Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

1º Ano - 1º Ciclo

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • 1º Ano - 1º Ciclo

    Olá, quem tem conselhos para me dar sobre este primeiro ano de escolaridade?
    Mochilas, material escolar, lanches, métodos de estudo, trabalhos de casa, AECs, etc!!
    Contem-me tudo, não me escondam nada!!

    Obrigada!
    carmen


    Tenho o Afonso e a Inês. Sou feliz.
    Uma coisa leva à outra, e vice versa!!!

  • #2
    Ui o 1º ano onde isso já vai aqui por casa ehehe

    Não esquecer de identificar tudo mas mesmo tudo material escolar em principio costuma ser os professores a dar a lista no 1º dia de aulas
    lanches saudáveis sempre em praticamente todas as escolas ao lanche os meninos bem o leite escolar e depois podes mandar uma sandes ou bolachinhas maria
    o 1º ano é o ano da exploração e por isso método de estudo não deve ser muito exigente há que ir com calma para eles não se saturarem logo desde o inicio.

    Comentar


    • #3
      Tchhh, tanta coisa

      Antes de mais parabéns ao teu cachopo ( penso que é ele o mais velho) pela entrada na escola dos "grandes"

      Ora bem, da minha experiência a coisa passa-se mais ou menos assim:
      Mochila resistente, seja de alças ou com troley vai andar a voar com certeza anda por aí uma corrente que defende que afinal as de troley não são as mais adequadas proque a torção que os miúdos fazem ao arrastar a mochila ainda lhes faz pior, para além de que muitas vezes carregam-na aos ombros como se o troley nem estivesse lá!! Se for como na escola da minha cachopa grande parte do material fica na própria escola por isso nem carregam grande peso...

      Material: (o professor fornece a lista na 1ª reunião) mas basicamente é muito . As borrachas e lápis desaparecem, na sala da minha cachopa a professora chegou a confiscar o aguça porque os lápis "desapareciam" em poucos dias!
      Tudo etiquetado com o nome para se irem habituando a distinguir o que é deles do que é do parceiro...

      Os livros encardenados porque caso contrário chegam ao fim do ano num mísero estado e ir vigiando e ensinando que livro não é papel em branco! não é para fazer desenhos e rabiscos!!

      Lanche: na escola costumam dar o lanche da manhã, durante algum tempo a minha levava de casa o lanche da manhã e o da tarde porque cismou que não gostava do pão! seja como for convém que sejam coisa simples de comer, que não sujem muito as mãos, iogurtes de beber, fruta (num tuperware fácil de abrir ou então que aguente uns tombos sem ficar a meter nojo, banana não é boa escolha...). O que eu fazia também era levar um lanche comigo para a cachopa comer quando a ia buscar, quando o lanche dela era particularmente atrativo (bolo ou bolachas de chocolate) comia ela e mais os colegas portanto à saída já estava cheia de fome outra vez

      Trabalhos de casa: confesso que, olhando para trás, stressei de mais com isso e acho que acabei por tornar a rapaariga também um pouco mais ansiosa por causa disso...no 4º ano deixei-a gerir ela própria os TPC, certificava-me apenas que os estava a fazer e a coisa correu melhor...também há professores que fazem questão de mandar TPC regularmente outros que fazem o contrário e tens de ser tu a decidir o quanto tem de estudar por dia...cá em casa estuda-se de 2ª a 5ª, na 6ª pode-se adiar para sábado e no domingo não se estuda...senão no sábado também não se fazia nada

      AECs: pois infelizmente na escola da minha cachopa foram francamente um porcaria!!! Os pais perceberam desde cedo que só serviam para encher chouriços, a professora da turma descartava-se ou professores da AECs deixavam-se andar, e depois de muitas reclamações no 2º ano também me deixei de chatear com isso e deixei de insistir com a cachopa para saber como iam as AECs, espero que na escola do teu pimpolho sejam lecionadas com um bocadinho mais de esmero.

      boas aulas e bjinhos


      A felicidade completa

      Comentar


      • #4
        Obrigada às duas.
        Desconhecia isso dos troleys!...
        Acho que os lanches devem depender das autarquias, não? Tenho de perguntar na reunião... Ele não bebe o leite da escola, porque tem chocolate e ele fa reação... Já mandava lanche na pré, mas é sempe um stress porque são 2 lanches e não repetimos manhã e tarde e muito tempo seguido, até porque se farta... Iogurtes têm de ser de manhã, para ainda estarem refrigerados, certo? Na pré tinham frigorífico mas no 1º ano já não deve haver essas mordomias... Uma coisa boa é comer fruta com casca, vai lavada e pronta a morder...

        Uma mochila dura o ano todo? Ele não é de estragar, nem mochilas, livros (é, até, muito picuinhas com os livros, felizmente!), mas lembro-me que eu também não era e nem sempre as mochilas chegavam ao fim do ano, acho que do peso... lembro-me das alças ficarem estragadas...

        Quanto aos TPCs, pois agora há quem mande e quem não mande, eu sei... Mas estudar, mesmo, como fazer? São ficas com perguntas? São resumos? São leituras e exercícios? É pá, isto é tudo novo, e a minha primária foi há 30 (como é possível?!?!...), sim, 30 anos!!

        Ele está muito contente. Eu também. Vamos vêr como será!!

        Bjs e obg,
        carmen


        Tenho o Afonso e a Inês. Sou feliz.
        Uma coisa leva à outra, e vice versa!!!

        Comentar


        • #5
          Olá e primeiro nada de stress ( falar é tãooo fácil ),quanto ás mochilas e lanches acho que as meninas explicaram bem,nada de muito complicado,coisas fáceis de comer e rápidas ( tipo pão / iogurte de manhã e para o lanche fruta) pois se tiverem de beber o leite ( k por aki dá-se perto das 10:30/ 11H..o meu só bebe isso senão o almoço fica no prato..lol)...
          Os trabalhos de casa aí a coisa complica um pouco...são muitos rabiscos e letras ( o meu queria fazer tudo na perfeição ..era um stress..lágrimas...pelo meio..)mas lá para o 2º período a coisa melhora bastante...pelo menos por aki foi ...depende de cada criança...mas é muito giro vê-los evoluir...ah e também ah o "mãe não consigo",eu tinha que estar sempre com ele no ínicio...mas só no ínicio...
          Vais ver é como tudo na vida ..tudo se resolve..
          Bjs
          Sandra

          Comentar


          • #6
            Ola!!!

            Tambem estou nesse dilema de lanches, mochilas e etc...
            A Beatriz vai para a escola e isto ando tudo num virote!
            Quanto ao material e alimentação ainda não me preocupei muito...ela tem escalão 1 pelo que me disseram que isso era a cargo da escola. Ainda asssim compreilhe a lancheira(igual á mochila) termica para levar um ou outro miminho, pois o lanche da escola é bastante completo: pão com queijo ou marmelada ou manteiga; iogurte ou leite e uma peça de fruta. Isto de manhã´ou á tarde é igual. Ela faz os 2 lanches entra á 8.45 e sai ás 18. As Aec aqui são boazinhas, ginastica e ingles, e acho que musica. Tenho de ver no inicio do ano.
            Quanto ao estudo...e a unica coisa que não me preocupa de todo. Ela sabe ler e escrever desde Dezembro passado, calculo e estudo do meio tambem está muito bem. Estamos no dilema de a passar para a segunda classe ou mantela este ano... Temos receio que se desmotive por ir aprender o que já sabe...por outro lado temos receio de que vá mal preparada...
            Confesso que sou muito exigente...´aqui em casa é tipo tropa...mas ela aprendeu tudo sem que tivesse de lhe dizer mas sabemos que foi para me impressionar porque exijo muito dela. Agora tentamos coloca la em actividades menos intelectuais...pois passa dias a ler e a fazer coisas no caderno...vai para os escuteiros para ter mais contacto com o ar livre!!!

            Enfim...descobrimos que os problemas não acabaram quando lhe nasceram os dentes e começou a andar!!!lol....

            Beijo
            Marta
            Aborto retido 10 semanas 06/07/2012
            Aborto retido 5 semanas-11/08/2012



            Comentar


            • #7
              Já comprei uma mochila. Foi uma da Cars, no Continente, normal, sem troley, e sem ser das xxl... Quero comprar outra, para ir alternando, por causa de dias de chuva, eventualmente rebentamento de canetas ou mesmo para lavagem normal, de rotina. Lancheiras tem várias e nem sei se mando dentro ou fora da mochila...
              Relativamente aos escalões, alguém me sabe esclarecer se as crianças que têm doença crónica têm redução na mensalidade? Uma amiga minha, professora, disse que teve um aluno que tinha uma doença crónica, os pais tinham empregos com salários razoáveis e a criança tinha direito a refeições e lanches. Será que depende dos municípios, ou mesmo agrupamentos, ou é lei?

              Bonequita, a tua filha aprendeu sozinha?! A juntar sons e tudo mais? Bem...
              Realmente, com a descrição que fazes, parece-me que deves falar com a professora e avaliar em que ano deve ser integrada. Avaliem os conhecimentos ao nível de estudo do meio e matemática também, além da leitura. E boa sorte!...
              Fala também com a pediatra, não? Olha, a nossa diz é para não sobre-estimularmos nem sermos demasiado exigentes, para darmos respostas adequadas à idade, mas para não exagerarmos, precisamente para evitar o problema que tens agora, que é a desmotivação...
              Tens aí um problemita, sim, mas tudo se há-de resolver...

              Bjs,
              carmen


              Tenho o Afonso e a Inês. Sou feliz.
              Uma coisa leva à outra, e vice versa!!!

              Comentar


              • #8
                Carmen...
                O pediatra da Beatriz sempre disse que ela ía ser assim. Apesar da fraca estatura no percentil 5 desde pequena...sempre demostrou uma grande maturidade e inteligencia.
                Ela parendeu as letras na escolinha como os outros...depois foi pela logica. A educadora ajudo a nas regras (tipo q de 9 e c se ler s ao pe do i e do e) e pequenos promenores de acentuação e pontuação. Ela é excelente a matematica...sabe coisas que nem me lembro que existiam.
                Sou muito exigente com ela mas nunca a este nivel. Sou tipo tropa mas no sentido de ser bem comportada e arrumar as coisas dela, de ela falar comrretamente e ser bem educada. Sempre a motivei na concentração...fosse a ver um filme ou a brincar. Coisas basicas da vida.
                Ela lê todos os dias uma historia á irmã á noite. E acho que é isso que a fa sentir crescida...saber que é a mais velha e tem um papel especial. Ela é inacreditavelmente madura...nas conversas nas apreciações tudo...muito ponderada e infelizmente tem muito pouco de criança...
                A psicologa desvalorizou agora quando a viu...disse que ela é acima de tudo uma criança feliz e realizada...e que nós pais temos a mania de por defeito em tudo...se ela fosse menos inteligente estavamos preocupados...se é muito iden...

                Quanto ao inicio do ano...ela vai estar a primeira semana na primeira classe...mas já nos fizeram saber...que não deve ficar por lá. Porque lhe deram os livros para a mão...ela folheou com calma e disse ao fim de alguns minutos...que já sabia quase tudo...e tinha uma ou duas duvidas mas que estava á vontade para fazer a fixa(que lhe propuseram para avaliar conhecimentos).

                A unica dificuldade dela é (parece me) a letra manuscrita...que não lhe sai tão bem nem tão rapido como ela gostaria...devido á minatura de mão(ela tem 17.5kg) que ela tem. Mas já me respondeu que se safa...

                Não estou preocupada...e sei que ela é assim e pronto...não foi muito estimulada...apenas lhe pomos algumas regras porque detesto crianças mal educadas e sem regras...e confesso que me babo por esta dedicação dela á leitura e pelo facto de ela devorar livros...porque eu tambem era assim...mas devia ter no minimo uns 10 anos.


                Quanto aos escalões não te posso ajudar. Eu estou no 2º da segurança social mas como estava desempregada passei automaticamente para o primeiro. Mas sei que há ajudas para casos especiais. É uma questão de te informares.

                Beijo
                Marta
                Aborto retido 10 semanas 06/07/2012
                Aborto retido 5 semanas-11/08/2012



                Comentar


                • #9
                  boa tarde a todos
                  Carmen já não te deves lembrar de mim, pois já não venho aqui há muito tempo.
                  Já trocamos alguns conselhos visto que os nossos pimpolhos têm idades aproximadas.
                  também eu estou nessa fase da ida para o 1º ciclo ( por 1 dia quase que o david poderia ter de repetir a pré, se não houvesse vagas no 1º ciclo), por isso tivemos de ficar numa escola bem mais longe daquela que queríamos, mas....
                  tudo isto é muito novo para nós, ele anda muito contente por já estar a ficar um menino crescido.
                  eu só acho uma injustiça como algumas coisas são feitas, eu e o meu marido estamos desempregados, mas como estamos no 3º escalão do abono que é dado pelo IRS do ano anterior não vamos ter qualquer ajuda para a escola do david, se estivessemos no 1º ou no 2º teríamos, de acordo com o que nos disseram no agrupamento de escolas a que pertencemos, sendo assim não temos qualquer ajuda, o que não acho certo.
                  mas lá havemos de dar a volta por cima.
                  quanto ao resto, se te lembrares, a maior dificuldade vai ser a comida, o david é um pisco a comer e vai concerteza nos 1ºs tempos passar alguma fomeca, mas talvez melhore e começe a comer mais.
                  dia 14 lá vamos nós conhecer o professor e as novas etapas na vida dele.

                  beijos
                  sónia
                  Nada nos deixa tão solitários como os nossos segredos-Paul Tournier



                  "O valor das coisas não está no tempo que elas duram, mas na intensidade com que acontecem.

                  Por isso, existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis" - Fernando Pessoa

                  Comentar


                  • #10
                    Ola Sonia.

                    Informa te melhor sobre os escalões...diretamente tens direito ao 2º caso entregues uma declaração do centro de emprego em como estão desempregados á mais de 3 meses. E mesmo que não tivessem poderiam justificar a carencia economica com os valores que recebem de subsideo e as despesas fixas da casa... claro que há casos excepcionais...a mãe de um pequenito da sala da beatriz esta desemopregada e o pai tambem mas ela recebe 800 e muitos eurois de subsideo e ele quase 1000...recebem mais que muitos casais a trabalhar...ainda reclamou.
                    Mas se tens poucas posses junta os documentos e dirige te ao agrupamento, caso não façam nada manda mail para a Drel...vais ver que te resolvem o problema.

                    Eu estou desempregada( vou começar a trabalhar para a semana mas estava á 18 meses no desemprego) recebia 419 euros e estava no segundo escalão...e com a declaração passei para o primeiro. Nem entreguei mais nada...

                    Informa te bem.

                    beijo
                    Marta
                    Aborto retido 10 semanas 06/07/2012
                    Aborto retido 5 semanas-11/08/2012



                    Comentar


                    • #11
                      Bonequinha,
                      de facto os pediatras e educadoras são muito diferentes... Porque a nossa pediatra tem sublinhado a não estimulação precoce (não estou a comparar, atenção!!, mas ela também nos tem dito que o piolho está muito desenvolvido para a idade), e as educadoras têm acompanhado a perspetiva da pediatra.
                      No entanto, se ela apoia e se a própria psicóloga te descansou, então... descansa!!
                      E, já agora, partilho da tua opinião quanto a educação e arrumação!

                      Sónia,
                      lembro-me de ti, sim!! Não me lembro bem das situações que partilhámos, mas lembro-me do teu nick com simpatia!
                      Mais uma fase, não é?... Estão a crescer, MESMO!!


                      Bjs,
                      carmen


                      Tenho o Afonso e a Inês. Sou feliz.
                      Uma coisa leva à outra, e vice versa!!!

                      Comentar

                      slot_bottomleaderboard_post

                      Collapse
                      Working...
                      X