Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Antecipar/ adiar entrada na escola primária???

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Antecipar/ adiar entrada na escola primária???

    Gostaria de ouvir opiniões de pais que tenham passado por este dilema de ter de antecipar ou adiar a entrada do filho na escola primária. Temos um menino que completará 6 aninhos em Novembro e apesar da Educadora achar que ele está pronto para ingressar na escola primária, nós (pais) estamos indecisos e mais inclinados para o facto de ele ter de continuar por mais um ano no jardim de infância.

    Obrigada pela vossa ajuda



  • #2
    Olá!
    Eu passei por este dilema e vou voltar a passar daqui a uns anos quando as gémeas tiverem idade para irem para o 1.º ano.
    Do meu filho mais velho, que é de Dezembro, eu queria que ele entrasse mais cedo mas tinha dúvidas se seria o melhor, por isso falei com a educadora e ela disse-me que o achava preparado para ir para o 1.º ano, inscrevi-o mas o que aconteceu foi que ele não teve vaga naquela escola...
    Depois de voltar a falar com o meu marido e com a educadora, achámos que era preferível transferi-lo para a outra escola e manter o interesse dele em aprender, do que deixá-lo mais um ano só a brincar.
    Assim foi
    No entanto, no mesmo ano um colega dele também de Dezembro acabou por ficar mais um ano na pré pois os pais não o achavam preparado para o 1.º ano.
    A decisão que vocês tomarem será a melhor, mas já lhe perguntaram se ele quer ir para o 1.º ano, aprender a ler e a escrever?
    Beijinhos


    Afilhada mais linda: 2&stitch - É uma menina!!!
    Madrilhada: Sara Carvalho

    Comentar


    • #3
      O meu também é de Novembro e entrou com os 5 anos e não me arrependo,pois não notei nenhum problema e ele foi com os amigos todos e ele também já me dizia estar farto da creche e queria ir para a escola dos grandes..
      Será que ele está preparado para seguir em frente? e depois ao ver os amigos na escola e ele permanecer na mesma, não sei se será complicado dele digerir isso,mas claro está os pais é que decidem!
      Bjs

      Comentar


      • #4
        cada criança é única e deve ser avaliada em relação ao nível de desenvolvimento. A maturidade dele, a capacidade de concentraçaõ..
        O que pensa a educadora dele? O que pensas tu? Ele está com muita curiosidade em relação à escola?
        Se achares que ele é ainda muito abebezado, aproveita e deixa-o estar sem responsabilidades mais um anito. A primária exige bastante deles. Nem sempre é um ano perdido!!!
        Blog de experiências simples: Pequenos cientistas

        O meu babyblog desde 2007: http://persiana.blogs.sapo.pt/


        Comentar


        • #5
          Obrigada a todas pelas vossas opiniões.
          Voltamos a falar ontem com a educadora (até porque as matriculas são até ao dia 15). Ela acabou por concordar connosco no sentido em que o nosso filhote talvez seja muito "imaturo" para ingressar na primária. Ela acha que ele está preparado a nivel cognitivo mas que de facto a nivel emocional ainda é capaz de ser muito cedo pois ele gosta muito de brincar e de fazer as suas birras... O meu coração de mãe diz-me que ele deveria ficar mais um ano no infantário, o maridão que é prof de primária tb acha que ainda é cedo... Por outro lado sentir-me-ia melhor se soubesse que não vai ser o único da salinha dele a ficar mais um ano no JI...mas acho que somos os únicos pais a ponderar essa hipótese. De qualquer forma temos conversado com o menino no sentido de o ir preparando para ficar mais um ano no JI (pk ele diz-nos que gostava de ir para a "escola dos grandes"), ele percebe que ainda só tem 5 anos ao passo que os outros meninos têm 6...e que os meninos com 6 anos são os primeiros a ir para a primária. Os meninos com 5 são vão se tiverem espaço...etc
          Ainda estou um pouco confusa mas penso que vamos optar por deixá-lo mais um ano no JI.

          Bjinho pa todas


          Comentar


          • #6
            O meu faz 6em outubro e vai ficar mais um ano na pre ,tanto eu cmo amedica, educadora achamos ele imaturo ainda pra entrar na primaria, mas vai pra uma pre publica .

            Comentar

            slot_bottomleaderboard_post

            Collapse
            Working...
            X