Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Dicas para bebés obstipados

Collapse
Este é um tópico fixo.
X
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Dicas para bebés obstipados

    Como eu tive muitos problemas com a obstipação do meu menino, agora quero passar a informação que juntei de dicas de várias mamãs aqui do fórum...

    Então aqui vão as várias dicas para bebés obstipados:

    Alterar os componentes da sopa: substituir a cenoura por abóbora, pôr pouca batata e muita courgette, esta deve ser a base das vossas sopinhas e depois os legumes que prendem menos são alface, espinafres, alho francês, brócolos, couve-flor... Têm de ver quais aqueles que os vossos bebés se dão melhor e abusem deles na sopa! Coloquem um fio de azeite quando forem servir a sopa pois também ajuda a amolecer as fezes!

    Dar muita frutinha crua e água: as frutas mais aconselhadas são as tradionais maçã, pêra e banana (que tem efeito laxante se a casca estiver castanhinha), depois têm a papaia e manga, e eu durante o dia dou-lhe sumos de fruta (trituro melancia, meloa ou melão e junto água e dou no biberon - como são frutas águadas também ajudam bastante)! Também junto fruta aos iogurtes, compro dos naturais e junto sempre fruta triturada!

    Algumas ajudas: podem comprar farelo de trigo ou aveia e juntar nas sopas, papas ou iogurtes, como têm muitas fibras acabam por facilitar a digestão! Se mesmo assim os vossos bebés tiverem muitas dorzinhas e cocós duros e secos podem comprar leite de magnésia (perguntem primeiro a opinião do pediatra) e dar uma colher das pequenas a cada refeição, depois vão diminuindo para uma de manhã e à noite, depois só uma à noite até deixarem de dar...

    As papas que dão devem sempre conter cereais, e se quiserem até podem comprar uma muito boa da Cerelac que é própria para regular os intestinos, mas não é láctea!

    O meu menino agora já faz 3 vezes por dia, e sempre sozinho! Já não está a tomar o leite de magnésia e anda muito mais bem disposto!

    Um pequeno esclarecimento sobre bebés amamentados:

    "Dejecções - Durante o primeiro mês costumam ser muito frequentes, após cada uma das mamadas e, às vezes, entre elas; alguns bebés fazem mais de 20 dejecções por dia. Entre os 2 e os 4 meses tornam-se mais escassas, chegando quase todos os bebés com aleitamento materno a fazer uma só vez a cada 2 a 4 dias, ou alguns a cada 8, 10 ou mais dias. Alguns lactentes saudáveis chegam a ficar 30 dias sem defecar. Quando por fim fazem é de consistência normal, semilíquida ou pastosa. Portanto, NÃO é obstipação e não deve fazer-se absolutamente nada (não dar sumos, nem chás, nem ervas, nem supositórios, nem estimular o ânus com um termómetro...). A obstipação não se caracteriza pela frequência das fezes, mas sim pela sua consistência. Um bebé só está obstipado se eliminar umas bolas duras e secas.
    Esta falsa prisão de ventre do lactente é tão frequente e, provoca tanta preocupação às mães (e tanto sofrimento aos bebés, submetidos a tratamentos inúteis), que nos parece necessário informar repetidamente as grávidas e as mães de recém-nascidos.(...)" - "Manual Pratico do Aleitamento Materno" do Dr. Carlos Gonzalez


    Jocas a todas e boa sorte

    Patrícia Paiva
    - Educadora Perinatal
    - Conselheira em Aleitamento Materno
    - Professora Ginástica para Bebés

    BLOG Perfeito, Perfeito é MAMAR AO PEITO! ; BLOG Amigo dos Bebés ; SITE Mamar ao Peito; Preparação para o Parto - Margem Sul

  • #2
    RE:

    Olá! Aproveito o teu topico para te fazer uma pergunta. O meu bebe tem perto de 3 meses e desde muito cedo que não consegue fazer coco sozinho. Todos os dias e às vezes, quando o sinto mais aflito, mais que uma vez estimulo-o com o tubinho do bebegel vazio e cortado atras. As vezes tenho medo que ele nunca faça coco sozinho e fico realmente preocupada.. Temo que a introdução das papas ou das sopas resolvam o seu problema... O teu menino tb passou pelo mesmo? Quando é que começou a melhorar?

    Obrigada

    Comentar


    • #3
      RE:

      Oi, DFR!

      Realmente o meu menino sempre teve muitas cólicas, mas como era amamentado melhorou bastante quando eu deixei de beber leite! Mas depois vieram as papas e estragaram tudo... Com as sopas melhorou um pouco, mas só fazia uma vez por dia e normalmente só lá ia com estimulação, também fazia como tu, tubinho do bebegel e muitas massagens! O sling também me ajudou muito! Entretanto ele teve uma gastroentrite e tive de lhe dar comidas que prendessem o intestino por causa da diarreia e quando passou a gastro , comecei a dar as sopas à noite também e ele piorou novamente e só fazia com o gel do bebegel, que nunca tinha sido preciso antes! E chorava tanto de dores...
      Por isso pedi ajuda às mamãs daqui do fórum, e com as várias dicas que me deram consegui resolver a situação... E decidi abrir este tópico para ajudar outras mamãs que tenham o mesmo problema, ele melhorou mesmo há mais ou menos 2 semanas!

      Jocas

      Patrícia Paiva
      - Educadora Perinatal
      - Conselheira em Aleitamento Materno
      - Professora Ginástica para Bebés

      BLOG Perfeito, Perfeito é MAMAR AO PEITO! ; BLOG Amigo dos Bebés ; SITE Mamar ao Peito; Preparação para o Parto - Margem Sul

      Comentar


      • #4
        RE:

        Olá!!

        Só mais uma dica.

        A Pediatra da Camila disse-me que lhe podia dar pêra abacate, é pobre em nutrientes, mas é boa para regular o intestino e quando ela andasse mais presa poderia misturar com outra fruta.
        A Camila gosta bastante, até faz mmmnhumm mmmnhumm a comer, corta a acidez da fruta e dá uma consistência muita cremosa.

        Outra coisa foi, cozer maçã reineta e depois dar-lhe a água da cozedura (mas ela não gosta).







        Comentar


        • #5
          RE:

          ok eu sempre fui pouco adepta das verduras e frutas mais estranhas.
          E agora estou sempre à procura da Pêra Abacate e não encontro!!! Isso existe no Continente?

          Sim porque no outro dia não me sabiam dizer onde estava a batata doce!!!!!!

          APPM Obrigada pelas dicas vou usar tudo o que puder!!!!Se bem que o teu menino é mais velhito que a minha e à coisa que se calhar não posso dar à minha babe!!!





          Comentar


          • #6
            RE:

            Acrescento 3 coisas:
            - água morna em jejum;
            - xuxu na sopa;
            - um pouco de ameixa.
            Susana e Afonso (14/09/2004)
            Nobody is perfect!!!
            I'm nobody.

            Comentar


            • #7
              RE:

              Inserido Inicialmente por susanamotavilas
              ok eu sempre fui pouco adepta das verduras e frutas mais estranhas.
              E agora estou sempre à procura da Pêra Abacate e não encontro!!! Isso existe no Continente?

              Sim porque no outro dia não me sabiam dizer onde estava a batata doce!!!!!!

              APPM Obrigada pelas dicas vou usar tudo o que puder!!!!Se bem que o teu menino é mais velhito que a minha e à coisa que se calhar não posso dar à minha babe!!!
              Do que a APPM disse só os espinafres é que é cedo, de resto do que li podes dar tudo.
              Susana e Afonso (14/09/2004)
              Nobody is perfect!!!
              I'm nobody.

              Comentar


              • #8
                RE:

                Inserido Inicialmente por susanamotavilas
                ok eu sempre fui pouco adepta das verduras e frutas mais estranhas.
                E agora estou sempre à procura da Pêra Abacate e não encontro!!! Isso existe no Continente?

                Sim porque no outro dia não me sabiam dizer onde estava a batata doce!!!!!!

                APPM Obrigada pelas dicas vou usar tudo o que puder!!!!Se bem que o teu menino é mais velhito que a minha e à coisa que se calhar não posso dar à minha babe!!!
                Olá Susana.

                Há em todos os supermercados, eu tenho comprado no Lidl e no Intermarché, costuma estar junto das frutas exóticas! Mas eu só estou a sugerir isto porque a Pediatra referiu que se pode dar, não costuma falar nessa fruta porque é muito pobre em nutrientes, mas misturada com maçã ou pêra pode-se dar porque é bom para o intestino.
                Por exemplo, quanto a outras frutas, tipo papaia e manga disse-me logo que só depois dos 8 meses porque são de difícil digestão, que eles ainda não têm as enzinas necessárias
                Mas como já falámos anteriormente, cada Pediatra (cabeça) cada sentença.







                Comentar


                • #9
                  RE:

                  Obrigado por terem acrescentado as vossas dicas...

                  Vou pedir ao Admin para pôr estas dicas como Sticky, poir temos vários tópicos abertos por causa disto mas nenhum é sticky...

                  Jocas a todas
                  Patrícia Paiva
                  - Educadora Perinatal
                  - Conselheira em Aleitamento Materno
                  - Professora Ginástica para Bebés

                  BLOG Perfeito, Perfeito é MAMAR AO PEITO! ; BLOG Amigo dos Bebés ; SITE Mamar ao Peito; Preparação para o Parto - Margem Sul

                  Comentar


                  • #10
                    RE:

                    Mais uma que me parece interessante.
                    Sempre que a minha pequenita tem alguma dificuldade em fazer cocó, eu como ameixas e na mamadas seguinte pimba, eloa faz Não sei se seá coincidência mas tem resultado

                    Comentar


                    • #11
                      RE:

                      O meu pequerrucho tem 6 meses e tb é mto preso, essa papa da cerelac com cereias não é láctea, será que a posso dar ao meu baby com 6 meses?

                      Bj
                      Any

                      \"www.myfacedown.blogspot.com\"



                      Comentar


                      • #12
                        RE:

                        Oi, any!

                        Eu tenho uma lata dessa papa em casa, e é a partir dos seis meses, mas tens de se preparar com o leite do bebé, em vez de ser com água!

                        Jocas
                        Patrícia Paiva
                        - Educadora Perinatal
                        - Conselheira em Aleitamento Materno
                        - Professora Ginástica para Bebés

                        BLOG Perfeito, Perfeito é MAMAR AO PEITO! ; BLOG Amigo dos Bebés ; SITE Mamar ao Peito; Preparação para o Parto - Margem Sul

                        Comentar


                        • #13
                          RE:

                          Inserido Inicialmente por sifpereira
                          Mais uma que me parece interessante.
                          Sempre que a minha pequenita tem alguma dificuldade em fazer cocó, eu como ameixas e na mamadas seguinte pimba, eloa faz Não sei se seá coincidência mas tem resultado
                          Eu tenho comido ameixas, uvas e bebido iogurtes com bifidus e mesmo assim ele não faz

                          Comentar


                          • #14
                            RE:

                            Atenção mamãs que dão mama em exclusivo, os bebés amamentados podem estar até 3 dias sem fazer cocó se não tiverem em sofrimento e se quando fazem as fezes forem moles. O mais importante é libertarem os gases. Para isso nada mais eficaz e menos invasivo que massajar a barriguinha 10 m antes da mamada e durante a mesma.


                            Olho para ti e fico calada, não existem palavras no mundo ,,,

                            Comentar


                            • #15
                              RE:

                              Olá mamãs,

                              Excelente tópico, vou aproveitar as vossas dicas, entretanto será que me podem ajudar, a Joana tem imensos gazes de noite, tem sido mm umas noites quase em branco, será que pode estar relacionado com a papa que come à noite? Sempre usamos nutribén, acham que pode ser da pápa? Ela anda muito presa, e qd faz tem sido um cócó mt duro tadixa. Eu ainda amamento de manhã e de noite, e ela bebe do meu leitinho a meio da manhã mas a minha alimentação é normal. Os dentes tb andam a chatear, mas dentes n prendem pois não? Já não sei bem o que fazer

                              Obrigado pelas dicas.
                              Beijokas

                              Comentar

                              slot_bottomleaderboard_post

                              Collapse
                              Working...
                              X