não?!:w00t: E é!!



                            Então é assim, o Afonso está no infantários, des os 5m, e desde o ano passadfo, aos 3 anos, que tem estímulos de preparação para a esscolinha. Coisas simples o ano passado, o grupo é misto e a espetacular educadora dele gere isso muito bem, porque há trabalhos que são feitos de manhã para todo o grupo, e à tarde para o grupo 4/5, quando os de 3 dormem.

                            O ano passado todos os meninos fizeram uma letra do Alfabeto numa cartolina, com a ajuda dos pais. A nossa letra era o A, de Afonso. Ele participou na pintura de desenhos de objectos começados por A e eu fiz a colagem da letra e dos objectos pintados na cartolina.

                            Houve outros trabalhos, menos dirigidos, mas basicamente, no final do ano ele identificava várias letras e vários números, conta até muitos, lembro-me que na consulta dos 4 anos foi até50 e tal, e a pediatra disse para estimular muito além de 20 porque na primária é essencialmente até aí que se trabalha nas primeiras aprendizagens, mas que se fosse ele a querer saber... para ir de encontro.

                            Coisas que deu este ano... não sei tudo ,as sei que já deram as formas, e ele identifica-as bem.

                            São feitos trabalhos a vários níveis, não só de preparação para primária, mas para a vida também. A educadora expõe os trabalhos deles e pede trabalho em que os pais colaborem, eu estou mais que satisfeita! Tão satisfeita que nem sei se irá para pré pública ou não... Mas isso são outros 500, e para o ano!!:P

                            Este ano já mandou um trabalho para casa, ele pintou uma fada, os pais tinham de inventar uma história, contar aos filhos e os filhos contarem a todos, na sala. Ela diz que o Afonso se saiu muito bem! Gravou e tudo!!



                            No geral acho que tem de haver é bom senso, eu em casa não puxo por ele, o que faço é complenetar o que faz durante o di, na escola, porque a esse nível a educadora está anos-luz do que eu possa avaliar, porque a área é dela e tem experiência que eu não tenho...

                            Por exemplo, quando ele deu as formas ao jantar contou-nos, nós perguntámos a forma do guardanapo, do toalhete, da mesa, etc. Ele acertou em tudo. Depois eu, com o guardanapo ensinei truques giros, mostrei que uma quadrado podem ser dois triângulos, dobrando o guardanapo, ele ficou maravilhado! E depois mostrei que podem ser dois rectãngulos e dobrei novamente, ele ria à gargalhada!!

                            Quis fazer sozinho e disse logo que ia ensinar à Sandra, a educadora.

                            É este tipo de coisas que faço em casa. Não puxo demias, acho que tenho de solidificar o trabalho que é feito por quem sabe... Se ele pedir, isso é diferente, eu ensino, e acho que tenho alguma sensibilidade para isso, mas não ando a fazer disso a minha agenda familiar!

                            Prefiro umas idas ao parque, ao teatro, ao cinema, uma cócegas, enfim... coisa que também estimulam, de outra forma...

                            Até porque o Panda eo 2 são canais muito educativos, e ao vêr os desenhos animados e outra rubricas também aprende muito, e pergunta sobre o que quer saber mais.

                            Não estou preocupada, acho que nesta fase a apredizagem é natural, não uma obrigação, se é me expliquei bem...





                            Bjs,

                            carmen












                            Tenho o Afonso e a Inês. Sou feliz.
                            Uma coisa leva à outra, e vice versa!!!

                            Comentar

                            slot_bottomleaderboard_post

                            Collapse
                            Working...
                            X