Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Desfralde - qual é a idade "certa"?

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Desfralde - qual é a idade "certa"?

    Olá

    A minha filha tem 21 meses e percebe perfeitamente para que serve o penico, mas não se quer lá sentar sem fralda. Ainda é muito cedo para tentar tirar as fraldas? Qual é a idade recomendada?

    Obrigada!

  • #2
    Olá Isa

    o meu filho também tem 21 meses e também já sabe para que serve o pote, mas não consigo que pare um minuto para se sentar e fazer!

    Creio que não há uma idade certa para o desfralde, na sala do meu pequenino há meninas mais novas e já sem fralda. Na escola, a regra é fazer o desfralde na sala dos dois anos, ou seja, no próximo ano lectivo. Mas claro há sempre execepções, todos os bebés têm o seu timing.

    E tu? Estás a pensar em fazer o desfralde? Estratégias?

    Vamos trocando ideias, o que achas?

    Beijinhos


    Comentar


    • #3
      Ola

      Cada criança tem o seu timming não existe uma idade "para"

      o Martim tem 25 meses e ainda usa fralda se bem que anda praticamente seca ainda n pede para fazer xixi temos de andar sempre em "cima dele"
      O dia mais feliz 01 de Julho de 2009 nasceu o Martim



      http://<a href="http://foruns.pinkbl... alt="" /></a> Sócia n.º 21



      As minhas queridas e maravilhosas Madrinhas:

      Marisa&Madalena - a Madalena nasceu a 27 de Julho de 2009

      Rutexana - o Ricardo nasceu a 4 de Agosto de 2009

      A minha linda afilhada: Biscoitinha - o Elias nasceu a 3 de Julho de 2009

      Comentar


      • #4
        A minha tem 27 meses. Estava bem encaminhada e com os sinais quase todos mas andaram com algumas pressões sobre ela e estragou-se tudo. Sentou-se hoje no potinho, coisa que já não fazia há umas semanas, apesar de o fazer antes... Olha, não ligues aos relógios dos outros, vê se os sinais estão presentes e pronto. A minha começou a notar que fez xixi e pede para mudar a fralda e já tinha pedido algumas vezes para fazer xixi.
        2 filhotes lindos

        Comentar


        • #5
          Olá, a minha tem 33 meses e ainda ando a tentar que ela faça o clique, mas de momento, todo o processo está parado porque ela se recusa a ir ao pote... quando a consegui convencer a sentar não faz nada e outras vezes chora como se a tivessem a matar, e outras faz.... o ritmo é deles, temos de ter paciência, e ir explicando, perguntando.. convenço-me que não há idades certas. bjs

          Comentar


          • #6
            boa noite! a minha filha tem 26 meses e a maior parte das vezes pede para ir á sanita nao gosta do penico. na creche tambem nao se importam muito com o desfralde e dizem que isso acontecera quando ela saber dirigir as conversas porque por enquanto como so diz frases soltas nao devemos forçar o desfralde. com o meu filho fiz e pronto correu tudo bem,mas com ela vou esperar mesmo. ela é que vai dizer quando isso ira acontecer. boa sorte para todas!

            Comentar


            • #7
              AMMMama, não tenho estratégias. Pensei em comprar-lhe um penico porque percebi que ele entendia o conceito. Por exemplo: coloca os boneco numa taça ou coisa parecida e diz shhhhhh, como se eles estivessem a fazer chichi.´Acontece que ela se usou do penico para brincar com os bebés dela e não deixa que a sente lá sem a fralda. No outro dia insisti e ela começou a chorar, por isso resolvi adiar para evitar criar-lhe algum "trauma"

              Obrigada a todas.

              Bjs

              Comentar


              • #8
                No cas o do meu fillho de 26 meses já ando a tentar mas mais ao fim de semana, e após muitos xixis no chão, lá consegui k fizesse uma única vez no bacio ( teve direito a festinha e tudo ),mas ele é mto dificil pois senta-se e diz k não vai nada...amanhã tento novamente..não sei se faço bem,este tira e põe de fralda mas quando estiver de férias é k terei mais tempo,até lá terá k ser assim...

                Comentar


                • #9
                  Tb concordo q n há de facto a idade certa e temos q respeitar o ritmo das crianças.
                  No caso da minha filha o desfralde diurno ocorreu cerca dos 2 anos e 3 meses. A Joana nunca se importou de ter a fralda suja, nem nunca pediu p fazer xixi ou cocó. E eu nunca pensei q ela tirasse a fralda no verão passado. Recusou-se a sentar-se no penico e eu, a certa altura, obriguei. O q aconteceu? A joana percebeu a dinâmica da coisa e numa semana o desfralde estava concluido. Este ano está a fazer o desfralde nocturno.
                  Isto para dizer q temos q estar atentas aos sinais e respeitar os ritmos, mas por vezes e, salvaguardando o bem-estar da criança, também temos, nós os pais, que ajudar a direcionar o caminho até pq existem mts crianças, como a minha na altura, que , por preguiça ou comodismo e não por n estar prepararda, não iria, por sua iniciativa desfraldar.

                  Comentar


                  • #10
                    Se não se quer sentar no bacio e chora... ainda não está preparada, digo eu! E é ela mesma que sabe que não está e daí a recusa. Com 21 meses já entendem muito bem o que se espera deles quando os sentamos no bacio ou na sanita. Simplesmente não conseguem fazer (ainda não há a suficiente maturidade físiologica do controlo dos esfincter e ureter) e por isso, a recusa é a forma propria de expressar a imensa frustração que lhes causa não conseguir corresponder às expectativas.

                    Cada criança tem a sua personalidade. Há os que tentam, não conseguem mas não se importam de tentar sem conseguir (porque não se sentem frustrados) e há os que não tentam porque sabem que não são capazes (eu diria que são os futuros perfeccionistas! lol!) e preferem não lidar com a frustração.

                    Ora, no teu lugar, se queres mesmo aproveitar o comodismo do verão para tentar o desfralde, faria as coisas ao contrário. Até porque, ao contrario do que se julga, o desfralde não se treina, o treino é desnecessário na medida em que não se treinam mecanismos fisiologicos. O que se pode fazer é estimular estes mecanimos, retirando a fralda e esperando que, no desejo de chegarem ao bacio, os bébés entendam os sinais desse mecanismo... ou seja, se ela andar sem fralda e lhe for explicado que quando tiver vontade de fazer deve pedir (habitua-los a pedir é bom porque os habitua a mediar o tempo entre a vontade de fazer e o acto, sabendo que se tiver de pedir vai levar mais tempo a chegar ao bacio e tem de aprender a contar com isso!) ela vai fazer xixi no chão 1 vez, 2 vezes, 3 vezes mas a dada altura (e sabendo que não eles não querem fazer assim porque não gostam do desconforto, da vergonha e da chatice dos banhos e mudas de roupa!) estarão mais sensíveis e empenhados em perceber qual é o "sinal" de ter vontade de fazer.

                    É aí que começam a pedir!

                    Mas se a fralda lá continuar, o subconsciente sabe que não precisa de se preocupar, não está alerta, está seguro de que tudo se passa da mesma maneira: xixi na fralda, a mãe muda e pronto!

                    Os sinais de preparação de que se fala são um mito, quando muito uma regularidade estatística de sinais que se associam ao desfralde. Mas se eu estivesse à espera que a minha filha pedisse para ir ao bacio tendo a fralda lá a jeito, ainda hoje com quase 4 anos usaria fraldas!!! Ah... e o desfralde nocturno? Fez fraldas cheias de xixi até à vespera da noite em que dormiu com uma swimmer e lhe pedi que me avisasse se quisesse xixi porque aquela fralda não prestava e assim fez!!! O único sinal de desfralde é... desfraldar e ao fim de 2, 3 dias conseguir que, convidado a sentar-se no bacio, consiga fazer ou que peça por sua iniciativa pelo menos uma vez!

                    Eu dedicaria 1 fim-de-semana a tentar perceber isso... se não conseguires é porque não está preparada e podes sempre esperar mais um pouco!

                    Beijinhos!

                    Comentar


                    • #11
                      Eligee, muito obrigada pela explicação.

                      Vou tentar

                      Comentar

                      slot_bottomleaderboard_post

                      Collapse
                      Working...
                      X