Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Atraso na linguagem - possível Perturbação do Espectro Autista

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Atraso na linguagem - possível Perturbação do Espectro Autista

    Bom dia mamãs,

    Pensei muito se havia de abrir este tópico, uma vez que existem alguns semelhantes, mas sinto que vou precisar de trocar ideias, receber estímulos e apoio nos próximos meses e preciso de desabafar sem ser com alguém de família. Tentando resumir:
    Sou mãe de 3 meninos - 14 anos, 2 anos e 4 meses - vivo com os dois mais novos, porque o mais velho foi estudar para Lisboa, vivo no campo, na casa onde sonhei, tenho uma família que me apoia em tudo, mas distante, tenho um ambiente óptimo para criar as crianças e tanto eu como o pai trabalhamos em casa.
    O Ricardo - que faz esta quinta 2 anos - tem sido um menino calmo, bem disposto, com um excelente sentido de humor, atrasado no andar (17/18M) e na linguagem. Ele percebe tudo o que dizemos. Noutro dia, estava a "zangar-me" na brincadeira com o bebé e disse: "Ai a mãe daqui a bocado dá-te uma palmada" e ele desatou a bater na mesa. Ele percebe mesmo tudo, mas não diz nada. Canta, diz palavras que para nós nada significam e não as usa em contextos específicos, estilo "cacum" e repete, repete, tem ladainhas, termina a frase do anúncio do Pingo Doce desde cedo, e ri-se muito quando lhe canto ou faço rimas e inesperadamente troco o fim que ele estava à espera por outras palavras. É um menino afectuoso, embora não nos procure sem ser quando quer conforto ou se magoa ou tem sono. às vezes, não nos liga nenhuma e se está a brincar e eu o chamar dificilmente olha. Não liga muito ao irmão, embora se rie com crianças mais velhas do que ele. Adora desenhos animados e tem os seus preferidos. Tem uma vocação absolutamente estrondosa para fazer rodar objectos estilo pião. É capaz de fazê-lo com todos os objectos e depois fica a observar o movimento. Não tem muita queda para a pintura e prefere girar as canetas no chão. Adora jogar futebol com o pai ou comigo, não aponta para as coisas, mas vai buscá-las e quando quer que brinquemos com ele, dá-nos os objectos. Livros gosta de folhear, mas não consigo ter a atenção dele muito tempo para as histórias. Sempre gostou muito das suas rotinas. Por exemplo, se formos passar a noite fora, ele tem dificuldade em adaptar-se nessa primeira noite e faz birra. De há um mês para cá, tem um tique visual e chamo-lhe tique porque já li algumas coisas na net sobre isso, que começou primeiro a correr junto às paredes e a olhar de lado - em vez de em frente, pelo canto do olho. Agora, faz isso com tudo e constantemente, roda a cabeça e olha as coisas pelo canto do olho, é uma coisa que me impressiona muito, porque noto que já o faz inconscientemente e parece mesmo tontinho, além do perigo que representa para as cabeçadas. Na quinta-feira, o pediatra disse-nos que ele tinha de ir para a creche porque o desenvolvimento da fala e dos contextos sociais deveria ser o mais precoce possível, bem como prescreveu testes auditivos "potenciais evocados auditivos", largando-me assim a bomba: se não houver desenvolvimentos nos próximos 3 meses, teremos de ir com ele ao Dr Lobo Antunes para despistar doenças do espectro autista. Caiu-me tudo. Nós achamos que está tudo sempre bem com os nossos filhos, eu achava que essas características poderiam ser apenas traços de personalidade - o pai identifica-se muito com ele, por exemplo. O médico achou que ele era furtivo ao olhar e não nutria aparentemente muitos sentimentos pelo irmão, mas isto nas duas últimas consultas é que ele tem vindo a observar, sendo que à hora em que entramos no gabinete os miúdos estão estafados e com sono e não reagem a todas as brincadeiras.
    Consegui arranjar uma escola, onde iniciou hoje, e alertei as educadoras para o problema da fala, apenas. Agora, todas as coisas que o menino faz eu fico permanentemente a analisar. Já sou, eu própria, particularmente ansiosa, e não sei como poderei ajudar o meu filho, caso se confirmem as suspeitas do médico. Sinto que isto é o início de uma batalha e já estou cansada. Não quero contar à família, porque ainda não passam de suspeitas, mas preciso desabafar com alguém. Sei que a ter algo, será algo leve e perfeitamente recuperável com o apoio certo, mas, como dizer, nunca estamos preparados para uma coisa destas. Tenho tanta vontade de protegê-lo, tenho tanto medo que sofra, que tenha tiques por estar ansioso ou nervoso - embora tenha lido que serviam para relaxar - tenho medo que o tratem de forma diferente, que o rotulem desde já, tenho tanto medo. Desculpem o testamento. Eu agradecia às mamãs que passaram pelo mesmo, por esta fase de dúvidas e anseios que me pudessem dar uma palavrinha, saber como se processa a despistagem, etc, etc.
    Desde já, o meu muito obrigada.
    Ultima edição por Rutexana; 01-08-2011, 13:40.
    A NOSSA LOJA NO FACEBOOK: http://www.facebook.com/apegarabuda
    O NOSSO BLOG: http://pegarabuda.blogspot.com/



    [/url]

  • #2
    Olá e ao ler o teu testemunho vejo k é uma mulher de coragem...por isso nada de precipitações,o menino é mto pekenino,vai ver k tudo se irá resolver pelo melhor..já está a ser acompanhado o k é óptimo.
    Nós keremos sempre os proteger mas por fezes se for demais é prejudicial para eles,na minha opinião e espero não ofendê-la mas se não quiser k rotulem o menino,nada melhor k o tratar de igual aos outros ( claro k dentro das suas possibilidades ) e nada mais..vai ver k tudo se compõem.
    Eu entendo o seu desespero pois passei por um susto, quando o meu pekenito nasceu ( tem 26 meses ) os médicos pensavam k ele seria surdo, pois havia chumbado nos teste auditivos, e pediram-nos para aguardar um mês para voltar a repetir os testes, foi um sufoco..não dissemos nada a ninguém ( e ainda bem pois ele passou nestes benditos testes , foi um alívio ) mas já me estava a imaginar a aprender linguagem gestual e tudo o k fosse possível para comunicar com o meu menino...felizmente não foi preciso...isto tudo para te dizer k nós mães nunca baixamos os braços e de tudo faremos para dar o nosso melhor aos nossos filhos..força ...

    Comentar


    • #3
      Obrigada, Sancha, pelas suas palavras de encorajamento. É isso mesmo, é angústia de saber se sim, se não, dar comigo a observá-lo com outros olhos, etc. Mas sobretudo guardo uma coisa que disse: é preciso independentemente de tudo, tratá-lo de igual forma e esperar que os outros assim o façam. Não fosse o tique no olhar e não estaria tão angustiada. Obrigada e um beijinho.
      A NOSSA LOJA NO FACEBOOK: http://www.facebook.com/apegarabuda
      O NOSSO BLOG: http://pegarabuda.blogspot.com/



      [/url]

      Comentar


      • #4
        Rute, amor... nem sei o que te dizer!!!
        A possibilidade apanhou-me de compelto despreparada!!!
        Mas pensa que cada criança é uma criança, e o teu menino pode estar só a espelhar o retrocesso tipico de quando se tem um irmão mais pequeno...
        Eu sei que os sinais que indicas não são muito favoráveis, mas evita divulgar a informação... informa-te e não entres em paranoia...
        Vai a um segundo pediatra...
        Se quizeres quando vieres a Lx podes ir á pediatra aqui da familia, aqui por casa temos uma pediatra velhinha mega experiente, foi pedi do pai, da tia e agora das minhas duas meninas... mas podes sempre procurar alguém já expecializado na área...
        Se for mesmo esse o panorama, há que aprender a lidar com ele desde cedo...
        Vai com calma que as tuas crias precisam da mamã inteirinha!
        Eu sei que é dificil, mas agarra-te por agora á esperança de poder não se mais que um set back... a minha sara também não fala.. não responde quando eu chamo, é perita em ignorar-me... e anda num infantário desde os 6 meses.
        Mas tem calma...
        e Aguenta firme!!!
        Vais ver que é só um susto ( e se não for... nós cá estaremos pra te dar a mão...)
        Beijocas Enormes!!!
        [HR]



        Blog da família ... Nasci com 3050gr e 50cm... 1 mês 4300gr 55cm...

        Blog Diário das mamãs Julianas Madrinha: Marisa & Madalena (BarrigaFeliz) 27/07/2009 16:24 2.910Kg ;)

        Afilhadas: RuteXana & Ricardo 4/08/09 18:23 3.370 Kg 51,5cm ;) Drella & Guilherme 02/08/2009 23:46 3.550Kg ;)

        Comentar


        • #5
          Olá,
          Eu sei do que falas e tenho a mesma preocupação. Aos 2 anos e meio o meu filho não falava, entrou nessa altura para a escola e era diferente dos outros meninos. Fomos com ele a uma pediatra de desenvolvimento que nos mandou ara um otorrino. Efectivamente ouvia mal e foi logo operado. Pensei que as minhas preocupações terminassem, mas não. Neste momento está a ser acompanhado por uma terapeuta da fala e já há uma grande evolução. Na escola não interage com os outros meninos nem brinca com eles. As vezes olha para o lado como faz o teu e corre muito...parece que nunca se cansa e ao mesmo tempo faz uns sons esquisitos.
          Com isto quero dizer que, mesmo ainda não diagnosticado, acho que o meu menino também é diferente mas como eu digo sempre...eu quero o melhor para ele e tudo farei para que se aproxime dos outros...vai continuar con a terapia da fala e vai começar com terapia ocupacional.

          Eles só nos têm a nós portanto há que fazer o que for melhor para eles.
          Se precisares de alguma coisa dispõe.


          http://www.publipt.com/pages/index.php?refid=apilif

          Comentar


          • #6
            Rute, sou a Sandra Pinto do FB! passei aqui para te dar muita força! olha q o gonçalo tb mal fala, a pedi dele diz q só se preocupa a partir dos 3 anos, como ele percebe tudo e obdece a ordens q isso é q importa! tb pode ser mesmo o retrocesso por ter um mano bébé! eu sei q é muito dificil, e agora q estás com a pulga atrás da orelha, vais estar sempre a observa-lo e a ver mais coisas q devias ver!! mas é natural, olha quando o gonçalo nasceu fez uma anemia e ainda teve q fazer transfusão sanguinea, e mesmo agora n há um dia q n olhe para ele para ver se está coradinho, a cor dos lábios e espreito sempre para os olhinhos! muita força e se precisares de alguma coisa q eu possa ajudar dispõe!! beijos grandes!
            a ver se o nosso cantinho lá no FB volta a aparecer!!



            Comentar


            • #7
              Ola!

              Eu no teu lugar recorria a isto:



              Beijinhos

              Rute

              O meu parto de 14 dias
              Bebes e Mamas marcianas de 2008
              Foram 25 meses, 2 semanas e 4 dias de maminha com muito amor (mamou a ultima vez a 22 de Abril 2010). CIA congénita, encerrada por cateterismo aos 4 anos e 5 meses.
              CIA congénita... Um operado, outro à espera que feche...

              Comentar


              • #8
                Obrigada a todas. Hoje estou bastante mais calma. Ontem foi o primeiro dia na creche e correu bem, ele aguentou-se lá entretido até às 16h, hora a que o fui buscar. Segundo a educadora, brincou muito, comeu muito e choramingou de vez em quando, principalmente à hora da sesta porque não tinham um biberon igual ao que usa em casa nas sestas. Apanhei-o a brincar no chão com um carrinho. Vinha cansado e ficou feliz quando chegou a casa e correu de um lado para o outro como se a ver se estava tudo na mesma. Curiosamente, achámo-lo diferente a brincar, estava mais interactivo connosco, não só nos mandava a bola, como a colocava entre os pés do pai e os ajeitava até dar para fazer o truque que gosta de ver. Estava muito mais afectuoso connosco, pegava na nossa mão, levava-nos a brincar, etc. Estou esperançada que a creche ajude e muito. Ontem ele pareceu ter mais necessidade em expressar-se e até disse "dá". Por enquanto, isto deixou-me mais feliz.
                Agora temos os evocados auditivos dia 16, um exame caro e chato de fazer-se, porque o menino tem de estar a dormir e vai ser às 17h - como fazê-lo? E só depois, daqui a um ou dois meses, se não houver alterações é que seguimos para a consulta de desenvolvimento no Cadin.
                Esta quinta faz dois anos e vamos fazer a típica festa da escola e no sábado uma festa de família. Eu vou andar "entretida" com os preparativos. O meu menino é super-alegre e não é nada apático! Só fica em "transe" com o Pocoyo, que descobriu esta semana!
                Agradeço a todas as mamãs as suas palavras de conforto e os mimos!
                A NOSSA LOJA NO FACEBOOK: http://www.facebook.com/apegarabuda
                O NOSSO BLOG: http://pegarabuda.blogspot.com/



                [/url]

                Comentar


                • #9
                  Que bom ..vais ver k tudo se resolverá....

                  Comentar


                  • #10
                    E em relação ao tique do olhar - o que me preocupa mais - ontem só o fez quando chegou. Andou à roda da mesa de jantar a olhá-la a correr pelo canto do olho, depois até dormir fez uma vez apenas. Hoje de manhã não fez nenhuma vez. O meu marido acha que ele o faz quando está aborrecido e que deve fazê-lo como um estímulo para distrair-se. Ontem, quando o fez, o pai disse-lhe: Pára lá com isso. E ele resmungou, bateu com a mão na barriga e fez como que grumpf, estilo "não me chateies Ou seja, ele tem consciência que o faz.
                    A NOSSA LOJA NO FACEBOOK: http://www.facebook.com/apegarabuda
                    O NOSSO BLOG: http://pegarabuda.blogspot.com/



                    [/url]

                    Comentar


                    • #11
                      vais correr tdo bem ,vais ver ,um bjinho grande ,se precisares estou aq ta e sinta se abraçada ,se quiseres no facebook tem um grupo muito bom de pais q se ajudam cm informaçoes ,cnselhos e os amantes de saturno ,se quiseres seja bem bvinda edna

                      Comentar


                      • #12
                        vais ver q n passa só de um susto, excesso de zelo, vai estar tudo normal!



                        Comentar


                        • #13
                          Olá Rute,

                          Calma acima de tudo. Muitas das coisas que relatas do comportamento do Ricardo são comuns a outros meninos da mesma idade, como já te foram dizendo aqui. E outras, são até mesmo próprias da idade! Uma das duas pediatras da Nocas (Vamos à que está disponível mais depressa) é a Dra. Margarida Lobo Antunes (filha do António Lobo Antunes). É no Hospital dos Lusíadas e aquilo tem acordo com quase todas as seguradoras. Se resolveres pedir uma segunda opinião, pensa na possibilidade de marcares consulta com ela, pois em caso de dúvida, poderá possivelmente encaminhar-te logo para o pai. É que arranjar consulta com ele não é nada fácil... sei porque infelizmente conheço um caso (muito complicado... uma doença rara) que é seguido por ele.
                          E um grande beijinho para todos vocês


                          Madrilhada - Lena Neves - Maria Leonor 25/07/2009

                          Comentar


                          • #14
                            Ou linda! Passei cá para te dar um beijinho enorme! Neste momento tens de ter calma.
                            Infelizmente um amigo meu tem um filho autista. Ele descobriu quando estava em Angola e largou tudo para poder acompanhar o crescimento e ajudar na evolução do menino. Agorapassado quase 2 anos de terapia da fala e terapia ocupacional o miudo está a melhorar a olhos vistos. ele apenas é diferente. Mas ao fim e ao cabo não somos todos diferentes uns dos outros? Cada um tens os seus tiques e manias e não e por isso que os nossos pais e os nossos amores gostam menos de nós. Caso se confirme a suspeita apenas vais precisar de estimulos diferentes, nada mais que isso! Lembra-te que muitas vezes os meninos autistas são verdadeiros cranios em alguma matéria! É só descobrir a apetencia de cada menino.

                            Tens também de pensar que cada criança tem o seu ritmo. A Matilde sentou-se tardissimo (ja andava tudo a mandar leva-la ao pediatra) e depois do sentar ao andar foi um pulinho pequenino! Claro que estando na escolinha tem mais estimulos, e aprende mais rapidamente por imitação. Estando em casa rodeado com adulto ele aprende apenas a perfeição e é normal que demore mais tempo a adquirir as mesmas capacidades. Falo disto porque tenho 2 primos exactamente com a mesma idade (diferença de 2 meses) o que foi criado no infantario é o verdadeiro bebezão, com atitudes muito rudimentares, o outro criado apenas nos avós apesar de mais novo e muito perfeccionista nos gestos (nota-se imenso nas refeições e na forma como falam).

                            Tem calma e vai verificando a evolução na escola. A Tilly até ha 2 semanas so dizia palavras solta. Apesar de ter muito vocabulario não conseguia agupar muitas palavras. Em 2 semanas de infantario ninguem a cala! é frases atras de frases!

                            Tem calma (o mais importante neste momento) e deixa-o ser feliz! isso tem de ser o teu lema! Autista ou não merece ser feliz e tu também!
                            Beijinhos grandes do outro lado do hemisferio.

                            PS: Sabes que não sou muito assidua do FB ou do PB mas sempre que precisares estou aqui para uma palavra amiga.

                            Comentar


                            • #15
                              Ola linda

                              primeiro de tudo tem calma (sei que é muito dificil tb stresso mt facilmente)
                              as meninas ja disseram tudo cada criança tem o seu ritmo,
                              Na minha rua existem 6 crianças com diferença de idade muito pequeno, tem 2 primo diferença de 1 dia o menino fala tudo e mais alguma coisa ja a menina não diz nada, nada

                              O infantaro vai fazer-lhe bem vais ver com outras crianças e outros etimulos

                              se pudesse dar a minha opinião eu ia a outro pediatra nada como uma segunda opinião assim também tinhas mais uma opinião de uma pessoa especializada


                              beijinho grande e ja sabes estou sempre aqui sempre sempre
                              O dia mais feliz 01 de Julho de 2009 nasceu o Martim



                              http://<a href="http://foruns.pinkbl... alt="" /></a> Sócia n.º 21



                              As minhas queridas e maravilhosas Madrinhas:

                              Marisa&Madalena - a Madalena nasceu a 27 de Julho de 2009

                              Rutexana - o Ricardo nasceu a 4 de Agosto de 2009

                              A minha linda afilhada: Biscoitinha - o Elias nasceu a 3 de Julho de 2009

                              Comentar

                              slot_bottomleaderboard_post

                              Collapse
                              Working...
                              X