Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Comportamento do filho mais velho.

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Comportamento do filho mais velho.

    Olá, fui mae da Ana em 7Maio11, ja tinha a Rita com 3 anos e 3 meses.

    A Rita sempre foi uma criança extremamente meiga, muito preocuada com os papis, amorosa, carinhosa, um orgulho uma delicia de filha que certos gestos preenchiam o meu coração de tanta felicidade.
    do tipo de ve a mae a chorar, chora limpa as lagrimas e diz "Tas triste mae? Va passar está bem?
    "Tens um doi doi? Amanha a Rita vai comprar pomada está bem?" beijinhos abraços uma ternurinha mesmo.Obediente, com 3 anos algumas birras, mas tudo normal.
    Desde que a mana nasceu:
    A mistura deste comportamento doce, tem dias terriveis ao ponto de me por a chorar por nao saber o que mais fazer. De manha as x grita tentando arrancar a roupa do corpo, dizendo que a roupa é feia que nao quer vestir porque é feia, ou porque sei la o quê, a noite é um filme para comer, come, mas tem de ir para o quarto pensar, o que é mais um choradeira, o banho é igual, toma, mas é mais um filme. Depois é tudo eu eu eu eu eu eu, eu para lavar os dentes, eu para lhe dar a sopa eu para cooca-la na cadeira eu para adormece-la eu para tudo, com aquele choro seco em voz arrastada "quero a mãe" . O pai ja esgotou a paciencia com ela, eu falo com ela super calma, voz calma tudo calmo enuanto estou aos gritos por dentro, fico com a cabeça em agua, cansada.
    Imagino que isto seja por causa da irma, pois com a bébé ela esta bem, adora-, deixamo-a fazer tudo pegar, dar banho estar ao lado etc etc etc...connosco está assim, era tao obediente e agora nem sempre obedece e ainda se ri com ar desafiador quando lhe estamos a dar uma ordem e ela a fazer outra coisa.

    Gostava que isto fosse so uma fase, e que conseguisse ter a minha miminha como antes. O que vos parece, a quem ja passou por isto.

  • #2
    nunca passei por isso, mas a minha filha vai ter sensivelmente essa diferença do irmão...

    Assim de fora parece apenas uma fase e insegurança... não tarda, passa!

    tens tempo para fazer algo só com ela? um bocadinho só das duas?

    beijinhos e tudo a correr bem!


    Comentar


    • #3
      A minha Matilde também vai ter essa idade quando vir o mano/mana... também tenho receio da reacção dela, pois os ciumes são naturais, mas espero que seja uma fase curta e ter paciência para ela e para todos.. sim... estou para ver quem vai ser o primeiro a abrir a boca para lhe dizer que já é grande e que determinada coisa é de bébe e tem que ser para o mano/mana... isso sim é que me preocupa mais. A minha sogra quando lhe contei da gravidez, a primeira reacção foi olhar para a neta e dizer: ai que agora vai acabar-se o mimo..." fiquei para a esganar, mas lá sorri e disse: acaba nada, que mimo à que chegue para todos.

      Espero que a Rita supere rápido esta fase, se calhar um programinha só com a mamã, poderá ajudar.
      bjs

      Comentar


      • #4
        Eu tenho imenso tempo para ela, um 2º filho ja tratamos tudo com mais traquejo, consigo fazer coisas que nunca fazia tao cedo com a primeira...saimos, ate ja aconteceu ter de ficar com as duas em casa e correu bem, faço tudo com ela, brinco muito, passeamos em familia como sempre foi...nao é por aqui o problema o problema é que ela quer chamar mais aa atenção, ainda ontem estivemos a dar banhinho a mana, espero que ela chegue a casa para o fazer tb, e quando lhe dei banho a ela começou a chorar baba e ranho a dizer que lhe doia mt mt mt mt um doi doi (um pequeno e leve arranhao) no joelho e que queiria tomar banho com o shampoo da mana. Isto é perfeitamente toleravel mas ha coisas em como estes dias queria fazer xixi e eu tava a dar a a mama e disse que nao a podia por na sanita para fazer no pote, pois puxou o pote e fez xixi no tapete do wc...e veio toda confiante, tira as cuecas e deixa as no chao...

        Quanto ao que dizem, nao me incomoda nada, ate porque se até eu tenho as minhas inseguranças mas tb tenho as minhas certezas e dai que ja educo uma filha ha 3 anos e sei tb a personalidade e sei que ha coisas que "nunca" vao acontecer...essa do mimo é normal, ate eu pensava, "sera que a minha miminha se vai sentir posta de parte" é um tormento este medo, porque se o mimo é so para eles, a verdade é que ate a data nao o tinha dado a mais ninguem...mas é importante que eles saibam e aceitem que agora ha uma mana e tb precisa de mimos.
        As vezes falo pra a bébé e digo " oh meu amor..." e a Rita "tas a chamar-me mae?" e eu " Tou filha, anda cá meu amor" mas ela ja inclui a mana em tudo mas ha dias qquando fiquei com as duas , fomos dar um passeio aqui oelos predios e ela " a mana tb vem?" lol

        Ela a mana aceita mt bem, adora-a ta sempre a beija la a pegar nela mas as birras, ai as birras...

        Comentar


        • #5
          cogrinha se ela é tão mimosa com a mana, esta fase é só isso, uma fase...
          Já ouvi falar em crianças que voltam a usar fraldas ou chucha, que regridem de alguma forma!
          a tua pequenina só anda mais birrenta...
          Dá-lhe uns dias e tudo voltará ao normal!

          beijinhos e felicidades


          Comentar


          • #6
            Inserido Inicialmente por sdias Ver Mensagem
            A minha Matilde também vai ter essa idade quando vir o mano/mana... também tenho receio da reacção dela, pois os ciumes são naturais, mas espero que seja uma fase curta e ter paciência para ela e para todos.. sim... estou para ver quem vai ser o primeiro a abrir a boca para lhe dizer que já é grande e que determinada coisa é de bébe e tem que ser para o mano/mana... isso sim é que me preocupa mais. A minha sogra quando lhe contei da gravidez, a primeira reacção foi olhar para a neta e dizer: ai que agora vai acabar-se o mimo..." fiquei para a esganar, mas lá sorri e disse: acaba nada, que mimo à que chegue para todos.

            Espero que a Rita supere rápido esta fase, se calhar um programinha só com a mamã, poderá ajudar.
            bjs
            Esse tipo de situação se acontecer basta chamar a atençao uma vez, as vezes podem fazer sem intençao, ser quase impulsivo.

            Comentar


            • #7
              ´Deus te ouça Rosinhas, nos primeiros dias do pós parto ate tive medo de entrar em depressao, de tao em baixo que isto me deixou. A Ana chegou agora as nossas vidas, é um amor que vai crescer incondicionalmente, e acredito que os pais amem igual modo os filhos, mas é um amor que cresce que se cria, eu com a Rita tenho um genero de cumplicidade enorme, deito-me com ela olho nos olhos ela conta-me cm foi o dia dela, digo "Amo-te muito" e ela "Ato muto" desde que começou a falar que me diz assim, chega a casa as x digo lhe "tive tantas saudades tuas" e quando nao digo ela diz...mas sei que nao teve, sei que diz porque eu ks sempre lhe digo...
              Todos os dias a adormeço e todos os dias na cama agarro a forte beijo aaaaaa tannnnto e digo ue a amo e que gosto muito dela.

              Deculpem estes pormenores, mas preciso quanto mais nao seja de escrever falar nem que nnguem ouça ou leia...

              Comentar


              • #8
                Inserido Inicialmente por cogrinha Ver Mensagem
                ´Deus te ouça Rosinhas, nos primeiros dias do pós parto ate tive medo de entrar em depressao, de tao em baixo que isto me deixou. A Ana chegou agora as nossas vidas, é um amor que vai crescer incondicionalmente, e acredito que os pais amem igual modo os filhos, mas é um amor que cresce que se cria, eu com a Rita tenho um genero de cumplicidade enorme, deito-me com ela olho nos olhos ela conta-me cm foi o dia dela, digo "Amo-te muito" e ela "Ato muto" desde que começou a falar que me diz assim, chega a casa as x digo lhe "tive tantas saudades tuas" e quando nao digo ela diz...mas sei que nao teve, sei que diz porque eu ks sempre lhe digo...
                Todos os dias a adormeço e todos os dias na cama agarro a forte beijo aaaaaa tannnnto e digo ue a amo e que gosto muito dela.

                Deculpem estes pormenores, mas preciso quanto mais nao seja de escrever falar nem que nnguem ouça ou leia...
                Cogrinha,
                Ao ler-te fico com a certeza que tudo se resolverá em breve e rapidamente!
                Tu já estás a fazer aquilo que me parece o correcto - a assegurar à Rita o teu amor incondicional! a ordem natural das coisas será reposta naturalmente... A tua pequenina não tem nem um Mês.

                Por muito que elas digam que os bebés estão na barriga, uma coisa é a teoria e outra é a realidade! e a realidade acabou de lhe entrar pela porta dentro e ocupar o espaço que era só dela!

                daqui a 3 meses vais estar a dar-me excelentes dicas para ultrapassar esses momentos, vais ver! ;-)

                beijinhos muito grandes e felicidades

                carla


                Comentar


                • #9
                  Inserido Inicialmente por cogrinha Ver Mensagem
                  Esse tipo de situação se acontecer basta chamar a atençao uma vez, as vezes podem fazer sem intençao, ser quase impulsivo.
                  Infelizmente, nem as milhentas vezes que pedi para não fazerem isso com o primo em relação à vinda da Matilde resultou... o miúdo só agora engraça com ela e ela tem uma adoração por ele, mal começou a andar, chegava a plantar-se frente a ele, à espera que ele lhe desse atenção e ele nada, ignorava com os ciumes... fazia-me uns nervos..., mas a culpa não era inteiramente dele...

                  Comentar


                  • #10
                    Inserido Inicialmente por cogrinha Ver Mensagem
                    ´Deus te ouça Rosinhas, nos primeiros dias do pós parto ate tive medo de entrar em depressao, de tao em baixo que isto me deixou. A Ana chegou agora as nossas vidas, é um amor que vai crescer incondicionalmente, e acredito que os pais amem igual modo os filhos, mas é um amor que cresce que se cria, eu com a Rita tenho um genero de cumplicidade enorme, deito-me com ela olho nos olhos ela conta-me cm foi o dia dela, digo "Amo-te muito" e ela "Ato muto" desde que começou a falar que me diz assim, chega a casa as x digo lhe "tive tantas saudades tuas" e quando nao digo ela diz...mas sei que nao teve, sei que diz porque eu ks sempre lhe digo...
                    Todos os dias a adormeço e todos os dias na cama agarro a forte beijo aaaaaa tannnnto e digo ue a amo e que gosto muito dela.

                    Deculpem estes pormenores, mas preciso quanto mais nao seja de escrever falar nem que nnguem ouça ou leia...
                    Estás a fazer tudo certo, será mesmo só uma fase da Rita

                    Comentar


                    • #11
                      olá cogrinha
                      fica aqui o meu testemunho:
                      Tenho 2 filhotes, um menino com 3 anos e 6 meses e um bebé com 7 meses, portanto o pequenote nasceu 1 mês antes do mais velho fazer 3..
                      COmeçou mal, que quando me foi ver ao hospital ficou triste por vir embora e deixar-me lá, mas nunca faria de outra maneira, nunca ponderei sequer não me ver durante 2/3 dias...
                      Depois vim para casa e notei uma histeria desmedida. Tive sorte que nos 2 primeiros meses o bebé era sossegado e tinha tempo para me dedicar durante o dia vários momentos apenas ao mais velho. Quem o deitava era eu, dava banho, etc.
                      De vez em quando o meu mais velho tb tem assim umas birras parvas, de chamar feio a tudo e não quer assim, quer assado, um verdadeiro ditador em ponto pequeno. Muitas vezes rio-me, nem ralho nem reclamo, rio....
                      de tão absurdo que por vezes é. E resulta, algumas vezes.
                      Comer.... desisti que coma por ele. QUando desisti de ralhar e chamar a atenção para comer, para não se distrair e decidi que ia dar na boca, diz-me que nãoq uer ajuda e começou a comer normalmente.
                      Agora anda mais "calmo", sempre aceitou bem o irmão e adora-o, quer faer quase tudo com ele, de manhã acorda e vai ter ao quarto do irmão e vai para dentro da cama dele e lá ficam os 2 uns 5 minutos.
                      A minha estratégia foi ignorar completamente. Se nao quer comer sozinho, dou na boca, se dia que quer assim, assim e assado eu rio. Se for mal educado, vai pensar de castigo, mas só isso, senão ando sempre a ralhar.
                      Acredito que seja de facto uma fase e que passa rápido

                      ah, tb é normal a insolência nesta idade, faz parte, no nosso caso junta-se com a disputa de lugar, com o medo de perder protagonismo

                      Comentar


                      • #12
                        Ola!

                        Os meus teem uma diferença de 2 anos e meio. O mais velho tambem tem andado impossivel sim, mas só agora! Os primeiros 4/5 meses correram bem! Isso faz-me acreditar que para alem do efeito irmao ha muito que é apenas da idade!

                        Beijinhos
                        Rute

                        O meu parto de 14 dias
                        Bebes e Mamas marcianas de 2008
                        Foram 25 meses, 2 semanas e 4 dias de maminha com muito amor (mamou a ultima vez a 22 de Abril 2010). CIA congénita, encerrada por cateterismo aos 4 anos e 5 meses.
                        CIA congénita... Um operado, outro à espera que feche...

                        Comentar


                        • #13
                          Olá Cogrinha!

                          A minha filha tem mais 4 anos e 2 meses que o irmão e também era muito bem comportadinha e fazia tudo o que a mamã pedia. Poucas vezes fazia birras. Depois que o mano nasceu, ela ficou uma semana em casa dos avós (mesmo por baixo da minha) enquanto estive hospitalizada e não estranhou nada, pois está com eles todos os dias. Quando vim para casa, começou com birrinhas que eu associei ao mimo (super) extra que teve nos avós! O tempo foi passando e as birras continuaram! É extremamente meiga com o mano e superprotectora! Agora ganhou um mau vicio: começa a olhar para mim com cara de gozo quando ralho com ela! Isso tira-me do sério!
                          Eu penso que ela agora se sente "maior", pois é a mana mais velha e já quer ter mais autonomia e fazer as coisas à maneira dela! Custa muito, pois está a ficar um bocado desobediente e tenho que a mandar lavar os dentes 100 vezes até ela se decidir a fazê-lo! Não posso estar sempre a dar castigos, portanto agora tento de certa forma ignorar algumas birras, mudando a conversa e ela acaba por esquecer a birra e faz o que lhe mando... Penso que será uma fase e com o tempo voltará a "entrar nos eixos".

                          Continua a dar-lhe mimo e educação tal como tens feito e tudo se há-de resolver!

                          Beijinhos!




                          Realizando os meus sonhos...

                          Comentar


                          • #14
                            Inserido Inicialmente por toletixa Ver Mensagem
                            Continua a dar-lhe mimo e educação tal como tens feito e tudo se há-de resolver!
                            Parece-me o essencial

                            Comentar


                            • #15
                              Obrigadas

                              Vamos ver cm corre, ela tem dias, ja ha uns 3 que anda mais calma com umas birras pelo meio. Gostava muito que fosse isso, uma fase.

                              Giz
                              aproveitei a tua dica do comer e hoje disse a mesa enquanto o pai a chamava a atenção para comer:
                              "Deixa lá pai, quanto mais tempo a Rita demorar a comer, mais tarde sai da mesa e depois nao pode ir brincar, tem de ir lavar os dentes e ir para a cama" e nao é que funcionou?!!! Depois ainda estivemos a fazer um puzzle, e lavar dentes e adormece-la.

                              Outra:
                              O pai hoje deu-lhe banho!!!!!!!!!!!!!
                              O filme começou cm todos os dias, "queeeeeeroooooooooo a maaaaaaaaaaaae" e eu "Nao, hoje é o pai que te da banhinho" cm nao quis, o pai pegou nela e deixou-a no quarto e disse que quando quisesse tomar banho para dizer...passado uns poucos minutos ele la foi outra x e ela la foi.



                              obrigada e beijinho.
                              Ultima edição por Visitante; 02-06-2011, 23:18.

                              Comentar

                              slot_bottomleaderboard_post

                              Collapse
                              Working...
                              X